SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
As Epístolas Gerais: Tiago, Pedro, João e Judas Estudo 11 O Evangelho a ser vivido pelo cristão Texto bíblico: 2João Texto áureo: 2Jo 9 “ Todo aquele que vai além do ensino de Cristo, e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino,  esse tem tanto ao Pai como ao Filho”.
Introdução (I) Como podemos depreender do Apocalipse, João verificou ali em Patmos a importância que o Senhor Jesus dava ao contato do líder com as suas igrejas. Se o Senhor mostrou a ele por meio das sete cartas que endereçou às igrejas da Ásia que este contato era importante, ele como o remanescente do colégio apostólico não poderia deixar de fazer o mesmo.
Introdução (II) Em razão disto escreveu uma carta mais ou menos genérica para todas as igrejas, a sua primeira epístola. Mas não satisfeito com isto, escreve uma segunda carta a uma igreja específica, pelo que podemos depreender do início desta sua segunda epístola, onde o “ancião” era ele mesmo (codinome por causa das  perseguições) e “senhora eleita”, (para não identificar a igreja local).
Introdução (III) Digamos que a primeira epístola teria sido preparada para as mesmas igrejas da Ásia a quem o Senhor enviara as cartas do Apocalipse, e as da Galácia, aquelas a que Pedro também enviara as suas cartas. Já esta segunda carta ele manda para uma determinada igreja que estaria enfrentando um problema doutrinário o que poderia estar acontecendo em outras igrejas também.
Introdução (IV) Nesta carta ele vai destacar quatro pontos de suma importância para a melhor vivência de uma igreja de Cristo.  Primeiro , a bênção da graça de Deus sob a qual viviam; Segundo , a disciplina doutrinária em que esta igreja se mantinha; Terceiro , o espírito de amor em que viviam;  Quarto , o cuidado com os enganadores.
Introdução (V) Dado o tamanho da carta e o pouco número de versículos vamos poder meditar em cada um deles, mais detidamente, o que muito pouco podemos fazer em geral.  Abramos a Bíblia e, versículo a versículo, caminhemos numa carta milenar que parece ter sido escrita hoje, dada a atualidade de seus temas.
“ O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,” - 2Jo 1 O pastor ama as suas ovelhas. Por uma decorrência deste amor, todas as ovelhas devem se amar mutuamente. Todos os que conhecem o Evangelho tem que viver e respirar este sentimento. Observem que apenas neste versículo ele cita a palavra verdade duas vezes.
” … por  causa da verdade que permanece, e para sempre estará conosco:” 2Jo 2 A verdade a que ele se refere é a presença de Cristo em nós. A fé nele como Senhor e Salvador. O reconhecimento de que ele é o Filho de Deus que se humanizou para nos salvar. O Espírito Santo de Deus habita no coração do crente para sempre. Isto nos une e nos identifica onde quer que estejamos. A “permanência” desta verdade em nós, significa a nossa salvação eterna.
“ Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai, e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.” 2Jo 3 O líder espiritual de uma igreja deve sempre rogar ao Pai pelo menos três bênçãos para a vida de suas ovelhas:  -A graça que vem de salvação em Cristo…  -A misericórdia que vem do amor de Deus… -A paz que vem da morada que o Espírito Santo faz em nossos corações.
“ Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai”. 2Jo 4 O guia espiritual se alegra com as vitórias de seus seguidores. Principalmente quando os vêem seguindo nos caminhos ensinados pela Palavra de Deus. Observem que ele volta a mencionar a palavra “verdade”. Cinco vezes agora (duas vezes no primeiro versículo e uma vez nos seguintes). Por que esta ênfase?
” E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros”. 2Jo 5 O pastor deve falar à igreja como um todo. Ela deve ser a união dos santos. Ele não se refere ao membro “a” ou “b”, mas à igreja como um todo. O guia espiritual deve insistir sempre nos aspectos fundamentais da essência do cristianismo. No caso, o mandamento do amor enunciado por Cristo.
