SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 15
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão   2.Proclamação   Aconselhamento   Intercessão   3.Adoração   1.Serviço Social   4. Ensino   Mordomia   Liderança  Sétimo domingo 14.Ago.2011
Estudo 07 “ Haja dedicação ao ensino” O ministério do ensino Textos bíblicos: 2Cr 17.1-10 Neemias 8.1-12 Lc 2.39-52 Lc 9.1-6, 18-22 At 13.1-3 2Tm 1.3-5; 3.14,15 Rm 12.6,7 Texto áureo: Rm 12.6,7: ” De modo que tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada… se é ensino haja dedicação ao ensino.”
Introdução (I) Desde o AT encontramos uma ênfase muito grande no que diz respeito à necessidade de ensinar ao povo de Deus aquilo que diz respeito à vontade do Senhor para com a sua criação. Além dos textos escolhidos para leitura, temos outros:  Ex 18.20; 24.12; Dt 5.31; 6.1-7;  1Sm 12.23; Ed 7.10 O objetivo divino nesta iniciativa é que o povo ensinado não se desviaria tão facilmente dos caminhos do Senhor. O Salmo 32.8 nos fala disto: “ Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.”
Há, portanto, uma íntima relação entre os dons de profecia e de ensino. A igreja não precisa apenas da pregação, mas também do ensino. Lembremo-nos que o “Ide“ de Jesus se compunha basicamente dessas duas premissas:  ”Ide por todo o mundo… pregai o evangelho… batizando-os… e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado”  (Mt 28  Introdução (II) Nos dons possibilitados por Deus aos crentes no NT, dois deles seriam complementares um ao outro: os dons da profecia e do ensino. O profeta era o pregador da Palavra... O mestre era o que explicava e dava aplicação prática à revelação recebida.
Introdução (III) Os textos que estaremos lendo nos demonstrarão como o ministério do ensino foi requerido pelo Senhor tanto no AT como no NT, em recomendações claras sobre sua importância: O ensino metodológico e sistemático na igreja de Cristo, por meio da EBD é o responsável  pela manutenção das verdades doutrinárias e pela formação das novas gerações de  crentes que darão continuidade à obra de Deus no mundo, convertendo o pecador e fazendo dele uma nova criatura.
Os textos que serão pesquisados demonstrarão claramente como na Palavra de Deus o ministério do  ensino foi se tornando algo presente e marcante na vida  dos crentes, desde os tempos antigos: 1 – Em 2Cr 17.1-10, um rei desenvolve um plano; 2 – Em Ne 8.1-12, o povo se alegra com o ensino; 3 – Em Lc 2.39-52, lemos que Jesus era ensinado  4 – Em Lc 9.1-6, 18-22, Cristo treinava os discípulos; 5 – Em At 13.1-3, vemos uma igreja pioneira ensinando; 6 – Em 2Tm 1.3-5; 3.14-15, Paula fala sobre ele; 7 – Em Rm 12.6,7, vemos ele deve ser ministrado. Tais textos fundamentarão para nós o exercício do Ministério do Ensino na igreja de Cristo. Introdução (IV)
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do ministério do ensino: Vamos ler os textos indicados com a certeza de que o Senhor nos estará ensinando sempre sobre a importância do ensino na igreja de Cristo.
O rei Josafá com extrema sabedoria ordena que os três poderes do se integrem no ministério do ensino: “ No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes... E com eles os levitas...  E com estes os sacerdotes...  E ensinaram em Judá levando consigo o livro da Lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo.” ,[object Object],[object Object],[object Object]
Ministério Cristão 2) Esdras e Neemias levam o povo a ler: Ne 8.1-12 “ E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo; e abrindo-o ele todo o povo se pôs em pé... Os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar... Assim leram no livro da lei, na lei de Deus distintamente... E deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura... Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força... Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.”
Ministério Cristão 3) O menino Jesus era instruído em casa.  Lc 2.39-52 O ensino para o povo de Deus dos tempos bíblicos começava no lar como podemos retirar do texto: “ E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele...Quando Jesus completou 12 anos subiram eles a Jerusalém... Ao regressarem não o encontraram... Voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados 3 dias o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os... E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.”
Ministério Cristão  4) Jesus fazia a prática do ensino com os discípulos  Lc 9,.1-6;18-22 Jesus mandou-os praticar: ” Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade... E enviou-os a pregar o reino de Deus... Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte...  Jesus os interrogava: Enquanto ele estava orando à parte achavam-se com ele somente os seus discípulos; e perguntou-lhes: Quem dizem as multidões que eu sou?”
Ministério Cristão 5) O ensino traz inspiração para a obra do Senhor  At 13.1-3 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres...  Enquanto eles ministravam perante o Senhor... Disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado... Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram .”
Ministério Cristão 6) Paulo escreve a Timóteo sobre o ensino  2Tm 1.3-5; 3.14-16 ... Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti...  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus... Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar...
Paulo escrevendo aos crentes em Roma fala sobre o cuidado e importância que deviam ser dados ao ministério do ensino, como um dom de Deus: “ De modo que tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é ensinar, haja dedicação ao ensino” . Ministério Cristão 7) Paulo fala sobre a dedicação ao ensino Rm 12.6,7
Conclusão 1.Que resultados do ensino bíblico você vê em sua vida? Na infância, juventude e hoje? 2. O ensino bíblico traz algum resultado prático? 3. Você gosta de ler e meditar? 4. Como você vê a educação cristã no seu lar? 5. Você acha que ela agrega algo novo e de valor?

