SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 23
Leonardo da Vinci O gênio do Renascimento Cultural
Leonardo da Vinci -  biografia ,[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Obras e Projetos
Características de suas obras ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Última Ceia L’Ultima Cena/Il Cenacolo Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Da Vinci testou uma nova técnica à solução das tintas com predominância da têmpera, não sendo muito satisfatório.  Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos em um ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato. Foi restaurada por sete vezes.
Calculadora De fato, algumas pessoas acreditam que a primeira calculadora mecânica pode ter sido criada por Leonardo da Vinci.  No entanto, suas contribuições para o cálculo mecânico permaneceram ocultas até a redescoberta de dois de seus cadernos. Esses cadernos, que datam por volta do ano de 1500, continham desenhos de uma calculadora mecânica, e modelos de funcionamento do dispositivo da Vinci já foram construídos.
Asas Voadoras Asa Delta Utilizando manivelas, sistemas de roldanas, cordas e rodas dentadas desenhou, depois de um profundo estudo, uma réplica fiel das asas dos morcegos e das suas articulações. A desproporção entre o peso do piloto e a potência, para além de obrigar a uma posição incômoda, não permite a elevação. A sua variante fixa é o antecessor da atual asa delta. Mais tarde tenta solucionar este problema com a hélice.
O Homem Vitruviano É um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários.  A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado.
Dama do Arminho É o retrato de Cecília Gallerani encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranquilo, insinuando o início de um sorriso sereno. O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo.
Virgem das Rochas Primeira versão Foi encomendada pela Irmandade da Imaculada Conceição de Milão para decorar o altar-mor de sua capela. Foi solicitado que nele aparecessem os bebês Jesus e João Batista, a Virgem Maria e o anjo Uriel. Nesse quadro houve algumas características que desagradou os monges.O primeiro quadro deveria obedecer a minuciosas orientações descritas no contrato. Mas foi muito diferente da encomenda.
Virgem das Rochas Segunda versão A posição do Menino Jesus e do João Batista é invertida. Na composição Jesus está na frente da Virgem, no centro, para ser adorado. A seu lado está João Batista, com o estandarte da evangelização em Cristo. A Virgem parece empurrá-lo para junto de Jesus para ser abençoado por este. O anjo Uriel parece proteger o Menino, pois, logo à frente localiza-se um abismo. A Virgem Maria, tanto aparenta abençoar seu filho, quanto receber a benção dele.
Ponte Giratória Destinada a unir uma ilha-fortaleza ao continente, esta ponte foi projetada de forma a poder ser girada de volta, quando fora de uso, eliminando a possibilidade de acesso do inimigo. Teoria Tectônica das Placas Leonardo da Vinci, nos séculos XV e XVI contribuiu para as teorias da separação dos continentes, ao analisar fósseis de conchas encontradas em regiões muito acima dos níveis do mar e demonstrar que regiões continentais já foram fundo de mar e se elevaram por força de movimento da crosta terrestre.
Carro Ceifador Uma das máquinas de guerra projetadas por Leonardo Da Vinci, o carro seria puxado por cavalos e teria foices giratórias nas laterais para atingir o inimigo. O mecanismo seria acionado pelo giro das rodas à medida que o cavalo se movimentasse. O equipamento seria fabricado com madeira, foices de ferro e cordas.
A Virgem e o Menino com Santa Ana A Virgem e o Menino com Santa Ana foi pintada em Milão entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. A Virgem e Santa Ana, nesta pintura têm as mesmas características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro Mona Lisa.  Recentemente, após um exame laboratorial, três desenhos (uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro) foram descobertos no reverso do quadro.
