Este documento fornece um resumo estratégico do projeto de marketing digital para "A Casa da Reina". [1] A estratégia envolve totalmente reestruturar o website e criar um blog com conteúdo focado em turismo, gastronomia e estilo de vida. [2] Também inclui campanhas no Google Adwords para impulsionar o tráfego inicial para o novo site. [3] O objetivo é melhorar a presença online e atrair novos públicos-alvo para a propriedade.
1. João Gil – Junho 2017 Projecto de SEM
Projecto de SEM
“A Casa da Reina”
2. A Casa da Reina – Projecto de SEM 2
Índice
1. Apresentação da Empresa
1.1 Marca
1.2 Missão e Visão
1.3 Presença Digital
1.4 Equipa
1.5 Análise Externa e Interna
1.6 Definição de Mercados
3. A Casa da Reina – Projecto de SEM 3
Índice
2. Resumo Estratégico
2.1 Target
2.1.1 Personas
2.1.2 Reason to Believe
2.2 Estratégia
2.2.1 Introdução do Mkt. Digital na Organização
2.2.2 Como atrair o Mercado
2.2.3 Why will it work?
2.2.4 Acrescentar valor on-line
4. A Casa da Reina – Projecto de SEM 4
Índice
3. Objectivos e ROI
3.1 Definição de métricas por cada canal e iniciativa
3.2 Definição de objectivos genéricos
3.3 Definição de objectivos de cada canal e impacto para o
negócio a curto e longo prazo
4. SEO – O que está errado e proposta de reestruturação
3.1 On-Page SEO Audit
3.2 Off-Page SEO Audit
3.3 Análise da Concorrência
3.4 Proposta de reestruturação
5. A Casa da Reina – Projecto de SEM 5
Índice
5. Google Adwords
5.1 Ingrediente nº1 – Procura do produto e consistência das palavras-
chave
5.2 Ingrediente nº2 – Max CPC
5.3 Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta montagem das
campanhas (Search e Display)
6. Google Analytics
6.1 Objectivos do Site
6.2 KPI´s e respectivas métricas visualizadas no Google Analytics
6.3 Match de Objectivos com os KPI´s
6.4 Activar a vertente e-Commerce
6.5 Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
6. A Casa da Reina – Projecto de SEM 6
Índice
7. CONCLUSÃO
7. A Casa da Reina – Projecto de SEM 7
Apresentação da Empresa
8. A Casa da Reina – Projecto de SEM 8
Apresentação da Empresa - Marca
O projecto “Casa da Reina” nasceu em 1992, quando a Família Lima, proprietários da mesma desde a sua
construção em 1744, procedeu à remodelação da mesma. De modo a respeitar o traço e as características
inerente às casas típicas da região, foram utilizados materiais específicos da zona utilizados na construção
das casas. Não só foi renovada esta habitação secular, como também lhe foi acrescentado todo o tipo de
comodidades das casas actuais. Em 2004, após todas as reabilitações terem sido dadas como concluídas, a
Casa da Reina abriu então ao público.
9. A Casa da Reina – Projecto de SEM 9
Apresentação da Empresa - Marca
É uma área extensa com cerca de 10000 m2 de área totalmente murada, dos 7000 m2 são destinados à vinha.
Este recurso natural precioso permitiu então à casa não só dedicar-se ao ramo de hotelaria como também à
produção de vinho biológico.
A Casa da Reina encontra-se então no epicentro de uma zona rica em locais de interesse turístico: kms de
Viana do Castelo e a 2 kms da Praia da Amorosa, a 25 km de Ponte de Lima e de Caminha e a 35 minutos do
Porto.
.
10. A Casa da Reina – Projecto de SEM 10
Apresentação da Empresa - Marca
• A marca “Casa da Reina” invoca familiaridade, amor às nossas raízes nortenhas e acima de tudo o
redescobrir de tradições e valores que com a passagem do tempo tendem a ser esquecidos;
• Prima pela excelente experiência gastronómica que proporciona aos seus hóspedes, com todos os
tipos de pratos tradicionais do Alto Minho;
• São utilizados em muitos dos produtos confeccionados, ingredientes que são cultivados na própria
Casa;
• Tem a sua própria marca de vinho biológico;
• Apesar do aspecto rústico das instalações, estas usufruem de todo o tipo de comodidades e conforto
dos tempos modernos;
• Os anfitriões da casa são pessoas extramente prestáveis e encantadoras, o que acaba por atribuir um
certo valor ao serviço, tendo já fidelizado diversas famílias.
11. A Casa da Reina – Projecto de SEM 11
Apresentação da Empresa – Missão e Visão
• A marca “Casa da Reina” tem como missão oferecer a todos os seus hóspedes uma experiência muito
completa de lazer, não só pelo espaço em si mas sim também pelos pequenos cuidados que os gerentes têm
com os mesmo. A simpatia dos donos desta antiga casa minhota associada a uma experimentação
gastronómica do outro mundo, tudo englobado por todo o conforto da actualidade faz com que esta casa de
turismo rural seja uma óptima escolha das diversas existentes na mesma região.
• Como visão, a “Casa da Reina” pretende tornar-se uma referência do turismo rural em Viana do Castelo pelo
seu atendimento personalizado com os seus hóspedes, produtos biológicos e hospitalidade característica dos
anfitriões.
12. A Casa da Reina – Projecto de SEM 12
Apresentação da Empresa – Presença Digital
• O website da “Casa da Reina” é um dos touchpoints
mais sondados pelos interessados, após esta ter sido
encontrada através do Booking e/ou Top Rural;
• O website de uma forma geral necessita de
reformulação de modo a melhorar o user experience
do potencial hóspede, especialmente no secção das
reservas;
• A inexistência de um meio de pagamento totalmente
directo para os hóspedes através do site também é
algo que convinha ser agregado ao mesmo, de modo
a simplificar o acto de reserva e evitar que os
titulares do negócio tenham de pagar comissão a
sites de booking;
13. A Casa da Reina – Projecto de SEM 13
Apresentação da Empresa – Presença Digital
• Apenas uma das três redes sociais agregadas ao site é
que está a ter algum dinamismo e actividade em
termos de conteúdo (Facebook). As duas cuja a
actividade é inexistente devem ser suprimidas;
• A secção “Loja” não está bem estruturada o que
torna a possibilidade de venda on-line um processo
moroso e complexo para os clientes;
• O conteúdo das secções de “Turismo Rural” e “A
vinha” em termos de diversificação e estruturação da
informação, tem muito mais potencial do que
presentemente exibe.