” E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis”. 2Jo 6 João passa então a colocar na prática a vivência do amor. Falar do amor, mostrar as suas belezas, comentar os seus exemplos é muito bonito, mas pouco prático. O amor precisa ser vivido e experimentado. De nada adiantava aos crentes de ontem como não adianta aos de hoje, falarem em amor se não o praticarem e viverem.
” Porque já muitos enganadores sairam pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo”. 2Jo 7 Por causa desta vida em unidade, as igrejas de Cristo passavam a ser foco da ação de aproveitadores. Enganadores seriam os gnósticos docetistas, talvez, que percebendo o que poderia representar para eles em poder e proveito, a direção de uma igreja, passavam a pregar a elas um outro evangelho que não aquele que provinha verdadeiramente de Cristo.
” Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebais plena recompensa”. 2Jo 8 O crente deve cuidar-se em sua vida espiritual e disciplina cristã. Não deve precisar que o pastor, o professor, o amigo, lhe mostrem o caminho certo. Ele deve ter auto-disciplina e auto-controle. A recompensa a que João se refere não é a vida eterna. Neste caso, é a recompensa da própria vida cristã vivida sob a bênção da graça, misericórdia e paz do Senhor.
” Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”. 2Jo 9 Os falsos mestres tentavam aparentar uma vida de devoção e dedicação superiores de forma a impressionar os seus seguidores. Mostravam-se até mesmo, superiores aos ensinos do Senhor Jesus. João chama a atenção para o fato de que tal procedimento é estranho e não procede do Pai. Aquele que ensina o que vem de Cristo, permanece em Deus e Deus nele.
” Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis”. 2Jo 10 O crente deve ter a percepção daquilo que é proveniente do Senhor. Quando alguém surge com uma mensagem diferente e atraente em seus aspectos exteriores, cuidado. Vida cristã é vida interior. Não convivam com tais pessoas pois isto pode ser prejudicial à sua reputação cristã e, o que é pior ainda, ao seu caráter cristão. Não é ser descortez, mas honesto.
” Porque quem o saúda  participa de suas más obras”. 2Jo 11 Sim, porque esta é a imagem que fica para o mundo.  “Dize-me com quem andas e dir-te-eis quem és”…  não é um velho ditado? Sim, o crente deve cuidar-se para evitar que sua convivência com o mundo torne-se um empecilho ao seu testemunho cristão. O grande desafio para mim e para você é como “estar no mundo”, sem “ser do mundo”. Qual o mundo em que você vive? O secular ou o espiritual?... O mundano ou o santo?...
” Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo”. 2Jo 12 O guia espiritual deve ter o prazer de lidar face a face com o seu rebanho. Não apenas por e-mails… ou do púlpito… mas de dialogar vis-à-vis com as suas ovelhas de forma que conhecimento pessoal se torne mais íntimo, sincero e cordial. A melhor proximidade no relacionamento é essencial.
” Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita”. 2Jo 13 Uma igreja se confraterniza com a outra. Como ele deveria estar escrevendo de Éfeso para outra igreja da Ásia, ou mesmo para outras igrejas, ele se solidariza com ela por meio da saudação coletiva. Os crentes devem viver em harmonia e união. Eleitos que fomos como igreja para sermos instrumentos do amor de Deus para o mundo, que o façamos com simpatia e sinceridade de coração.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras
Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas ObrasLição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras
Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas ObrasIsmael Isidio
 