Mona Lisa Mona Lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumatto. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte.
Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje. O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu, e mandou colocá-lo nos seus aposentos.  22 de Agosto de 1911, já na segunda década do século XX, cerca de 405 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Pablo Picasso, foi solto meses mais tarde.  Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Todavia a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão.  Em 2 de agosto de 2009, uma mulher russa jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. A pintura não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas que existe antes do painel. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.
Parafuso Aéreo Com uma única hélice em forma de espiral, Leonardo pensou apenas no deslocamento vertical, porém prevê-se que esse invento nunca tenha dado certo. Roupa para mergulho Uma parte flutuante levava o tubo de respiração da roupa, feita de couro, até a superfície. A roupa projetada por Leonardo foi testada por Jacquie Cozens e funcionou em águas rasas.
Pára-quedas Da Vinci fez projetos de um pára-quedas um pouco rudimentar, mas que funcionou em testes recentes. Ele consistia em um quadrado com quatro pirâmides de pano espesso e em cujo centro (onde se cruzam as diagonais) se prendia cordas que seguravam o corpo do paraquedista.  O pára-quedas projetado por Leonardo da Vinci em 1483 funciona. A prova, feita mais de quinhentos anos depois que os sábios renascentistas elaborou seus desenhos, foi realizada pelo paraquedista britânico Adrian Nicholas, informa o jornal inglês “Daily Telegraph”.
Tanque de Guerra Besta sobre rodas Da Vinci a descrevia como “um veículo capaz de destruir qualquer inimigo”. Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuía algumas falhas difíceis de corrigir , e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto. A maior dificuldade encontrada seria iniciar a marcha da máquina pois a pouca quantidade de energia disponível e a desproporção entre o seu peso e a sua estrutura eram incríveis.
A Adoração dos Magos Adorazione Del Magi   É  a primeira grande pintura de Leonardo da Vinci, que a deixou inacabada. Foi feita entre 1481 e 1482, foi encomendada pelos monges de São Donato de Scopeto, próximo a Florença. Leonardo usou com sabedoria sua técnica de jogo de luz e sombra estimulando a imaginação do observador gerando uma ilusão de profundidade (3D). Também esta obra mostra o domínio de Leonardo da anatomia humana onde todos os elementos obrigam o olhar para o centro onde estão as figuras da Madona e o Menino.
O Batismo de Cristo de Verrocchio É  o primeiro trabalho importante de Leonardo da Vinci como aprendiz. Fez a pintura junto com seu mestre Verrocchio.   O maior de todos os historiadores da Renascença, Giorgio Vasari, e da mesma época de Leonardo, afirma que Verrocchio, mestre de Leonardo, acabou desgostoso com a arte de pintar, ao sentir-se ultrapassado pelo próprio aprendiz(há quem diga mesmo que Verrocchio quebrou os seus pinceis á frente de todos os seus aprendizes prometendo nunca mais voltar a pintar.).
Estudos sobre a anatomia Leonardo estudou profundamente a anatomia humana e de animais, principalmente de cavalos. Dissecou mais de trinta corpos de homens e mulheres de todas as idades. Pesquisou a estrutura dos ossos, representou o tórax, a bacia, a coluna vertebral e o crânio, que desenhou em planos ainda utilizados em atlas anatômicos. Observou alterações ósseas com a idade do indivíduo, a posição dos ossos. Dedicou cento e quarenta desenhos à localização dos músculos, estudou a posição relativa dos mesmos, dos vasos e dos nervos. Analisando o sistema urogenital, fez anotações impressionantes sobre a placenta, o cordão umbilical e as vias de nutrição fetal. Examinou ainda o sistema nervoso central e periférico, bem como os órgãos dos sentidos.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (19)