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

A igrea e a disciplina
A igrea e a disciplinaA igrea e a disciplina
A igrea e a disciplinaPaulo Roberto
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblicovalmarques
 
Curso de capacitação de professores da EBD
Curso de capacitação de professores da EBDCurso de capacitação de professores da EBD
Curso de capacitação de professores da EBDSergio Silva
 
Lição 02 - Pecado: uma realidade humana
Lição 02 - Pecado: uma realidade humanaLição 02 - Pecado: uma realidade humana
Lição 02 - Pecado: uma realidade humanaÉder Tomé
 
O tribunal de cristo e os galardões
O tribunal de cristo e os galardõesO tribunal de cristo e os galardões
O tribunal de cristo e os galardõesMárcio Martins
 
hamartiologia - Doutrina do pecado.
hamartiologia - Doutrina do pecado.hamartiologia - Doutrina do pecado.
hamartiologia - Doutrina do pecado.RODRIGO FERREIRA
 
sLição 5 jesus e a implantação do reino de deus
sLição 5   jesus e a implantação do reino de deussLição 5   jesus e a implantação do reino de deus
sLição 5 jesus e a implantação do reino de deusNayara Mayla Brito Damasceno
 
As características do Obreiro Coluna na igreja
As características do Obreiro Coluna na igrejaAs características do Obreiro Coluna na igreja
As características do Obreiro Coluna na igrejaPastor Juscelino Freitas
 
Princípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadePrincípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadeIBMemorialJC
 
Panorama do NT - Apocalipse
Panorama do NT - ApocalipsePanorama do NT - Apocalipse
Panorama do NT - ApocalipseRespirando Deus
 
Lição 13 - A segunda vinda de Cristo
Lição 13 - A segunda vinda de CristoLição 13 - A segunda vinda de Cristo
Lição 13 - A segunda vinda de CristoSergio Silva
 
Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
 Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de GêneroÉder Tomé
 
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximoLição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximoÉder Tomé
 
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUS
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUSA NATUREZA DA IGREJA DE JESUS
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUSSandra Dias
 

La actualidad más candente (20)

