SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 19
Aula 01 - Conceitos Básicos Conhecendo o computador e seus componentes Prof. Elisângela
Introdução A Informática não é um bicho de sete cabeças.   Ou é até que conheçamos e desvendemos este bicho.  Tudo o que é desconhecido para nós sempre nos parece algo difícil de ser dominado.  Mas temos que lembrar sempre que o Computador é feito por pessoas e para servir às pessoas.   Portanto, por mais complicado que possa parecer, não é algo indecifrável e indomável.   Na verdade, vamos descobrir que é até algo muito simples, bastando conhecermos como ele funciona.
LEMBRE-SE => Por mais que você ache que "não entende nada de computadores", é impossível ser mais burro que eles. Lembre-se que você é o ser pensante que está sempre no comando.
O que é Informática? INFOR               MÁTICA Informação     Automática A informática existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço das coisas e serviços. Daí o seu nome, Informática: Informação Automática.
    HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças.           SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função.  A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas. Hardware e Software O termo “Computador” é utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a “máquina” que conhecemos. Esses componentes se dividem em duas partes principais: Hardware e Software. É a combinação de Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida.  Sem um ou outro componente o computador não funciona.
O Computador Monitor, ou Vídeo. Gabinete: proteção de metal ou plástico resistente onde ficam o Disco Rígido, CPU, Memória e Drives. Mouse Teclado
    Mainframe Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras.           Computadores em Rede servidores e CLIENTES São computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo.  Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores.           Workstation São muito utilizados por pessoas ou empresas que necessitam de um computador veloz e capaz de realizar muito trabalho ao mesmo tempo.  Essa é sua principal característica.              PC O Computador Pessoal é o responsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas atualmente.  Cada vez mais barato e acessível, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avançadas.  É o objeto de nosso estudo.           Notebook São computadores portáteis, cabem em uma pasta e são importantes para o trabalho de campo de um serviço ou a movimentação dos seus dados, pois podemos levá-lo a qualquer lugar.           Palmtop Têm sido o maior sucesso nas recentes Feiras de Informática.  Como o próprio nome diz, cabem na palma da mão e realizam quase todas as tarefas de um PC. Tipos de Computadores Os computadores se distinguem pela sua finalidade e porte, se dividindo ao longo desse período em seis tipos básicos:
Principais componentes físicos do computador A CPU ou o Processador A Memória RAM O Disco Rígido ou HD Dispositivos de entrada e saída
A CPU ou Processador O cérebro de um computador é o que chamamos de Processador ou CPU(do inglês, Unidade Central de Processamento).  O Processador nada mais é que um Chip, formado de silício, onde uma combinação de circuitos controla o fluxo de funcionamento de toda a máquina.   Quando “mandamos” o computador imprimir uma página de algum documento digitado, por exemplo, é o Processador que irá receber esta ordem, entendê-la, enviar um comando para que a impressora funcione e imprima. No chip do Processador estão as instruções de como ele deve se comunicar com os programas que você estiver usando e a quem e como ele deve enviar as instruções que você executa no programa. O Processador principal fica localizado em uma placa denominada Placa-Mãe, junto com os circuitos elétricos que interligam a placa ao conjunto de componentes do computador
A CPU ou Processador Existem diversos tipos de marcas e fabricantes de Processadores no mercado, dentre eles a Intel, Power PC, Cyrix, AMD, dentre outros.  Atualmente a Intel é a principal fabricante de processadores para PC.  Ao mesmo tempo, você já deve ter ouvido falar de números ou nomes como 8088, 286, 386, 486, Pentium, MMX, etc.  São todos modelos dos Processadores da Intel já fabricados nos últimos anos. Os Processadores são conhecidos também pela sua Velocidade, ou como os dados são transmitidos em um computador. Por exemplo, existe o Pentium 100 e o Pentium 200.  Significa que o processador Pentium da Intel processa dados a uma freqüência de 100 ou 200 Mhz.  
Placa mãe É nessa placa que é conectado todos os dispositivos necessários para o funcionamento do computador.
A MemóriaRAM Memória RAM (do inglês Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório Quando falamos em memória de um computador estamos nos referindo a Área de Trabalho do Processador.  É na RAM que o Processador realiza seus trabalhos, definidos nos programas, por exemplo. A RAM é composta por diversas pequenas Placas, também formadas por chips,  que juntos somam o total de memória existente em um computador. Quando ligamos nosso computador e executamos um programa, o Processador armazena-o temporariamente na memória, para melhor lidar com suas instruções.   A RAM é também chamada de memória volátil, porque os dados que são armazenados nela, não permanecem quando desligamos o computador.  A RAM é apenas para trabalho. Para um bom funcionamento de um computador e de seus programas, quanto mais memória, melhor.  Significa que quantas Placas de Memória a mais nosso Processador tiver à sua disposição para armazenar nelas seus dados e realizar ali seus trabalhos, melhor.
