SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 18
Videojogos
O que são os videojogos Os videojogos são programas interactivos para o entretenimento, que podemos desfrutar executando-os através de computadores, consolas ou telemóveis. A EA convida-o a conhecê-los um pouco melhor através da sua curta, mas intensa história, e mostra-lhe uma fácil classificação da grande variedade de propostas, que tem ao seu alcance.
História dos videojogos Anos 50-60 Os primeiros videojogos surgiram nos laboratórios das universidades norte americanas e inglesas, quando os especialistas experimentavam os primeiros computadores. Em 1958, o físico Willy Higinbotham criou um jogo chamado "Tennis for two" para distrair os visitantes do Brookhaven National Laboratory, em Nova Iorque. Com um osciloscópio ligado a um computador podia- -se jogar uma simples partida de ténis. Em 1962, um grupo de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) programou um jogo chamado “Spacewar”. O objectivo não era propriamente o jogo mas sim, experimentar as potencialidades do primeiro minicomputador PDP-1.
Anos 70 Em 1972, a Atari lançou para o mercado o primeiro videojogo com êxito: o "Pong". Tratava-se de um terminal que reproduzia uma simples partida de Ping- -Pong. Venderam-se 19.000 terminais do jogo que conseguiram popularizá-lo rapidamente. A partir de então, começou a surgir um público entusiasta dos videojogos. Em 1972, comercializaram-se as primeiras consolas domésticas que funcionavam com cartuchos. Cada cartucho continha um jogo e a interacção realizava--se através de um  joystick , uma alavanca que permitia controlar o movimento e a acção dos objectos no ecrã.
Em paralelo, apareceram no mercado os primeiros arcades (terminais com ecrã que funcionavam a partir da introdução de uma moeda: o “Space Invaders (1978)” e o “Asteroids” (1978). Dois clássicos da história dos videojogos.
Anos 80 Apareceram títulos clássicos como o “Pacman” de Namco (1980) e o “Donkey Kong” da Nintendo (1981).  Arcades de grande qualidade como o “Ghouls and Ghosts” de Capcom (1988) e o “Street Fighter” de Capcom (1987). Apareceram também, as primeiras aventuras gráficas, tentando criar a ilusão de espaços tridimensionais, como o “King’s Quest” da Sierra Entertaintment para a IBM (1983) e o Maniac Mansion da LucasArts (1987)…
ou simuladores como o Sim City da Maxis (1989), o precursor de uma variedade de títulos que se seguiram (“Sim Earth”, “Sim City 2000”, “Sim Ant”, “Sim Tower”…) até chegar ao simulador de PC mais vendido da história, “Os Sims ”  da Electronic Arts (2000)  O cinema entra no mundo dos videojogos. O “Star Wars” ou o “ Indiana Jones e a última Cruzada” da Lucasfilms Games(1989),  foram alguns dos primeiros videojogos que incluiram nos seus argumentos, os guiões e histórias cinematográficas.
Anos 90 Continua a relação videojogos-cinema. Nesta altura, eram sagas de videojogos com êxito como o "Sonic" da Sega e o "Mario Bros" da Nintendo, que passaram para o "grande ecrã" aumentando a sua popularidade. A grande expansão desta década produziu-se graças ao trabalho de empresas de desenvolvimento, edição e distribuição de videojogos, entre elas a EA, fundada em 1982 e que se implantou com a sua primeira sede em Espanha, nos anos 90. Foi a década das sagas como o “Monkey Island”, da LucasArts (1990), o “Need for Speed” da Electronic Arts (1994) ou o “Medal of Honor” (1999) da DreamWorks Interactive
Anos 2000 A combinação da animação digital, do vídeo, das imagens fotográficas, dos gráficos digitais, do som stereo, da captura de movimentos…, permitem-nos desfrutar hoje, dos videojogos com ambientes cada vez mais realistas, são cenários fantásticos ou réplicas e simulações.
É o caso dos videojogos desportivos da Electronic Arts, como por exemplo, o "NBA Live", o "FIFA Football"., videojogos de simulação e de acção como o "Battlefield", que recria o ambiente da Segunda Guerra Mundial… ... ou Os Sims, o videojogo para PC mais vendido da história que, nos seus diferentes títulos de expansão, permitiram alargar cada vez mais o universo destes personagens. Os argumentos e formatos são cada vez mais cinematográficos. As bandas sonoras estão a cargo de grupos actuais e os personagens, contam com as vozes de actores famosos nas suas versões originais.