A igrea e a disciplina
A igrea e a disciplinaA igrea e a disciplina
A igrea e a disciplina
 
estudo biblico
estudo biblicoestudo biblico
estudo biblico
 
Curso de capacitação de professores da EBD
Curso de capacitação de professores da EBDCurso de capacitação de professores da EBD
Curso de capacitação de professores da EBD
 
Cristologia aula01
Cristologia aula01Cristologia aula01
Cristologia aula01
 
Lição 02 - Pecado: uma realidade humana
Lição 02 - Pecado: uma realidade humanaLição 02 - Pecado: uma realidade humana
Lição 02 - Pecado: uma realidade humana
 
O diaconato
O diaconatoO diaconato
O diaconato
 
O tribunal de cristo e os galardões
O tribunal de cristo e os galardõesO tribunal de cristo e os galardões
O tribunal de cristo e os galardões
 
hamartiologia - Doutrina do pecado.
hamartiologia - Doutrina do pecado.hamartiologia - Doutrina do pecado.
hamartiologia - Doutrina do pecado.
 
sLição 5 jesus e a implantação do reino de deus
sLição 5   jesus e a implantação do reino de deussLição 5   jesus e a implantação do reino de deus
sLição 5 jesus e a implantação do reino de deus
 
As características do Obreiro Coluna na igreja
As características do Obreiro Coluna na igrejaAs características do Obreiro Coluna na igreja
As características do Obreiro Coluna na igreja
 
Princípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadePrincípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de Santidade
 
O chamado ministerial
O chamado ministerialO chamado ministerial
O chamado ministerial
 
Ser cristão objetivo primeiro da catequese
Ser cristão   objetivo primeiro da catequeseSer cristão   objetivo primeiro da catequese
Ser cristão objetivo primeiro da catequese
 
Panorama do NT - Apocalipse
Panorama do NT - ApocalipsePanorama do NT - Apocalipse
Panorama do NT - Apocalipse
 
Lição 13 - A segunda vinda de Cristo
Lição 13 - A segunda vinda de CristoLição 13 - A segunda vinda de Cristo
Lição 13 - A segunda vinda de Cristo
 
Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
 Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
 
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximoLição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
Lição 13 - Resgatando o princípio da humildade e do serviço ao próximo
 
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUS
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUSA NATUREZA DA IGREJA DE JESUS
A NATUREZA DA IGREJA DE JESUS
 
O papel do cristão
O papel do cristão O papel do cristão
O papel do cristão
 
Educação cristã
Educação cristãEducação cristã
Educação cristã
 

Destacado

Fundamentos bíblicos do ministério de ensino
Fundamentos bíblicos do ministério de ensinoFundamentos bíblicos do ministério de ensino
Fundamentos bíblicos do ministério de ensinoEduardo Braz
 
Dicas para o professor da escola bíblica dominical
 Dicas para o professor da escola bíblica dominical Dicas para o professor da escola bíblica dominical
Dicas para o professor da escola bíblica dominicalReginaldo Pacheco
 
Estudo 09 5. consagração ou dedicação
Estudo 09  5. consagração ou dedicaçãoEstudo 09  5. consagração ou dedicação
Estudo 09 5. consagração ou dedicaçãoJaed Gomes
 
Publicação 13 o professor e o ministério de ensino bíblico
Publicação 13   o professor e o ministério de ensino bíblicoPublicação 13   o professor e o ministério de ensino bíblico
Publicação 13 o professor e o ministério de ensino bíblicoPastor Marcello Rocha
 
Suplemento De Apoio Ao Professor Da Ebd
Suplemento De Apoio Ao Professor Da EbdSuplemento De Apoio Ao Professor Da Ebd
Suplemento De Apoio Ao Professor Da EbdEduardo Sales de lima
 
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)Joary Jossué Carlesso
 
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.Diego Viana Melo Lima
 
Os pilares da educação cristã
Os pilares da educação cristãOs pilares da educação cristã
Os pilares da educação cristãLucia Verissimo
 
