SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 10
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos CORÍNTIOS,   capítulo 14 OS DONS ESPIRITUAIS Bíblia Viva - Editora Mundo Cristão Leia antes o capítulo 13 substituindo  ‘O AMOR’ pelo teu nome...
1 Coríntios, 14 1 -   QUE O AMOR seja o maior alvo de vocês; contudo, peçam também as capacidades  especiais concedidas pelo Espírito Santo, particularmente o dom de profecia,  para serem capazes de pregar as mensagens de Deus.  2 -   Entretanto, se você tem o dom de  "falar línguas", isto é, falar línguas que nunca aprendeu, você estará falando a Deus mas não aos outros, visto que eles não poderão compreendê-lo.  Você estará falando pelo poder do Espírito, mas tudo será um segredo.  3 -   Entretanto, aquele que profetiza,  pregando as mensagens de Deus,  está ajudando os outros a crescer no Senhor, animando-os e confortando-os.  4 -   Portanto, uma pessoa que "fala línguas" está ajudando-se a si mesma a crescer  espiritualmente, porém uma que profetiza, pregando mensagens de Deus,  ajuda toda a igreja a crescer em santidade  e felicidade.  5 -   Eu gostaria que todos vocês tivessem o dom de "falar línguas", porém desejaria ainda mais que todos fôssemos capazes de profetizar, pregando mensagens de Deus, pois este é um poder maior e mais útil do que falar línguas desconhecidas;  a não ser, naturalmente, que depois possam dizer a todos o que vocês estavam falando,  a fim de que eles possam tirar  disso algum bem.  6 -   Queridos amigos, ainda que eu mesmo fosse a vocês falando nalguma língua que ninguém compreendesse, como é que  isso os ajudaria?  Entretanto, se eu falar com simplicidade o que Deus me revelou, contando-lhes as coisas de que tenho conhecimento,  e aquilo que vai acontecer, bem como as grandes verdades da Palavra de Deus -  é isso o que vocês precisam:  isto, sim, é que vai ajudá-los.
1 Coríntios, 14 7 -   Mesmo os instrumentos musicais  - tais como, a flauta ou a harpa -  são exemplos da necessidade de falar-se português corrente e simples, em vez de línguas desconhecidas.  Pois ninguém reconhecerá a melodia que a flauta está tocando, a não ser que cada nota soe bem claro.  8 -   E se o corneteiro do exército não tocar as notas certas, como é que os soldados saberão que estão sendo chamados  para a batalha?  9 -   Do mesmo modo, se vocês falarem a uma pessoa numa língua que ela não entende, como saberá o que vocês querem dizer?  Será a mesma coisa que falar  a uma sala vazia.  10e11 -   Eu suponho que há centenas de línguas diferentes neste mundo, e todas são  excelentes para aqueles que as compreendem, para mim, porém,  não significam nada.  Uma pessoa que me fale numa dessas línguas será um estranho para mim,  e eu também serei um estranho para ela.
1 Coríntios, 14 12 -   Já que vocês se encontram tão ansiosos para receber dons especiais do Espírito Santo, peçam-Lhe os melhores, isto é, aqueles que serão de ajuda real para toda  a igreja.  13 -   Se alguém receber o dom de falar línguas desconhecidas, deverá orar também pelo dom de saber o que disse, a fim de que possa depois explicar ao povo com simplicidade. 14 -   Porque se eu orar numa língua que não compreendo, meu espírito estará orando, mas eu mesmo não saberei o que estou dizendo.  15 -   Bem, então que devo fazer?  Farei as duas coisas.  Orarei em línguas desconhecidas e  também no idioma comum que todos compreendem.  Cantarei em línguas desconhecidas e  também no idioma comum,  a fim de poder entender o louvor que eu próprio estou dando.  16 -   Pois se vocês louvarem e agradecerem  a Deus só com o espírito, falando em outra língua, como podem aqueles que não compreendem vocês, estar louvando a Deus juntamente com vocês?  Como podem eles unir-se a vocês para dar graças, quando não sabem o que vocês  estão dizendo? 17 -   Não há dúvida que vocês estarão dando graças primorosamente, porém as outras pessoas presentes não estarão sendo ajudadas.  18 -   Dou graças a Deus que eu "falo línguas" em particular mais do que qualquer um de vocês todos.
