Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Modelo atômico de Rutherford

8.164 visualizaciones

Publicado el

Prof. Andrei Nóbrega

Publicado en: Educación
  • Inicia sesión para ver los comentarios

Modelo atômico de Rutherford

  1. 1. PROF. ANDREI NOBREGA DESIGN: NATAN CARDOSOModelo Atômicode Rutherford 1. A natureza elétrica da matéria 2. O elétron e o próton 3. Modelo atômico de Thomson 4. Modelo atômico de Rutherford
  2. 2. A Natureza Elétrica da Matéria1.1 Modelo científicoModelo, de um modo bem simples, consiste na maneiracomo imaginamos que seja algo a que não temos acessodireto. Como exemplo na compra de uma fruta.De uma forma análoga , os químicos dispõem, desde oinício do século XIX, de evidências sobre a existência deátomos. O modelo atômico de Dalton,que estudamos anteriormente, foimuito útil no desenvolvimento daQuímica.Porém, surgem novasevidências, teorias e modelos, emuitas vezes, são aperfeiçoados ousubstituídos por outros.
  3. 3. A Natureza Elétrica da Matéria1.2. Cargas elétricas, atração e repulsão Cargas elétricas de sinais diferentes se atraem Cargas elétricas de sinais iguais se repelem
  4. 4. A Natureza Elétrica da Matéria1.3. Descargas elétricas em gases a baixa pressãoO ar, à pressão ambiente, não conduz corrente elétrica, ou seja, é umisolante elétrico. Este fato não permite curto-circuito entre esses fiosdesencapados.Gases de um modo em geral não conduzem corrente elétrica quando àpressão ambiente. No entanto, no século XIX, foi mostradoexperimentalmente que, quando submetidos a baixas pressões, osgases podem tornar-se condutores elétricos.
  5. 5. Os Elétrons e os Prótons2.1. Descoberta do elétronO cientista inglês Joseph JohnThomson, verificou que os raioscatódicos são, na verdade,constituídos pelo fluxo de partículamenores que o átomo e dotadas decarga elétrica negativa (elétron). Elétron é uma carga subatômica dotada de carga elétrica negativa.
  6. 6. Os Elétrons e os Prótons2.2. Descoberta do prótonModificações feitas no tubo de raioscatódicos, conduziram a descoberta deoutra partícula subatômica, 1.836 vezes maispesada que o elétron e dotada de cargaelétrica positiva. Essa nova partícula foidenominada Próton. Próton é uma partícula subatômica dotada de carga elétrica positiva e de massa 1.836 vezes maior que o do elétron.
  7. 7. Modelo Atômico de ThomsonO átomo “deveria” ser formado por uma esfera decarga elétrica positiva, possuindo, em sua superfície,elétrons incrustados. Assim a carga total seria nula,ou seja, iguais quantidades de cargas de sinaiscontrários. Esse modelo é chamado por alguns de“modelo do pudim de passas”.
  8. 8. Modelo Atômico de Rutheford4.1. Experiência sobre o espalhamento departículas alfa
  9. 9. Modelo Atômico de Rutheford4.2. Características do átomo no modelo deRutherfordO átomo não é maciço, apresentando maisespaço vazio do que preenchido;A maior parte da massa do átomo se encontraem uma pequena região central (núcleo)dotada de carga positiva, onde estão osprótons;
  10. 10. Modelo Atômico de RuthefordNa região do núcleo (eletrosfera) estão oselétrons, muito mais leves (1836 vezes) que osprótons; O raio do átomo de ouro é cerca de dezmil a cem mil vezes maior que o raio do núcleo;O Modelo de Rutherford ficou conhecido comoModelo planetário.
  11. 11. Aplicação - Exercícios01) (UFPB-2011) Rutherford idealizou um modelo atômico com duasregiões distintas. Esse modelo pode ser comparado a um estádio defutebol com a bola no centro: a proporção entre o tamanho do estádio emrelação à bola é comparável ao tamanho do átomo em relação ao núcleo.Acerca do modelo idealizado porRutherford e considerando osconhecimentos sobre o átomo, écorreto afirmar:a) Os prótons e os nêutrons são encontrados na eletrosfera.b) Os elétrons possuem massa muito grande em relação à massa dos prótons.c) O núcleo atômico é muito denso e possui partículas de carga positiva.d) A eletrosfera é uma região onde são encontradas partículas de cargapositiva.e) O núcleo atômico é pouco denso e possui partículas de carga negativa.
  12. 12. 02) Associe os cientistas, coluna I, aos seus respectivos modelos de átomo, coluna II. Coluna I 1) Rutherford 2) Thomson 3) Dalton 4) Niels Bohr Coluna II ( ) Os elétrons giram em torno do núcleo em determinadas órbitas. ( ) Massa atômica concentrada no núcleo. ( ) Modelo semelhante a um “pudim de passas” com cargas positivas iguais em número com as negativas. ( ) Átomos esféricos, macios e indivisíveis. A sequência correta é:A) 4,1,2,3 b) 1,4,2,3 c) 3,1,2,4 d) 3,2,1,4
  13. 13. 03) O modelo atômico de átomo conhecido como modelode Rutherford foi idealizado a partir de experiênciasrealizadas em 1909. Várias conclusões foram tiradas a partirdessas experiências. EXCETO:A) O átomo apresenta, predominantemente, espaços vazios.B) O núcleo é a região mais densa do átomo.C) O núcleo atômico apresenta carga elétrica positiva.D) O núcleo é predominantemente do tamanho do átomotodo.E) Também é conhecido como modelo planetário.04) O modelo atômico que suscitou a ideia de átomo comestrutura elétrica foi o:A) De Dalton.B) Do átomo planetário de Rutherford.C) De Bohr.D) Da mecânica ondulatória.E) De Thomson.

×