Êxitos cinematográficos tomam forma e novas dimensões no mercado dos videojogos. É o caso de títulos como: O Senhor dos Anéis, com 2 versões em paralelo aos filmes: As Duas Torres (2002) O Regresso do Rei (2003) O Harry Potter com as suas versões para cada um dos filmes, ou a série de James Bond com títulos como “007 O Amanhã Nunca Morre”, “007 Nigthfire”, “007 Tudo ou nada”, …
Consolas Com novos acessórios (comandos, câmaras, microfones…) e melhores prestações gráficas e sonoras:
Se a cultura de princípios do século XX não pôde passar sem o cinema, a cultura do novo século XXI não pode passar sem os videojogos. O interesse crescente do público por este entretenimento, faz com que, actualmente, seja um sector económico líder na incorporação e difusão dos avanços tecnológicos, que já supera em resultados, outros sectores de lazer como o cinema ou a música. Mas a história não acaba aqui. São muitas as novidades que nos esperam e muitos os desafios que os novos videojogos nos vão a colocar. A evolução continua!
PES 2009 Jogabilidade A jogabilidade foi alterada no Pro Evolution Soccer 2009. As mudanças principais foi no Teamvision System, em que a tática muda em determinadas situações e o "computador" absorve informações de seu modo de jogo para se adaptar, em modos como Master League (Liga Master) e League Modes (Ligas). Outra nova adição é o reajuste nos movimentos da bola. O PES 2009 agora tem novos cálculos de resistência do ar na trajetória da bola. Existem também mudanças quanto ao movimento da bola em diferentes campos. O clima realmente interfere no decorrer da partida, deixando de ser apenas uma espécie de chuvisco que quase não faz diferença. A movimentação dos jogadores com o campo molhado é prejudicada, os chutes causam maiores dificuldades aos goleiros e principalmente o atrito da bola com as condições do campo serão um obstáculo à parte. Para Xbox 360, o lançamento do título coincidiu com o lançamento de um novo comando para o console. Ao invés de 8 eixos, o comando trouxe 16 eixos facilitando assim a movimentação dos jogadores.
Novidades Modalidade exclusiva da liga dos campeões de UEFA, utilizando todos os elementos e atributos da competição (apenas para consolas de7ª geração e PC) Gráficos melhorados; Jogadores mais inteligentes; Ângulos de camera novos, mais realísticos; Equipes, jogadores e estádios novos; Melhorias na modalidade  Liga Master  ; O novo  Rumo ao Estrelato  jogar como se fosse apenas um jogador; Atualização dos clubes e das equipes nacionais; Usando uma câmera USB, pode criar um jogador com a sua cara; Maior controle da bola e movimentações quase perfeitas;
Material licenciado e não- licenciado Ligas Ligas totalmente licenciadas: Ligue 1 Orange     Eredivisie Ligas parcialmente licenciadas:     Liga Inglesa (Premier League) (apenas 2 clubes licenciados)     Liga Espanhola (La Liga) (11 clubes licenciados)     Serie A (Todos os clubes licensiados, mas o logótipo e o nome da liga não estão)
Equipas     Boca Juniors     River Plate     Anderlecht     Club Brugge     Standard Liège     Internacional     Dinamo Zagreb     Slavia Prague     Brøndby     Copenhagen     Liverpool     Manchester United     HJK Helsinki     AEK Athens     Olympiacos     Panathinaikos     Rosenborg     S.L. Benfica     F.C. Porto     Sporting CP     CFR Cluj     Steaua Bucureşti     Lokomotiv Moscow     Spartak Moscow     Zenit St. Petersburg     Celtic F.C.     Glasgow Rangers     Red Star Belgrade     Athletic Bilbao     Atlético Madrid     Barcelona     Deportivo La Coruña     RCD Espanyol     RCD Mallorca     Racing de Santander     Real Madrid CF     Real Valladolid     Sevilla FC     Villarreal     AIK Fotboll     Hammarby IF     IFK Göteborg     FC Basel     Beşiktaş J.K.     Fenerbahçe S.K.     Galatasaray S.K.     Dynamo Kyiv     Shakhtar Donetsk
  Europa     Áustria     Bélgica     Bulgária     Croácia     República Checa     Dinamarca     Inglaterra     Finlândia     França     Alemanha     Grécia     Hungria     Irlanda     Israel     Itália     Holanda     Irlanda do Norte     Portugal     República da Irlanda     Escócia     Espanha [8]     Suécia     Turquia   África     Gana     Costa do Marfim América     Argentina     Brasil Ásia e Oceania     Austrália     Japão     Coréia  do Sul