1 Coríntios, 14 19 -   No entanto, no culto público eu preferiria muito mais falar cinco palavras que o povo  possa compreender e ser auxiliado por elas, do que dizer dez mil palavras "falando em línguas" num idioma desconhecido. 20 -   Queridos irmãos, não sejam infantis na compreensão dessas coisas.  Sejam criancinhas inocentes quando se trata de maquinar o mal, porém sejam homens inteligentes na compreensão de assuntos dessa espécie.  21 -   As Escrituras antigas nos dizem que Deus enviaria homens de outras terras para falar em línguas estrangeiras ao seu povo,  mas mesmo assim este não os escutaria.  22 -   Assim, vocês vêem que poder "falar línguas" não é uma ajuda para os filhos de Deus, mas sim para interessar os não salvos. Entretanto, a profecia (a pregação das profundas verdades de Deus)  é o que os cristãos necessitam,  enquanto os descrentes ainda não  estão preparados para ela. 23 -   Pois que, se uma pessoa ainda não salva, ou alguém que não tem estes dons,  vai à igreja e ouve todos vocês falando em outras línguas, bem poderá pensar  que vocês estão loucos.  24 -   Mas se todos vocês profetizarem, pregando a Palavra de Deus (mesmo que esse tipo de pregação seja mais para crentes), e entrar uma pessoa não salva,  ou crente novo que não compreende estas coisas, isso o convencerá de que ele é um pecador, e sua consciência será  aguilhoada por tudo quanto ouvir.  25 -   Enquanto ele ouve, seus pensamentos secretos serão postos a descoberto e ele cairá de joelhos e adorará a Deus, confessando que realmente Deus  está entre vocês. 26 -   Bem, meus irmãos, vamos fazer um resumo do que eu estou dizendo.  Quando vocês se reúnem, alguns cantarão, outros ensinarão, outro transmitirá alguma informação especial que Deus lhe deu,  ou falará numa língua desconhecida,  ou explicará o que está dizendo algum  outro que esteja falando na língua desconhecida; tudo que for feito, porém, precisa ser útil a todos, e edificá-los no Senhor.  27 -   Não mais do que dois ou três devem falar numa língua desconhecida.  E é preciso que fale um de cada vez,  e que alguém esteja preparado para interpretar o que eles estão dizendo. 28 -   Entretanto, se não estiver presente ninguém que possa interpretar, não devem falar em voz alta.  Poderão falar silenciosamente para si mesmos e para Deus na língua desconhecida,  porém não publicamente.
1 Coríntios, 14 29e30 -   Dois ou três podem profetizar, um de cada vez, se tiverem esse dom, enquanto todos os outros escutam.  Contudo, se enquanto alguém está profetizando, um outro receber uma  mensagem ou uma idéia do Senhor, então se cale o primeiro e fique em silêncio.  31 -   Desta maneira podem falar todos quantos têm o dom de profecia, um depois do outro,  e todos aprenderão e serão incentivados  e ajudados.  32 -   Lembrem-se que uma pessoa que tenha uma mensagem de Deus, tem a capacidade de conter-se ou esperar a sua vez.  33 -   Deus não gosta das coisas confusas  nem desordenadas.  Ele gosta da ordem, e a encontra  em todas as outras igrejas.  34 -   As mulheres devem permanecer em silêncio durante as reuniões da igreja.  Não devem tomar parte na discussão,  porque elas são subordinadas aos homens, como as Escrituras também afirmam.
1 Coríntios, 14 35 -   Se tiverem alguma pergunta façam aos maridos em casa, pois é inconveniente as  mulheres expressarem suas opiniões nas reuniões da igreja.  36 -   Vocês discordam?  Vocês estão pensando, coríntios,  que o conhecimento da vontade divina  começa e termina com vocês?  Pois estão muito enganados!  37 -   Você, que diz ter o dom de profecia ou qualquer outra capacidade especial do Espírito Santo, deve ser o primeiro a perceber que o que estou dizendo é mandamento da parte do próprio Senhor.  38 -   Mas se alguém ainda discordar  - bem, deixaremos que ele permaneça  na sua ignorância.
1 Coríntios, 14 39 -   Portanto, meus irmãos na fé,  anseiem por ser profetas, a fim de que possam pregar com clareza a mensagem  de Deus;  e nunca digam que é um erro "falar línguas";  40 -   Entretanto, tenham certeza de que tudo  é feito em ordem, de uma forma boa,  e adequada.
Leia o capítulo 13 de 1 Coríntios substituindo  ‘O AMOR’ pelo teu nome... (exemplo: se você é o Epafrodito, ponha o teu nome no lugar de ‘O AMOR’) É uma experiência surpreendente!!! Clique no link abaixo para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”
www.mensagensvirtuais.com.br