14. A Casa da Reina – Projecto de SEM 14
Apresentação da Empresa – Presença Digital
• Facebook com data de abertura da página a 1 de
Janeiro de 2015 e possui até à data cerca de 710
seguidores e 717 likes;
• Instagram com data de abertura da página a 4 de
Junho de 2015 e possui até à data cerca de 169
seguidores e 66 publicações;
• Twiter com data de abertura da página a 31 de
Dezembro de 2014 e possui até à data 4 tweets e 1
follower;
• Google +, contudo aqui verifica-se um “pequeno”
problema: a página está duplicada sendo a mais
antiga em Dezembro de 2014 e a mais recente de
Abril de 2015, a primeira com 2 followers e a segunda
com 5.
15. A Casa da Reina – Projecto de SEM 15
Apresentação da Empresa – Equipa
• A equipa da “Casa da Reina” é constituída por 3 pessoas: o casal Cristiano e Cecília Monte Lima e mais
uma pessoa contractada para dar apoio nas lides da propriedade assim como também no atendimento
aos hóspedes. O Cristiano e a Cecília desempenham funções que abrangem tudo desde a manutenção da
propriedade até à contabilidade passando também por alguma criação de conteúdos para as redes
sociais e o contacto com os hóspedes quer directo ou via telefone/redes sociais.
• O website é gerido por uma equipa externa contratada para a criação e manutenção do mesmo. Contudo
a sua situação actual é bastante frágil em termos de optimização, não está associado ao Google Analytics
para o rastreamento de dados e a sua estrutura necessita de uma reformulação total.
16. A Casa da Reina – Projecto de SEM 16
Apresentação da Empresa – Análise Interna e Externa
INTERNAL FACTORS
STRENGTHS (+) WEAKNESSES (–)
EXTERNAL FACTORS
OPPORTUNITIES (+) THREATS (–)
• Forte relação entre anfitriões e hóspedes;
• Decoração exclusiva da casa: antiga, de família e tipicamente minhota;
• Associação da produção biológica de vinho ao negócio de bed &
breakfast tem atraído imensos vistantes;
• História da casa: o vínculo familiar e emocional;
• Anfitriões jovens em frente de projecto inovador é alvo de muitos elogios
por parte dos hóspedes;
• Boa localização: excelentes acessos a estradas e auto-estradas, num
raio de 60km o hóspede tem um leque enorme de locais para visitar.
• A ausência de ar condicionado por vezes representa um problema,
especialmente no Verão, conforme fora verificado no ano transacto;
• Dado que é um serviço Bed & Breakfast, quando os hóspedes chegam a
determinadas horas e pretendem comer algo, não existe a
disponibilidade imediata de refeições;
• Falta optimização da presença a nível de redes sociais;
• Falta de condições para prática desportiva;
• Falta de actividades.
• Aumento da procura de turismo a norte de Portugal;
• Crescente interesse nos produtos biológicos;
• As festas religiosas de Viana do Castelo, região onde a “Casa da Reina”
está localizada, é um óptimo chamariz turístico. A Romaria da Nossa
Senhora d´Agonia, considerada como a “Romaria das Romarias” atrai um
número elevado de visitantes não só portugueses como estrangeiros.
• Casas ilegais de turismo rural;
• Aumento do número de casas de alojamento local cujo licenciamento e
burocracia é mais acessível do que as casas de turismo rural;
• Aumento dos impostos em certas áreas no negócio do turismo rural;
• O excesso de burocracia envolvido neste tipo de actividades representa
um grande entrave ao desenvolvimento.
17. A Casa da Reina – Projecto de SEM 17
Apresentação da Empresa – Definição de Mercados
O mercado-alvo da “Casa da Reina” resume-se a indivíduos com idades a rondarem os 50 anos para a frente, com
educação superior e diferenciada. A razão pela qual escopo etário encontra-se nesta idades deve-se ao facto de
muitas desta pessoas partilharem um passado repleto de vivências de tempos que já lá vão, vivências estas que a
Casa da Reina preservou. O saudosismo tem um grande peso neste tipo de público-alvo. Entretanto o padrão
modificou-se um pouco e a juntar-se a este tipo de público-alvo, juntou-se um mais novo constituído por jovens
casais alguns deles já acompanhados de filhos, quer portugueses ou estrangeiros. Começa a surgir um terceiro tipo
de público-alvo: turistas interessados na parte da agricultura biológica e os peregrinos de Santiago de Compostela.
Em termos geográficos, o mercado-alvo abrange Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda. Inglaterra começa a estar
mais presente apesar do seu número ser bastante mais baixo do que dos países previamente referidos.
18. A Casa da Reina – Projecto de SEM 18
Resumo Estratégico
19. A Casa da Reina – Projecto de SEM 19
Resumo Estratégico – Target (personas)
20. A Casa da Reina – Projecto de SEM 20
Resumo Estratégico – Target (personas)
21. A Casa da Reina – Projecto de SEM 21
Resumo Estratégico – Target (personas)
22. A Casa da Reina – Projecto de SEM 22
Resumo Estratégico – Target (Reason to Belive)
Conforme fora referido na missão e visão, a “Casa da Reina” pretende proporcionar muito mais que uma
estadia ou um local para pernoitar. Pretende sim que os seus hóspedes se sintam envolvidos pela conforto,
pelo sabor de cada prato tradicional confeccionado pelos anfitriões, pela hospitalidade e simpatia que
aquela casa centenária oferece a cada um dos seus hóspedes. Casas de turismo rural na zona do Minho
existem muitas, mas poucas realmente recebem os seus hóspedes como o casal Monte Lima. Cada hóspede
é tratado de uma forma única e é isso que diferencia a “Casa da Reina” das restantes.
“Os detalhes do passado no conforto do presente, com a hospitalidade minhota
intemporal.”
23. A Casa da Reina – Projecto de SEM 23
Resumo Estratégico
Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização
• A nível de Marketing Digital, o principal passo irá
constar na total reformulação do website;
• Reactivar a secção de compras on-line dos produtos
biológicos produzidos na Casa da Reina: Vinhos e
Compotas (não é prioritário para já, ficará em
projecto mas ainda não será aplicado na proposta de
reestruturação) ;
• Criar um blog cujo conteúdo estará focado em:
• Artigos de foco no turismo de Viana do Castelo e
eventos regionais;
• Artigos de cariz gastronómico (receitas e pratos
confeccionados na Casa da Reina);
• Artigos de cariz prático (how to´s na área das
arte manuais, dado que um dos anfitriões é
bastante habilidoso);
• Histórias pessoais sobre a vida e o dia-a-dia da
Casa da Reina;
• Visto que um dos públicos-alvo da casa são
jovens família, artigos de parenting tips também
é uma óptima aposta.