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Contrastes sociais
Contrastes sociaisContrastes sociais
Contrastes sociaiscattonia
 
A confiança no progresso científico no séc. XIX
A confiança no progresso científico no séc. XIXA confiança no progresso científico no séc. XIX
A confiança no progresso científico no séc. XIXSusana Simões
 
Módulo 8 unidade 1.2 guerra fria
Módulo 8 unidade 1.2 guerra friaMódulo 8 unidade 1.2 guerra fria
Módulo 8 unidade 1.2 guerra friaangelamoliveira
 
Historia a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoHistoria a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoEscoladocs
 
A construção do modelo soviético
A construção do modelo soviéticoA construção do modelo soviético
A construção do modelo soviéticoCarlos Vieira
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebolnarped
 
13 o império romano
13   o império romano13   o império romano
13 o império romanoCarla Freitas
 
Trabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - AconsaTrabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - AconsaAna Carolina
 
O Império Romano
O Império RomanoO Império Romano
O Império RomanoHCA_10I
 
Apresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaApresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaCristiano N. Tonéis
 
Trabalho de Futsal
Trabalho de FutsalTrabalho de Futsal
Trabalho de FutsalAna Carolina
 

La actualidad más candente (20)

Contrastes sociais
Contrastes sociaisContrastes sociais
Contrastes sociais
 
A evolução dos jogos (2)
A evolução dos jogos (2)A evolução dos jogos (2)
A evolução dos jogos (2)
 
A confiança no progresso científico no séc. XIX
A confiança no progresso científico no séc. XIXA confiança no progresso científico no séc. XIX
A confiança no progresso científico no séc. XIX
 
Módulo 8 unidade 1.2 guerra fria
Módulo 8 unidade 1.2 guerra friaMódulo 8 unidade 1.2 guerra fria
Módulo 8 unidade 1.2 guerra fria
 
Historia a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumoHistoria a-12-ano-resumo
Historia a-12-ano-resumo
 
A construção do modelo soviético
A construção do modelo soviéticoA construção do modelo soviético
A construção do modelo soviético
 
Educação física futebol
Educação física   futebolEducação física   futebol
Educação física futebol
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebol
 
13 o império romano
13   o império romano13   o império romano
13 o império romano
 
Trabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - AconsaTrabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - Aconsa
 
O Império Romano
O Império RomanoO Império Romano
O Império Romano
 
Apresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aulaApresentação palestra games na sala e aula
Apresentação palestra games na sala e aula
 
Pós 25 de abril
Pós 25 de abrilPós 25 de abril
Pós 25 de abril
 
Sociedade Oitocentista - Século XIX
Sociedade Oitocentista - Século XIXSociedade Oitocentista - Século XIX
Sociedade Oitocentista - Século XIX
 
Anos 20
Anos 20Anos 20
Anos 20
 
Loucos Anos 20
Loucos Anos 20Loucos Anos 20
Loucos Anos 20
 
Trabalho de Futsal
Trabalho de FutsalTrabalho de Futsal
Trabalho de Futsal
 
A Democracia Em Atenas
A Democracia Em  AtenasA Democracia Em  Atenas
A Democracia Em Atenas
 
Milagre japones
Milagre japonesMilagre japones
Milagre japones
 
Inteligência
InteligênciaInteligência
Inteligência
 

Similar a História dos Videojogos

Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariuna
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - JaguariunaDesenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariuna
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariunajonathanblacknight
 