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Os 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruiçãoOs 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruição
Gaspar Neto
 
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZA MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
Cristiane Patricio
 
Comuicação no Lar
Comuicação no LarComuicação no Lar
Comuicação no Lar
britho
 
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
Rubens Tatekawa
 
Parabolas jesus cheung
Parabolas jesus cheungParabolas jesus cheung
Parabolas jesus cheung
Sttefane Fraga
 
Texto 2 discurso ao clero - john wesley
Texto 2   discurso ao clero - john wesleyTexto 2   discurso ao clero - john wesley
Texto 2 discurso ao clero - john wesley
Paulo Dias Nogueira
 
Sabedoria do evangelho 8
Sabedoria do evangelho 8Sabedoria do evangelho 8
Sabedoria do evangelho 8
Helio Cruz
 

La actualidad más candente (18)

Os 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruiçãoOs 7 (sete) vermes da destruição
Os 7 (sete) vermes da destruição
 
A Importância de buscar a Sabedoria, o Conhecimento e o Discernimento
A Importância de buscar a Sabedoria, o Conhecimento e o DiscernimentoA Importância de buscar a Sabedoria, o Conhecimento e o Discernimento
A Importância de buscar a Sabedoria, o Conhecimento e o Discernimento
 
Por57 0419 the perfection vgr
Por57 0419 the perfection vgrPor57 0419 the perfection vgr
Por57 0419 the perfection vgr
 
Tome cuidado com suas leituras - livro
Tome cuidado com suas leituras - livroTome cuidado com suas leituras - livro
Tome cuidado com suas leituras - livro
 
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZA MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
A MÚSICA A SERVIÇO DAS TREVAS E A SERVIÇO DA LUZ
 
Pela Conversação Sabe-se Onde Está o Coração
Pela Conversação Sabe-se Onde Está o CoraçãoPela Conversação Sabe-se Onde Está o Coração
Pela Conversação Sabe-se Onde Está o Coração
 
Comuicação no Lar
Comuicação no LarComuicação no Lar
Comuicação no Lar
 
Análise do Sermão da Sexagésima
Análise do Sermão da SexagésimaAnálise do Sermão da Sexagésima
Análise do Sermão da Sexagésima
 
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
Asparbolasdejesus vincentcheung-120617085915-phpapp02
 
15 7padreantniovieira-130712123835-phpapp02
15 7padreantniovieira-130712123835-phpapp0215 7padreantniovieira-130712123835-phpapp02
15 7padreantniovieira-130712123835-phpapp02
 
Parabolas jesus cheung
Parabolas jesus cheungParabolas jesus cheung
Parabolas jesus cheung
 
Texto 2 discurso ao clero - john wesley
Texto 2   discurso ao clero - john wesleyTexto 2   discurso ao clero - john wesley
Texto 2 discurso ao clero - john wesley
 
Segunda parte do porque tantas igrejas
Segunda parte do porque tantas igrejasSegunda parte do porque tantas igrejas
Segunda parte do porque tantas igrejas
 
Mesa Branca
Mesa BrancaMesa Branca
Mesa Branca
 
Mesa Branca
Mesa BrancaMesa Branca
Mesa Branca
 
Os deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptxOs deuses quem são.pptx
Os deuses quem são.pptx
 
Amigos para sempre I Tess. 2:13-3:13
Amigos para sempre I Tess. 2:13-3:13Amigos para sempre I Tess. 2:13-3:13
Amigos para sempre I Tess. 2:13-3:13
 
Sabedoria do evangelho 8
Sabedoria do evangelho 8Sabedoria do evangelho 8
Sabedoria do evangelho 8
 

Destacado

Uma Igreja que Triunfa nas Adversidades
Uma Igreja que Triunfa nas AdversidadesUma Igreja que Triunfa nas Adversidades
Uma Igreja que Triunfa nas Adversidades
IBMemorialJC
 
O Encontro que Reacende a Esperança
O Encontro que Reacende a EsperançaO Encontro que Reacende a Esperança
O Encontro que Reacende a Esperança
IBMemorialJC
 