24. A Casa da Reina – Projecto de SEM 24
Resumo Estratégico
Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização
• As campanhas de Adwords também não estão
esquecidas. Visto que é pretendido a total
reformulação do site, o SEO por si só não vai
conseguir alavancar o site. O Adwords vai então dar
um boost inicial:
• Duas campanhas (1 de search e 1 de display),
cada campanha terá um Ad Group com dois
exemplos. As campanhas terão foco na vertente
gastronómica, escapadelas familiares e festas
regionais;
• Mais Ad Groups assim que existam dados para
análise (keyword popularity e quality score);
25. A Casa da Reina – Projecto de SEM 25
Resumo Estratégico
Estratégia :Introdução do Mkt. Digital na Organização
• Rastreamento de dados via Google Analytics, algo
que actualmente não existe;
• Criar um sistema de reservas no site que não suscite
dúvidas na marcação das mesmas pois o actual não
funciona correctamente, se um dos objectivos é
“puxar” o tráfego das reservas do booking para o site
oficial, há que facilitar a vida dos utilizadores nesse
sentido;
26. A Casa da Reina – Projecto de SEM 26
Resumo Estratégico - Estratégia : Como atrair o Mercado
• Atrair o mercado a nível digital vai depender em pelo
menos 30%, da qualidade do conteúdo escrito no
blog e da partilha deste mesmo conteúdo via rede
sociais. Muitos produtos e serviços ganham
awareness a nível digital em diversas ocasiões pelo
tipo de conteúdo que publicam nos seus blogs
institucionais. As pessoas querem algo que lhes
acresça valor e ao encontrarem esse valor no blog da
Casa da Reina, ficaram não só satisfeito pelo que este
tem a oferecer como também ficaram inteirados
desta bela casa de turismo rural.
• Os outros 70% dependeram inteiramente da
optimização do site em termos de SEO, blog incluído.
27. A Casa da Reina – Projecto de SEM 27
• A reformulação e optimização do site e do sistema de reservas será
um passo decisivo pois este é actualmente o grande handicap a
nível on-line da Casa da Reina dada a sua qualidade e eficácia. O
simples facto de construir algo novo, optimizado e de raiz, colocará
a seu tempo o site da Casa da Reina na primeira página de
resultados assim como também puxará o tráfego do booking e dos
restantes sites de reservas;
• As pessoas são sequiosas no toca a informação e conteúdo
pertinente, especialmente se esta se tratar de informação
categorizada, how to´s ou listables;
• O Adwords vai dar um “push” incial. O turismo rural é algo que cada
vez mais as pessoas procuram para fugir às enormes enchentes de
turistas que invadem Portugal em diversas alturas do ano. Os
anúncios em sintonia com o site, o blog e um bom sistema de
reservas vai em muito desenvolver a presença digital da Casa da
Reina.
Resumo Estratégico - Estratégia : Why will it work
28. A Casa da Reina – Projecto de SEM 28
• Mais uma vez evidenciando importância da qualidade
do conteúdo do blog, esta será a ferramenta número
um em acréscimo de valor on-line. O site oficial da
Casa da Reina não será uma mera página institucional
onde as pessoas acederão para reservas e/ou
informações básicas sobre a Casa, mas sim um
também um foco de informação pertinente em áreas
que o seu público-alvo tem interesse, por outras
palavras, inbound marketing.
Resumo Estratégico
Estratégia : Como acrescentar valor on-line?
29. A Casa da Reina – Projecto de SEM 29
Objectivos e ROI
30. A Casa da Reina – Projecto de SEM 30
CANAL 1 – SEO
PERÍODO DE ANÁLISE – 6 a 8 meses
MÉTRICAS RELEVANTES
• Website visits;
• Conversions (Reservas);
• Keyword Ranking;
• Link Metrics (Pagerank)
CANAL 2 – SEA
PERÍODO DE ANÁLISE – 1 a 2 meses (ciclicamente)
MÉTRICAS RELEVANTES
• Impressions;
• Clicks;
• Click Through Rate;
• Conversions
Objectivos e ROI - Definição de métricas por cada canal e iniciativa
CANAL 3 – Content Marketing (Blog)
PERÍODO DE ANÁLISE – 6 a 8 meses
MÉTRICAS RELEVANTES
• Number of social shares;
• Page Views;
• Time on Page;
• Number of Backlinks
31. A Casa da Reina – Projecto de SEM 31
Objectivos e ROI - Definição de objectivos genéricos
• Em termos de negócio, a “Casa da Reina” tem como objectivo tornar-se uma referência do turismo minhoto, mais nomeadamente
no distrito de Viana do Castelo, por outras palavras entrar no top 3 de escolha em termos de turismo rural no espaço de um ano.
Dado que o turismo rural tem vindo a crescer nesta região, não tendo em conta o turismo não legalizado, a necessidade de se
destacar dos demais e assegurar uma presença sólida no mercado é o objectivo nº1 da “Casa da Reina”.
• Em nível de Marketing, a “Casa da Reina” quer aumentar o brand awareness em 50% e com isso aumentar o número de hóspedes,
especialmente nas épocas baixas da Casa: Maio, Junho, Setembro e Outubro. Pretende um aumento de 20% em Setembro e
Outubro, 30% em Junho e 50% em Maio. Também é tido como objectivo de Marketing dar a conhecer ao público um novo
projecto da “Casa da Reina” que vai proporcionar mais capacidade de alojamento para permanência de curta duração, uma loja de
venda dos produtos biológicos produzidos na Casa, um espaço orientado para workshops panificação e produção de compotas
caseiras (assim como de qualquer outra temática por quem queira utilizar o espaço para ministrar um workshop) e por fim um
núcleo museológico sobre moagem e todos os utensílios antigos associados à prática. Estes objectivos de marketing estão
delineados para um ano.
• Em nível de comunicação, a “Casa da Reina” pretende ter uma presença mais assente nas redes sociais em cerca de 50% superior à
presença actual, onde o conteúdo partilhado é fruto de um maior grau de organização e menos esporádico como tem sido até ao
momento. O tom familiar, informal e simpático que sempre fora utilizado com as pessoas nestes canais é para ser conservado e a
periodicidade de resposta aos seguidores mais reduzida e regular. Para este objectivo, o tempo estabelecido para consumação do
mesmo é de 6 meses a um ano.
