SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 53
OFICINA  DE  BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Dourados / MS
O BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL  DOURADOS-MS
PROFESSORAS  MULTIPLICADORAS: Adriana Ferreira Pedroso Andréia da Silva Osório  de Oliveira Tânia Cristina Gianello Rosimeire dos Reis Sobrinho
OFICINA  DE  BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Dourados / MS
EU BLOGO!  
ELA BLOGA!  
ELA TAMBÉM BLOGA!
EU TAMBÉM BLOGO! 
NÓS  BLOGAMOS
Você bloga?
O Blog  na  Escola Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Pode-se destacar trabalhos em equipe, anotações de aula, discussão e elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens. Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um blog educacional.
Afinal o que é Blog? ,[object Object]
1.Permitir a  realização de projetos interdisciplinares com a utilização do blog como ferramenta pedagógica; 2. Pesquisar na Internet, diferentes tipos de Blogs, propiciar discussões entre os cursistas visando à importância do Blog na Educação ; 3.Criar um Blog Educacional visando propiciar discussões onlines entre professores cursistas e alunos;
PASSOS PARA FAZER UM BLOG
1º Passo Defina um assunto e tema a ser desenvolvido pela turma, pois servem para orientar ou facilitar nossas pesquisas.
2º Passo Defina quais os objetivos que você pretende alcançar com este tema.
3º Passo Selecione os recursos que seus alunos poderão utilizar (textos, imagens, artigos e links para pesquisa ).
4º Passo Desperte a curiosidade em descobrir ou redescobrir mais sobre o assunto. Solicite que os alunos emitam comentários referentes ao tema proposto.
5º. Passo Finalize a aula com uma boa avaliação sobre o trabalho (se realmente atingiu seus objetivos).
NOTÍCIAS  Trabalhar de acordo com as necessidades disciplinares, notícias ou reportagens que estão na mídia, disponibilizando os textos para que sejam feitos comentários .
Sugestão de produções Elaborar um jornal virtual, bimestral, semestral ou anual de sua escola, sala, etc... Um grupo de alunos  ficará responsável por cada assunto ou o professor criará à medida que os fatos forem acontecendo .
Sugestão de produções DICIONÁRIOSÀ MODA DO ALUNO Pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera. REGIONAL  IDIOMA DIFERENTE A partir de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem e  fazerem questionamentos sobre os  comentários. Promover a discussão  sobre a atualidade.  Podem ser utilizados  Nas aulas de Filosofia, Ciências Sociais, História,  ... OPINIÃO e  DEBATE
Sugestão de  produções Poemas e Poesias Trabalhar com alunos, para que direcionem suas leituras, pesquisas, fontes de informações, reportagens, etc... em forma de poemas, poesias ou textos líricos. No exemplo abaixo, foi realizado um projeto em que os alunos leram 05 livros e transformou-se no poema  abaixo, sendo apresentado em forma de blog.  Colocar links com trabalhos escritos pelos alunos, contos, crônicas, etc... Pode ser o resultado de um Concurso Literário na Escola .
Sugestão de produções RESENHA, RESUMO OU ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS Criar uma coleção de links, clip, vídeo, obras literárias (infantil, clássicas, para vestibular, contos de fadas,...).
Sugestão de  produções Análise de obras de arte ou literária Colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para que os alunos comentem.
Sugestão  de  produções Arte e Criativida Criar um espaço coletivo para a apresentação de mensagens de datas comemorativas, fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos.
Sugestão de produções Relatórios de visitas e excursões de estudos. Criar um blog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento. DESCRIÇÃO: Criar um blog que descreva o lugar onde mora, charadas para descobrir qual é o lugar da cidade ou qual é a cidade,bairro, personagem, ...
Sugestão de produções HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Produzir histórias em quadrinhos em grupo ou individual, utilizando os recursos que tem na STEs . DIÁRIO  Elaborar um diário, referente ao processo, de aulas, projetos, atividades, etc... tanto para alunos como professores.  Ex:  Diário de uma Professora   Alfabetizando
O que mais sua criatividade permitir... AULA DE PESQUISA E AVALIAÇÃO De acordo com sua disciplina, criar sua biblioteca virtual, para pesquisa de alunos e professores, por ex: Artes (Modernismo), já deixe um blog elaborado com os temas e os sites que os alunos deverão pesquisar, para ganhar mais tempo no Laboratório e não permitir que os alunos entrem em outros sites, direcionando a pesquisa.
Sugestão de produções QUIZ Criar um Quiz para seus alunos ou eles criarem para os outros  r esponderem. .  PROJETOS  Elaborar seu projeto, colocar no blog. Comentar sua experiência e colocar os links das tarefas e atividades executadas, que podem estar no ar no site  da escola.
Vamos abrir o a oficina  oblognaescola  e depois considerarmos alguns pontos. O BLOG NA  ESCOL A Mais do que aprender a construir um blog ou usar as tecnologias, é importante conduzir nossos alunos nessa teia de novidades e interatividades, sem perder o foco.  O planejamento é fundamental.  O professor, seguro de seus objetivos não se perde na rede.
Onde Criar o Seu Blog! ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Seu 1º Post Agora é a sua vez! Vamos criar o seu blog para divulgação dos seus trabalhos. Redija um texto e o poste em seu blog, não esqueça de estimular seus colegas da oficina a comentarem a sua postagem. Isso, sem dúvida, tornará o seu texto ainda mais rico! Vamos blogar!? Deixe um recadinho para mim contando suas impressões sobre a oficina .
Vamos Blogar?
http://www.educarede.org.br   http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636 http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm http://www.ufpe.br/nehte/noticia2.htm http://redeconhecer.incubadora.fapesp.br/portal/ferramenta/blog http://lupead.blogspot.com/2006/10/blog-educacional-claude-monet.html www.uol.com.br www.nte-dourados.zip.net FONTE
M E N S A G E M
ACREDITE !   ...ou seja surdo !
 