A MemóriaRAM Basta imaginarmos o seguinte exemplo 	Se tivermos a tarefa de fazer um desenho em um papel, poderemos fazer isso em uma mesa pequena, usando apenas um lápis e uma folha.  Entretanto, se tivermos que construir uma cama, usando ferramentas de corte e madeira, não poderemos fazer isso em uma mesa.  Será necessário uma sala.  Imagine se precisamos construir um carro, peça a peça, usando centenas de ferramentas e materiais!  Precisaríamos de um pátio de fábrica, no mínimo.  Neste exemplo, você seria o Processador realizando essas tarefas, as ferramentas que você teria seriam os programas ou softwares, e os lugares para a realização do trabalho e armazenamento temporário das ferramentas seria a memória.  Portanto lembre-se: dependendo da tarefa e do tamanho do programa, irá variar a memória necessária para isso.  
Como são medidos os dados A forma como a arquitetura de um Processador foi elaborada faz com que ele se comunique apenas através de “chaves” positivas e negativas, assumindo valores 0 (zero) e 1 (um).  Isso significa que para cada ordem que mandamos o Processador executar, ele realiza milhares de operações apenas usando as “chaves”  0 e 1. A menor unidade de informação que um computador pode armazenar então, é este binômio 0 (zero) ou 1 (um).  À este tipo de informação chamamos Código Binário ou Bit (do inglês Binary Digit), que é a Linguagem de Máquina usada pelos computadores. Para cada informação, o computador utiliza diversos 0 e 1 seguidos: 0011010101001011. Entretanto, utilizar o Bit como padrão para uma medida de tamanho de informação seria um tanto cansativo, pois as informações seriam medidas em milhares de bits.  Por isso, a unidade padrão de medida na informática é o Byte (Bynary Term, ou Termo Binário), que é o conjunto de 8 (oito) Bits.  A um caractere, como uma letra, associamos um Byte.
  medida: representa o mesmo que:       Exemplo:   Caracter ou letra	Código binário ou Bit  		G			 01011101 	 ===>   1 Byte   Bit 0 ou 1 - menor unidade de dado   Byte conjunto de 8 bits ou 1 caractere   Kilobyte (Kb) 210 ou 1024bytes   Megabyte (Mb) 210 ou 1024Kilobyte   210 ou 1024Megabyte Gigabyte (Gb)   Terabyte (Tb) 210 ou 1024Gigabyte Como são medidos os dados   Essa arquitetura não parou aí, pois a medida em que os dados iam ficando maiores, era necessário aumentar os padrões de medida. Utilizou-se, então, a base 2 (as possibilidades 0 ou 1) e o expoente 10 para os próximos padrões métricos de dados no computador.  Assim, as grandezas variam sempre a cada 210 ou 1024 bytes:
O Disco Rígido ou HD Se o Processador é quem executa nossas ordens, e é na Memória que ele trabalha, será no Disco Rígido ou HD(HardDisk) onde ele armazenará as informações de modo permanente. O HDarmazena os dados em discos magnéticos, que como uma fita K7 mantém a gravação por vários anos. Estes discos giram e uma cabeça de leitura móvel faz o trabalho de gravar ou acessar os dados em qualquer posição nos discos. O DiscoRígido (podendo haver mais de um no mesmo computador) possui em média de 40, 80, 120 Gigabytes de capacidade de armazenamento, e é onde o computador lê as informações que serão processadas.  Essas informações são guardadas sob a forma de Arquivos, que são a unidade de armazenamento de informação em discos. Nossos Arquivospodem ser de Programas, textos, banco de dados, documentos, etc.  E seu tamanho também varia.  Quando o processador lê um arquivo, o armazenando na memória, ele apenas o copia para lá, permanecendo o arquivo sem modificação no HD, a não ser que você queira alterá-lo. A operação de inserir um arquivo no HD chama-se Gravar, e a de retirar um arquivo chama-se Excluir ou Deletar.
O Disco Rígido ou HD HD aberta HD fechada O HD se localiza dentro do Gabinete do computador, e além de não estar visível, é totalmente lacrado, impedindo que qualquer impureza penetre no Disco e o danifique.Quando trabalhamos com o HD gravando arquivos, nosso Disco gira centenas de vezes por minuto,  onde uma cabeça magnética de gravação insere os dados binários na estrutura do disco, sem sequer tocá-lo. Para que um Disco possa estar útil é preciso que esteja Formatado, ou seja, tenhamos criado no Disco os lugares para o armazenamento magnético de nossos dados. Podemos comparar um HD a uma estante em nossa biblioteca, onde armazenamos nossos livros para leitura.  É no HD onde nossos Arquivos (livros) são armazenados.
Computador aberto
Exercícios teóricos Por que não há necessidade de termos medo de aprender sobre computadores e informática? Por que podemos dizer que o computador é “burro”? Defina o termo INFORMÁTICA. Por que define assim? Explique o que é HARDWARE e SOFTWARE. Para o computador funcionar, é preciso o hardware ou software? Explique. Quais são os tipos de computadores que existem? Quais são os principais componentes físicos do computador? Explique o termo CPU. Qual a função de um processador? Quais alguns fabricantes de processadores? Como é medida a velocidade de um processador? O que é placa mãe? O que significa o termo memória RAM e para que serve?  Como são medidos os dados no computador? Dê um exemplo. Explique os termos BIT e BYTE. O que significa a expressão HD e qual é a sua função. Onde se localiza o HD e como é o processo de gravação de dados nele? O que é arquivo? Dê exemplos.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Aula 01 - Introdução ao Sistema de Informação
Aula 01 - Introdução ao Sistema de InformaçãoAula 01 - Introdução ao Sistema de Informação
Aula 01 - Introdução ao Sistema de InformaçãoDaniel Brandão
 
