Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Franquismo

63 visualizaciones

Publicado el

História do Regime Franquista

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Franquismo

  1. 1. Nome: Julia Carla dos Santos nº14 9ºano E Larissa Gondo de Assis Alves nº19 SESI - 123 Luana Santos Oliveira nº20 Luiz Fernando Cabral de Moura nº22 Nicolas Carpinete Braga nº24 Weslley Maycon Benini Marques nº30 Franquismo
  2. 2. O que foi o Franquismo? O Franquismo ou Regime Franquista(1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas e liderado Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).
  3. 3. Como que ele surgiu? Após a crise de 1929, a Espanha instaurou um governo republicano com orientação comunista que durou de 1931 até 1936, quando a Frente Popular retorna ao poder. Contudo, em julho de 1936, o general Franco, apoiado por simpatizantes do fascismo, tal como membros do exército espanhol, a burguesia conservadora e grande parte da classe média, além de setores da Igreja, bem como pelo partido fascista chamado Falange, proferiram um golpe de Estado contra governo de esquerda, apoiado pela URSS.
  4. 4. Contudo, a tentativa de golpe teve de enfrentar as milícias de trabalhadores, dando início à chamada Guerra Civil Espanhola, que duraria até o ano de 1939, quando o grupo nacionalista (Movimento Nacional) do general Francisco Franco vence o conflito e instaura o regime ditatorial franquista. Neste ínterim, tem início a Segunda Guerra Mundial, na qual os espanhóis se aliam aos regimes fascistas, que por sua vez, são derrotados em 1945, quando o fascismo se torna um exemplo político desprestigiado. Por este motivo, em 1947, Franco promulga a “Lei de Sucessão” e estabelece uma Monarquia Constitucional controlada pelo seu regime.
  5. 5. Em 1953, os Estados Unidos, no contexto da Guerra Fria, investem centenas de milhões de dólares na Espanha para conter o avanço do comunismo e, em contrapartida, estabelecessem bases militares no território espanhol e recebem soldados espanhóis para combater o comunismo na Guerra da Coreia. Na década de 1960, o nível (e qualidade) de vida da população espanhola atinge um patamar elevado, o que levou algumas pessoas a considerar que este fato tenha sito fruto da gestão franquista. Contudo, o regime teve um fim com a morte do ditador, em 1975 na cidade de Madri, quando foi substituído pelo monarca Juan Carlos I e teve início a redemocratização do país.
  6. 6. Características do franquismo • A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência. • As liberdades individuais e os direitos civis foram limitadas e violadas diante da grande repressão aos opositores do sistema, os quais eram eliminados fisicamente.
  7. 7. • Este tipo de atitude emanava de um Estadoautoritário e corporativo que apregoava um discurso romântico nacionalista, catolicista, anticomunismo e tradicionalista, o qual, por sua vez, estava centrado na figura do Ditador, enaltecido constantemente por meio de propagandas de Estado. • Por fim, vale apontar alguns números do franquismo: 300.000 pessoas aprisionadas em prisões de trabalho disciplinatório; dezenas de milhares enviadas ao exílio; 150.000 fuzilados por causas políticas e mais de 30.000 desaparecidos.
  8. 8. Guernica Pintado em 1937, o painel “Guernica” é uma das obras mais famosas do pintor espanhol Pablo Picasso e tornou-se símbolo de um importante momento histórico para a Espanha e sua democracia. A obra representa de forma artística o sofrimento do povo de Guernica e dos espanhóis, vítimas dos horrores da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). No conflito, a cidade basca foi bombardeada por aviões alemães que apoiavam o general Franco.
  9. 9. Curiosidade de Franco Seu nome completo é Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco Bahamond. Também ficou conhecido como "Generalíssimo Franco". Franco entrou para a academia militar em 1907, aos 14 anos. Em 1915, ele tornou-se o mais jovem capitão do exército espanhol, aos 23 anos. Francisco Franco liderou o regime militar na Espanha de 1 de outubro de 1936 até sua morte, em 1975. Ele acabou com a união civil - para ser considerado legítimo, o casamento precisava ser feito na Igreja -, instituiu o catolicismo como a religião oficial da Espanha e proibiu o uso das línguas basca e catalã.
  10. 10. Em várias Igrejas espanholas ainda há placas com a inscrição "Viva Franco pela bênção de Deus". O mausoléu onde está o túmulo de Franco foi batizado de "Vale dos Caídos" e foi construído por 50 mil presos políticos. Simpatizantes do franquismo celebram todo ano uma missa em homenagem ao aniversário de sua morte.
  11. 11. Nazifascismo e Franquismo O AXIS era uma sala de desconfiança de três gangues. Hitler, Mussolini e Franco. O trio queria dominar a Europa e perpetuar-se no trono com poder absoluto. Para isso, eles precisavam-se. Mas, ao enviar telegramas de saudação foram esgueirando-se através do quintal que fez relatórios sobre as fraquezas mútuas e logo que deu a Retorno foram criticados como goleiros.
  12. 12. Hitler e Mussolini desprezavam franco. Os dois acabaram na cova engolindo seus fracassos políticos e militares. O espanhol morreu na cama depois de ter jogado todos os truques em seu favor: os do fascismo e, mais tarde, adoçando sua imagem como o protetor paternal para a pátria que ele nunca teve em casa, as das democracias ocidentais.
  13. 13. Como acabou o Franquismo Francisco Franco acabou morto, em 1975. Logo após grupos de oposição se restabeleceram na sociedade espanhola, e com o apoio da comunidade internacional a democracia voltou, junto ao monarca Juan Carlos I Diferente de Hitler e Mussoline Franco conseguiu se estabilizar no governo de seu país até morrer de forma natural
  14. 14. Bandeiras
  15. 15. Fim

×