SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 13
Medicinas Alternativas
Podemos recorrer à medicina alternativa sem aconselhamento? A medicina alternativa é usada por povos, porque apresenta diversas vantagens sobre a medicina convencional. A medicina alternativa é definida como toda a aproximação aos cuidados médicos que é usado no lugar de ou é fora do campo da medicina convencional. Na maioria das vezes, a medicina alternativa envolve os produtos e as técnicas que não são reconhecidos geralmente pela comunidade médica. Também, este tipo de padrões curativos e os procedimentos são escolhidos normalmente pelos indivíduos cujas as doenças para algumas razões não foram curadas por drogas prescritas ou por nenhum outro tipo da medicina convencional.  Além, a medicina alternativa pode ser dividida em cinco domínios principais da prática. Estes domínios da prática consistem no seguinte: sistemas médicos alternativos, terapias biológica baseadas, técnicas da mente e corpo, terapias corpo-baseadas, e terapias da energia.
Tipos de alternativas medicinais acupuntura aromaterapia arte terapia auriculoterapia biodança bioenergologia cromoterapia homeopatia iridologia magnetoterapia reflexologia tratamento espiritual medicina ortomolecular
O que é um fitoterapeuta. É o profissional que estuda a "cura pelas plantas", a cura de qualquer classe de doenças...desde as doenças do corpo até as doenças da mente...dores...etc...tudo!!!através de chás...ervas medicinais...etc...e esse tipo de medicina é extremamente eficaz e muito mais eficiente que a medicina normal através de "drogas químicas que são usadas frequentemente" e compradas em farmácias ...sei disso porque  só utilizo a cura pelas plantas não preciso tomar outros tipos de medicamentos, sendo essa medicina excelente, com produtos naturais que a natureza nos proporciona exemplo disso são; Alecrim + Hipericão + Eucalipto; Tónico para o corpo, anti-inflamatório, dores musculares, entorses:  Espinheiro – alvar; Tónico para o coração, regulador da tensão, perturbações cardíacas de origem nervosa, enxaquecas, insónias Louro; Tónico e calmante para estômago e intestinos e acalma dores de origem artrítica (no caso de aplicação externa).
Estes tipos de tratamentos constitui riscos para saúde? De acordo com a OMS, muitas terapias alternativas - como a acupuntura ou o uso de plantas medicinais - tiveram benefícios reconhecidos cientificamente. Porém, precisam ser tratadas com as mesmas precauções da medicina convencional. Seja pela tradição ou pela falta de opções, até 80% das pessoas em países em desenvolvimento confiam na medicina tradicional nos primeiros estágios dos tratamentos. A suposição de que a medicina tradicional ou a chamada medicina natural é segura não está correcta. Ao contrário, há complicações sérias, reacções adversas", alerta. Estudos mostraram casos de problemas nos pulmões ou no tórax causados por acupunturistas desqualificados ou relatos de paralisia causada por charlatões. A OMS relatou casos de hemorragia durante cirurgias realizadas em pessoas que ingeriram o medicamento GingkoBiloba, que teve reconhecidas suas propriedades no tratamento de problemas de circulação. A hemorragia poderia ter sido facilmente controlada se os médicos soubessem que os pacientes estavam tomando esse remédio natural, explica a OMS.
Acupuntura o que é? A acupunctura é a parte da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta cerca de 3000 anos a.C. e provém do conhecimento dos sábios da Antiga China.
Através do uso de finíssimas agulhas em pontos seleccionados do corpo humano, consegue-se restabelecer o fluxo energético que circula nos meridianos e promover uma harmonia energética, o que equivale a saúde. A acupunctura também interfere nos níveis de produção e secreção de vários hormônios, explicando assim a sua aplicação com sucesso em patologias tão diversas como: depressão, stress, dor ou mesmo o reforço do sistema imunitário.
Estes tipos de tratamentos constitui riscos para saúde? De acordo com a OMS, muitas terapias alternativas - como a acupuntura ou o uso de plantas medicinais - tiveram benefícios reconhecidos cientificamente. Porém, precisam ser tratadas com as mesmas precauções da medicina convencional.  Seja pela tradição ou pela falta de opções, até 80% das pessoas em países em desenvolvimento confiam na medicina tradicional nos primeiros estágios dos tratamentos.  A suposição de que a medicina tradicional ou a chamada medicina natural é segura não está correcta.  Ao contrário, há complicações sérias, reacções adversas", alerta.  Estudos mostraram casos de problemas nos pulmões ou no tórax causados por acupunturistas desqualificados ou relatos de paralisia causada por charlatões. A OMS relatou casos de hemorragia durante cirurgias realizadas em pessoas que ingeriram o medicamento GingkoBiloba, que teve reconhecidas suas propriedades no tratamento de problemas de circulação. A hemorragia poderia ter sido facilmente controlada se os médicos soubessem que os pacientes estavam tomando esse remédio natural, explica a OMS.
Reconhecimento das terapias alternativas? É chamado de terapia alternativa todo tratamento de saúde que não tem uma comprovação científica. As terapias alternativas não fazem parte da medicina convencional e são discriminadas pela maior parte dos médicos alopatas. Hoje em dia há algumas dessas terapias que foram aceitas oficialmente, como a acupuntura e a homeopatia.
Haverá um ponto comum em todos os tipos de tratamentos? 	Na medicina tradicional não existe avaliação de casos isolados. Não é porque alguém melhorou com homeopatia que isso passa a ser uma terapia comprovada. A medicina tradicional é baseada em evidências comprovadas e não em relatos individuais. Para um trabalho científico ser reconhecido ele precisa ter algumas características: ,[object Object]
- Ser multicêntico=> Ter participação de várias instituições diferentes, de preferência ao redor do mundo;
- Controlado => Tem sempre que se comparar os resultados de uma droga nova com uma já existente. Se não houver drogas eficazes, compara-se os resultados com um placebo;
- Ser randomizado=> Os grupos são escolhidos aleatoriamente de forma que sejam semelhantes em tudo: idade, sexo, doenças pré-existentes etc..