32. A Casa da Reina – Projecto de SEM 32
Objectivos e ROI - Definição de objectivos de cada canal e impacto para o
negócio a curto e longo prazo
• Relativamente ao SEO, o objectivo é assegurar uma presença sólida na primeira SERP ao pesquisar por turismo rural na
zona do Minho e Norte de Portugal. O estado actual da página está longe do que se pretende e apesar disso, o negócio
da Casa da Reina está num bom caminho, o que significa que a curto e longo prazo a optimização do portal só vai é
aumentar a procura da Casa em pelo menos 50%. Conforme fora referido anteriormente, o prazo previsto para este
canal começar a dar frutos será de 6 a 8 meses.
• No que toca ao SEA, o objectivo é dar um “push” ao site após a sua reformulação. O ideal seria ficar em por cima dos
ads do Booking, um pouco utópico dado que o investimento da Casa da Reina para Adwords é inferior ao do Booking.
Por esta mesma razão é que o objectivo principal é auxiliar o lançamento do novo site e ir ajustando os anúncios de
pesquisa e display consoante a sua performance e popularidade. O prazo previsto para este canal começar a dar frutos
será de 1 a 2 meses.
• Por fim, a nível de content marketing, o objectivo aqui é fomentar a procura do blog pela informação útil que esta
disponibilizará e como isso gerar awareness da marca “Casa da Reina”. Awareness gera engagement e com isso um
aumento da probabilidade das pessoas virem a usufruir de uma estadia na Casa da Reina. O foco principal é criar
ligação com os utilizadores através da partilha de conteúdo pertinente e com isso a geração de leads. O prazo previsto
para este canal começar a dar frutos será de 6 a 8 meses.
33. A Casa da Reina – Projecto de SEM 33
SEO – O que está errado e
proposta de reestruturação
34. A Casa da Reina – Projecto de SEM 34
On-Page SEO Audit
• O site da Casa da Reina no seu estado
vigente, conforme fora referido previamente,
é preferível que seja totalmente reformulado
de raiz. Optimizar algo que de origem não se
encontra na melhor das situações é
investimento e tempo gastos. Contudo foi
feita uma auditoria base ao site de forma a
expor o leque de erros que o site
actualmente apresenta.
• Um juízo ao aspecto visual/gráfico e UX do
site será também levado a cabo, mas antes
apresentaremos os erros a nível de On-Page
SEO.
35. A Casa da Reina – Projecto de SEM 35
On-Page SEO Audit
Page Titles
As palavras-chave associadas ao site são as
seguintes: turismo, rural, biológico, vinho,
férias, escapadas, fim-de-semana, romantico,
alojamento. Não existe uma grande
conformidade na escrita das page titles e as
keywords utilizadas. Existem sim page titles
com algumas palavras-chave incorporadas,
mas devia existir uma maior combinação
entre as duas vertentes e um maior número
de long tail keywords.
Missing – Todas as páginas contêm title tags;
Duplicate – Cada página ter a sua unique tag é o objectivo
aqui, contudo existem 4 páginas com o title tag “Casa da
Reina - Casa da Reina”, 12 páginas com “Compotas”, 12
páginas com “Vinhos”, 2 com “Casa da Reina – Home” e 3
com “Vinhos : vinho branco verde”;
Over 65 Characters – Nada a apontar neste caso, positivo;
Below 30 Characters – Neste ponto temos cerca de 40
páginas dos 30 caracteres, nesta situação está-se a perder
uma oportunidade em preencher o title tags com keywords
pertinentes do negócio para os motores de busca e pessoas;
.
36. A Casa da Reina – Projecto de SEM 36
On-Page SEO Audit
Page Titles
Same as H1 – Apenas metade das páginas do site contêm
o H1 similar ao title tag, todas as páginas deveriam estar
neste situação;
Multiple – Neste caso todas as páginas têm apenas um
title tag, o que é a abordagem correcta, nada a apontar;
Below 200 px – Mesma interpretação que Below 30
Characters;
Over 571 px – Mesma interpretação que Over 65
Characters
37. A Casa da Reina – Projecto de SEM 37
On-Page SEO Audit
Meta Description
As palavras-chave associadas ao site são as seguintes: fim de semana romantico, fim de semana
romântico, turismo rural norte, casas turismo rural, turismo rural Portugal, fim de semana
romantico low cost, fim de semana romântico low cost, ferias norte portugal, férias norte portugal,
escapadelas fim de semana, turismo rural minho. Não está esquecido logicamente as palavras
“casa da reina” no leque de palavras-chave que se querem associar ao site, mas para já as
referidas anteriormente são as mais importantes pois são por elas que o público-alvo que
desconhece a casa, pesquisa.
Não existe uma grande conformidade na escrita das meta descriptions e as keywords utilizadas.
Existem sim meta descriptions com algumas palavras-chave incorporadas, mas devia existir uma
maior combinação entre as duas vertentes e um maior número de long tail keywords.
38. A Casa da Reina – Projecto de SEM 38
On-Page SEO Audit
Meta Description
Missing – Não existem páginas sem meta
description;
Duplicate – 43 páginas com a mesma meta
description “Turismo rural e vinho de produção
biológica em Viana do Castelo”, 2 com “parceiros
com atividades desportivas de natureza e radicais”
e 3 com “vinho branco verde Vinhos pequena
descrição”, o ideal é que cada página contenha
uma única meta description;
Over 156 Characters – Nenhum meta description
com mais de 156 caracteres, positivo;
.
Below 70 Characters – Cerca de 48 páginas com
menos de 70 caracteres de meta description, o que
indica fraca optimização da mesma. Utilizar
palavras-chave de valor ao negócio da página de
forma a completar mais a meta description é o
mais aconselhado;
Multiple – Não existem páginas com mais que
uma meta description;
Over 930 px – Mesma interpretação que Over 156
Characters;
Below 400 px – Mesma interpretação que Below 70
Characters
.
39. A Casa da Reina – Projecto de SEM 39
On-Page SEO Audit
H1 e H2
As palavras-chave associadas ao site são as seguintes: Vinho biológico, férias norte portugal,
escapadelas, fim de semana romantico, alojamento caminho de santiago, turismo rural ponte de
lima, turismo rural viana do castelo, turismo rural minho, turismo rural norte, casas turismo rural,
turismo rural gastronomia, turismo rural romarias.
Não existe uma grande conformidade na escrita dos h1/h2 e as keywords utilizadas. Existem sim
h1/h2 com algumas palavras-chave incorporadas, mas devia existir uma maior combinação entre
as duas vertentes e um maior número de long tail keywords.