Evolução gamer
Evolução gamerEvolução gamer
Evolução gamerBruno Mello
 
Vídeojogos Antigos
Vídeojogos AntigosVídeojogos Antigos
Vídeojogos Antigosnice_wolf
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Fabio Moura Pereira
 
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...Leonardo Dalmina
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolascef1
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolascef1
 
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugoConsolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugocef1
 
Jogos eletronicos
Jogos eletronicosJogos eletronicos
Jogos eletronicosrhayraerick
 
História dos videojogos para consolas de Nuno Folhadela
História dos videojogos para consolas de Nuno FolhadelaHistória dos videojogos para consolas de Nuno Folhadela
História dos videojogos para consolas de Nuno FolhadelaRealidades Virtuais
 
Top 10 games da Nossa Infância
Top 10 games da Nossa InfânciaTop 10 games da Nossa Infância
Top 10 games da Nossa Infânciacadoromao
 
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantos
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - UnisantosDesenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantos
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantosjonathanblacknight
 
Desenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
Desenvolver Jogos de Sucesso em PortugalDesenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
Desenvolver Jogos de Sucesso em PortugalNelson Zagalo
 
História dos Games - Evolução
História dos Games - EvoluçãoHistória dos Games - Evolução
História dos Games - EvoluçãoGerson Victor
 

Similar a História dos Videojogos (20)

Jogos eletrônicos
Jogos eletrônicosJogos eletrônicos
Jogos eletrônicos
 
Jornal Game Life News
Jornal Game Life NewsJornal Game Life News
Jornal Game Life News
 
Trajetória da E3
Trajetória da E3Trajetória da E3
Trajetória da E3
 
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariuna
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - JaguariunaDesenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariuna
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Jaguariuna
 
Història do video game
Història do video gameHistòria do video game
Història do video game
 
Evolução gamer
Evolução gamerEvolução gamer
Evolução gamer
 
Vídeojogos Antigos
Vídeojogos AntigosVídeojogos Antigos
Vídeojogos Antigos
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
 
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...
Utilização da Engine de Jogos CryENGINE para o Desenvolvimento de Aplicativos...
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolas
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolas
 
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugoConsolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
 
Jogos eletronicos
Jogos eletronicosJogos eletronicos
Jogos eletronicos
 
X BOX 360
X BOX 360X BOX 360
X BOX 360
 
História dos videojogos para consolas de Nuno Folhadela
História dos videojogos para consolas de Nuno FolhadelaHistória dos videojogos para consolas de Nuno Folhadela
História dos videojogos para consolas de Nuno Folhadela
 
Consoles de games
Consoles de gamesConsoles de games
Consoles de games
 
Top 10 games da Nossa Infância
Top 10 games da Nossa InfânciaTop 10 games da Nossa Infância
Top 10 games da Nossa Infância
 
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantos
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - UnisantosDesenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantos
Desenvolvimento de jogos e ogre 3D - Unisantos
 
Desenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
Desenvolver Jogos de Sucesso em PortugalDesenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
Desenvolver Jogos de Sucesso em Portugal
 
História dos Games - Evolução
História dos Games - EvoluçãoHistória dos Games - Evolução
História dos Games - Evolução
 