Carta de Judas (Introdução)
Carta de Judas (Introdução)Carta de Judas (Introdução)
Carta de Judas (Introdução)Daniel Junior
 
38 1 e 2 timoteo=
38   1 e 2 timoteo=38   1 e 2 timoteo=
38 1 e 2 timoteo=PIB Penha
 
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obras
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obrasLição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obras
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obrasNatalino das Neves Neves
 
A verdadeira fé não faz acepção de pessoas
A verdadeira fé não faz acepção de pessoasA verdadeira fé não faz acepção de pessoas
A verdadeira fé não faz acepção de pessoasMoisés Sampaio
 
Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Joel Silva
 
Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Joel Silva
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 - A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 -  A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 8 -  A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 - A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTOPastor Natalino Das Neves
 
79tao perto e_tao_distante
79tao perto e_tao_distante79tao perto e_tao_distante
79tao perto e_tao_distanteAntonio LIma
 
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLourinaldo Serafim
 
44 1, 2 e 3 joão
44  1, 2 e 3 joão44  1, 2 e 3 joão
44 1, 2 e 3 joãoPIB Penha
 
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOS
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOSEPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOS
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOSESCRIBAVALDEMIR
 
1. tiago fé que se mostra pelas obras
1. tiago   fé que se mostra pelas obras1. tiago   fé que se mostra pelas obras
1. tiago fé que se mostra pelas obrasAdenísio dos Reis
 

La actualidad más candente (20)

41 tiago
41 tiago41 tiago
41 tiago
 
Romanos 1
Romanos   1Romanos   1
Romanos 1
 
Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras
Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas ObrasLição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras
Lição 1: Tiago — Fé que se Mostra pelas Obras
 
Carta de Judas (Introdução)
Carta de Judas (Introdução)Carta de Judas (Introdução)
Carta de Judas (Introdução)
 
38 1 e 2 timoteo=
38   1 e 2 timoteo=38   1 e 2 timoteo=
38 1 e 2 timoteo=
 
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obras
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obrasLição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obras
Lição 1 - TIAGO Fé que se mostra pelas obras
 
Livro de tiago 1.1 5.20
Livro de tiago 1.1 5.20Livro de tiago 1.1 5.20
Livro de tiago 1.1 5.20
 
Panorama do NT - 2João
Panorama do NT - 2JoãoPanorama do NT - 2João
Panorama do NT - 2João
 
A verdadeira fé não faz acepção de pessoas
A verdadeira fé não faz acepção de pessoasA verdadeira fé não faz acepção de pessoas
A verdadeira fé não faz acepção de pessoas
 
006 romanos
006 romanos006 romanos
006 romanos
 
Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)Colossences 1 (parte 2)
Colossences 1 (parte 2)
 
Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)Colossences 1 (parte 1)
Colossences 1 (parte 1)
 
Lição 14 hebreus (Final)
Lição 14   hebreus (Final)Lição 14   hebreus (Final)
Lição 14 hebreus (Final)
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 - A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 -  A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 8 -  A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 8 - A IMPUREZA DA IGREJA DE CORINTO
 
79tao perto e_tao_distante
79tao perto e_tao_distante79tao perto e_tao_distante
79tao perto e_tao_distante
 
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOASLIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
 
44 1, 2 e 3 joão
44  1, 2 e 3 joão44  1, 2 e 3 joão
44 1, 2 e 3 joão
 
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOS
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOSEPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOS
EPÍSTOLA DE TIAGO COM COMENTÁRIOS
 
Panorama do NT - 3João
Panorama do NT - 3JoãoPanorama do NT - 3João
Panorama do NT - 3João
 
1. tiago fé que se mostra pelas obras
1. tiago   fé que se mostra pelas obras1. tiago   fé que se mostra pelas obras
1. tiago fé que se mostra pelas obras
 

Destacado

Os Desafios da Vida Cristã
Os Desafios da Vida CristãOs Desafios da Vida Cristã
Os Desafios da Vida CristãJUERP
 
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida CristãFOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristãibmalphaville
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 2
O Evangelho para a Geração Z - parte 2O Evangelho para a Geração Z - parte 2
O Evangelho para a Geração Z - parte 2igreja-crista
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 3
O Evangelho para a Geração Z - parte 3O Evangelho para a Geração Z - parte 3
O Evangelho para a Geração Z - parte 3igreja-crista
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 1
O Evangelho para a Geração Z - parte 1O Evangelho para a Geração Z - parte 1
O Evangelho para a Geração Z - parte 1igreja-crista
 