Fundamentos da Administração
Fundamentos da AdministraçãoFundamentos da Administração
Fundamentos da Administraçãoalemartins10
 
Rotinas administrativas
Rotinas administrativasRotinas administrativas
Rotinas administrativasValéria Lins
 
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados PessoaisLGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados PessoaisDouglas Siviotti
 
Aula 1 - Profissão Auxiliar Adminsitrativo
Aula 1 -  Profissão Auxiliar AdminsitrativoAula 1 -  Profissão Auxiliar Adminsitrativo
Aula 1 - Profissão Auxiliar AdminsitrativoCharles Lima
 
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Sistemas de Informações Gerenciais - SIGSistemas de Informações Gerenciais - SIG
Sistemas de Informações Gerenciais - SIGJoão Filho
 
Aula 01 fundamentos da informática
Aula 01   fundamentos da informáticaAula 01   fundamentos da informática
Aula 01 fundamentos da informáticaGilberto Campos
 
Aula funções da administração
Aula   funções da administraçãoAula   funções da administração
Aula funções da administraçãoNiloar Bissani
 
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RH
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RHSIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RH
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RHAntonio Pinto Pereira
 
Fundamentos de administração 1
Fundamentos de administração 1Fundamentos de administração 1
Fundamentos de administração 1Andrey Martins
 
Técnicas Organizacionais
Técnicas OrganizacionaisTécnicas Organizacionais
Técnicas OrganizacionaisAndrey Martins
 
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)Informática para Concursos Públicos (Slide 1)
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)Ítalo Holanda
 
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.ppt
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.pptAula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.ppt
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.pptFAP
 

La actualidad más candente (20)

Informática Básica - Aula 03 - Hardware
Informática Básica - Aula 03 - HardwareInformática Básica - Aula 03 - Hardware
Informática Básica - Aula 03 - Hardware
 
Sistemas Operacionais e Mercado de Trabalho
Sistemas Operacionais e Mercado de TrabalhoSistemas Operacionais e Mercado de Trabalho
Sistemas Operacionais e Mercado de Trabalho
 
Aula 01 - Introdução ao Sistema de Informação
Aula 01 - Introdução ao Sistema de InformaçãoAula 01 - Introdução ao Sistema de Informação
Aula 01 - Introdução ao Sistema de Informação
 