40. A Casa da Reina – Projecto de SEM 40
On-Page SEO Audit
H1 E H2
Missing – Existem cerca de 18 páginas sem h1 e
29 sem h2. A correcção nesta situação seria então
escrever um h1 para cada uma das páginas assim
como h2, e incorporar as palavras-chave se
possível;
Duplicate – 12 h1 duplicados para “compota”,
outros 12 para “vinhos” e por fim 3 h1 repetidos
para “vinho branco verde”. 3 h2 para “Viana do
Castelo” e 13 h2 para “vinho branco verde”;
Over 70 Characters – Nada a apontar aqui,
positivo;
Multiple – Não existem páginas com múltiplos h1
e uma página com 2 h2.
.
41. A Casa da Reina – Projecto de SEM 41
On-Page SEO Audit
Response Codes
Nesta secção apenas serão referidos os
códigos de redireccionamento 3xx, os erros
4xx e 5xx.
3xx – Existem cerca de 8 códigos 301 de
redireccionamento permanente, um 302
temporário e um 303;
4xx – Um 400 bad request e um 404 de
componente não encontrada, este último se
convertido num 301 ficará com o problema
resolvido;
5xx – Três erros 500, dois erros de sintaxe de código
e um em que a property template tag não existe.
.
42. A Casa da Reina – Projecto de SEM 42
On-Page SEO Audit
Images
Over 100 kb – Apesar do número de imagens com
tamanho superior a 100 kb ser relativamente baixo
(7), optimizá-las no sentido de aumentar a sua
velocidade de carregamento na página só vai
abonar a favor do UX assim como também
melhorará em o ranking do site;
Missing alt text – 7 imagens sem alt text, convém
que cada imagem tenha um descritivo de modo a
acrescentar valor à página a que está associada
;
Alt text over 100 characters – Não existem
imagens com alt texto superior a 100 caracteres.
URI
Os URL´s são excessivamente longos, há que
encurtá-los e introduzir as palavras-chave
associadas ao site e à página em questão.
Non ASCII Characters – Nada a apontar, positivo.
Underscores – Esta é uma contagem do número
de URLs que contém underscores. O consenso
geral é que os traços são mais fáceis para os
usuários ler e entender do que underscores.
Existem cerca de 25 URL´s com underscores, mas
este ponto é benigno para a análise SEO.
43. A Casa da Reina – Projecto de SEM 43
On-Page SEO Audit
URI
Upperscores – O ideal em termos de SEO é utilizar
sempre letras minúsculas ao definir o seu URL,
neste caso existem cerca 13 URL´s com letras
maiúsculas incorporadas.
Duplicate – Nada a apontar, positivo.
Parameters – O ideal seria utilizar um URL estático
para evitar problemas de indexação por parte do
Google, foram contabilizados neste caso 17 URL´s
nesta condição.
Over 115 characters – Na realidade, apenas existem 2
URL´s nessa situação, contudo a nível geral e
conforme fora mencionado anteriormente, os
restantes URL´s apesar de não baterem na marca
dos 115 caracteres, estão muito próximos pelo que
seria ideal encurtá-los a todos.
.
.
44. A Casa da Reina – Projecto de SEM 44
On-Page SEO Audit
W3 Validator (https://validator.w3.org/)
Relativamente a erros de código, são detectados cerca 3 erros menores de código e 5 avisos para
suprimir um determinado atributo no código por este se encontrar obsoleto. Não são erros
graves contudo por uma questão de uniformização, convém que o programador os corrija.
45. A Casa da Reina – Projecto de SEM 45
On-Page SEO Audit
Google Insights – Mobile friendly test
(https://search.google.com/test/mobile-friendly)
A página http://www.casadareina.com/index.php/pt/ é mobile-friendly, contudo a sua estrutura e
usabilidade dificultam a sua navegação tanto em desktop como em telemóvel ou pc/laptop.
46. A Casa da Reina – Projecto de SEM 46
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Relativamente ao teste de velocidade do site, a nível de mobile tem uma prestação má (38/100), o
que acontece igualmente em PC (35/100). A razão deste resultado deve-se em muito à falta da
optimização das imagens, o que já fora referido na análise feita com o Screaming Frog.
47. A Casa da Reina – Projecto de SEM 47
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Optimizar imagens
Formatar e comprimir adequadamente imagens pode poupar muitos bytes de dados.
Segue-se a listagem de erros, tanto para mobile como para PC.
48. A Casa da Reina – Projecto de SEM 48
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Tirar partido da colocação em cache do navegador
Definir uma data de validade ou uma idade máxima nos cabeçalhos HTTP para recursos
estáticos instrui o navegador para carregar os recursos previamente transferidos a partir
do disco local e não através da rede.
49. A Casa da Reina – Projecto de SEM 49
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Dar prioridade a conteúdo visível
A página necessita de acções de ida e de volta adicionais da rede para processar o
conteúdo visível. Para um melhor desempenho, reduza a quantidade de HTML necessária
para processar esse conteúdo.
50. A Casa da Reina – Projecto de SEM 50
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Eliminar JavaScript e CSS de bloqueio de conversão no conteúdo na parte
superior
A sua página tem 15 recursos de script de bloqueio e 14 recursos de CSS de bloqueio.
Isto provoca um atraso na conversão da página.
51. A Casa da Reina – Projecto de SEM 51
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Reduzir tempo de resposta do servidor
No nosso teste, o seu servidor respondeu em 0,49 segundos. Existem muitos factores
que podem abrandar o tempo de resposta do servidor.
52. A Casa da Reina – Projecto de SEM 52
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Reduzir CSS
Compactar códigos CSS pode poupar muitos bytes de dados e acelerar os tempos de
transferência e análise.
53. A Casa da Reina – Projecto de SEM 53
On-Page SEO Audit
Google Insights – PageSpeed test
(https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/)
Reduzir JavaScript
Compactar o código JavaScript pode poupar muitos bytes de dados e acelerar os
tempos de transferência, análise e execução.
54. A Casa da Reina – Projecto de SEM 54
Off-Page SEO Audit
Off-Page SEO resume-se ao trabalho investido para que o site ganhe credibilidade, aumentando a
qualidade dos inbound links ao nosso site e à construção de uma presença sólida nas redes
sociais. Acaba por ser um trabalho de relações públicas on-line, e embora soa fácil
comparativamente com o parte técnica do On-Page SEO, é exactamente o oposto. Ganhar
credibilidade on-line é um trabalho árduo, e apesar da Casa da Reina gozar de uma óptima imagem
em termos de negócio, a nível on-line tem ainda um longo caminho pela frente.