Confrontando as gerações com a palavra de deus pr. josé mário
Confrontando as gerações com a palavra de deus  pr. josé márioConfrontando as gerações com a palavra de deus  pr. josé mário
Confrontando as gerações com a palavra de deus pr. josé márioprvladimir
 
O Exemplo de Cristo
O Exemplo de CristoO Exemplo de Cristo
O Exemplo de CristoJUERP
 
FOCO2014 - Geração Y
FOCO2014 - Geração YFOCO2014 - Geração Y
FOCO2014 - Geração Yibmalphaville
 
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)Filipenses aulas 01 e 02 (jin)
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)Jeronimo Nunes
 
Uma Geração que não Conhece a Deus
Uma Geração que não Conhece a DeusUma Geração que não Conhece a Deus
Uma Geração que não Conhece a DeusIBMemorialJC
 
Conselhos Necessários à Vida Cristã
Conselhos Necessários à Vida CristãConselhos Necessários à Vida Cristã
Conselhos Necessários à Vida CristãJUERP
 
“A fé é pelo ouvir”
“A fé é pelo ouvir”“A fé é pelo ouvir”
“A fé é pelo ouvir”JUERP
 
Estudo SuíçA Heresias
Estudo SuíçA HeresiasEstudo SuíçA Heresias
Estudo SuíçA Heresiasguest1b3a53
 
Estudos bíblicos perguntas e respostas 02
Estudos bíblicos   perguntas e respostas 02Estudos bíblicos   perguntas e respostas 02
Estudos bíblicos perguntas e respostas 02Estudos Bíblicos
 
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3Robson Tavares Fernandes
 
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5Robson Tavares Fernandes
 
O comportamento dos salvos em cristo
O comportamento dos salvos em cristoO comportamento dos salvos em cristo
O comportamento dos salvos em cristoMoisés Sampaio
 

Destacado (20)

Os Desafios da Vida Cristã
Os Desafios da Vida CristãOs Desafios da Vida Cristã
Os Desafios da Vida Cristã
 
Os desafios da vida cristã
Os desafios da vida cristãOs desafios da vida cristã
Os desafios da vida cristã
 
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida CristãFOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
FOCO2014 - O Que É A Vida Cristã
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 2
O Evangelho para a Geração Z - parte 2O Evangelho para a Geração Z - parte 2
O Evangelho para a Geração Z - parte 2
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 3
O Evangelho para a Geração Z - parte 3O Evangelho para a Geração Z - parte 3
O Evangelho para a Geração Z - parte 3
 
O Evangelho para a Geração Z - parte 1
O Evangelho para a Geração Z - parte 1O Evangelho para a Geração Z - parte 1
O Evangelho para a Geração Z - parte 1
 
Confrontando as gerações com a palavra de deus pr. josé mário
Confrontando as gerações com a palavra de deus  pr. josé márioConfrontando as gerações com a palavra de deus  pr. josé mário
Confrontando as gerações com a palavra de deus pr. josé mário
 
O Exemplo de Cristo
O Exemplo de CristoO Exemplo de Cristo
O Exemplo de Cristo
 
Comprometimento
ComprometimentoComprometimento
Comprometimento
 
FOCO2014 - Geração Y
FOCO2014 - Geração YFOCO2014 - Geração Y
FOCO2014 - Geração Y
 
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)Filipenses aulas 01 e 02 (jin)
Filipenses aulas 01 e 02 (jin)
 
Uma Geração que não Conhece a Deus
Uma Geração que não Conhece a DeusUma Geração que não Conhece a Deus
Uma Geração que não Conhece a Deus
 
Conselhos Necessários à Vida Cristã
Conselhos Necessários à Vida CristãConselhos Necessários à Vida Cristã
Conselhos Necessários à Vida Cristã
 
“A fé é pelo ouvir”
“A fé é pelo ouvir”“A fé é pelo ouvir”
“A fé é pelo ouvir”
 