Fundamentos da Administração
Fundamentos da AdministraçãoFundamentos da Administração
Fundamentos da Administração
 
Rotinas administrativas
Rotinas administrativasRotinas administrativas
Rotinas administrativas
 
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados PessoaisLGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
 
Aula 1 - Profissão Auxiliar Adminsitrativo
Aula 1 -  Profissão Auxiliar AdminsitrativoAula 1 -  Profissão Auxiliar Adminsitrativo
Aula 1 - Profissão Auxiliar Adminsitrativo
 
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Sistemas de Informações Gerenciais - SIGSistemas de Informações Gerenciais - SIG
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
 
Aula 01 fundamentos da informática
Aula 01   fundamentos da informáticaAula 01   fundamentos da informática
Aula 01 fundamentos da informática
 
DP - Admissão
DP - AdmissãoDP - Admissão
DP - Admissão
 
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – OSM
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – OSMORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – OSM
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – OSM
 
Aula funções da administração
Aula   funções da administraçãoAula   funções da administração
Aula funções da administração
 
Informática Básica - Aula 04 - Software
Informática Básica - Aula 04 - SoftwareInformática Básica - Aula 04 - Software
Informática Básica - Aula 04 - Software
 
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RH
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RHSIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RH
SIG - Sistema de Informação Gerencial - Técnico em RH
 
Fundamentos de administração 1
Fundamentos de administração 1Fundamentos de administração 1
Fundamentos de administração 1
 
Técnicas Organizacionais
Técnicas OrganizacionaisTécnicas Organizacionais
Técnicas Organizacionais
 
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)Informática para Concursos Públicos (Slide 1)
Informática para Concursos Públicos (Slide 1)
 
Sistemas de Informação
Sistemas de InformaçãoSistemas de Informação
Sistemas de Informação
 
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.ppt
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.pptAula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.ppt
Aula 01 - INTRODUCAO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.ppt
 
Organização
OrganizaçãoOrganização
Organização
 

Destacado

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETING
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETINGA IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETING
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETINGFabio Batista Dos Santos
 
A importância da informática
A importância da informáticaA importância da informática
A importância da informáticaSabrina Pretinha
 
O marketing e a comunicação
O marketing e a comunicaçãoO marketing e a comunicação
O marketing e a comunicaçãoDanone
 
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas Políticas
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas PolíticasEstratégia de Marketing Digital Para Campanhas Políticas
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas PolíticasGabriel Novaes
 
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013Martha Gabriel
 
Metodologias de Design de Interação
Metodologias de Design de InteraçãoMetodologias de Design de Interação
Metodologias de Design de InteraçãoUTFPR
 
Introdução Ao Web Design
Introdução Ao Web DesignIntrodução Ao Web Design
Introdução Ao Web DesignSandra Oliveira
 
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS Sheila Campos
 
Design para a Internet: projetando a experiência perfeita
Design para a Internet: projetando a experiência perfeitaDesign para a Internet: projetando a experiência perfeita
Design para a Internet: projetando a experiência perfeitafmemoria
 
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoDaniel Soto
 
Informática - Evolução
Informática - EvoluçãoInformática - Evolução
Informática - Evoluçãoglocked
 
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - UnipPalestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - UnipLógica Digital
 

Destacado (14)

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETING
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETINGA IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETING
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EM CAMPANHAS DE MARKETING
 
A importância da informática
A importância da informáticaA importância da informática
A importância da informática
 
Marketing para as Artes
Marketing para as ArtesMarketing para as Artes
Marketing para as Artes
 
O marketing e a comunicação
O marketing e a comunicaçãoO marketing e a comunicação
O marketing e a comunicação
 
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas Políticas
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas PolíticasEstratégia de Marketing Digital Para Campanhas Políticas
Estratégia de Marketing Digital Para Campanhas Políticas
 
Planejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de cursoPlanejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de curso
 
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013
Arte & Marketing, by Martha Gabriel no ProXXIma 2013
 
Metodologias de Design de Interação
Metodologias de Design de InteraçãoMetodologias de Design de Interação
Metodologias de Design de Interação
 
Introdução Ao Web Design
Introdução Ao Web DesignIntrodução Ao Web Design
Introdução Ao Web Design
 
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS DIAS ATUAIS
 
Design para a Internet: projetando a experiência perfeita
Design para a Internet: projetando a experiência perfeitaDesign para a Internet: projetando a experiência perfeita
Design para a Internet: projetando a experiência perfeita
 