55. A Casa da Reina – Projecto de SEM 55
Off-Page SEO Audit
Backlinks, presença em redes sociais, blogs/artigos e fóruns
Em termos de posição, a Casa da Reina está no Ahrefs Rank nº 32,944,802 com tendência a descer.
Cerca de 20 backlincks, sendo estes de baixa qualidade, o que reflecte a falta de criação de
conteúdo adequado, criação de engagement com outros sites no mundo do turismo rural minhoto,
de forma a gerar credibilidade. A falta de presença a nível de redes sociais, cuja análise foi
efectuada no projecto anterior, em muito contribui para uma fraca Off-Page SEO, assim como a
ausência de blog com artigos de interesse no site e a participação em fóruns da área de negócio
em que a Casa da Reina se insere.
“Know your brand, your audience, and create the ideal content and engagement.”
56. A Casa da Reina – Projecto de SEM 56
Off-Page SEO Audit
O site está muito pouco dinamizado neste vertente. De modo a inverter este paradigma quem
estiver encarregado da criação de conteúdos e social media, vai ter de se tornar muito mais activo.
Para além da criação de conteúdo num blog dentro do site e da interacção via social media, a
criação de parcerias com entidades algumas entidades de turismo da região também seria uma
óptima forma de fomentar ligações externas de qualidade.
57. A Casa da Reina – Projecto de SEM 57
Análise da Concorrência
Antes da proposta de reestruturação, foi feita uma análise da concorrência da Casa da Reina com
estado actual em que se encontra o seu site.
58. A Casa da Reina – Projecto de SEM 58
Análise da Concorrência
A verdade é que em termos comparativos, a concorrência da Casa da Reina acaba por não estar muito longe da
situação em que esta se encontra. Apesar de haverem algumas diferenças notórias especialmente na velocidade de
carregamento das páginas via desktop/mobile estando a Casa da Reina muito atrás dos restantes nesse ponto, a
verdade é que a condição dos outros sites também não é a ideal.
Sites bastante ultrapassados em termos de UX, pouca qualidade gráfica (do ponto de vista de um designer gráfico
que é precisamente o meu caso), e o seu sistema de reservas não é todo prático, razão pela qual as mesmas são
efectuadas através do Booking. Se a Casa da Reina efectuar a seguinte proposta de reestruturação, sem margem
de dúvidas ficará muito mais bem posicionada que a sua concorrência.
59. A Casa da Reina – Projecto de SEM 59
Proposta de Reestruturação
A criação de um site via Wordpress tem vindo a tornar-se uma preferência tanto a nível nacional
como internacional, pela sua simplicidade de implementação, manutenção e a grande capacidade
de adaptabilidade aos dispositivos móveis.
Vantagens:
Rapidez de implementação – Se toda a informação e imagens já estiverem previamente definidas, o
site pode ser entregue em pouco mais de 72 horas (incluindo já a criação do domínio e o respectivo
alojamento).
Templates pré-definidos – Uma das vantagens do WordPress é a possibilidade de escolher um
template pré-definido que facilita imenso a criação da estrutura base e o design do mesmo.
60. A Casa da Reina – Projecto de SEM 60
Proposta de Reestruturação
Site responsivo – O Google muda constantemente os algoritmos associados ao ranking dos sites.
Actualmente o facto de o site ser responsivo, é um dos principais fatores que beneficia os sites.
Fácil de utilizar – Outra das principais vantagens de um site WordPress é a facilidade com que s
pode mexer no mesmo. A interface do backoffice é extremamente simples e intuitiva, permitindo
que qualquer pessoa mediante um pequeno briefing, que consiga facilmente inserir conteúdos e
administrar o mesmo. É possível criar um acesso exclusivo para diversas pessoas, dando-lhes
apenas comunicação com as áreas que necessitam de editar.
61. A Casa da Reina – Projecto de SEM 61
Proposta de Reestruturação
Bellevue é um tema WordPress perfeito para B&B´s como a Casa da Reina. Inclui um sistema de
reserva e um calendário de disponibilidade, de fácil uso permitindo assim os utilizadores fazerem
directamente a reserva no site, em vez de recorrer ao Booking. Simples, limpo e eficaz.
Este não só vai ajudar a automatizar o processo de reserva como também criar uma boa impressão
nos seus visitantes com um design limpo e aprazível. Contém a possibilidade de acrescentar e-
commerce à página através de um dos seus plugins.
Dos vários templates pesquisados, este é sem dúvidas uma óptima escolha, tendo todo o apoio do
da EnvatoMarket caso o utilizador tenha dúvidas no decorrer da sua implementação. O preço é
bastante acessível: 59$ e suporte a 6 meses + 17.63$ para suporte técnico extra a 12 meses caso o
cliente o requisite.
Bellevue Theme (https://themeforest.net/item/bellevue-hotel-bed-breakfast-
booking-theme/12482898/)
62. A Casa da Reina – Projecto de SEM 62
Proposta de Reestruturação
Vantagens SEO no uso de Wordpress:
• URL´s customizáveis;
• Estrutura de site SEO-Friendly
• A possibilidade de optimizar as imagens para SEO
• Feeds RSS (no sentido de alertar o Google para uma actualização do site
para uma nova indexação)
63. A Casa da Reina – Projecto de SEM 63
Proposta de Reestruturação
Estrutura do website e conteúdo
64. A Casa da Reina – Projecto de SEM 64
Proposta de Reestruturação
A estrutura vai primar pela simplicidade. Uma homepage simples e limpa com um calendário de
booking e verificação de disponibilidade, de fácil usabilidade e directo. A seguir na barra de
navegação teremos uma página sobre a Casa da Reina com os seguintes submenus:
• História da Casa – Historial da casa desde a sua construção até á actualidade;
• Quartos – Descrição dos quartos à disposição dos hóspedes;
• Adega – Descrição da adega;
• Vinha – Neste ponto abordar a produção de vinho biológico, processos e casta de uvas
utilizados na produção;
65. A Casa da Reina – Projecto de SEM 65
Proposta de Reestruturação
Continuamente uma página com informação sobre o turismo em Viana do Castelo, locais de
interesse e eventos. Esta página vai sendo actualizada periodicamente. Depois temos o blog, aqui a
criação e conteúdo de interesse é muito importante de forma a puxar tráfego orgânico à página.
Artigos como:
• Listas de informação como “Os 5 melhores restaurantes em Viana do Castelo”;
• How to´s;
• Artigos de opinião sobre uma determinada temática, turismo rural por exemplo;
• O dia-a-dia na Casa da Reina, mostrando o lado humano da Casa e dos seus habitantes;
• Receitas;
• Artigos sobre parenting tips.