Estudo SuíçA Heresias
Estudo SuíçA HeresiasEstudo SuíçA Heresias
Estudo SuíçA Heresias
 
Estudos bíblicos perguntas e respostas 02
Estudos bíblicos   perguntas e respostas 02Estudos bíblicos   perguntas e respostas 02
Estudos bíblicos perguntas e respostas 02
 
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3
171 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_3
 
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5
174 estudo panoramico-da_biblia-o_livro_de_efesios-parte_5
 
Lição 12 - Fidelidade em tempos de crise
Lição 12 - Fidelidade em tempos de criseLição 12 - Fidelidade em tempos de crise
Lição 12 - Fidelidade em tempos de crise
 
O comportamento dos salvos em cristo
O comportamento dos salvos em cristoO comportamento dos salvos em cristo
O comportamento dos salvos em cristo
 

Similar a O Evangelho a Ser Vivido Pelo Cristão

Carta de santo inácio de antioquia aos magnésios
Carta de santo inácio de antioquia aos magnésiosCarta de santo inácio de antioquia aos magnésios
Carta de santo inácio de antioquia aos magnésiosDiêgo De Lima Dantas
 
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...MiltonCesarAquino1
 
Celebracao dominical sem_presbitero
Celebracao dominical sem_presbiteroCelebracao dominical sem_presbitero
Celebracao dominical sem_presbiteroFábio Soares
 
Celebracao dominical sem_presbitero (1)
Celebracao dominical sem_presbitero (1)Celebracao dominical sem_presbitero (1)
Celebracao dominical sem_presbitero (1)Fábio Soares
 
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhor
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhorLivro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhor
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhorEmac Engenharia
 
Aula 6 - Seminário sobre a Igreja
Aula 6 - Seminário sobre a IgrejaAula 6 - Seminário sobre a Igreja
Aula 6 - Seminário sobre a IgrejaIBC de Jacarepaguá
 
G12 ofrutodoenganono corpodecristo
G12 ofrutodoenganono corpodecristoG12 ofrutodoenganono corpodecristo
G12 ofrutodoenganono corpodecristoMarcelo Santanna
 
Primeira apostila dos jovens - PDF
Primeira apostila dos jovens - PDFPrimeira apostila dos jovens - PDF
Primeira apostila dos jovens - PDFLucas Martins
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"JUERP
 
Mensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre franciscoMensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre franciscoDavinia Martínez
 
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)IBC de Jacarepaguá
 
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptx
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptxLIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptx
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptxKARINEVONEYVIEIRABAR
 
A mensagem-que-devemos-proclamar
A mensagem-que-devemos-proclamarA mensagem-que-devemos-proclamar
A mensagem-que-devemos-proclamarValter Paiva
 

Similar a O Evangelho a Ser Vivido Pelo Cristão (20)

Carta de santo inácio de antioquia aos magnésios
Carta de santo inácio de antioquia aos magnésiosCarta de santo inácio de antioquia aos magnésios
Carta de santo inácio de antioquia aos magnésios
 
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...
2 joão (1) 1.pptx As TRÊS CARTAS DO APÓSTOLO JOÃO têm uma mensagem solene e u...
 
023 joao
023 joao023 joao
023 joao
 
023 joao 2º
023 joao 2º023 joao 2º
023 joao 2º
 
Celebracao dominical sem_presbitero
Celebracao dominical sem_presbiteroCelebracao dominical sem_presbitero
Celebracao dominical sem_presbitero
 
Celebracao dominical sem_presbitero (1)
Celebracao dominical sem_presbitero (1)Celebracao dominical sem_presbitero (1)
Celebracao dominical sem_presbitero (1)
 
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhor
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhorLivro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhor
Livro ebook-a-importancia-de-guardarmos-os-mandamentos-do-senhor
 
Aula 6 - Seminário sobre a Igreja
Aula 6 - Seminário sobre a IgrejaAula 6 - Seminário sobre a Igreja
Aula 6 - Seminário sobre a Igreja
 