Culto da virada
Culto da viradaCulto da virada
Culto da virada
jkpastor
 
Os Perigos de uma Falsa Conversão
Os Perigos de uma Falsa ConversãoOs Perigos de uma Falsa Conversão
Os Perigos de uma Falsa Conversão
IBMemorialJC
 

Destacado (20)

é A presença
é A presençaé A presença
é A presença
 
Presença
PresençaPresença
Presença
 
Apresentaovalter 130723195108-phpapp02 (1)
Apresentaovalter 130723195108-phpapp02 (1)Apresentaovalter 130723195108-phpapp02 (1)
Apresentaovalter 130723195108-phpapp02 (1)
 
Uma Igreja que Triunfa nas Adversidades
Uma Igreja que Triunfa nas AdversidadesUma Igreja que Triunfa nas Adversidades
Uma Igreja que Triunfa nas Adversidades
 
O Encontro que Reacende a Esperança
O Encontro que Reacende a EsperançaO Encontro que Reacende a Esperança
O Encontro que Reacende a Esperança
 
As Chaves para a Fé Corajosa
As Chaves para a Fé CorajosaAs Chaves para a Fé Corajosa
As Chaves para a Fé Corajosa
 
Culto da virada
Culto da viradaCulto da virada
Culto da virada
 
34 Os Pregadores do Movimento da Fé (Neopentecostalismo) (Parte 1)
34   Os Pregadores do Movimento da Fé (Neopentecostalismo) (Parte 1)34   Os Pregadores do Movimento da Fé (Neopentecostalismo) (Parte 1)
34 Os Pregadores do Movimento da Fé (Neopentecostalismo) (Parte 1)
 
Manual do diácono claudionor de andrade
Manual do diácono   claudionor de andradeManual do diácono   claudionor de andrade
Manual do diácono claudionor de andrade
 
Vencendo obstáculos
Vencendo obstáculosVencendo obstáculos
Vencendo obstáculos
 
Os sete nomes de jesus
Os sete nomes de jesusOs sete nomes de jesus
Os sete nomes de jesus
 
O que Deus Espera de Nós?
O que Deus Espera de Nós?O que Deus Espera de Nós?
O que Deus Espera de Nós?
 
A graça de Deus
A graça de DeusA graça de Deus
A graça de Deus
 
Semeadores do Reino
Semeadores do ReinoSemeadores do Reino
Semeadores do Reino
 
Os Perigos de uma Falsa Conversão
Os Perigos de uma Falsa ConversãoOs Perigos de uma Falsa Conversão
Os Perigos de uma Falsa Conversão
 
O coração do homem
O coração do homemO coração do homem
O coração do homem
 
Confiarei em seu Agir
Confiarei em seu AgirConfiarei em seu Agir
Confiarei em seu Agir
 
A Conquista do Jeito de Deus
A Conquista do Jeito de DeusA Conquista do Jeito de Deus
A Conquista do Jeito de Deus
 
Semear para Crescer
Semear para CrescerSemear para Crescer
Semear para Crescer
 
No Caminho da Conquista
No Caminho da ConquistaNo Caminho da Conquista
No Caminho da Conquista
 

Similar a Primeira carta do Apostolo Paulo aos 8

A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTOA NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
ibpd
 
Como usar os dons com sabedoria
Como usar os dons com sabedoriaComo usar os dons com sabedoria
Como usar os dons com sabedoria
roberto barros
 
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos diasSão as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
Detetive Biblico
 
04 linguas sem-interpretacao_1
04 linguas sem-interpretacao_104 linguas sem-interpretacao_1
04 linguas sem-interpretacao_1
Luiza Dayana
 
Kenneth e.hagin setepassosvitaisparar
Kenneth e.hagin setepassosvitaispararKenneth e.hagin setepassosvitaisparar
Kenneth e.hagin setepassosvitaisparar
Keller Maviane
 

Similar a Primeira carta do Apostolo Paulo aos 8 (20)

Linguas estranhas
Linguas estranhasLinguas estranhas
Linguas estranhas
 
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTOA NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO
 
Palestra batismo com espirito santo
Palestra batismo com espirito santoPalestra batismo com espirito santo
Palestra batismo com espirito santo
 
Como usar os dons com sabedoria
Como usar os dons com sabedoriaComo usar os dons com sabedoria
Como usar os dons com sabedoria
 
O falar em línguas as objeções estudo 1
O falar em línguas as objeções estudo 1O falar em línguas as objeções estudo 1
O falar em línguas as objeções estudo 1
 