Curso de oratoria
Curso de oratoriaCurso de oratoria
Curso de oratoriaJoao Balbi
 
Métodos de ensino para a EBD
Métodos de ensino para a EBDMétodos de ensino para a EBD
Métodos de ensino para a EBDAmor pela EBD
 
A excelência do professor da escola dominical
A excelência do professor da escola dominicalA excelência do professor da escola dominical
A excelência do professor da escola dominicalFilipe Rhuan
 
Treinamento para professores da EBD.
Treinamento para professores da EBD.Treinamento para professores da EBD.
Treinamento para professores da EBD.Abdias Barreto
 
Bibliologia - IBADEP: AULA 01
Bibliologia - IBADEP: AULA 01Bibliologia - IBADEP: AULA 01
Bibliologia - IBADEP: AULA 01Coop. Fabio Silva
 
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola Dominical
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola DominicalApostila de Curso de Formação de Professores da Escola Dominical
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola DominicalAmor pela EBD
 
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica Dominical
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica DominicalSete Competências para o Professor da Escola Bíblica Dominical
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica DominicalALTAIR GERMANO
 
EBD - A importância da Escola Bíblica Dominical
EBD - A importância da Escola Bíblica DominicalEBD - A importância da Escola Bíblica Dominical
EBD - A importância da Escola Bíblica DominicalFelipe Mamud
 
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)Mario Amorim
 
O Professor Da Ebd, Seu Papel E Desafios
O Professor Da Ebd, Seu Papel E DesafiosO Professor Da Ebd, Seu Papel E Desafios
O Professor Da Ebd, Seu Papel E DesafiosSilas Duarte Jr
 

Destacado (20)

Fundamentos bíblicos do ministério de ensino
Fundamentos bíblicos do ministério de ensinoFundamentos bíblicos do ministério de ensino
Fundamentos bíblicos do ministério de ensino
 
Dicas para o professor da escola bíblica dominical
 Dicas para o professor da escola bíblica dominical Dicas para o professor da escola bíblica dominical
Dicas para o professor da escola bíblica dominical
 
Estudo 09 5. consagração ou dedicação
Estudo 09  5. consagração ou dedicaçãoEstudo 09  5. consagração ou dedicação
Estudo 09 5. consagração ou dedicação
 
Publicação 13 o professor e o ministério de ensino bíblico
Publicação 13   o professor e o ministério de ensino bíblicoPublicação 13   o professor e o ministério de ensino bíblico
Publicação 13 o professor e o ministério de ensino bíblico
 
Suplemento De Apoio Ao Professor Da Ebd
Suplemento De Apoio Ao Professor Da EbdSuplemento De Apoio Ao Professor Da Ebd
Suplemento De Apoio Ao Professor Da Ebd
 
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)
Discipulado - Escola Bíblica de Obreiros em Bauru (SP)
 
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.
O ensino na E.B.D.: reflexões sobre organização e planejamento.
 
Os pilares da educação cristã
Os pilares da educação cristãOs pilares da educação cristã
Os pilares da educação cristã
 
História da escola dominical
História da escola dominicalHistória da escola dominical
História da escola dominical
 
Curso de oratoria
Curso de oratoriaCurso de oratoria
Curso de oratoria
 
Métodos de ensino para a EBD
Métodos de ensino para a EBDMétodos de ensino para a EBD
Métodos de ensino para a EBD
 
A excelência do professor da escola dominical
A excelência do professor da escola dominicalA excelência do professor da escola dominical
A excelência do professor da escola dominical
 
Treinamento para professores da EBD.
Treinamento para professores da EBD.Treinamento para professores da EBD.
Treinamento para professores da EBD.
 