Era uma vez uma corrida  ... ...de sapinhos !
O objetivo era atingir o alto de uma grande torre...
Havia no local uma multidão  assistindo... Muita gente para vibrar e  torcer por eles...
Começou a competição...
Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o  alto daquela torre, o que mais se ouvia era: "Que pena !!!  esses sapinhos não vão conseguir... ...não vão conseguir..."
E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia  um  que persistia e continuava  a subida  em busca do topo...
A multidão continuava gritando : "... que pena !!! vocês não vão conseguir !... ...não vão conseguir!..."
E os sapinhos estavam mesmo  desistindo, um por um... ...menos aquele sapinho que continuava  tranqüilo...embora cada vez  mais arfante.
Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele...   A curiosidade tomou conta de todos.  Queriam saber o que tinha  acontecido...
E assim, quando foram  perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova..,
...que ele era surdo ! ...aí sim conseguiram descobrir...
Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas,  derrubem as melhores e mais sábias  esperanças de seu coração !
Lembre-se sempre : “ Há poder em nossas palavras e em  tudo o que pensamos”. Portanto, procure sempre ser POSITIVO!
Seja  "surdo"  quando alguém lhe diz que  você  não  pode realizar seus  sonhos...  Cy.
ACREDITE !   ...em VOCÊ !

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Blog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiaBlog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiamariassis2003
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digitalciceros10
 
Módulo 2 - Blog como Ferramenta Pedagógica
Módulo 2 -  Blog como  Ferramenta PedagógicaMódulo 2 -  Blog como  Ferramenta Pedagógica
Módulo 2 - Blog como Ferramenta Pedagógicajaquecgsouza
 
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02Giane Guerra
 
Blog & Professor Pablo AraúJo
Blog & Professor   Pablo AraúJoBlog & Professor   Pablo AraúJo
Blog & Professor Pablo AraúJoguest59f931
 
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - finalnrtejacarei
 
Módulo 7 e 8 - Webquest no blog
Módulo 7 e 8 - Webquest no blogMódulo 7 e 8 - Webquest no blog
Módulo 7 e 8 - Webquest no blogjaquecgsouza
 
Apresentação unidade 3 blog
Apresentação unidade 3  blogApresentação unidade 3  blog
Apresentação unidade 3 blogbetzandonadi
 
Apresentação unidade 3
Apresentação unidade 3Apresentação unidade 3
Apresentação unidade 3loyolasofhia
 
Planejamento blog Regina
Planejamento blog   ReginaPlanejamento blog   Regina
Planejamento blog ReginaRegina Carvalho
 
Construindo Blog
Construindo BlogConstruindo Blog
Construindo Blogvivianelima
 
Blog Salade Aula
Blog Salade AulaBlog Salade Aula
Blog Salade Aulaguest3f2292
 

La actualidad más candente (17)

Blog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiaBlog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídia
 