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (20)

Slides semana do idoso
Slides semana do idosoSlides semana do idoso
Slides semana do idoso
 
Direitos Humanos
Direitos HumanosDireitos Humanos
Direitos Humanos
 
Idoso
IdosoIdoso
Idoso
 
Dia Internacional da Mulher 
Dia Internacional da Mulher Dia Internacional da Mulher 
Dia Internacional da Mulher 
 
Atividade Física e Qualidade de Vida
Atividade Física e Qualidade de VidaAtividade Física e Qualidade de Vida
Atividade Física e Qualidade de Vida
 
O nosso lugar no mundo
O nosso lugar no mundoO nosso lugar no mundo
O nosso lugar no mundo
 
Moral e ética
Moral e éticaMoral e ética
Moral e ética
 
doenças mentais
doenças mentaisdoenças mentais
doenças mentais
 
Identidade
IdentidadeIdentidade
Identidade
 
Apresentação obesidade
Apresentação obesidadeApresentação obesidade
Apresentação obesidade
 
Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
Hipertensão Arterial e Diabetes MellitusHipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus
 
Cultura de Paz
Cultura de PazCultura de Paz
Cultura de Paz
 
Direitos humanos
Direitos humanosDireitos humanos
Direitos humanos
 
As redes sociais
As redes sociaisAs redes sociais
As redes sociais
 
Reflexologia Podal
Reflexologia PodalReflexologia Podal
Reflexologia Podal
 
Terapias complementares
Terapias complementaresTerapias complementares
Terapias complementares
 
Saúde mental
Saúde mentalSaúde mental
Saúde mental
 
Velhice e Envelhecimento - Profa. Rilva Muñoz / GESME
Velhice e Envelhecimento - Profa. Rilva Muñoz / GESMEVelhice e Envelhecimento - Profa. Rilva Muñoz / GESME
Velhice e Envelhecimento - Profa. Rilva Muñoz / GESME
 
Acupuntura - Aprenda mais
Acupuntura - Aprenda maisAcupuntura - Aprenda mais
Acupuntura - Aprenda mais
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 

Destacado

O que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasO que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasstcnsaidjv
 
Medicinas Alternativas
Medicinas AlternativasMedicinas Alternativas
Medicinas Alternativascrislena
 
Medicina alternativa
Medicina alternativaMedicina alternativa
Medicina alternativaJanet García
 
Aromaterapia
AromaterapiaAromaterapia
Aromaterapiaefacanico
 
Qualidade De Vida No Trabalho
Qualidade De Vida No TrabalhoQualidade De Vida No Trabalho
Qualidade De Vida No Trabalhojujucoelho
 
Agentes antidiábeticos orais
Agentes antidiábeticos oraisAgentes antidiábeticos orais
Agentes antidiábeticos oraisLuna Jeannie
 
Toma de desiciones en la practica medica
Toma de desiciones en la practica medicaToma de desiciones en la practica medica
Toma de desiciones en la practica medicagenshaibaby
 
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...EUROsociAL II
 
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016Laura Andrade
 
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...EUROsociAL II
 

Destacado (20)

O que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasO que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativas
 