LEONARDO DA VINCI
LEONARDO DA VINCILEONARDO DA VINCI
LEONARDO DA VINCI
 
Leonardo da Vinci: artista, engenheiro ou cientista? Uma visão de Deniol Tanaka.
Leonardo da Vinci: artista, engenheiro ou cientista? Uma visão de Deniol Tanaka.Leonardo da Vinci: artista, engenheiro ou cientista? Uma visão de Deniol Tanaka.
Leonardo da Vinci: artista, engenheiro ou cientista? Uma visão de Deniol Tanaka.
 
Leonardo da vinci
Leonardo da vinciLeonardo da vinci
Leonardo da vinci
 
Leonardo da vinci
Leonardo da vinciLeonardo da vinci
Leonardo da vinci
 
Leonardo da Vinci
Leonardo da VinciLeonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
 
Trabalho do Leonardo Da Vinci
Trabalho do Leonardo Da Vinci Trabalho do Leonardo Da Vinci
Trabalho do Leonardo Da Vinci
 
Slide da vinci
Slide da vinciSlide da vinci
Slide da vinci
 
Leonardo da vinci
Leonardo da vinciLeonardo da vinci
Leonardo da vinci
 
A Vida de Leonardo da Vinci - Fichamento de filme 220412
A Vida de Leonardo da Vinci - Fichamento de filme 220412A Vida de Leonardo da Vinci - Fichamento de filme 220412
A Vida de Leonardo da Vinci - Fichamento de filme 220412
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Biografia De Leonardo Da Vinci
Biografia De Leonardo Da VinciBiografia De Leonardo Da Vinci
Biografia De Leonardo Da Vinci
 
Leonardo da vinci PELO DIOGO LOPES
Leonardo da vinci   PELO DIOGO LOPESLeonardo da vinci   PELO DIOGO LOPES
Leonardo da vinci PELO DIOGO LOPES
 
Bibliografia - Leonardo da Vinci
Bibliografia - Leonardo da VinciBibliografia - Leonardo da Vinci
Bibliografia - Leonardo da Vinci
 
Leonardo da Vinci
Leonardo da VinciLeonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
 
Leonardo da vinci
Leonardo da vinciLeonardo da vinci
Leonardo da vinci
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Leonardo da Vinci
Leonardo da VinciLeonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
 
Leonardo da Vinci
Leonardo da VinciLeonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
 
Leonardo da Vinci e o Renascimento
Leonardo da Vinci e o RenascimentoLeonardo da Vinci e o Renascimento
Leonardo da Vinci e o Renascimento
 

Destacado

Trabalho Infor Leonardo
Trabalho Infor LeonardoTrabalho Infor Leonardo
Trabalho Infor Leonardohernani83
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciJoana18
 
Presentacion de leonardo da vinci
Presentacion de leonardo da vinciPresentacion de leonardo da vinci
Presentacion de leonardo da vinciTheleydy
 
Gênios do renascimento
Gênios do renascimentoGênios do renascimento
Gênios do renascimentorafaforte
 
Atividades com pintura artes2 ano 2009
Atividades  com pintura artes2 ano 2009Atividades  com pintura artes2 ano 2009
Atividades com pintura artes2 ano 2009beljinaldo
 
O renascimento cultural imagens 2014
O renascimento cultural   imagens 2014O renascimento cultural   imagens 2014
O renascimento cultural imagens 2014Nelia Salles Nantes
 
Formando o leitor e o produtor de texto
Formando o leitor e o produtor de texto Formando o leitor e o produtor de texto
Formando o leitor e o produtor de texto Elenjusse Martins
 
Modelos atividades 5 ano
Modelos atividades 5 anoModelos atividades 5 ano
Modelos atividades 5 anosabarage
 
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano ensino fundamental
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano   ensino fundamentalGêneros textuais do 1ª ao 5ª ano   ensino fundamental
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano ensino fundamentalKleber Freitas
 
Trabalhando com a tirinha do Menino Maluquinho
Trabalhando com a tirinha do Menino MaluquinhoTrabalhando com a tirinha do Menino Maluquinho
Trabalhando com a tirinha do Menino MaluquinhoProfessora Cida
 
Tirinhas para texto menino maluquinho
Tirinhas para texto menino maluquinhoTirinhas para texto menino maluquinho
Tirinhas para texto menino maluquinhohafersou
 
Interpretação de tirinhas menino maluquinho
Interpretação de tirinhas menino maluquinhoInterpretação de tirinhas menino maluquinho
Interpretação de tirinhas menino maluquinhoRose Tavares
 
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
O renascimento e a formação da mentalidade modernaO renascimento e a formação da mentalidade moderna
O renascimento e a formação da mentalidade modernaRainha Maga
 

Destacado (20)

Leonardo da vinci
Leonardo da vinciLeonardo da vinci
Leonardo da vinci
 
Trabalho Infor Leonardo
Trabalho Infor LeonardoTrabalho Infor Leonardo
Trabalho Infor Leonardo
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Presentacion de leonardo da vinci
Presentacion de leonardo da vinciPresentacion de leonardo da vinci
Presentacion de leonardo da vinci
 
Gênios do renascimento
Gênios do renascimentoGênios do renascimento
Gênios do renascimento
 
Atividades com pintura artes2 ano 2009
Atividades  com pintura artes2 ano 2009Atividades  com pintura artes2 ano 2009
Atividades com pintura artes2 ano 2009
 
O renascimento cultural imagens 2014
O renascimento cultural   imagens 2014O renascimento cultural   imagens 2014
O renascimento cultural imagens 2014
 