66. A Casa da Reina – Projecto de SEM 66
Proposta de Reestruturação
Estes posts ao serem lançados na página, serão igualmente partilhados no Facebook e os leitores
poderão fazer o mesmo através do botão de partilhar, assim como comentar. A página final será
contactos e localização, também estará disponível um formulário para quaisquer dúvidas que os
utilizadores possam ter. Será também disponibilizada a possibilidade de subscrição ao blog da
Casa da Reina de modo a contabilizar mais leads qualificadas, pois quem subscrever, com certeza
terá interesse no conteúdo e estará também a par das possíveis promoções de estadia que
poderão ser feitas consoante os períodos do ano.
No footer do site estarão sempre presentes os links para as redes sociais Facebook e Instagram.
O site será feito também em inglês e francês, o que afectará também o planeamento de keywords.
67. A Casa da Reina – Projecto de SEM 67
Proposta de Reestruturação
NÃO ESQUECER:
• Ter uma lista completa de keywords a utilizar tanto no conteúdo como também nos url´s,
• Não duplicar conteúdo e/ou páginas;
• Certificar-se que todas as páginas do site que se pretendem ser indexadas estão acessíveis aos
bots do Google;
• Acessibilidade a todas as audiências, dispositivos e browsers;
• Velocidade de página satisfatória;
• Bom user experience;
68. A Casa da Reina – Projecto de SEM 68
Google Adwords
69. A Casa da Reina – Projecto de SEM 69
Ingrediente nº1 – Procura do produto e
consistência das palavras-chave
O plano para o canal de Adwords é fazer 2 campanhas: 1 de search e 1 de display, cada uma com 2 exemplos de
anúncios. Esta ferramenta tanto pode ser extremamente útil como também pode causar um desastre monumental
se a receita não for devidamente seguida.
O primeiro ingrediente é procura do produto. Se os nossos clientes não estiverem a pesquisar pelo nosso produto
usando as palavras-chave, não há razão para investir no Adwords. Temos então de perceber se as palavras-chave
associadas ao nosso serviço são as correctas para utilizar na concepção do anúncio. Comecemos por fazer um
planeamento de palavras-chave.
70. A Casa da Reina – Projecto de SEM 70
Ingrediente nº1 – Procura do produto e
consistência das palavras-chave
As palavras pensadas no planeamento de SEO foram as seguintes:
• fim de semana romantico – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS
• turismo rural norte – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS
• casas turismo rural – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS
• turismo rural Portugal – MÉDIA/ALTO PROCURA G.TRENDS
• fim de semana romantico low cost – MÉDIA PROCURA G.TRENDS
• ferias norte portugal – MÉDIA PROCURA G.TRENDS
• escapadelas fim de semana – MÉDIA PROCURA G.TRENDS
• turismo rural minho – MÉDIA PROCURA G.TRENDS
• turismo rural gastronomia – FRACA PROCURA G.TRENDS
• turismo rural romarias – FRACA PROCURA G.TRENDS
• alojamento caminho de santiago – FRACA PROCURA G.TRENDS
• turismo rural viana do castelo – FRACA PROCURA G.TRENDS
71. A Casa da Reina – Projecto de SEM 71
Ingrediente nº1 – Procura do produto e
consistência das palavras-chave
72. A Casa da Reina – Projecto de SEM 72
Ingrediente nº1 – Procura do produto e
consistência das palavras-chave
A escolha de long tail keywords é propositada de modo a ter menos competição e os custos de lance serem mais
baixos, comparativamente com single keywords onde a concorrência é maior assim como também o valor de lance
sugerido.
Dadas as especificidades deste tipo de negócio, não existem grande variedade de palavras-chave pelas quais se
pode enveredar. Foram então carregadas no Google Keyword Planner todas as palavras-chave de Média até
Média/Alta procura.
73. A Casa da Reina – Projecto de SEM 73
Ingrediente nº2 – Max CPC
Convém que se tenha uma ideia realista do dinheiro a investir com as palavras-chave, portanto é aconselhável a
fazer um pequeno cálculo para calcular o custo máximo de CPC.
Max CPC = (profit per customer) x (1 – profit margin) x (website conversion rate)
30 euros por pessoa aproximadamente, 50% de lucro.
Em cada 100 pessoas que acedem ao site, cerca de 30 convertem.
Max CPC = 15euros x (1-0,5) x (0,3) = 2,25 euros
Dado o valor máximo de CPC ser de 2,25 euros, os valores dos lances sugeridos de todas as palavras-chave estão
dentro do custo máximo por click.
Na criação das campanhas será definido um valor diário máximo e os intervalos de tempo em que o anúncio será
visível.
74. A Casa da Reina – Projecto de SEM 74
Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta
montagem das campanhas (Search e Display)
A USP é o que diferencia a nossa oferta da competição. Nós queremos incentivar clicks de quem realmente está
interessado e dissuadir o gasto de clicks em quem não está realmente interessado em adquirir o nosso serviço.
Geração de tráfego proveniente de prospects qualificadas.
Como o nome indica “unique”, a maneira como escrevemos o copy é a chave para um anúncio de sucesso. No
caso da Casa da Reina vamos puxar a vertente qualidade/preço, a beleza da região e o facto de ser um local
excelente para férias familiares e escapadelas de fim-de-semana.
2 CAMPANHAS (1 SEARCH + 1 DISPLAY) – 1 GRUPO DE ANÚNCIOS CADA CAMPANHA – CADA GRUPO DE
ANÚNCIOS TERÁ 2 EXEMPLOS
Serão carregadas as palavras-chave previamente delineadas previamente. Em termos de periodicidade, os
anúncios estarão visíveis das 8h até às 24h, 4 dias por semana. Nos períodos de Verão (segunda quinzena de
Junho até ao final do Verão) em que casa está mais cheia, duas semanas alternadas serão o suficiente. Nos meses
em que a taxa de ocupação é menor (Maio, Junho, Setembro e Outubro), os anúncios estarão activos os 4 mesmos
4 dias por semana mas durante o período total das 4 semanas, ao contrário do Verão.