Bibliologia - IBADEP: AULA 01
Bibliologia - IBADEP: AULA 01Bibliologia - IBADEP: AULA 01
Bibliologia - IBADEP: AULA 01
 
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola Dominical
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola DominicalApostila de Curso de Formação de Professores da Escola Dominical
Apostila de Curso de Formação de Professores da Escola Dominical
 
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica Dominical
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica DominicalSete Competências para o Professor da Escola Bíblica Dominical
Sete Competências para o Professor da Escola Bíblica Dominical
 
EBD - A importância da Escola Bíblica Dominical
EBD - A importância da Escola Bíblica DominicalEBD - A importância da Escola Bíblica Dominical
EBD - A importância da Escola Bíblica Dominical
 
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
Métodos de Ensino - Texto de Libâneo (1994)
 
O Professor Da Ebd, Seu Papel E Desafios
O Professor Da Ebd, Seu Papel E DesafiosO Professor Da Ebd, Seu Papel E Desafios
O Professor Da Ebd, Seu Papel E Desafios
 
Bibliologia - Introdução - Aula 01
Bibliologia - Introdução - Aula 01Bibliologia - Introdução - Aula 01
Bibliologia - Introdução - Aula 01
 

Similar a Ensino Bíblico Importante Igreja Cristã

“Há diversidade dos serviços”
“Há diversidade dos serviços”“Há diversidade dos serviços”
“Há diversidade dos serviços”JUERP
 
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014Pr. Andre Luiz
 
Auladaebd 090915135914-phpapp02
Auladaebd 090915135914-phpapp02Auladaebd 090915135914-phpapp02
Auladaebd 090915135914-phpapp02Fernando Neves
 
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)A historia e importancia da ebd(plenária – 01)
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)Antonio Filho
 
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTORLIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTORIsmael Isidio
 
Lição10 ministeriodemestreedoutor
Lição10 ministeriodemestreedoutorLição10 ministeriodemestreedoutor
Lição10 ministeriodemestreedoutorJunia Queles
 
Lição 8 o valor do discipulado
Lição 8   o valor do discipuladoLição 8   o valor do discipulado
Lição 8 o valor do discipuladoCésar Aguiar
 
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoLição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoErberson Pinheiro
 
Lição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja
Lição 9 - A Missão Ensinadora da IgrejaLição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja
Lição 9 - A Missão Ensinadora da IgrejaErberson Pinheiro
 
Lição 08 Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
Lição 08   Educação Cristã, Responsabilidade dos PaisLição 08   Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
Lição 08 Educação Cristã, Responsabilidade dos PaisJoão Paulo Silva Mendes
 
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02Maria Da Penha Pereira
 
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)Éder Tomé
 
Lição 7 - Missões no Antigo Testamento
Lição 7 - Missões no Antigo TestamentoLição 7 - Missões no Antigo Testamento
Lição 7 - Missões no Antigo TestamentoÉder Tomé
 
2 - O periodo dos apostolos.pptx
2 - O periodo dos apostolos.pptx2 - O periodo dos apostolos.pptx
2 - O periodo dos apostolos.pptxPIB Penha - SP
 
Explorando a historia e a politica da igreja do nazareno
Explorando a historia e a politica da igreja do nazarenoExplorando a historia e a politica da igreja do nazareno
Explorando a historia e a politica da igreja do nazarenoMarcelo Petronilio
 
Missões através dos séculos
Missões através dos séculosMissões através dos séculos
Missões através dos séculosAlcedir Sentalin
 

Similar a Ensino Bíblico Importante Igreja Cristã (20)

“Há diversidade dos serviços”
“Há diversidade dos serviços”“Há diversidade dos serviços”
“Há diversidade dos serviços”
 
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR Lição10 2°Trimestre 2014
 
Auladaebd 090915135914-phpapp02
Auladaebd 090915135914-phpapp02Auladaebd 090915135914-phpapp02
Auladaebd 090915135914-phpapp02
 
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)A historia e importancia da ebd(plenária – 01)
A historia e importancia da ebd(plenária – 01)
 
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTORLIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
LIÇÃO 10 – O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
 