G12 ofrutodoenganono corpodecristo
G12 ofrutodoenganono corpodecristoG12 ofrutodoenganono corpodecristo
G12 ofrutodoenganono corpodecristo
 
Primeira apostila dos jovens - PDF
Primeira apostila dos jovens - PDFPrimeira apostila dos jovens - PDF
Primeira apostila dos jovens - PDF
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
Módulo 01 Boas Novas
Módulo 01 Boas NovasMódulo 01 Boas Novas
Módulo 01 Boas Novas
 
Mensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre franciscoMensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre francisco
 
Revista fe-e-nexo-38-julho-2013
Revista fe-e-nexo-38-julho-2013Revista fe-e-nexo-38-julho-2013
Revista fe-e-nexo-38-julho-2013
 
Apostila bem vindos à betlehem
Apostila bem vindos à betlehemApostila bem vindos à betlehem
Apostila bem vindos à betlehem
 
Lição 2 o propósito do curso
Lição 2   o propósito do cursoLição 2   o propósito do curso
Lição 2 o propósito do curso
 
Espiritualidade crista
Espiritualidade cristaEspiritualidade crista
Espiritualidade crista
 
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
Aula 03 - Seminário Sobre a Igreja (Segunda Temporada)
 
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptx
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptxLIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptx
LIÇÃO 2 JOVENS AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO .pptx
 
A mensagem-que-devemos-proclamar
A mensagem-que-devemos-proclamarA mensagem-que-devemos-proclamar
A mensagem-que-devemos-proclamar
 

Más de JUERP

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”JUERP
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”JUERP
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"JUERP
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”JUERP
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”JUERP
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”JUERP
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”JUERP
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"JUERP
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”JUERP
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”JUERP
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clJUERP
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”JUERP
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”JUERP
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”JUERP
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaJUERP
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”JUERP
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”JUERP
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”JUERP
 

Más de JUERP (20)

“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”“Perseveravam na oração”
“Perseveravam na oração”
 
“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”“Purifica-me Senhor”
“Purifica-me Senhor”
 
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação""A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
"A súplica de um justo pode muito na sua atuação"
 
“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”“Para que todos sejam um”
“Para que todos sejam um”
 
“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”“Passou a noite toda em oração a Deus”
“Passou a noite toda em oração a Deus”
 
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
“Atende a oração de teu servo, ó Senhor”
 
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”“Buscarás ao Senhor teu Deus”
“Buscarás ao Senhor teu Deus”
 
"O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações""O Senhor ouviu as orações"
"O Senhor ouviu as orações"
 
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
“Os homens começaram a invocar o nome de Deus”
 
“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”“Tratai aos empregados com equidade”
“Tratai aos empregados com equidade”
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
“O viver é Cristo e o morrer é lucro”
 
“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”“Andeis como sábios”
“Andeis como sábios”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”“Há um só corpo e um só Espírito”
“Há um só corpo e um só Espírito”
 
A Deus seja a glória
A Deus seja a glóriaA Deus seja a glória
A Deus seja a glória
 
“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”“Pela graça sois salvos”
“Pela graça sois salvos”
 
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
 
“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”“Filho e herdeiro por Deus”
“Filho e herdeiro por Deus”
 

Último

Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroNilson Almeida
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxCelso Napoleon
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALMiltonCesarAquino1
 
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioMissões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioComando Resgatai
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfthandreola
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyothandreola
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfRobertoLopes438472
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxBíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxIgreja Jesus é o Verbo
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxodairmarques5
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).pptVilmaDias11
 

Último (13)

Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo Brasileiro
 
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptxLição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
Lição 6 - As nossas Armas Espirituais.pptx
 
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINALAntropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
Antropologia Missionária 1.pptx O DESAFIO FINAL
 
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo MissionárioMissões News 04/2024 - Informativo Missionário
Missões News 04/2024 - Informativo Missionário
 
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdfTHIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
THIAGO-meudiadefestaparaimpressão_thandreola_300324.pdf
 