Computação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - IntroduçãoComputação Gráfica - Introdução
Computação Gráfica - Introdução
 
Informática - Evolução
Informática - EvoluçãoInformática - Evolução
Informática - Evolução
 
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - UnipPalestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
Palestra Marketing Digital - Midias Sociais e Marketing de Busca - Unip
 

Similar a Aula 01 aplicativos informatizados para modelagem (tarde e noite)

Introdução a Informatica Basica
Introdução a Informatica BasicaIntrodução a Informatica Basica
Introdução a Informatica BasicaPedro Kangombe
 
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informática
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informáticaInclusão Digital - Conceitos básicos de informática
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informáticaMarcos Paulo Maia dos Santos
 
Informatica Básica
Informatica BásicaInformatica Básica
Informatica Básicaeadrede
 
Infomática básica para concursos hardware e software
Infomática básica para concursos   hardware e softwareInfomática básica para concursos   hardware e software
Infomática básica para concursos hardware e softwarecomopassaremconcurso.com.br
 
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...claudiovalentim
 
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...Claudio Santos
 
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Editora Juspodivm
 
Introdução a Informática (material de apoio)
Introdução a Informática (material de apoio)Introdução a Informática (material de apoio)
Introdução a Informática (material de apoio)André Silva
 
Guia de Estudo De Inclusão
Guia de Estudo De InclusãoGuia de Estudo De Inclusão
Guia de Estudo De InclusãoSergio Gurgel
 
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxHARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxitaloalves49
 
Módulo 1 - Hardware e Software
Módulo 1 - Hardware e SoftwareMódulo 1 - Hardware e Software
Módulo 1 - Hardware e SoftwarePaulo Guimarães
 

Similar a Aula 01 aplicativos informatizados para modelagem (tarde e noite) (20)

Aula 01
Aula 01Aula 01
Aula 01
 
Noções de hardware
Noções de hardwareNoções de hardware
Noções de hardware
 
Informática básica
Informática básicaInformática básica
Informática básica
 
Introdução a Informatica Basica
Introdução a Informatica BasicaIntrodução a Informatica Basica
Introdução a Informatica Basica
 
Apostila 2015-1.pdf
Apostila 2015-1.pdfApostila 2015-1.pdf
Apostila 2015-1.pdf
 
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informática
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informáticaInclusão Digital - Conceitos básicos de informática
Inclusão Digital - Conceitos básicos de informática
 
Informatica Básica
Informatica BásicaInformatica Básica
Informatica Básica
 
Aula02- Informática Básica
Aula02- Informática BásicaAula02- Informática Básica
Aula02- Informática Básica
 
Aula Noções de Informatica
Aula Noções de InformaticaAula Noções de Informatica
Aula Noções de Informatica
 
Infomática básica para concursos hardware e software
Infomática básica para concursos   hardware e softwareInfomática básica para concursos   hardware e software
Infomática básica para concursos hardware e software
 
Informática
InformáticaInformática
Informática
 
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
 
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...Apostila   3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
Apostila 3000 questoes (testes) resolvidos banco do brasil (bb), cef, ibge,...
 
Informática 1
Informática 1Informática 1
Informática 1
 
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)
 
Introdução a Informática (material de apoio)
Introdução a Informática (material de apoio)Introdução a Informática (material de apoio)
Introdução a Informática (material de apoio)
 
Guia de Estudo De Inclusão
Guia de Estudo De InclusãoGuia de Estudo De Inclusão
Guia de Estudo De Inclusão
 
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptxHARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
HARDWARE curso tecnico de intoformaticaBÁSICO.pptx
 
trabalho de tic
trabalho de tic trabalho de tic
trabalho de tic
 
Módulo 1 - Hardware e Software
Módulo 1 - Hardware e SoftwareMódulo 1 - Hardware e Software
Módulo 1 - Hardware e Software
 

Más de Elisângela X. P. dos Santos

Descrição de Caso de Uso, Colaboração, Estados
Descrição de Caso de Uso, Colaboração, EstadosDescrição de Caso de Uso, Colaboração, Estados
Descrição de Caso de Uso, Colaboração, EstadosElisângela X. P. dos Santos
 
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Elisângela X. P. dos Santos
 

Más de Elisângela X. P. dos Santos (19)

Planejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de cursoPlanejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de curso
 
Diagrama de Estados
Diagrama de EstadosDiagrama de Estados
Diagrama de Estados
 
Agenda DTCC
Agenda DTCCAgenda DTCC
Agenda DTCC
 
Modelo Briefing
Modelo BriefingModelo Briefing
Modelo Briefing
 
Wire frame e mapa do site
Wire frame e mapa do siteWire frame e mapa do site
Wire frame e mapa do site
 
Planejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de cursoPlanejamento do trabalho de conclusão de curso
Planejamento do trabalho de conclusão de curso
 
Orientação a objetos prof. elisangela karlan
Orientação a objetos   prof. elisangela karlanOrientação a objetos   prof. elisangela karlan
Orientação a objetos prof. elisangela karlan
 
Caso de uso desc colaboração_est
Caso de uso desc colaboração_estCaso de uso desc colaboração_est
Caso de uso desc colaboração_est
 
Descrição de Caso de Uso, Colaboração, Estados
Descrição de Caso de Uso, Colaboração, EstadosDescrição de Caso de Uso, Colaboração, Estados
Descrição de Caso de Uso, Colaboração, Estados
 
Caso de uso desc colaboração_estados
Caso de uso desc colaboração_estadosCaso de uso desc colaboração_estados
Caso de uso desc colaboração_estados
 
Exemplo Pg1
Exemplo Pg1Exemplo Pg1
Exemplo Pg1
 
Exemplo NewcabeçAlho
Exemplo NewcabeçAlhoExemplo NewcabeçAlho
Exemplo NewcabeçAlho
 
Aula Geral Excel
Aula Geral   ExcelAula Geral   Excel
Aula Geral Excel
 
Embalagens
EmbalagensEmbalagens
Embalagens
 
Trasnportes
TrasnportesTrasnportes
Trasnportes
 
Estocagem
EstocagemEstocagem
Estocagem
 
MovimentaçãO De Materiais
MovimentaçãO De MateriaisMovimentaçãO De Materiais
MovimentaçãO De Materiais
 
ProduçãO
ProduçãOProduçãO
ProduçãO
 
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
 

Último

6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptxJssicaCassiano2
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPEli Gonçalves
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)Centro Jacques Delors
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...azulassessoria9
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022LeandroSilva126216
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docPauloHenriqueGarciaM
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...SileideDaSilvaNascim
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxtensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxgia0123
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...azulassessoria9
 

Último (20)

6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxtensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 

Aula 01 aplicativos informatizados para modelagem (tarde e noite)

