Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Frase complexa exercícios

1.317 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

Frase complexa exercícios

  1. 1. FRASES COMPLEXAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS I- Nas frases que se seguem: A) Sublinha as conjunções. B) Divide as orações e classifica-as. 1- Se eu for para o hospital trata da minha filha. 2- Quando eu falto às aulas a minha mãe bate-me. 3- A minha filha ora está aqui ora está ali. 4- Os alunos tiveram fracas notas porém estão contentes 5- Hoje não saio de casa porque está a chover. 6- Eu ralho com vocês para que possam obter bons resultados. 7- Eu não só gosto do meu pai como também o admiro bastante. 8- Os alunos estão calados por isso sairão mais cedo. 9- Embora vocês tenham muito dinheiro não poderão ir à feira. 10- Ele perguntou se tu querias namorar com ele. 11- A Maria disse que as flores estavam em cima da mesa. 12- Vens comigo ou ficas? 13- Encontrei o teu irmão e levei-o para casa. 14- O Rafael é de tal maneira engraçado que consegue pôr toda a gente a rir. 15- eu respondi assim como me ensinaram. 16- Se te portares bem poderás ir passear. 17- O João encontrou o Manuel, que é um bom amigo. 18- O livro que está em cima da mesa está rasgado. 19- A mãe da Maria, que é uma excelente cozinheira, trabalha no restaurante que fica no centro da vila. 20- O Fernando disse ao Manuel que o seu carro, que fora comprado naquela loja que já faliu, estava avariado.
  2. 2. II- Transforma as frases simples numa complexa, fazendo as transformações necessárias. 1 subordinada causal A) Eu fico triste. B) Não estás ao pé de mim 2 subordinada temporal A) Eu fico triste. B) Não estás ao pé de mim 3 coordenativa adversativa A) A mãe ralha-me. B) Eu gosto dela. 4 coordenativa copulativa A) Os alunos estudam. B) Os alunos aprendem. 5 subordinativa concessiva A) Os alunos estudam. B) Os alunos não aprendem.

×