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyoNovo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
Novo dia de festa o verdadeiro amor tyejaytyo
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdfComentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
Comentários -João - Hernandes Dias Lopes.pdf
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptxBíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
Bíblia Sagrada - Lamentações - slides powerpoint.pptx
 
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptxFORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx
 
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).pptAUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA  (1).ppt
AUTORA VILMA DIAS - MARIA ANTES DE SER MARIA (1).ppt
 

O Evangelho a Ser Vivido Pelo Cristão

  • 1. As Epístolas Gerais: Tiago, Pedro, João e Judas Estudo 11 O Evangelho a ser vivido pelo cristão Texto bíblico: 2João Texto áureo: 2Jo 9 “ Todo aquele que vai além do ensino de Cristo, e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”.
  • 2. Introdução (I) Como podemos depreender do Apocalipse, João verificou ali em Patmos a importância que o Senhor Jesus dava ao contato do líder com as suas igrejas. Se o Senhor mostrou a ele por meio das sete cartas que endereçou às igrejas da Ásia que este contato era importante, ele como o remanescente do colégio apostólico não poderia deixar de fazer o mesmo.
  • 3. Introdução (II) Em razão disto escreveu uma carta mais ou menos genérica para todas as igrejas, a sua primeira epístola. Mas não satisfeito com isto, escreve uma segunda carta a uma igreja específica, pelo que podemos depreender do início desta sua segunda epístola, onde o “ancião” era ele mesmo (codinome por causa das perseguições) e “senhora eleita”, (para não identificar a igreja local).
  • 4. Introdução (III) Digamos que a primeira epístola teria sido preparada para as mesmas igrejas da Ásia a quem o Senhor enviara as cartas do Apocalipse, e as da Galácia, aquelas a que Pedro também enviara as suas cartas. Já esta segunda carta ele manda para uma determinada igreja que estaria enfrentando um problema doutrinário o que poderia estar acontecendo em outras igrejas também.
  • 5. Introdução (IV) Nesta carta ele vai destacar quatro pontos de suma importância para a melhor vivência de uma igreja de Cristo. Primeiro , a bênção da graça de Deus sob a qual viviam; Segundo , a disciplina doutrinária em que esta igreja se mantinha; Terceiro , o espírito de amor em que viviam; Quarto , o cuidado com os enganadores.
  • 6. Introdução (V) Dado o tamanho da carta e o pouco número de versículos vamos poder meditar em cada um deles, mais detidamente, o que muito pouco podemos fazer em geral. Abramos a Bíblia e, versículo a versículo, caminhemos numa carta milenar que parece ter sido escrita hoje, dada a atualidade de seus temas.
  • 7. “ O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,” - 2Jo 1 O pastor ama as suas ovelhas. Por uma decorrência deste amor, todas as ovelhas devem se amar mutuamente. Todos os que conhecem o Evangelho tem que viver e respirar este sentimento. Observem que apenas neste versículo ele cita a palavra verdade duas vezes.
  • 8. ” … por causa da verdade que permanece, e para sempre estará conosco:” 2Jo 2 A verdade a que ele se refere é a presença de Cristo em nós. A fé nele como Senhor e Salvador. O reconhecimento de que ele é o Filho de Deus que se humanizou para nos salvar. O Espírito Santo de Deus habita no coração do crente para sempre. Isto nos une e nos identifica onde quer que estejamos. A “permanência” desta verdade em nós, significa a nossa salvação eterna.
  • 9. “ Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai, e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.” 2Jo 3 O líder espiritual de uma igreja deve sempre rogar ao Pai pelo menos três bênçãos para a vida de suas ovelhas: -A graça que vem de salvação em Cristo… -A misericórdia que vem do amor de Deus… -A paz que vem da morada que o Espírito Santo faz em nossos corações.