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos diasSão as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
São as línguas estranhas um dom espiritual para nossos dias
 
Jovens nao conf. mas sendo forma
Jovens nao conf. mas sendo formaJovens nao conf. mas sendo forma
Jovens nao conf. mas sendo forma
 
04 linguas sem-interpretacao_1
04 linguas sem-interpretacao_104 linguas sem-interpretacao_1
04 linguas sem-interpretacao_1
 
Lição 5 dons de locução
Lição 5   dons de locuçãoLição 5   dons de locução
Lição 5 dons de locução
 
2014 2 TRI LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO
2014 2 TRI LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO2014 2 TRI LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO
2014 2 TRI LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO
 
4 MANEIRAS DE VOCÊ SER CURADO
4 MANEIRAS DE VOCÊ SER CURADO4 MANEIRAS DE VOCÊ SER CURADO
4 MANEIRAS DE VOCÊ SER CURADO
 
Os dons de elocução
Os dons de elocuçãoOs dons de elocução
Os dons de elocução
 
coletanea-de-preces-espiritas.pdf
coletanea-de-preces-espiritas.pdfcoletanea-de-preces-espiritas.pdf
coletanea-de-preces-espiritas.pdf
 
Em boa terra
Em boa terraEm boa terra
Em boa terra
 
Individio e o ensino, o
Individio e o ensino, oIndividio e o ensino, o
Individio e o ensino, o
 
Estudo bíblico - Quando uma mulher sábia fala... - Stormie Omartian
Estudo bíblico - Quando uma mulher sábia fala... - Stormie OmartianEstudo bíblico - Quando uma mulher sábia fala... - Stormie Omartian
Estudo bíblico - Quando uma mulher sábia fala... - Stormie Omartian
 
Lucas 6.47 49 - John Dod
Lucas 6.47 49 - John DodLucas 6.47 49 - John Dod
Lucas 6.47 49 - John Dod
 
Vida devocional 2
Vida devocional 2Vida devocional 2
Vida devocional 2
 
5° lição Dons de Elocucao
5° lição Dons de Elocucao5° lição Dons de Elocucao
5° lição Dons de Elocucao
 
Kenneth e.hagin setepassosvitaisparar
Kenneth e.hagin setepassosvitaispararKenneth e.hagin setepassosvitaisparar
Kenneth e.hagin setepassosvitaisparar
 

Más de Mensagens Virtuais (20)

Borboletas 1
Borboletas 1Borboletas 1
Borboletas 1
 
Minha arvore de amigos
Minha arvore de amigosMinha arvore de amigos
Minha arvore de amigos
 
O verbo no infinito
O verbo no infinitoO verbo no infinito
O verbo no infinito
 
A arte de Janene Grende
A arte de Janene GrendeA arte de Janene Grende
A arte de Janene Grende
 
Doce verao florido
Doce verao floridoDoce verao florido
Doce verao florido
 
Flores de verao
Flores de veraoFlores de verao
Flores de verao
 
Delicadas flores de verao
Delicadas flores de veraoDelicadas flores de verao
Delicadas flores de verao
 
Ainda que o vendaval
Ainda que o vendavalAinda que o vendaval
Ainda que o vendaval
 
Hoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolherHoje eu posso escolher
Hoje eu posso escolher
 
Virtudes e defeitos
Virtudes e defeitosVirtudes e defeitos
Virtudes e defeitos
 
O voo
O vooO voo
O voo
 
Viver despenteada
Viver despenteadaViver despenteada
Viver despenteada
 
Animais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabecaAnimais que fazem a cabeca
Animais que fazem a cabeca
 
A arte de Genise Marwedel
A arte de Genise MarwedelA arte de Genise Marwedel
A arte de Genise Marwedel
 