Medicinas Alternativas
Medicinas AlternativasMedicinas Alternativas
Medicinas Alternativas
 
Terapias alternativas
Terapias alternativasTerapias alternativas
Terapias alternativas
 
Terapias alternativas
Terapias alternativasTerapias alternativas
Terapias alternativas
 
Terapia cores
Terapia coresTerapia cores
Terapia cores
 
Medicina alternativa
Medicina alternativaMedicina alternativa
Medicina alternativa
 
Aromaterapia
AromaterapiaAromaterapia
Aromaterapia
 
Medicina alternativa
Medicina alternativaMedicina alternativa
Medicina alternativa
 
Terapia Das Cores
Terapia Das CoresTerapia Das Cores
Terapia Das Cores
 
Qualidade De Vida No Trabalho
Qualidade De Vida No TrabalhoQualidade De Vida No Trabalho
Qualidade De Vida No Trabalho
 
Toma De Decisiones
Toma De DecisionesToma De Decisiones
Toma De Decisiones
 
Agentes antidiábeticos orais
Agentes antidiábeticos oraisAgentes antidiábeticos orais
Agentes antidiábeticos orais
 
Toma de desiciones en la practica medica
Toma de desiciones en la practica medicaToma de desiciones en la practica medica
Toma de desiciones en la practica medica
 
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...
La Toma de Decisiones para la Equidad en Salud / Humberto Ruocco - Ministerio...
 
Relato de caso clínico
Relato de caso clínicoRelato de caso clínico
Relato de caso clínico
 
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016
Lógica para la toma de decisiones unidad ii 2016
 
Toma de decisiones en Medicina
Toma de decisiones en MedicinaToma de decisiones en Medicina
Toma de decisiones en Medicina
 
Pedras quentes
Pedras quentesPedras quentes
Pedras quentes
 
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...
Toma de Decisiones para la Equidad en Salud en el Perú / Yuleika Rodríguez - ...
 
Plantas Medicinais
Plantas MedicinaisPlantas Medicinais
Plantas Medicinais
 

Similar a Medicina Alternativa

Cuidando da saúde
Cuidando da saúdeCuidando da saúde
Cuidando da saúdeterceiroav
 
2010 simposio tacs_gabriela
2010 simposio tacs_gabriela2010 simposio tacs_gabriela
2010 simposio tacs_gabrielauniversitária
 
C:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\FitoterapiaC:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\Fitoterapiaguestb8a1440
 
2006 -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.
2006  -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.2006  -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.
2006 -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.Rodrigo Bastos
 
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasia
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasiaA ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasia
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasiaHamilton Souza
 
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a Ortotanásia
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a OrtotanásiaA Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a Ortotanásia
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a OrtotanásiaLetícia R. Maia
 
O que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasO que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasstcnsaidjv
 
Método Clínico para os Cuidados Farmacêuticos
Método Clínico para os Cuidados FarmacêuticosMétodo Clínico para os Cuidados Farmacêuticos
Método Clínico para os Cuidados FarmacêuticosCassyano Correr
 
Trabalho Medicinas Alternativas
Trabalho Medicinas AlternativasTrabalho Medicinas Alternativas
Trabalho Medicinas AlternativasPedro Ferreira
 
Aromathérapie
Aromathérapie Aromathérapie
Aromathérapie Mcgenny S
 
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaApostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaWalter Santos
 
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaApostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaWalter Santos
 

Similar a Medicina Alternativa (20)

Fitoterapia
FitoterapiaFitoterapia
Fitoterapia
 
Fitoterapia
FitoterapiaFitoterapia
Fitoterapia
 
Terapias naturais
Terapias naturaisTerapias naturais
Terapias naturais
 
Livro tratamentosnaturais taste
Livro tratamentosnaturais tasteLivro tratamentosnaturais taste
Livro tratamentosnaturais taste
 
Cuidando da saúde
Cuidando da saúdeCuidando da saúde
Cuidando da saúde
 
2010 simposio tacs_gabriela
2010 simposio tacs_gabriela2010 simposio tacs_gabriela
2010 simposio tacs_gabriela
 
C:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\FitoterapiaC:\Fakepath\Fitoterapia
C:\Fakepath\Fitoterapia
 
Reiki03
Reiki03Reiki03
Reiki03
 
2006 -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.
2006  -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.2006  -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.
2006 -01_-_a_enfermagem_nas_novas_terapias_alternativas_no_sus.
 