  • 1. Aula 01 - Conceitos Básicos Conhecendo o computador e seus componentes Prof. Elisângela
  • 2. Introdução A Informática não é um bicho de sete cabeças. Ou é até que conheçamos e desvendemos este bicho. Tudo o que é desconhecido para nós sempre nos parece algo difícil de ser dominado. Mas temos que lembrar sempre que o Computador é feito por pessoas e para servir às pessoas. Portanto, por mais complicado que possa parecer, não é algo indecifrável e indomável. Na verdade, vamos descobrir que é até algo muito simples, bastando conhecermos como ele funciona.
  • 3. LEMBRE-SE => Por mais que você ache que "não entende nada de computadores", é impossível ser mais burro que eles. Lembre-se que você é o ser pensante que está sempre no comando.
  • 4. O que é Informática? INFOR MÁTICA Informação Automática A informática existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço das coisas e serviços. Daí o seu nome, Informática: Informação Automática.
  • 5.     HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças.           SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função. A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas. Hardware e Software O termo “Computador” é utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a “máquina” que conhecemos. Esses componentes se dividem em duas partes principais: Hardware e Software. É a combinação de Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida. Sem um ou outro componente o computador não funciona.
  • 6. O Computador Monitor, ou Vídeo. Gabinete: proteção de metal ou plástico resistente onde ficam o Disco Rígido, CPU, Memória e Drives. Mouse Teclado
  • 7.     Mainframe Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras.           Computadores em Rede servidores e CLIENTES São computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores.           Workstation São muito utilizados por pessoas ou empresas que necessitam de um computador veloz e capaz de realizar muito trabalho ao mesmo tempo. Essa é sua principal característica.             PC O Computador Pessoal é o responsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez mais barato e acessível, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avançadas. É o objeto de nosso estudo.           Notebook São computadores portáteis, cabem em uma pasta e são importantes para o trabalho de campo de um serviço ou a movimentação dos seus dados, pois podemos levá-lo a qualquer lugar.           Palmtop Têm sido o maior sucesso nas recentes Feiras de Informática. Como o próprio nome diz, cabem na palma da mão e realizam quase todas as tarefas de um PC. Tipos de Computadores Os computadores se distinguem pela sua finalidade e porte, se dividindo ao longo desse período em seis tipos básicos:
  • 8. Principais componentes físicos do computador A CPU ou o Processador A Memória RAM O Disco Rígido ou HD Dispositivos de entrada e saída
  • 9. A CPU ou Processador O cérebro de um computador é o que chamamos de Processador ou CPU(do inglês, Unidade Central de Processamento). O Processador nada mais é que um Chip, formado de silício, onde uma combinação de circuitos controla o fluxo de funcionamento de toda a máquina. Quando “mandamos” o computador imprimir uma página de algum documento digitado, por exemplo, é o Processador que irá receber esta ordem, entendê-la, enviar um comando para que a impressora funcione e imprima. No chip do Processador estão as instruções de como ele deve se comunicar com os programas que você estiver usando e a quem e como ele deve enviar as instruções que você executa no programa. O Processador principal fica localizado em uma placa denominada Placa-Mãe, junto com os circuitos elétricos que interligam a placa ao conjunto de componentes do computador
  • 10. A CPU ou Processador Existem diversos tipos de marcas e fabricantes de Processadores no mercado, dentre eles a Intel, Power PC, Cyrix, AMD, dentre outros. Atualmente a Intel é a principal fabricante de processadores para PC. Ao mesmo tempo, você já deve ter ouvido falar de números ou nomes como 8088, 286, 386, 486, Pentium, MMX, etc. São todos modelos dos Processadores da Intel já fabricados nos últimos anos. Os Processadores são conhecidos também pela sua Velocidade, ou como os dados são transmitidos em um computador. Por exemplo, existe o Pentium 100 e o Pentium 200. Significa que o processador Pentium da Intel processa dados a uma freqüência de 100 ou 200 Mhz.  
  • 11. Placa mãe É nessa placa que é conectado todos os dispositivos necessários para o funcionamento do computador.
  • 12. A MemóriaRAM Memória RAM (do inglês Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório Quando falamos em memória de um computador estamos nos referindo a Área de Trabalho do Processador. É na RAM que o Processador realiza seus trabalhos, definidos nos programas, por exemplo. A RAM é composta por diversas pequenas Placas, também formadas por chips, que juntos somam o total de memória existente em um computador. Quando ligamos nosso computador e executamos um programa, o Processador armazena-o temporariamente na memória, para melhor lidar com suas instruções. A RAM é também chamada de memória volátil, porque os dados que são armazenados nela, não permanecem quando desligamos o computador. A RAM é apenas para trabalho. Para um bom funcionamento de um computador e de seus programas, quanto mais memória, melhor. Significa que quantas Placas de Memória a mais nosso Processador tiver à sua disposição para armazenar nelas seus dados e realizar ali seus trabalhos, melhor.