A arte surreal
A arte surrealA arte surreal
A arte surreal
 
Desenganos
DesenganosDesenganos
Desenganos
 
Ressuscita me
Ressuscita meRessuscita me
Ressuscita me
 
Bandejas pintadas
Bandejas pintadasBandejas pintadas
Bandejas pintadas
 
Vitoria Regia
Vitoria RegiaVitoria Regia
Vitoria Regia
 
Bocas em flor
Bocas em florBocas em flor
Bocas em flor
 

Primeira carta do Apostolo Paulo aos 8

  • 1. Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos CORÍNTIOS, capítulo 14 OS DONS ESPIRITUAIS Bíblia Viva - Editora Mundo Cristão Leia antes o capítulo 13 substituindo ‘O AMOR’ pelo teu nome...
  • 2. 1 Coríntios, 14 1 - QUE O AMOR seja o maior alvo de vocês; contudo, peçam também as capacidades especiais concedidas pelo Espírito Santo, particularmente o dom de profecia, para serem capazes de pregar as mensagens de Deus. 2 - Entretanto, se você tem o dom de "falar línguas", isto é, falar línguas que nunca aprendeu, você estará falando a Deus mas não aos outros, visto que eles não poderão compreendê-lo. Você estará falando pelo poder do Espírito, mas tudo será um segredo. 3 - Entretanto, aquele que profetiza, pregando as mensagens de Deus, está ajudando os outros a crescer no Senhor, animando-os e confortando-os. 4 - Portanto, uma pessoa que "fala línguas" está ajudando-se a si mesma a crescer espiritualmente, porém uma que profetiza, pregando mensagens de Deus, ajuda toda a igreja a crescer em santidade e felicidade. 5 - Eu gostaria que todos vocês tivessem o dom de "falar línguas", porém desejaria ainda mais que todos fôssemos capazes de profetizar, pregando mensagens de Deus, pois este é um poder maior e mais útil do que falar línguas desconhecidas; a não ser, naturalmente, que depois possam dizer a todos o que vocês estavam falando, a fim de que eles possam tirar disso algum bem. 6 - Queridos amigos, ainda que eu mesmo fosse a vocês falando nalguma língua que ninguém compreendesse, como é que isso os ajudaria? Entretanto, se eu falar com simplicidade o que Deus me revelou, contando-lhes as coisas de que tenho conhecimento, e aquilo que vai acontecer, bem como as grandes verdades da Palavra de Deus - é isso o que vocês precisam: isto, sim, é que vai ajudá-los.
  • 3. 1 Coríntios, 14 7 - Mesmo os instrumentos musicais - tais como, a flauta ou a harpa - são exemplos da necessidade de falar-se português corrente e simples, em vez de línguas desconhecidas. Pois ninguém reconhecerá a melodia que a flauta está tocando, a não ser que cada nota soe bem claro. 8 - E se o corneteiro do exército não tocar as notas certas, como é que os soldados saberão que estão sendo chamados para a batalha? 9 - Do mesmo modo, se vocês falarem a uma pessoa numa língua que ela não entende, como saberá o que vocês querem dizer? Será a mesma coisa que falar a uma sala vazia. 10e11 - Eu suponho que há centenas de línguas diferentes neste mundo, e todas são excelentes para aqueles que as compreendem, para mim, porém, não significam nada. Uma pessoa que me fale numa dessas línguas será um estranho para mim, e eu também serei um estranho para ela.
  • 4. 1 Coríntios, 14 12 - Já que vocês se encontram tão ansiosos para receber dons especiais do Espírito Santo, peçam-Lhe os melhores, isto é, aqueles que serão de ajuda real para toda a igreja. 13 - Se alguém receber o dom de falar línguas desconhecidas, deverá orar também pelo dom de saber o que disse, a fim de que possa depois explicar ao povo com simplicidade. 14 - Porque se eu orar numa língua que não compreendo, meu espírito estará orando, mas eu mesmo não saberei o que estou dizendo. 15 - Bem, então que devo fazer? Farei as duas coisas. Orarei em línguas desconhecidas e também no idioma comum que todos compreendem. Cantarei em línguas desconhecidas e também no idioma comum, a fim de poder entender o louvor que eu próprio estou dando. 16 - Pois se vocês louvarem e agradecerem a Deus só com o espírito, falando em outra língua, como podem aqueles que não compreendem vocês, estar louvando a Deus juntamente com vocês? Como podem eles unir-se a vocês para dar graças, quando não sabem o que vocês estão dizendo? 17 - Não há dúvida que vocês estarão dando graças primorosamente, porém as outras pessoas presentes não estarão sendo ajudadas. 18 - Dou graças a Deus que eu "falo línguas" em particular mais do que qualquer um de vocês todos.