Blogs e wikis
Blogs e wikisBlogs e wikis
Blogs e wikis
 
Blog Do Bruno
Blog Do BrunoBlog Do Bruno
Blog Do Bruno
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digital
 
Módulo 2 - Blog como Ferramenta Pedagógica
Módulo 2 -  Blog como  Ferramenta PedagógicaMódulo 2 -  Blog como  Ferramenta Pedagógica
Módulo 2 - Blog como Ferramenta Pedagógica
 
Reflexão final
Reflexão finalReflexão final
Reflexão final
 
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02
Boaspraticasmoodle 090720065028-phpapp02
 
Blog & Professor Pablo AraúJo
Blog & Professor   Pablo AraúJoBlog & Professor   Pablo AraúJo
Blog & Professor Pablo AraúJo
 
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final
1ª ot prof. de ciências 22 05-12 - final
 
Módulo 7 e 8 - Webquest no blog
Módulo 7 e 8 - Webquest no blogMódulo 7 e 8 - Webquest no blog
Módulo 7 e 8 - Webquest no blog
 
Ca blogs flogs_webquest
Ca blogs flogs_webquestCa blogs flogs_webquest
Ca blogs flogs_webquest
 
Apresentação unidade 3 blog
Apresentação unidade 3  blogApresentação unidade 3  blog
Apresentação unidade 3 blog
 
Apresentação unidade 3
Apresentação unidade 3Apresentação unidade 3
Apresentação unidade 3
 
EPITIC20-Kahoot
EPITIC20-KahootEPITIC20-Kahoot
EPITIC20-Kahoot
 
Planejamento blog Regina
Planejamento blog   ReginaPlanejamento blog   Regina
Planejamento blog Regina
 
Construindo Blog
Construindo BlogConstruindo Blog
Construindo Blog
 
Blog Salade Aula
Blog Salade AulaBlog Salade Aula
Blog Salade Aula
 

Destacado

Tienda De Maridos
Tienda De MaridosTienda De Maridos
Tienda De Maridosomnipower
 
Roman vs Jewish weddings
Roman vs Jewish weddingsRoman vs Jewish weddings
Roman vs Jewish weddingsEmilyNower
 
Slide Oficina De Blog
Slide Oficina De BlogSlide Oficina De Blog
Slide Oficina De Blogadriana.25
 
A Turma Da MôNica Acessibilidade
A Turma Da MôNica AcessibilidadeA Turma Da MôNica Acessibilidade
A Turma Da MôNica Acessibilidadeadriana.25
 
A Zebrinha Preocupada
A Zebrinha PreocupadaA Zebrinha Preocupada
A Zebrinha Preocupadaadriana.25
 

Destacado (8)

Tienda De Maridos
Tienda De MaridosTienda De Maridos
Tienda De Maridos
 
Roman vs Jewish weddings
Roman vs Jewish weddingsRoman vs Jewish weddings
Roman vs Jewish weddings
 
Slide Oficina De Blog
Slide Oficina De BlogSlide Oficina De Blog
Slide Oficina De Blog
 
JäRv
JäRvJäRv
JäRv
 
@ g cal tut
@ g cal tut@ g cal tut
@ g cal tut
 
Liberalism in the UK
Liberalism in the UKLiberalism in the UK
Liberalism in the UK
 
A Turma Da MôNica Acessibilidade
A Turma Da MôNica AcessibilidadeA Turma Da MôNica Acessibilidade
A Turma Da MôNica Acessibilidade
 
A Zebrinha Preocupada
A Zebrinha PreocupadaA Zebrinha Preocupada
A Zebrinha Preocupada
 

Similar a Slide Oficina De Blog

BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICABLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICAZélia Cordeiro
 
Blog na Educação
Blog na EducaçãoBlog na Educação
Blog na Educaçãomefranksouza
 
Projeto Blogs
Projeto BlogsProjeto Blogs
Projeto Blogsjbatista
 
O Blog Como Ferramenta PedagóGica Cdi
O Blog Como Ferramenta PedagóGica CdiO Blog Como Ferramenta PedagóGica Cdi
O Blog Como Ferramenta PedagóGica CdiSergio Zanatta
 
O blog como ferramenta pedagógica
O blog como ferramenta pedagógicaO blog como ferramenta pedagógica
O blog como ferramenta pedagógicaelielpedagogo
 