Lição10 ministeriodemestreedoutor
Lição10 ministeriodemestreedoutorLição10 ministeriodemestreedoutor
Lição10 ministeriodemestreedoutor
 
Aula Da Ebd
Aula Da EbdAula Da Ebd
Aula Da Ebd
 
Lição 8 o valor do discipulado
Lição 8   o valor do discipuladoLição 8   o valor do discipulado
Lição 8 o valor do discipulado
 
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipuladoLição 10 - O discípulo e o discipulado
Lição 10 - O discípulo e o discipulado
 
Manual do diacono
Manual do diaconoManual do diacono
Manual do diacono
 
Lição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja
Lição 9 - A Missão Ensinadora da IgrejaLição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja
Lição 9 - A Missão Ensinadora da Igreja
 
Lição 08 Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
Lição 08   Educação Cristã, Responsabilidade dos PaisLição 08   Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
Lição 08 Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
 
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02
Lio08 educaocristresponsabilidadedospais-130525132227-phpapp02
 
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)
Lição 12 - A Urgência do Discipulado (windscreen)
 
Lição 7 - Missões no Antigo Testamento
Lição 7 - Missões no Antigo TestamentoLição 7 - Missões no Antigo Testamento
Lição 7 - Missões no Antigo Testamento
 
2 - O periodo dos apostolos.pptx
2 - O periodo dos apostolos.pptx2 - O periodo dos apostolos.pptx
2 - O periodo dos apostolos.pptx
 
A função de discipulado da igreja
A função de discipulado da igrejaA função de discipulado da igreja
A função de discipulado da igreja
 
Explorando a historia e a politica da igreja do nazareno
Explorando a historia e a politica da igreja do nazarenoExplorando a historia e a politica da igreja do nazareno
Explorando a historia e a politica da igreja do nazareno
 
Missões através dos séculos
Missões através dos séculosMissões através dos séculos
Missões através dos séculos
 
Boletim IPC Limeira 100917
Boletim IPC Limeira 100917Boletim IPC Limeira 100917
Boletim IPC Limeira 100917
 

Más de JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 

Más de JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 

Último

As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................natzarimdonorte
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfTabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfAgnaldo Fernandes
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAMarco Aurélio Rodrigues Dias
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 

Último (15)

As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................
 
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmoAprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
Aprendendo a se amar e a perdoar a si mesmo
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS NA VISÃO ESPÍRITA
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS  NA VISÃO ESPÍRITAVICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS  NA VISÃO ESPÍRITA
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS NA VISÃO ESPÍRITA
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfTabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 

