Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
O Grupo Local e a Via-Láctea
1) Preencha as informações abaixo na ilustração:
a) Indique a localização do Sol na Via-Lácte...
2) Utilizando a ilustração do Grupo Local abaixo responda:
a) Identifique as três principais galáxias do Grupo Local: Via-...
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Atividades o Grupo Local e a Via Láctea

1.761 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Educación
  • Sé el primero en comentar

Atividades o Grupo Local e a Via Láctea

  1. 1. O Grupo Local e a Via-Láctea 1) Preencha as informações abaixo na ilustração: a) Indique a localização do Sol na Via-Láctea, vista de cima e vista de perfil. b) Escreva a distância do Sol ao Centro Galáctico no vértice da ilustração. c) Escreva o diâmetro da Galáxia Via-Láctea no vértice da ilustração. d) Indique nas setinhas da ilustração o sentido de rotação da Via-Láctea e o caminho do fluxo de gás até o núcleo da galáxia. e) Escreva na ilustração o nome das divisões da Galáxia: A Disco Galáctico, B Barra Galáctica, C Bojo Galáctico, D Centro Galáctico, E Buraco Negro Galáctico, F Zona Molecular Central, G Braços Espirais, H Halo Galáctico, I Aglomerados Globulares. f) Identifique os braços espirais da Via-Láctea na ilustração: Centauro (Cen), Sagitário (Sgr), Perseu (Per), Órion (Ori), Norma (Nor), Cruz-Escudo (Cru-Sct). g) Escreva no vértice da ilustração o tipo de galáxia que a Via-Láctea pertence.
  2. 2. 2) Utilizando a ilustração do Grupo Local abaixo responda: a) Identifique as três principais galáxias do Grupo Local: Via-Láctea, Galáxia de Andrômeda (M33) e Galáxia do Triângulo / Cata-Vento (M31). b) Localize no mapa a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães. c) Escreva no espaço correspondente a quais galáxias são Galáxias Anãs e quais são Galáxias Satélites. 3) Observando as galáxias do Grupo Local complete o quadro abaixo identificando a Constelação que a galáxia se encontra e o método de observação (a olho nu, binóculo ou telescópio): Galáxia Constelação Hemisfério Celeste Método de Observação Via-Láctea Galáxia de Andrômeda (M33) Galáxia do Triângulo (M31) Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães 4) Observe as imagens abaixo que revelam como será a visão do universo na Terra daqui a bilhões de anos, e responda: a) Qual o destino das Galáxias de Andrômeda e da Via-Láctea? b) Qual o formato as Galáxias de Andrômeda e a Via-Láctea possuem atualmente? E qual o forma a nova galáxia possuirá após a sua fusão? c) Se a Galáxia de Andrômeda possui 1 trilhão de estrelas e a Via-Láctea possui 200 bilhões de estrelas calcule o número de estrelas que a nova galáxia possuirá após a sua fusão. d) Explique o que é uma galáxia. e) Se a Galáxia de Andrômeda está a 2,5 mi de anos-luz do Sol e a Galáxia de Triângulo a 3 mi de anos-luz quantos anos uma nave espacial demoraria para chegar a essas galáxias?

×