O Blog Como Ferramenta Pedagógica
O Blog Como Ferramenta PedagógicaO Blog Como Ferramenta Pedagógica
O Blog Como Ferramenta Pedagógicafabenhah
 
A era da Blogosfera
A era da BlogosferaA era da Blogosfera
A era da BlogosferaModeradora
 
Sala Aula Cara Nova
Sala Aula Cara NovaSala Aula Cara Nova
Sala Aula Cara Novaisaltinauba
 
Blogs Como Recursos DidáDicos02
Blogs Como Recursos DidáDicos02Blogs Como Recursos DidáDicos02
Blogs Como Recursos DidáDicos02Gládis L. Santos
 
Aula 20 de agosto blog na educação
Aula 20 de agosto   blog na educaçãoAula 20 de agosto   blog na educação
Aula 20 de agosto blog na educaçãoDeise Francisco
 
Blog: Diário de idéias e conhecimento na rede
Blog: Diário de idéias e conhecimento na redeBlog: Diário de idéias e conhecimento na rede
Blog: Diário de idéias e conhecimento na redeAdriana Sousa
 
Blog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiaBlog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiamariassis2003
 
Atividadeeducacional
AtividadeeducacionalAtividadeeducacional
Atividadeeducacionalangelalage
 

Similar a Slide Oficina De Blog (20)

BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICABLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
 
Blog na Educação
Blog na EducaçãoBlog na Educação
Blog na Educação
 
Projeto Blogs
Projeto BlogsProjeto Blogs
Projeto Blogs
 
Usos do blog na escola
Usos do blog na escolaUsos do blog na escola
Usos do blog na escola
 
Blog
BlogBlog
Blog
 
O Blog Como Ferramenta PedagóGica Cdi
O Blog Como Ferramenta PedagóGica CdiO Blog Como Ferramenta PedagóGica Cdi
O Blog Como Ferramenta PedagóGica Cdi
 
O blog como ferramenta pedagógica
O blog como ferramenta pedagógicaO blog como ferramenta pedagógica
O blog como ferramenta pedagógica
 
Sete motivos
Sete motivosSete motivos
Sete motivos
 
O Blog Como Ferramenta Pedagógica
O Blog Como Ferramenta PedagógicaO Blog Como Ferramenta Pedagógica
O Blog Como Ferramenta Pedagógica
 
A era da Blogosfera
A era da BlogosferaA era da Blogosfera
A era da Blogosfera
 
Blog educacional
Blog educacionalBlog educacional
Blog educacional
 
blog
blogblog
blog
 
Sala Aula Cara Nova
Sala Aula Cara NovaSala Aula Cara Nova
Sala Aula Cara Nova
 
Uso de blogs na educação
Uso de blogs na educaçãoUso de blogs na educação
Uso de blogs na educação
 
Blogs Como Recursos DidáDicos02
Blogs Como Recursos DidáDicos02Blogs Como Recursos DidáDicos02
Blogs Como Recursos DidáDicos02
 
Aula 20 de agosto blog na educação
Aula 20 de agosto   blog na educaçãoAula 20 de agosto   blog na educação
Aula 20 de agosto blog na educação
 
Blog: Diário de idéias e conhecimento na rede
Blog: Diário de idéias e conhecimento na redeBlog: Diário de idéias e conhecimento na rede
Blog: Diário de idéias e conhecimento na rede
 
W2W Blog
W2W BlogW2W Blog
W2W Blog
 
Blog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídiaBlog - autores de produtos multimídia
Blog - autores de produtos multimídia
 
Atividadeeducacional
AtividadeeducacionalAtividadeeducacional
Atividadeeducacional
 

Más de adriana.25

1 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 20701 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 2070adriana.25
 
1 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 20701 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 2070adriana.25
 
Cascao E Cebolinha
Cascao E CebolinhaCascao E Cebolinha
Cascao E Cebolinhaadriana.25
 
H Q.Olimpiadas T Da Monica
H Q.Olimpiadas T Da MonicaH Q.Olimpiadas T Da Monica
H Q.Olimpiadas T Da Monicaadriana.25
 
H.Q. Chico Bento
H.Q. Chico BentoH.Q. Chico Bento
H.Q. Chico Bentoadriana.25
 
Slides Dia Das MãE Smodificado
Slides Dia Das MãE SmodificadoSlides Dia Das MãE Smodificado
Slides Dia Das MãE Smodificadoadriana.25
 