História dos Videojogos

  • 2. O que são os videojogos Os videojogos são programas interactivos para o entretenimento, que podemos desfrutar executando-os através de computadores, consolas ou telemóveis. A EA convida-o a conhecê-los um pouco melhor através da sua curta, mas intensa história, e mostra-lhe uma fácil classificação da grande variedade de propostas, que tem ao seu alcance.
  • 3. História dos videojogos Anos 50-60 Os primeiros videojogos surgiram nos laboratórios das universidades norte americanas e inglesas, quando os especialistas experimentavam os primeiros computadores. Em 1958, o físico Willy Higinbotham criou um jogo chamado "Tennis for two" para distrair os visitantes do Brookhaven National Laboratory, em Nova Iorque. Com um osciloscópio ligado a um computador podia- -se jogar uma simples partida de ténis. Em 1962, um grupo de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) programou um jogo chamado “Spacewar”. O objectivo não era propriamente o jogo mas sim, experimentar as potencialidades do primeiro minicomputador PDP-1.
  • 4. Anos 70 Em 1972, a Atari lançou para o mercado o primeiro videojogo com êxito: o "Pong". Tratava-se de um terminal que reproduzia uma simples partida de Ping- -Pong. Venderam-se 19.000 terminais do jogo que conseguiram popularizá-lo rapidamente. A partir de então, começou a surgir um público entusiasta dos videojogos. Em 1972, comercializaram-se as primeiras consolas domésticas que funcionavam com cartuchos. Cada cartucho continha um jogo e a interacção realizava--se através de um  joystick , uma alavanca que permitia controlar o movimento e a acção dos objectos no ecrã.
  • 5. Em paralelo, apareceram no mercado os primeiros arcades (terminais com ecrã que funcionavam a partir da introdução de uma moeda: o “Space Invaders (1978)” e o “Asteroids” (1978). Dois clássicos da história dos videojogos.
  • 6. Anos 80 Apareceram títulos clássicos como o “Pacman” de Namco (1980) e o “Donkey Kong” da Nintendo (1981).  Arcades de grande qualidade como o “Ghouls and Ghosts” de Capcom (1988) e o “Street Fighter” de Capcom (1987). Apareceram também, as primeiras aventuras gráficas, tentando criar a ilusão de espaços tridimensionais, como o “King’s Quest” da Sierra Entertaintment para a IBM (1983) e o Maniac Mansion da LucasArts (1987)…
  • 7. ou simuladores como o Sim City da Maxis (1989), o precursor de uma variedade de títulos que se seguiram (“Sim Earth”, “Sim City 2000”, “Sim Ant”, “Sim Tower”…) até chegar ao simulador de PC mais vendido da história, “Os Sims ”  da Electronic Arts (2000) O cinema entra no mundo dos videojogos. O “Star Wars” ou o “ Indiana Jones e a última Cruzada” da Lucasfilms Games(1989),  foram alguns dos primeiros videojogos que incluiram nos seus argumentos, os guiões e histórias cinematográficas.
  • 8. Anos 90 Continua a relação videojogos-cinema. Nesta altura, eram sagas de videojogos com êxito como o "Sonic" da Sega e o "Mario Bros" da Nintendo, que passaram para o "grande ecrã" aumentando a sua popularidade. A grande expansão desta década produziu-se graças ao trabalho de empresas de desenvolvimento, edição e distribuição de videojogos, entre elas a EA, fundada em 1982 e que se implantou com a sua primeira sede em Espanha, nos anos 90. Foi a década das sagas como o “Monkey Island”, da LucasArts (1990), o “Need for Speed” da Electronic Arts (1994) ou o “Medal of Honor” (1999) da DreamWorks Interactive
  • 9. Anos 2000 A combinação da animação digital, do vídeo, das imagens fotográficas, dos gráficos digitais, do som stereo, da captura de movimentos…, permitem-nos desfrutar hoje, dos videojogos com ambientes cada vez mais realistas, são cenários fantásticos ou réplicas e simulações.
  • 10. É o caso dos videojogos desportivos da Electronic Arts, como por exemplo, o "NBA Live", o "FIFA Football"., videojogos de simulação e de acção como o "Battlefield", que recria o ambiente da Segunda Guerra Mundial… ... ou Os Sims, o videojogo para PC mais vendido da história que, nos seus diferentes títulos de expansão, permitiram alargar cada vez mais o universo destes personagens. Os argumentos e formatos são cada vez mais cinematográficos. As bandas sonoras estão a cargo de grupos actuais e os personagens, contam com as vozes de actores famosos nas suas versões originais.