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasia
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasiaA ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasia
A ÉTICA SOBRE eutanasia, distanasia e a ortotanasia
 
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a Ortotanásia
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a OrtotanásiaA Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a Ortotanásia
A Éticia sobre a Eutanásia, Distanásia e a Ortotanásia
 
O que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativasO que são medicinas alternativas
O que são medicinas alternativas
 
aula 3 farmacia e profissão.pptx
aula 3 farmacia e profissão.pptxaula 3 farmacia e profissão.pptx
aula 3 farmacia e profissão.pptx
 
Método Clínico para os Cuidados Farmacêuticos
Método Clínico para os Cuidados FarmacêuticosMétodo Clínico para os Cuidados Farmacêuticos
Método Clínico para os Cuidados Farmacêuticos
 
Trabalho Medicinas Alternativas
Trabalho Medicinas AlternativasTrabalho Medicinas Alternativas
Trabalho Medicinas Alternativas
 
Medicinas Alternativas
Medicinas AlternativasMedicinas Alternativas
Medicinas Alternativas
 
Aromathérapie
Aromathérapie Aromathérapie
Aromathérapie
 
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaApostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
 
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_taniaApostila dietetica chinesa_-_prof_tania
Apostila dietetica chinesa_-_prof_tania
 
Entrevista Dr. Hong Jin Pai - O Poder das Agulhas
Entrevista Dr. Hong Jin Pai - O Poder das AgulhasEntrevista Dr. Hong Jin Pai - O Poder das Agulhas
Entrevista Dr. Hong Jin Pai - O Poder das Agulhas
 

Último

Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...DL assessoria 31
 
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdfInteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdfMedTechBiz
 
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdfMichele Carvalho
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptxLEANDROSPANHOL1
 
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane SpielmannAvanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane SpielmannRegiane Spielmann
 
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.ppt
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.pptHIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.ppt
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.pptAlberto205764
 
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptDaiana Moreira
 
Fisiologia da Digestão sistema digestiv
Fisiologia da Digestão sistema digestivFisiologia da Digestão sistema digestiv
Fisiologia da Digestão sistema digestivProfessorThialesDias
 

Último (8)

Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
Em um local de crime com óbito muitas perguntas devem ser respondidas. Quem é...
 
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdfInteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
 
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
 
88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx88888888888888888888888888888663342.pptx
88888888888888888888888888888663342.pptx
 
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane SpielmannAvanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
 
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.ppt
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.pptHIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.ppt
HIV-Gastrointestinal....infeccao.....I.ppt
 
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
 
Fisiologia da Digestão sistema digestiv
Fisiologia da Digestão sistema digestivFisiologia da Digestão sistema digestiv
Fisiologia da Digestão sistema digestiv
 