75. A Casa da Reina – Projecto de SEM 75
Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta
montagem das campanhas (Search e Display)
Anúncio 1 Search
Anúncio 2 Search
76. A Casa da Reina – Projecto de SEM 76
Ingrediente nº3 – Unique selling proposition e correcta
montagem das campanhas (Search e Display)
Anúncios Display
Por alguma não estava a dar para pré-visualizar de forma que resolvi demostrá-los desta forma
77. A Casa da Reina – Projecto de SEM 77
Google Analytics
78. A Casa da Reina – Projecto de SEM 78
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão de um negócio isto se tivermos o nosso
negócio on-line, que é basicamente a realidade de hoje em dia. Contudo, apesar da sua importância, o que conta
realmente no final do mês é o dinheiro que é gerado e não tráfego medido no site. Exemplo clássico é uma pessoa
analisar a quantidade de tráfego entre um certo período e outro, e verificar que existiu um decréscimo nessa
quantidade entre os dois períodos.
Primeiro pensamento que vêm à cabeça “Estou a perder dinheiro!” mas após verificar a parte contabilística, repara
que apesar de menos tráfego, houve um acréscimo de capital entre os dois períodos. “Don´t always trust traffic, but
trust revenue” é a lição tirada deste exemplo. Relativamente a um negócio de B&B ou Hotel, temos também de ter
em conta a quantidade de reservas feita off-site, ou seja por e-mail ou telefone por exemplo. É preciso lembrarmo-
nos deste pormenor ao fazer a análise de dados via Google Analytics.
Depois deste pequeno “à parte”, vamos então proceder à
definição de objectivos do site, os KPI´s a que estão
associados e a suas métricas no Google Analytics.
79. A Casa da Reina – Projecto de SEM 79
Objectivos do Site
• Aumentar o volume de reservas a 30% feitas pelo site, sendo que actualmente é praticamente
nulo, após a optimização e reestruturação do site – OBJECTIVO 1;
• Gerar tráfego para o site através da criação de um blog dentro do site, este terá o intuito de
fornecer conteúdo pertinente a potenciais clientes e/ou visitantes – OBJECTIVO 2;
• Através da subscrição ao blog, recolher leads e simultaneamente fornecer informação
pertinente de eventos regionais e/ou campanhas que a Casa da Reina esteja a fazer –
OBJECTIVO 3;
• Criar brand awareness, juntamente com as redes sociais – OBJECTIVO 4;
• Fidelizar mais hóspedes – OBJECTIVO 5.
80. A Casa da Reina – Projecto de SEM 80
KPI´s e respectivas métricas visualizadas no Google
Analytics
Exposição da Marca – KPI 1
• Métricas
• Visitas no site;
• Tráfego de referência;
• Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ;
Geração de Leads – KPI 2
• Métricas
• Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ;
Fidelização – KPI 3
• Métricas
• Visitantes retornantes;
• Subscrições no blog (Criar evento para este goal) ;
Vendas – KPI 4
• Métricas
• Taxa de Conversão;
81. A Casa da Reina – Projecto de SEM 81
Match de Objectivos com os KPI´s
Objectivo
1
Objectivo
2
Objectivo
3
Objectivo
4
Objectivo
5
KPI 1
x x
KPI 2
x x
KPI 3
x
KPI 4
x
82. A Casa da Reina – Projecto de SEM 82
Activar a vertente e-commerce para registar o revenue efectado
por cada reserva/pagamento efectuado
O ideal neste campo é realmente falar com um especialista, pois a ferramenta de e-commerce no
Analytics pode ser por vezes um pouco complicada de fazer o setup. Depois de fazer o setup da
ferramenta, o Google Analytics vai gerar um código de confirmação para o sistema de booking que
o site está a utilizar, de modo a fazer o tracking dos valores gerados por reserva e/ou pagamento
total efectuado.
83. A Casa da Reina – Projecto de SEM 83
Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
All Traffic Report (Acquisition > All Traffic)
Faz um overall report do site.
A. Source/Medium – Proveniência do tráfego
B. Sessions – Quantas vezes os visitantes acederam ao site;
C. Avg. Session Duration – Tempo médio de permanência no site
D. Revenue or Goal Completions – Quanto revenue ou goal completions cada fonte de tráfego trouxe ao negócio.
84. A Casa da Reina – Projecto de SEM 84
Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
Organic Landing Page Report (Acquisition > Keywords > Organic (Mudar Primary Dimension para
Landing Page))
Este report é uma boa forma de verificar se os esforços empregues na parte de SEO estão a dar os
seus frutos.
A. Top Landing Page – Aqui conseguiremos saber a partir de que página do site o utilizador começou a sessão, o
que nos dará uma ideia do tópico geral de busca que este fez quando encontrou o nosso site;
B. Sessions – O número de sessões que cada página tem;
C. Bounce Rate – A percentagem de utilizadores que acedeu ao nosso site sem visitar uma segunda página, pode-
nos ajudar a identificar conteúdo que está a gerar tráfego mas não ao ponto de criar engagement com o
utilizador;
D. Conversion Rate – Páginas do site que mais rapidamente levaram o utilizador a gerar uma reserva ou a
completar um determinado goal, isto pode pode ajudar no sentido de estudar e aplicar uma melhor estratégia às
páginas com performance mais fraca.
85. A Casa da Reina – Projecto de SEM 85
Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
86. A Casa da Reina – Projecto de SEM 86
Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
Adwords Campaign Report (Acquisition > Adwords > Campaigns)
Este report mostra-nos toda a informação relativa às campanhas de Adwords após o click em qualquer dos
anúncios activos, ou seja, como é que o tráfego gerado pelo click nos nossos anúncios se “comportou” depois
desse click. A diferença entre os reports do Adwords e os do Analytics é que no primeiro, o tipo de reports gerados
é do comportamento do utilizador antes do click no anúncio até ao próprio click inclusive.
A descrição das métricas neste report acabam por estar dentro dos mesmo nível que no dos reports anteriores (A.
Sessions, B. Bounce Rate, C. Avg. Session Duration, D. Conversion Rate), o que nos permitirá ver o volume,
qualidade e as conversões de sucesso para as Campanhas de Adwords.
87. A Casa da Reina – Projecto de SEM 87
Reports pertinentes ao negócio da Casa da Reina
88. A Casa da Reina – Projecto de SEM 88
Conclusão
A situação actual do site da Casa da Reina foi o percutor número 1 para que esta proposta/projecto fosse
desenvolvido. Tudo o que fora explanado até aqui é inteiramente teórico, contudo penso que a base para um bom
planeamento SEM está presente, desde a proposta de reestruturação até à implementação do Google Analytics. É
uma questão de ler, aplicar e ajustar quando e se for necessário.
Relativamente ao conteúdo, julgo ter abrangido todas as áreas necessárias ao projecto e talvez transpondo um
pouco mais do que pedido, mas quando realmente se acredita num projecto e queremos contribuir para o seu
sucesso, tentamos entrar no desconhecido de forma a obter as soluções que até ao momento nos eram
desconhecidas.