Formando o leitor e o produtor de texto
Formando o leitor e o produtor de texto Formando o leitor e o produtor de texto
Formando o leitor e o produtor de texto
 
Ano -unidades 5-
Ano -unidades 5-Ano -unidades 5-
Ano -unidades 5-
 
Os Tipos textuais
Os Tipos textuaisOs Tipos textuais
Os Tipos textuais
 
Modelos atividades 5 ano
Modelos atividades 5 anoModelos atividades 5 ano
Modelos atividades 5 ano
 
Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1Renascimento cultural 1
Renascimento cultural 1
 
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano ensino fundamental
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano   ensino fundamentalGêneros textuais do 1ª ao 5ª ano   ensino fundamental
Gêneros textuais do 1ª ao 5ª ano ensino fundamental
 
Trabalhando com a tirinha do Menino Maluquinho
Trabalhando com a tirinha do Menino MaluquinhoTrabalhando com a tirinha do Menino Maluquinho
Trabalhando com a tirinha do Menino Maluquinho
 
Tirinhas para texto menino maluquinho
Tirinhas para texto menino maluquinhoTirinhas para texto menino maluquinho
Tirinhas para texto menino maluquinho
 
Interpretação de tirinhas menino maluquinho
Interpretação de tirinhas menino maluquinhoInterpretação de tirinhas menino maluquinho
Interpretação de tirinhas menino maluquinho
 
Interpretação de tirinha
Interpretação de tirinhaInterpretação de tirinha
Interpretação de tirinha
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
O renascimento e a formação da mentalidade modernaO renascimento e a formação da mentalidade moderna
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
 

Similar a Leonardo da Vinci

FáBio Querido
FáBio QueridoFáBio Querido
FáBio QueridoFabio100
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vincifabionice5
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciMarta99
 
O Sfumato de Leonardo Da Vinci
O Sfumato de Leonardo Da Vinci O Sfumato de Leonardo Da Vinci
O Sfumato de Leonardo Da Vinci Daniela Braga
 
A Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus
A Virgem, Santa Ana e o Menino JesusA Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus
A Virgem, Santa Ana e o Menino JesusAlexandralicious
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da  VinciLeonardo Da  Vinci
Leonardo Da VinciCPH
 
Leonardo, o génio
Leonardo, o génioLeonardo, o génio
Leonardo, o génioIsabel Brito
 
Leonardoda Vinci1
Leonardoda Vinci1Leonardoda Vinci1
Leonardoda Vinci1guestd38706
 
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - Artes
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - ArtesMona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - Artes
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - ArtesUiles Martins
 
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]lazaro12r
 
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2 Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2 Professor Gilson Nunes
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artesGustavoxa1
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artesGustavoxa1
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artesGustavoxa1
 

Similar a Leonardo da Vinci (20)

FáBio Querido
FáBio QueridoFáBio Querido
FáBio Querido
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Leo
LeoLeo
Leo
 
Leo
LeoLeo
Leo
 
Leo
LeoLeo
Leo
 
O Sfumato de Leonardo Da Vinci
O Sfumato de Leonardo Da Vinci O Sfumato de Leonardo Da Vinci
O Sfumato de Leonardo Da Vinci
 
A Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus
A Virgem, Santa Ana e o Menino JesusA Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus
A Virgem, Santa Ana e o Menino Jesus
 
Leonardo Da Vinci
Leonardo Da  VinciLeonardo Da  Vinci
Leonardo Da Vinci
 
Leonardo, o génio
Leonardo, o génioLeonardo, o génio
Leonardo, o génio
 
Leonardoda Vinci1
Leonardoda Vinci1Leonardoda Vinci1
Leonardoda Vinci1
 
Leonardoda Vinci
Leonardoda VinciLeonardoda Vinci
Leonardoda Vinci
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Renascimento
RenascimentoRenascimento
Renascimento
 
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - Artes
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - ArtesMona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - Artes
Mona lisa - Contexto Histórico e curiosidades - Artes
 
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]
Leonardo%20di%20ser%20 piero%20da%20vinci %20lázaro[1]
 
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2 Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2
Leonardo da Vinci: Alto-Renascimento - parte 2
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artes
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artes
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artes
 

Más de Daniele Fragoso

Más de Daniele Fragoso (6)