  • 13. A MemóriaRAM Basta imaginarmos o seguinte exemplo Se tivermos a tarefa de fazer um desenho em um papel, poderemos fazer isso em uma mesa pequena, usando apenas um lápis e uma folha. Entretanto, se tivermos que construir uma cama, usando ferramentas de corte e madeira, não poderemos fazer isso em uma mesa. Será necessário uma sala. Imagine se precisamos construir um carro, peça a peça, usando centenas de ferramentas e materiais! Precisaríamos de um pátio de fábrica, no mínimo. Neste exemplo, você seria o Processador realizando essas tarefas, as ferramentas que você teria seriam os programas ou softwares, e os lugares para a realização do trabalho e armazenamento temporário das ferramentas seria a memória. Portanto lembre-se: dependendo da tarefa e do tamanho do programa, irá variar a memória necessária para isso.  
  • 14. Como são medidos os dados A forma como a arquitetura de um Processador foi elaborada faz com que ele se comunique apenas através de “chaves” positivas e negativas, assumindo valores 0 (zero) e 1 (um). Isso significa que para cada ordem que mandamos o Processador executar, ele realiza milhares de operações apenas usando as “chaves” 0 e 1. A menor unidade de informação que um computador pode armazenar então, é este binômio 0 (zero) ou 1 (um). À este tipo de informação chamamos Código Binário ou Bit (do inglês Binary Digit), que é a Linguagem de Máquina usada pelos computadores. Para cada informação, o computador utiliza diversos 0 e 1 seguidos: 0011010101001011. Entretanto, utilizar o Bit como padrão para uma medida de tamanho de informação seria um tanto cansativo, pois as informações seriam medidas em milhares de bits. Por isso, a unidade padrão de medida na informática é o Byte (Bynary Term, ou Termo Binário), que é o conjunto de 8 (oito) Bits. A um caractere, como uma letra, associamos um Byte.
  • 15.   medida: representa o mesmo que:       Exemplo: Caracter ou letra Código binário ou Bit   G 01011101 ===> 1 Byte   Bit 0 ou 1 - menor unidade de dado   Byte conjunto de 8 bits ou 1 caractere   Kilobyte (Kb) 210 ou 1024bytes   Megabyte (Mb) 210 ou 1024Kilobyte   210 ou 1024Megabyte Gigabyte (Gb)   Terabyte (Tb) 210 ou 1024Gigabyte Como são medidos os dados   Essa arquitetura não parou aí, pois a medida em que os dados iam ficando maiores, era necessário aumentar os padrões de medida. Utilizou-se, então, a base 2 (as possibilidades 0 ou 1) e o expoente 10 para os próximos padrões métricos de dados no computador. Assim, as grandezas variam sempre a cada 210 ou 1024 bytes:
  • 16. O Disco Rígido ou HD Se o Processador é quem executa nossas ordens, e é na Memória que ele trabalha, será no Disco Rígido ou HD(HardDisk) onde ele armazenará as informações de modo permanente. O HDarmazena os dados em discos magnéticos, que como uma fita K7 mantém a gravação por vários anos. Estes discos giram e uma cabeça de leitura móvel faz o trabalho de gravar ou acessar os dados em qualquer posição nos discos. O DiscoRígido (podendo haver mais de um no mesmo computador) possui em média de 40, 80, 120 Gigabytes de capacidade de armazenamento, e é onde o computador lê as informações que serão processadas. Essas informações são guardadas sob a forma de Arquivos, que são a unidade de armazenamento de informação em discos. Nossos Arquivospodem ser de Programas, textos, banco de dados, documentos, etc. E seu tamanho também varia. Quando o processador lê um arquivo, o armazenando na memória, ele apenas o copia para lá, permanecendo o arquivo sem modificação no HD, a não ser que você queira alterá-lo. A operação de inserir um arquivo no HD chama-se Gravar, e a de retirar um arquivo chama-se Excluir ou Deletar.
  • 17. O Disco Rígido ou HD HD aberta HD fechada O HD se localiza dentro do Gabinete do computador, e além de não estar visível, é totalmente lacrado, impedindo que qualquer impureza penetre no Disco e o danifique.Quando trabalhamos com o HD gravando arquivos, nosso Disco gira centenas de vezes por minuto, onde uma cabeça magnética de gravação insere os dados binários na estrutura do disco, sem sequer tocá-lo. Para que um Disco possa estar útil é preciso que esteja Formatado, ou seja, tenhamos criado no Disco os lugares para o armazenamento magnético de nossos dados. Podemos comparar um HD a uma estante em nossa biblioteca, onde armazenamos nossos livros para leitura. É no HD onde nossos Arquivos (livros) são armazenados.
  • 19. Exercícios teóricos Por que não há necessidade de termos medo de aprender sobre computadores e informática? Por que podemos dizer que o computador é “burro”? Defina o termo INFORMÁTICA. Por que define assim? Explique o que é HARDWARE e SOFTWARE. Para o computador funcionar, é preciso o hardware ou software? Explique. Quais são os tipos de computadores que existem? Quais são os principais componentes físicos do computador? Explique o termo CPU. Qual a função de um processador? Quais alguns fabricantes de processadores? Como é medida a velocidade de um processador? O que é placa mãe? O que significa o termo memória RAM e para que serve? Como são medidos os dados no computador? Dê um exemplo. Explique os termos BIT e BYTE. O que significa a expressão HD e qual é a sua função. Onde se localiza o HD e como é o processo de gravação de dados nele? O que é arquivo? Dê exemplos.