Mensagem Manoel Santiago2
Mensagem Manoel Santiago2Mensagem Manoel Santiago2
Mensagem Manoel Santiago2adriana.25
 
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3Slide Mensagem Dia Das MãEs 3
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3adriana.25
 
As sete melhores posições
As sete melhores posiçõesAs sete melhores posições
As sete melhores posiçõesadriana.25
 
historia de vida
historia de vidahistoria de vida
historia de vidaadriana.25
 

Más de adriana.25 (13)

1 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 20701 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 2070
 
1 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 20701 Carta Escrita No Ano 2070
1 Carta Escrita No Ano 2070
 
Personagens
PersonagensPersonagens
Personagens
 
Adolescencia
AdolescenciaAdolescencia
Adolescencia
 
Cascao E Cebolinha
Cascao E CebolinhaCascao E Cebolinha
Cascao E Cebolinha
 
H Q.Olimpiadas T Da Monica
H Q.Olimpiadas T Da MonicaH Q.Olimpiadas T Da Monica
H Q.Olimpiadas T Da Monica
 
H.Q. Chico Bento
H.Q. Chico BentoH.Q. Chico Bento
H.Q. Chico Bento
 
Slides Dia Das MãE Smodificado
Slides Dia Das MãE SmodificadoSlides Dia Das MãE Smodificado
Slides Dia Das MãE Smodificado
 
Mensagem Manoel Santiago2
Mensagem Manoel Santiago2Mensagem Manoel Santiago2
Mensagem Manoel Santiago2
 
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3Slide Mensagem Dia Das MãEs 3
Slide Mensagem Dia Das MãEs 3
 
As sete melhores posições
As sete melhores posiçõesAs sete melhores posições
As sete melhores posições
 
otimismo
otimismootimismo
otimismo
 
historia de vida
historia de vidahistoria de vida
historia de vida
 

Último

Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 

Último (20)

XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 

Slide Oficina De Blog

  • 1. OFICINA DE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Dourados / MS
  • 2. O BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DOURADOS-MS
  • 3. PROFESSORAS MULTIPLICADORAS: Adriana Ferreira Pedroso Andréia da Silva Osório de Oliveira Tânia Cristina Gianello Rosimeire dos Reis Sobrinho
  • 4. OFICINA DE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Dourados / MS
  • 11. O Blog na Escola Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Pode-se destacar trabalhos em equipe, anotações de aula, discussão e elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens. Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um blog educacional.
  • 12.
  • 13. 1.Permitir a realização de projetos interdisciplinares com a utilização do blog como ferramenta pedagógica; 2. Pesquisar na Internet, diferentes tipos de Blogs, propiciar discussões entre os cursistas visando à importância do Blog na Educação ; 3.Criar um Blog Educacional visando propiciar discussões onlines entre professores cursistas e alunos;
  • 14. PASSOS PARA FAZER UM BLOG
  • 15. 1º Passo Defina um assunto e tema a ser desenvolvido pela turma, pois servem para orientar ou facilitar nossas pesquisas.
  • 16. 2º Passo Defina quais os objetivos que você pretende alcançar com este tema.
  • 17. 3º Passo Selecione os recursos que seus alunos poderão utilizar (textos, imagens, artigos e links para pesquisa ).
  • 18. 4º Passo Desperte a curiosidade em descobrir ou redescobrir mais sobre o assunto. Solicite que os alunos emitam comentários referentes ao tema proposto.
  • 19. 5º. Passo Finalize a aula com uma boa avaliação sobre o trabalho (se realmente atingiu seus objetivos).
  • 20. NOTÍCIAS Trabalhar de acordo com as necessidades disciplinares, notícias ou reportagens que estão na mídia, disponibilizando os textos para que sejam feitos comentários .
  • 21. Sugestão de produções Elaborar um jornal virtual, bimestral, semestral ou anual de sua escola, sala, etc... Um grupo de alunos ficará responsável por cada assunto ou o professor criará à medida que os fatos forem acontecendo .
  • 22. Sugestão de produções DICIONÁRIOSÀ MODA DO ALUNO Pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera. REGIONAL IDIOMA DIFERENTE A partir de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem e fazerem questionamentos sobre os comentários. Promover a discussão sobre a atualidade. Podem ser utilizados Nas aulas de Filosofia, Ciências Sociais, História, ... OPINIÃO e DEBATE
  • 23. Sugestão de produções Poemas e Poesias Trabalhar com alunos, para que direcionem suas leituras, pesquisas, fontes de informações, reportagens, etc... em forma de poemas, poesias ou textos líricos. No exemplo abaixo, foi realizado um projeto em que os alunos leram 05 livros e transformou-se no poema abaixo, sendo apresentado em forma de blog. Colocar links com trabalhos escritos pelos alunos, contos, crônicas, etc... Pode ser o resultado de um Concurso Literário na Escola .
  • 24. Sugestão de produções RESENHA, RESUMO OU ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS Criar uma coleção de links, clip, vídeo, obras literárias (infantil, clássicas, para vestibular, contos de fadas,...).
  • 25. Sugestão de produções Análise de obras de arte ou literária Colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para que os alunos comentem.
  • 26. Sugestão de produções Arte e Criativida Criar um espaço coletivo para a apresentação de mensagens de datas comemorativas, fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos.
  • 27. Sugestão de produções Relatórios de visitas e excursões de estudos. Criar um blog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento. DESCRIÇÃO: Criar um blog que descreva o lugar onde mora, charadas para descobrir qual é o lugar da cidade ou qual é a cidade,bairro, personagem, ...
  • 28. Sugestão de produções HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Produzir histórias em quadrinhos em grupo ou individual, utilizando os recursos que tem na STEs . DIÁRIO Elaborar um diário, referente ao processo, de aulas, projetos, atividades, etc... tanto para alunos como professores. Ex: Diário de uma Professora Alfabetizando
  • 29. O que mais sua criatividade permitir... AULA DE PESQUISA E AVALIAÇÃO De acordo com sua disciplina, criar sua biblioteca virtual, para pesquisa de alunos e professores, por ex: Artes (Modernismo), já deixe um blog elaborado com os temas e os sites que os alunos deverão pesquisar, para ganhar mais tempo no Laboratório e não permitir que os alunos entrem em outros sites, direcionando a pesquisa.
  • 30. Sugestão de produções QUIZ Criar um Quiz para seus alunos ou eles criarem para os outros r esponderem. . PROJETOS Elaborar seu projeto, colocar no blog. Comentar sua experiência e colocar os links das tarefas e atividades executadas, que podem estar no ar no site da escola.
  • 31. Vamos abrir o a oficina oblognaescola e depois considerarmos alguns pontos. O BLOG NA ESCOL A Mais do que aprender a construir um blog ou usar as tecnologias, é importante conduzir nossos alunos nessa teia de novidades e interatividades, sem perder o foco. O planejamento é fundamental. O professor, seguro de seus objetivos não se perde na rede.
  • 32.
  • 33. Seu 1º Post Agora é a sua vez! Vamos criar o seu blog para divulgação dos seus trabalhos. Redija um texto e o poste em seu blog, não esqueça de estimular seus colegas da oficina a comentarem a sua postagem. Isso, sem dúvida, tornará o seu texto ainda mais rico! Vamos blogar!? Deixe um recadinho para mim contando suas impressões sobre a oficina .
  • 35. http://www.educarede.org.br http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636 http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm http://www.ufpe.br/nehte/noticia2.htm http://redeconhecer.incubadora.fapesp.br/portal/ferramenta/blog http://lupead.blogspot.com/2006/10/blog-educacional-claude-monet.html www.uol.com.br www.nte-dourados.zip.net FONTE
  • 36. M E N S A G E M
  • 37. ACREDITE ! ...ou seja surdo !
  • 38.  
  • 39. Era uma vez uma corrida ... ...de sapinhos !
  • 40. O objetivo era atingir o alto de uma grande torre...
  • 41. Havia no local uma multidão assistindo... Muita gente para vibrar e torcer por eles...
  • 43. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: "Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir... ...não vão conseguir..."
  • 44. E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo...
  • 45. A multidão continuava gritando : "... que pena !!! vocês não vão conseguir !... ...não vão conseguir!..."
  • 46. E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um... ...menos aquele sapinho que continuava tranqüilo...embora cada vez mais arfante.
  • 47. Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele... A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido...
  • 48. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova..,
  • 49. ...que ele era surdo ! ...aí sim conseguiram descobrir...
  • 50. Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração !
  • 51. Lembre-se sempre : “ Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos”. Portanto, procure sempre ser POSITIVO!
  • 52. Seja "surdo" quando alguém lhe diz que você não pode realizar seus sonhos... Cy.
  • 53. ACREDITE ! ...em VOCÊ !