The Beatles
The BeatlesThe Beatles
The Beatles
 
Dsts herpes
Dsts herpesDsts herpes
Dsts herpes
 
Variedades políticas anos 70
Variedades políticas anos 70Variedades políticas anos 70
Variedades políticas anos 70
 
Inversão térmica
Inversão térmicaInversão térmica
Inversão térmica
 
Anos 60 no Brasil
Anos 60 no BrasilAnos 60 no Brasil
Anos 60 no Brasil
 
Teatro contemporâneo
Teatro contemporâneoTeatro contemporâneo
Teatro contemporâneo
 

Último

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOAulasgravadas3
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......suporte24hcamin
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 

Último (20)

PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 

Leonardo da Vinci

  • 1. Leonardo da Vinci O gênio do Renascimento Cultural
  • 2.
  • 3.
  • 5.
  • 6. A Última Ceia L’Ultima Cena/Il Cenacolo Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Da Vinci testou uma nova técnica à solução das tintas com predominância da têmpera, não sendo muito satisfatório. Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos em um ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato. Foi restaurada por sete vezes.
  • 7. Calculadora De fato, algumas pessoas acreditam que a primeira calculadora mecânica pode ter sido criada por Leonardo da Vinci. No entanto, suas contribuições para o cálculo mecânico permaneceram ocultas até a redescoberta de dois de seus cadernos. Esses cadernos, que datam por volta do ano de 1500, continham desenhos de uma calculadora mecânica, e modelos de funcionamento do dispositivo da Vinci já foram construídos.
  • 8. Asas Voadoras Asa Delta Utilizando manivelas, sistemas de roldanas, cordas e rodas dentadas desenhou, depois de um profundo estudo, uma réplica fiel das asas dos morcegos e das suas articulações. A desproporção entre o peso do piloto e a potência, para além de obrigar a uma posição incômoda, não permite a elevação. A sua variante fixa é o antecessor da atual asa delta. Mais tarde tenta solucionar este problema com a hélice.
  • 9. O Homem Vitruviano É um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado.
  • 10. Dama do Arminho É o retrato de Cecília Gallerani encomendado por Ludovico Sforza. A jovem, com o olhar fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranquilo, insinuando o início de um sorriso sereno. O Arminho representa o sobrenome da jovem em grego galée, mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. Cecília abraça carinhosamente o seu amor junto ao colo.
  • 11. Virgem das Rochas Primeira versão Foi encomendada pela Irmandade da Imaculada Conceição de Milão para decorar o altar-mor de sua capela. Foi solicitado que nele aparecessem os bebês Jesus e João Batista, a Virgem Maria e o anjo Uriel. Nesse quadro houve algumas características que desagradou os monges.O primeiro quadro deveria obedecer a minuciosas orientações descritas no contrato. Mas foi muito diferente da encomenda.
  • 12. Virgem das Rochas Segunda versão A posição do Menino Jesus e do João Batista é invertida. Na composição Jesus está na frente da Virgem, no centro, para ser adorado. A seu lado está João Batista, com o estandarte da evangelização em Cristo. A Virgem parece empurrá-lo para junto de Jesus para ser abençoado por este. O anjo Uriel parece proteger o Menino, pois, logo à frente localiza-se um abismo. A Virgem Maria, tanto aparenta abençoar seu filho, quanto receber a benção dele.
  • 13. Ponte Giratória Destinada a unir uma ilha-fortaleza ao continente, esta ponte foi projetada de forma a poder ser girada de volta, quando fora de uso, eliminando a possibilidade de acesso do inimigo. Teoria Tectônica das Placas Leonardo da Vinci, nos séculos XV e XVI contribuiu para as teorias da separação dos continentes, ao analisar fósseis de conchas encontradas em regiões muito acima dos níveis do mar e demonstrar que regiões continentais já foram fundo de mar e se elevaram por força de movimento da crosta terrestre.
  • 14. Carro Ceifador Uma das máquinas de guerra projetadas por Leonardo Da Vinci, o carro seria puxado por cavalos e teria foices giratórias nas laterais para atingir o inimigo. O mecanismo seria acionado pelo giro das rodas à medida que o cavalo se movimentasse. O equipamento seria fabricado com madeira, foices de ferro e cordas.