  • 10. “ Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai”. 2Jo 4 O guia espiritual se alegra com as vitórias de seus seguidores. Principalmente quando os vêem seguindo nos caminhos ensinados pela Palavra de Deus. Observem que ele volta a mencionar a palavra “verdade”. Cinco vezes agora (duas vezes no primeiro versículo e uma vez nos seguintes). Por que esta ênfase?
  • 11. ” E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros”. 2Jo 5 O pastor deve falar à igreja como um todo. Ela deve ser a união dos santos. Ele não se refere ao membro “a” ou “b”, mas à igreja como um todo. O guia espiritual deve insistir sempre nos aspectos fundamentais da essência do cristianismo. No caso, o mandamento do amor enunciado por Cristo.
  • 12. ” E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis”. 2Jo 6 João passa então a colocar na prática a vivência do amor. Falar do amor, mostrar as suas belezas, comentar os seus exemplos é muito bonito, mas pouco prático. O amor precisa ser vivido e experimentado. De nada adiantava aos crentes de ontem como não adianta aos de hoje, falarem em amor se não o praticarem e viverem.
  • 13. ” Porque já muitos enganadores sairam pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo”. 2Jo 7 Por causa desta vida em unidade, as igrejas de Cristo passavam a ser foco da ação de aproveitadores. Enganadores seriam os gnósticos docetistas, talvez, que percebendo o que poderia representar para eles em poder e proveito, a direção de uma igreja, passavam a pregar a elas um outro evangelho que não aquele que provinha verdadeiramente de Cristo.
  • 14. ” Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebais plena recompensa”. 2Jo 8 O crente deve cuidar-se em sua vida espiritual e disciplina cristã. Não deve precisar que o pastor, o professor, o amigo, lhe mostrem o caminho certo. Ele deve ter auto-disciplina e auto-controle. A recompensa a que João se refere não é a vida eterna. Neste caso, é a recompensa da própria vida cristã vivida sob a bênção da graça, misericórdia e paz do Senhor.
  • 15. ” Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”. 2Jo 9 Os falsos mestres tentavam aparentar uma vida de devoção e dedicação superiores de forma a impressionar os seus seguidores. Mostravam-se até mesmo, superiores aos ensinos do Senhor Jesus. João chama a atenção para o fato de que tal procedimento é estranho e não procede do Pai. Aquele que ensina o que vem de Cristo, permanece em Deus e Deus nele.
  • 16. ” Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis”. 2Jo 10 O crente deve ter a percepção daquilo que é proveniente do Senhor. Quando alguém surge com uma mensagem diferente e atraente em seus aspectos exteriores, cuidado. Vida cristã é vida interior. Não convivam com tais pessoas pois isto pode ser prejudicial à sua reputação cristã e, o que é pior ainda, ao seu caráter cristão. Não é ser descortez, mas honesto.
  • 17. ” Porque quem o saúda participa de suas más obras”. 2Jo 11 Sim, porque esta é a imagem que fica para o mundo. “Dize-me com quem andas e dir-te-eis quem és”… não é um velho ditado? Sim, o crente deve cuidar-se para evitar que sua convivência com o mundo torne-se um empecilho ao seu testemunho cristão. O grande desafio para mim e para você é como “estar no mundo”, sem “ser do mundo”. Qual o mundo em que você vive? O secular ou o espiritual?... O mundano ou o santo?...
  • 18. ” Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo”. 2Jo 12 O guia espiritual deve ter o prazer de lidar face a face com o seu rebanho. Não apenas por e-mails… ou do púlpito… mas de dialogar vis-à-vis com as suas ovelhas de forma que conhecimento pessoal se torne mais íntimo, sincero e cordial. A melhor proximidade no relacionamento é essencial.
  • 19. ” Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita”. 2Jo 13 Uma igreja se confraterniza com a outra. Como ele deveria estar escrevendo de Éfeso para outra igreja da Ásia, ou mesmo para outras igrejas, ele se solidariza com ela por meio da saudação coletiva. Os crentes devem viver em harmonia e união. Eleitos que fomos como igreja para sermos instrumentos do amor de Deus para o mundo, que o façamos com simpatia e sinceridade de coração.
  • 20.