Ensino Bíblico Importante Igreja Cristã

  • 1. Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Sétimo domingo 14.Ago.2011
  • 2. Estudo 07 “ Haja dedicação ao ensino” O ministério do ensino Textos bíblicos: 2Cr 17.1-10 Neemias 8.1-12 Lc 2.39-52 Lc 9.1-6, 18-22 At 13.1-3 2Tm 1.3-5; 3.14,15 Rm 12.6,7 Texto áureo: Rm 12.6,7: ” De modo que tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada… se é ensino haja dedicação ao ensino.”
  • 3. Introdução (I) Desde o AT encontramos uma ênfase muito grande no que diz respeito à necessidade de ensinar ao povo de Deus aquilo que diz respeito à vontade do Senhor para com a sua criação. Além dos textos escolhidos para leitura, temos outros: Ex 18.20; 24.12; Dt 5.31; 6.1-7; 1Sm 12.23; Ed 7.10 O objetivo divino nesta iniciativa é que o povo ensinado não se desviaria tão facilmente dos caminhos do Senhor. O Salmo 32.8 nos fala disto: “ Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.”
  • 4. Há, portanto, uma íntima relação entre os dons de profecia e de ensino. A igreja não precisa apenas da pregação, mas também do ensino. Lembremo-nos que o “Ide“ de Jesus se compunha basicamente dessas duas premissas: ”Ide por todo o mundo… pregai o evangelho… batizando-os… e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado” (Mt 28 Introdução (II) Nos dons possibilitados por Deus aos crentes no NT, dois deles seriam complementares um ao outro: os dons da profecia e do ensino. O profeta era o pregador da Palavra... O mestre era o que explicava e dava aplicação prática à revelação recebida.
  • 5. Introdução (III) Os textos que estaremos lendo nos demonstrarão como o ministério do ensino foi requerido pelo Senhor tanto no AT como no NT, em recomendações claras sobre sua importância: O ensino metodológico e sistemático na igreja de Cristo, por meio da EBD é o responsável pela manutenção das verdades doutrinárias e pela formação das novas gerações de crentes que darão continuidade à obra de Deus no mundo, convertendo o pecador e fazendo dele uma nova criatura.
  • 6. Os textos que serão pesquisados demonstrarão claramente como na Palavra de Deus o ministério do ensino foi se tornando algo presente e marcante na vida dos crentes, desde os tempos antigos: 1 – Em 2Cr 17.1-10, um rei desenvolve um plano; 2 – Em Ne 8.1-12, o povo se alegra com o ensino; 3 – Em Lc 2.39-52, lemos que Jesus era ensinado 4 – Em Lc 9.1-6, 18-22, Cristo treinava os discípulos; 5 – Em At 13.1-3, vemos uma igreja pioneira ensinando; 6 – Em 2Tm 1.3-5; 3.14-15, Paula fala sobre ele; 7 – Em Rm 12.6,7, vemos ele deve ser ministrado. Tais textos fundamentarão para nós o exercício do Ministério do Ensino na igreja de Cristo. Introdução (IV)
  • 7. Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do ministério do ensino: Vamos ler os textos indicados com a certeza de que o Senhor nos estará ensinando sempre sobre a importância do ensino na igreja de Cristo.
  • 8.
  • 9. Ministério Cristão 2) Esdras e Neemias levam o povo a ler: Ne 8.1-12 “ E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo; e abrindo-o ele todo o povo se pôs em pé... Os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar... Assim leram no livro da lei, na lei de Deus distintamente... E deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura... Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força... Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.”
  • 10. Ministério Cristão 3) O menino Jesus era instruído em casa. Lc 2.39-52 O ensino para o povo de Deus dos tempos bíblicos começava no lar como podemos retirar do texto: “ E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele...Quando Jesus completou 12 anos subiram eles a Jerusalém... Ao regressarem não o encontraram... Voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados 3 dias o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os... E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.”
  • 11. Ministério Cristão 4) Jesus fazia a prática do ensino com os discípulos Lc 9,.1-6;18-22 Jesus mandou-os praticar: ” Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade... E enviou-os a pregar o reino de Deus... Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte... Jesus os interrogava: Enquanto ele estava orando à parte achavam-se com ele somente os seus discípulos; e perguntou-lhes: Quem dizem as multidões que eu sou?”
  • 12. Ministério Cristão 5) O ensino traz inspiração para a obra do Senhor At 13.1-3 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres... Enquanto eles ministravam perante o Senhor... Disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado... Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram .”
  • 13. Ministério Cristão 6) Paulo escreve a Timóteo sobre o ensino 2Tm 1.3-5; 3.14-16 ... Trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti... Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus... Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar...
  • 14. Paulo escrevendo aos crentes em Roma fala sobre o cuidado e importância que deviam ser dados ao ministério do ensino, como um dom de Deus: “ De modo que tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é ensinar, haja dedicação ao ensino” . Ministério Cristão 7) Paulo fala sobre a dedicação ao ensino Rm 12.6,7
  • 15. Conclusão 1.Que resultados do ensino bíblico você vê em sua vida? Na infância, juventude e hoje? 2. O ensino bíblico traz algum resultado prático? 3. Você gosta de ler e meditar? 4. Como você vê a educação cristã no seu lar? 5. Você acha que ela agrega algo novo e de valor?