Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Fundamentos de malharia - Estudo do fator de elasticidade

4.185 visualizaciones

Publicado el

Estudo do fator de elasticidade da malharia e suas aplicações

Publicado en: Educación
  • Inicia sesión para ver los comentarios

Fundamentos de malharia - Estudo do fator de elasticidade

  1. 1. Fundamentos de Malharia Estudo do fator de elasticidade em tecidos de malha e suas aplicações. Débora Cseri 26/05/2014
  2. 2. O processo de tecimento fundamental é o TRICÔ.
  3. 3. Qualidade  A fibra utilizada  O fio utilizado (torção, fiação, texturização)  A máquina utilizada.
  4. 4. Malha – Entrelaçamento Laçadas Estrutura Tecido Plano – Entrelaçamento Tela
  5. 5. Características dos Fios O fio empregado na produção de malhas é basicamente o mesmo utilizado na tecelagem plana, diferindo apenas por exigir um menor grau de torção.
  6. 6. Flexibilidade Uma torção fraca dada aos fios para malharia aumenta sua flexibilidade.
  7. 7. Elasticidade A elasticidade é a propriedade que faz com que o fio retorne ao seu comprimento original quando cessa a ação da tensão desde que não tenha sido esticado além do seu limite máximo de elasticidade.
  8. 8. UniformidadeFonteGuiadeDefeitosIndustriaisTêxteis-APT. O defeito é aparente a olho nu e causa uma aparência não muito agradável no tecido. Com defeitos assim, o artigo perde em qualidade e em lucro. Defeitos Devido à Falta de Uniformidade do Fio.
  9. 9. Classificação da Malha MALHA TRAMA CIRCULAR RETILÍNEA URDUME
  10. 10. As laçadas podem se formar de duas maneiras, no sentido do comprimento, e é chamada de malha por urdume, ou no sentido da largura, chamada de malha por trama (SANCHES, 2006, p. 43). TRAMA URDUME
  11. 11. MALHA POR URDUME abrange, basicamente as máquinas com sistema ‘Ketten’ e as Raschel. Se forma por colunas no comprimento do tecido. Alimentação de pelo menos um fio por agulha. MALHA POR TRAMA utiliza-se em máquinas retilíneas e as máquinas circulares de pequeno e grande diâmetro. Se forma por fileiras na largura do tecido. Alimentação feita a partir de um fio para todas as agulhas. Desenho de malha por urdume e malha por trama/ Fonte: VEBLEN, 2008
  12. 12. Máquina Circular de pequeno diâmetro Máquina Retilínea Máquina sistema Raschel Máquinas
  13. 13. Malha por Trama Formação de uma malha de trama Cabeça Pernas Pés
  14. 14. A partir organização dos pontos de ligação se pode distinguir o lado avesso e direito do tecido.
  15. 15. Se os pés das malhas estiverem por cima dos pontos de ligação e as pernas por baixo, então este é o avesso do tecido.
  16. 16. Se os pés estão por baixo, e as pernas por cima, nos seus pontos de ligação, então é o lado direito do tecido.
  17. 17. Avesso Direito
  18. 18. As laçadas moverem-se umas sobre as outras quando submetidas à tensão, seja no sentido da largura ou no sentido do comprimento do artigo. Isso caracteriza a “flexibilidade” ou a “capacidade de modelagem” dos artigos de malha, os quais podem, dessa forma, abraçar as mais complexas formas do corpo humano.
  19. 19. Além disso, os artigos de malha apresentam certa capacidade de “recuperação elástica”, ou seja, uma vez retirada do corpo, a solicitação recupera o seu formato inicial, total ou parcialmente.
  20. 20. O principal elemento no processo de criação da malha é a agulha. Ela promove os movimentos mecânicos necessários, para buscar o fio e entrelaçá-lo em uma laçada formada anteriormente.
  21. 21. Existem milhares de espécies de agulhas diferentes para utilização em máquinas de malha. A escolha varia conforme o modelo da máquina e o resultado que se pretende obter.
  22. 22. Exemplo de Formação do Tecido A agulha está na posição de repouso, a malha que se encontra dentro da cabeça da agulha foi formada pelo ciclo realizado anterior.
  23. 23. 1 2 3
  24. 24. ARTIGOS DE MALHA
  25. 25. Vantagens dos Artigos de Malha  Elasticidade e Flexibilidade: os artigos de malha adaptam-se ao movimento do corpo. Ex: collant, meias, roupas de banho, artigos esportivos, roupas íntimas.
  26. 26.  Grande Aceitação
  27. 27. Adapta-se facilmente à moda.
  28. 28. Deformação Enrolamento  Limitação Desvantagens
  29. 29. PRINCIPAIS ARTIGOS PRODUZIDOS COM TECIDOS DE MALHA
  30. 30. Lingerie
  31. 31. Pijamas
  32. 32. Biquínis
  33. 33. Maiôs
  34. 34. Camiseta Esportiva
  35. 35. Uniformes Esportivo
  36. 36. Blusões
  37. 37. Camisetas
  38. 38. Saias
  39. 39. Suéteres
  40. 40. Meias
  41. 41. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS  Escolher um artigo de vestuário.  Identificar o lado direito e avesso do tecido.  Identificar se a malha é de urdume ou de trama.  Contar a quantidade de carreiras (trama) na unidade de um quadrado de 10 cm.  Contar a quantidade de colunas (urdume) na unidade de um quadrado de 10 cm. Conta Fio

×