  • 5. 1 Coríntios, 14 19 - No entanto, no culto público eu preferiria muito mais falar cinco palavras que o povo possa compreender e ser auxiliado por elas, do que dizer dez mil palavras "falando em línguas" num idioma desconhecido. 20 - Queridos irmãos, não sejam infantis na compreensão dessas coisas. Sejam criancinhas inocentes quando se trata de maquinar o mal, porém sejam homens inteligentes na compreensão de assuntos dessa espécie. 21 - As Escrituras antigas nos dizem que Deus enviaria homens de outras terras para falar em línguas estrangeiras ao seu povo, mas mesmo assim este não os escutaria. 22 - Assim, vocês vêem que poder "falar línguas" não é uma ajuda para os filhos de Deus, mas sim para interessar os não salvos. Entretanto, a profecia (a pregação das profundas verdades de Deus) é o que os cristãos necessitam, enquanto os descrentes ainda não estão preparados para ela. 23 - Pois que, se uma pessoa ainda não salva, ou alguém que não tem estes dons, vai à igreja e ouve todos vocês falando em outras línguas, bem poderá pensar que vocês estão loucos. 24 - Mas se todos vocês profetizarem, pregando a Palavra de Deus (mesmo que esse tipo de pregação seja mais para crentes), e entrar uma pessoa não salva, ou crente novo que não compreende estas coisas, isso o convencerá de que ele é um pecador, e sua consciência será aguilhoada por tudo quanto ouvir. 25 - Enquanto ele ouve, seus pensamentos secretos serão postos a descoberto e ele cairá de joelhos e adorará a Deus, confessando que realmente Deus está entre vocês. 26 - Bem, meus irmãos, vamos fazer um resumo do que eu estou dizendo. Quando vocês se reúnem, alguns cantarão, outros ensinarão, outro transmitirá alguma informação especial que Deus lhe deu, ou falará numa língua desconhecida, ou explicará o que está dizendo algum outro que esteja falando na língua desconhecida; tudo que for feito, porém, precisa ser útil a todos, e edificá-los no Senhor. 27 - Não mais do que dois ou três devem falar numa língua desconhecida. E é preciso que fale um de cada vez, e que alguém esteja preparado para interpretar o que eles estão dizendo. 28 - Entretanto, se não estiver presente ninguém que possa interpretar, não devem falar em voz alta. Poderão falar silenciosamente para si mesmos e para Deus na língua desconhecida, porém não publicamente.
  • 6. 1 Coríntios, 14 29e30 - Dois ou três podem profetizar, um de cada vez, se tiverem esse dom, enquanto todos os outros escutam. Contudo, se enquanto alguém está profetizando, um outro receber uma mensagem ou uma idéia do Senhor, então se cale o primeiro e fique em silêncio. 31 - Desta maneira podem falar todos quantos têm o dom de profecia, um depois do outro, e todos aprenderão e serão incentivados e ajudados. 32 - Lembrem-se que uma pessoa que tenha uma mensagem de Deus, tem a capacidade de conter-se ou esperar a sua vez. 33 - Deus não gosta das coisas confusas nem desordenadas. Ele gosta da ordem, e a encontra em todas as outras igrejas. 34 - As mulheres devem permanecer em silêncio durante as reuniões da igreja. Não devem tomar parte na discussão, porque elas são subordinadas aos homens, como as Escrituras também afirmam.
  • 7. 1 Coríntios, 14 35 - Se tiverem alguma pergunta façam aos maridos em casa, pois é inconveniente as mulheres expressarem suas opiniões nas reuniões da igreja. 36 - Vocês discordam? Vocês estão pensando, coríntios, que o conhecimento da vontade divina começa e termina com vocês? Pois estão muito enganados! 37 - Você, que diz ter o dom de profecia ou qualquer outra capacidade especial do Espírito Santo, deve ser o primeiro a perceber que o que estou dizendo é mandamento da parte do próprio Senhor. 38 - Mas se alguém ainda discordar - bem, deixaremos que ele permaneça na sua ignorância.
  • 8. 1 Coríntios, 14 39 - Portanto, meus irmãos na fé, anseiem por ser profetas, a fim de que possam pregar com clareza a mensagem de Deus; e nunca digam que é um erro "falar línguas"; 40 - Entretanto, tenham certeza de que tudo é feito em ordem, de uma forma boa, e adequada.
  • 9. Leia o capítulo 13 de 1 Coríntios substituindo ‘O AMOR’ pelo teu nome... (exemplo: se você é o Epafrodito, ponha o teu nome no lugar de ‘O AMOR’) É uma experiência surpreendente!!! Clique no link abaixo para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva http :// cid -a4febf73018ad203. skydrive . live .com/ browse . aspx /B%c3% adblia %20Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como”