  • 11. Êxitos cinematográficos tomam forma e novas dimensões no mercado dos videojogos. É o caso de títulos como: O Senhor dos Anéis, com 2 versões em paralelo aos filmes: As Duas Torres (2002) O Regresso do Rei (2003) O Harry Potter com as suas versões para cada um dos filmes, ou a série de James Bond com títulos como “007 O Amanhã Nunca Morre”, “007 Nigthfire”, “007 Tudo ou nada”, …
  • 12. Consolas Com novos acessórios (comandos, câmaras, microfones…) e melhores prestações gráficas e sonoras:
  • 13. Se a cultura de princípios do século XX não pôde passar sem o cinema, a cultura do novo século XXI não pode passar sem os videojogos. O interesse crescente do público por este entretenimento, faz com que, actualmente, seja um sector económico líder na incorporação e difusão dos avanços tecnológicos, que já supera em resultados, outros sectores de lazer como o cinema ou a música. Mas a história não acaba aqui. São muitas as novidades que nos esperam e muitos os desafios que os novos videojogos nos vão a colocar. A evolução continua!
  • 14. PES 2009 Jogabilidade A jogabilidade foi alterada no Pro Evolution Soccer 2009. As mudanças principais foi no Teamvision System, em que a tática muda em determinadas situações e o "computador" absorve informações de seu modo de jogo para se adaptar, em modos como Master League (Liga Master) e League Modes (Ligas). Outra nova adição é o reajuste nos movimentos da bola. O PES 2009 agora tem novos cálculos de resistência do ar na trajetória da bola. Existem também mudanças quanto ao movimento da bola em diferentes campos. O clima realmente interfere no decorrer da partida, deixando de ser apenas uma espécie de chuvisco que quase não faz diferença. A movimentação dos jogadores com o campo molhado é prejudicada, os chutes causam maiores dificuldades aos goleiros e principalmente o atrito da bola com as condições do campo serão um obstáculo à parte. Para Xbox 360, o lançamento do título coincidiu com o lançamento de um novo comando para o console. Ao invés de 8 eixos, o comando trouxe 16 eixos facilitando assim a movimentação dos jogadores.
  • 15. Novidades Modalidade exclusiva da liga dos campeões de UEFA, utilizando todos os elementos e atributos da competição (apenas para consolas de7ª geração e PC) Gráficos melhorados; Jogadores mais inteligentes; Ângulos de camera novos, mais realísticos; Equipes, jogadores e estádios novos; Melhorias na modalidade  Liga Master  ; O novo  Rumo ao Estrelato  jogar como se fosse apenas um jogador; Atualização dos clubes e das equipes nacionais; Usando uma câmera USB, pode criar um jogador com a sua cara; Maior controle da bola e movimentações quase perfeitas;
  • 16. Material licenciado e não- licenciado Ligas Ligas totalmente licenciadas: Ligue 1 Orange   Eredivisie Ligas parcialmente licenciadas:   Liga Inglesa (Premier League) (apenas 2 clubes licenciados)   Liga Espanhola (La Liga) (11 clubes licenciados)   Serie A (Todos os clubes licensiados, mas o logótipo e o nome da liga não estão)
  • 17. Equipas   Boca Juniors   River Plate   Anderlecht   Club Brugge   Standard Liège   Internacional   Dinamo Zagreb   Slavia Prague   Brøndby   Copenhagen   Liverpool   Manchester United   HJK Helsinki   AEK Athens   Olympiacos   Panathinaikos   Rosenborg   S.L. Benfica   F.C. Porto   Sporting CP   CFR Cluj   Steaua Bucureşti   Lokomotiv Moscow   Spartak Moscow   Zenit St. Petersburg   Celtic F.C.   Glasgow Rangers   Red Star Belgrade   Athletic Bilbao   Atlético Madrid   Barcelona   Deportivo La Coruña   RCD Espanyol   RCD Mallorca   Racing de Santander   Real Madrid CF   Real Valladolid   Sevilla FC   Villarreal   AIK Fotboll   Hammarby IF   IFK Göteborg   FC Basel   Beşiktaş J.K.   Fenerbahçe S.K.   Galatasaray S.K.   Dynamo Kyiv   Shakhtar Donetsk
  • 18. Europa   Áustria   Bélgica   Bulgária   Croácia   República Checa   Dinamarca   Inglaterra   Finlândia   França   Alemanha   Grécia   Hungria   Irlanda   Israel   Itália   Holanda   Irlanda do Norte   Portugal   República da Irlanda   Escócia   Espanha [8]   Suécia   Turquia África   Gana   Costa do Marfim América   Argentina   Brasil Ásia e Oceania   Austrália   Japão   Coréia do Sul