  • 15. A Virgem e o Menino com Santa Ana A Virgem e o Menino com Santa Ana foi pintada em Milão entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. A Virgem e Santa Ana, nesta pintura têm as mesmas características que as mulheres que ele já havia pintado. Os rostos são calmos e serenos. A paisagem é parecida com a do quadro Mona Lisa. Recentemente, após um exame laboratorial, três desenhos (uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro) foram descobertos no reverso do quadro.
  • 16. Mona Lisa Mona Lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumatto. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte.
  • 17. Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje. O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu, e mandou colocá-lo nos seus aposentos. 22 de Agosto de 1911, já na segunda década do século XX, cerca de 405 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Pablo Picasso, foi solto meses mais tarde. Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Todavia a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão. Em 2 de agosto de 2009, uma mulher russa jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. A pintura não foi danificada, pois a xícara quebrou na proteção de vidro à prova de balas que existe antes do painel. Segundo as autoridades, a mulher só fez isso porque estava indignada após não conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.
  • 18. Parafuso Aéreo Com uma única hélice em forma de espiral, Leonardo pensou apenas no deslocamento vertical, porém prevê-se que esse invento nunca tenha dado certo. Roupa para mergulho Uma parte flutuante levava o tubo de respiração da roupa, feita de couro, até a superfície. A roupa projetada por Leonardo foi testada por Jacquie Cozens e funcionou em águas rasas.
  • 19. Pára-quedas Da Vinci fez projetos de um pára-quedas um pouco rudimentar, mas que funcionou em testes recentes. Ele consistia em um quadrado com quatro pirâmides de pano espesso e em cujo centro (onde se cruzam as diagonais) se prendia cordas que seguravam o corpo do paraquedista. O pára-quedas projetado por Leonardo da Vinci em 1483 funciona. A prova, feita mais de quinhentos anos depois que os sábios renascentistas elaborou seus desenhos, foi realizada pelo paraquedista britânico Adrian Nicholas, informa o jornal inglês “Daily Telegraph”.
  • 20. Tanque de Guerra Besta sobre rodas Da Vinci a descrevia como “um veículo capaz de destruir qualquer inimigo”. Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuía algumas falhas difíceis de corrigir , e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto. A maior dificuldade encontrada seria iniciar a marcha da máquina pois a pouca quantidade de energia disponível e a desproporção entre o seu peso e a sua estrutura eram incríveis.
  • 21. A Adoração dos Magos Adorazione Del Magi É a primeira grande pintura de Leonardo da Vinci, que a deixou inacabada. Foi feita entre 1481 e 1482, foi encomendada pelos monges de São Donato de Scopeto, próximo a Florença. Leonardo usou com sabedoria sua técnica de jogo de luz e sombra estimulando a imaginação do observador gerando uma ilusão de profundidade (3D). Também esta obra mostra o domínio de Leonardo da anatomia humana onde todos os elementos obrigam o olhar para o centro onde estão as figuras da Madona e o Menino.
  • 22. O Batismo de Cristo de Verrocchio É o primeiro trabalho importante de Leonardo da Vinci como aprendiz. Fez a pintura junto com seu mestre Verrocchio. O maior de todos os historiadores da Renascença, Giorgio Vasari, e da mesma época de Leonardo, afirma que Verrocchio, mestre de Leonardo, acabou desgostoso com a arte de pintar, ao sentir-se ultrapassado pelo próprio aprendiz(há quem diga mesmo que Verrocchio quebrou os seus pinceis á frente de todos os seus aprendizes prometendo nunca mais voltar a pintar.).
  • 23. Estudos sobre a anatomia Leonardo estudou profundamente a anatomia humana e de animais, principalmente de cavalos. Dissecou mais de trinta corpos de homens e mulheres de todas as idades. Pesquisou a estrutura dos ossos, representou o tórax, a bacia, a coluna vertebral e o crânio, que desenhou em planos ainda utilizados em atlas anatômicos. Observou alterações ósseas com a idade do indivíduo, a posição dos ossos. Dedicou cento e quarenta desenhos à localização dos músculos, estudou a posição relativa dos mesmos, dos vasos e dos nervos. Analisando o sistema urogenital, fez anotações impressionantes sobre a placenta, o cordão umbilical e as vias de nutrição fetal. Examinou ainda o sistema nervoso central e periférico, bem como os órgãos dos sentidos.