Medicina Alternativa

  • 2. Podemos recorrer à medicina alternativa sem aconselhamento? A medicina alternativa é usada por povos, porque apresenta diversas vantagens sobre a medicina convencional. A medicina alternativa é definida como toda a aproximação aos cuidados médicos que é usado no lugar de ou é fora do campo da medicina convencional. Na maioria das vezes, a medicina alternativa envolve os produtos e as técnicas que não são reconhecidos geralmente pela comunidade médica. Também, este tipo de padrões curativos e os procedimentos são escolhidos normalmente pelos indivíduos cujas as doenças para algumas razões não foram curadas por drogas prescritas ou por nenhum outro tipo da medicina convencional. Além, a medicina alternativa pode ser dividida em cinco domínios principais da prática. Estes domínios da prática consistem no seguinte: sistemas médicos alternativos, terapias biológica baseadas, técnicas da mente e corpo, terapias corpo-baseadas, e terapias da energia.
  • 3. Tipos de alternativas medicinais acupuntura aromaterapia arte terapia auriculoterapia biodança bioenergologia cromoterapia homeopatia iridologia magnetoterapia reflexologia tratamento espiritual medicina ortomolecular
  • 4. O que é um fitoterapeuta. É o profissional que estuda a "cura pelas plantas", a cura de qualquer classe de doenças...desde as doenças do corpo até as doenças da mente...dores...etc...tudo!!!através de chás...ervas medicinais...etc...e esse tipo de medicina é extremamente eficaz e muito mais eficiente que a medicina normal através de "drogas químicas que são usadas frequentemente" e compradas em farmácias ...sei disso porque só utilizo a cura pelas plantas não preciso tomar outros tipos de medicamentos, sendo essa medicina excelente, com produtos naturais que a natureza nos proporciona exemplo disso são; Alecrim + Hipericão + Eucalipto; Tónico para o corpo, anti-inflamatório, dores musculares, entorses: Espinheiro – alvar; Tónico para o coração, regulador da tensão, perturbações cardíacas de origem nervosa, enxaquecas, insónias Louro; Tónico e calmante para estômago e intestinos e acalma dores de origem artrítica (no caso de aplicação externa).
  • 5. Estes tipos de tratamentos constitui riscos para saúde? De acordo com a OMS, muitas terapias alternativas - como a acupuntura ou o uso de plantas medicinais - tiveram benefícios reconhecidos cientificamente. Porém, precisam ser tratadas com as mesmas precauções da medicina convencional. Seja pela tradição ou pela falta de opções, até 80% das pessoas em países em desenvolvimento confiam na medicina tradicional nos primeiros estágios dos tratamentos. A suposição de que a medicina tradicional ou a chamada medicina natural é segura não está correcta. Ao contrário, há complicações sérias, reacções adversas", alerta. Estudos mostraram casos de problemas nos pulmões ou no tórax causados por acupunturistas desqualificados ou relatos de paralisia causada por charlatões. A OMS relatou casos de hemorragia durante cirurgias realizadas em pessoas que ingeriram o medicamento GingkoBiloba, que teve reconhecidas suas propriedades no tratamento de problemas de circulação. A hemorragia poderia ter sido facilmente controlada se os médicos soubessem que os pacientes estavam tomando esse remédio natural, explica a OMS.
  • 6. Acupuntura o que é? A acupunctura é a parte da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta cerca de 3000 anos a.C. e provém do conhecimento dos sábios da Antiga China.
  • 7. Através do uso de finíssimas agulhas em pontos seleccionados do corpo humano, consegue-se restabelecer o fluxo energético que circula nos meridianos e promover uma harmonia energética, o que equivale a saúde. A acupunctura também interfere nos níveis de produção e secreção de vários hormônios, explicando assim a sua aplicação com sucesso em patologias tão diversas como: depressão, stress, dor ou mesmo o reforço do sistema imunitário.
  • 8. Estes tipos de tratamentos constitui riscos para saúde? De acordo com a OMS, muitas terapias alternativas - como a acupuntura ou o uso de plantas medicinais - tiveram benefícios reconhecidos cientificamente. Porém, precisam ser tratadas com as mesmas precauções da medicina convencional. Seja pela tradição ou pela falta de opções, até 80% das pessoas em países em desenvolvimento confiam na medicina tradicional nos primeiros estágios dos tratamentos. A suposição de que a medicina tradicional ou a chamada medicina natural é segura não está correcta. Ao contrário, há complicações sérias, reacções adversas", alerta. Estudos mostraram casos de problemas nos pulmões ou no tórax causados por acupunturistas desqualificados ou relatos de paralisia causada por charlatões. A OMS relatou casos de hemorragia durante cirurgias realizadas em pessoas que ingeriram o medicamento GingkoBiloba, que teve reconhecidas suas propriedades no tratamento de problemas de circulação. A hemorragia poderia ter sido facilmente controlada se os médicos soubessem que os pacientes estavam tomando esse remédio natural, explica a OMS.
  • 9. Reconhecimento das terapias alternativas? É chamado de terapia alternativa todo tratamento de saúde que não tem uma comprovação científica. As terapias alternativas não fazem parte da medicina convencional e são discriminadas pela maior parte dos médicos alopatas. Hoje em dia há algumas dessas terapias que foram aceitas oficialmente, como a acupuntura e a homeopatia.
  • 10.
  • 11. - Ser multicêntico=> Ter participação de várias instituições diferentes, de preferência ao redor do mundo;
  • 12. - Controlado => Tem sempre que se comparar os resultados de uma droga nova com uma já existente. Se não houver drogas eficazes, compara-se os resultados com um placebo;
  • 13. - Ser randomizado=> Os grupos são escolhidos aleatoriamente de forma que sejam semelhantes em tudo: idade, sexo, doenças pré-existentes etc..
  • 14. Podemos recorrer à medicina alternativa sem aconselhamento? A medicina alternativa é usada por povos, porque apresenta diversas vantagens sobre a medicina convencional. A medicina alternativa é definida como toda a aproximação aos cuidados médicos que é usado no lugar de ou é fora do campo da medicina convencional. Na maioria das vezes, a medicina alternativa envolve os produtos e as técnicas que não são reconhecidos geralmente pela comunidade médica. Também, este tipo de padrões curativos e os procedimentos são escolhidos normalmente pelos indivíduos cujas as doenças para algumas razões não foram curadas por drogas prescritas ou por nenhum outro tipo da medicina convencional. Além, a medicina alternativa pode ser dividida em cinco domínios principais da prática. Estes domínios da prática consistem no seguinte: sistemas médicos alternativos, terapias biológica baseadas, técnicas da mente e corpo, terapias corpo-baseadas, e terapias da energia.
  • 15.
  • 18.