SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 23
Pós-impressionismo - 1880-1900  Neo-impressionismo: pontilhismo ou divisionismo – 1883-1900 ? Parte 3 Paul Cézanne. La Montagne Sainte-Victoire vue de Bellevue – 1882-85. ost.
Poderíamos chamar Van Gogh  de pós-impressionista, neo-impressionista ou divisionista? ?
Descobrindo o estilo do artista. O grande incentivador, ou seja, patrocinador de Van Gogh foi seu estimado irmão Theo.  Que se preocupava com ele enviado-lhes  gravuras neoclássicas para que aperfeiçoasse a técnica da pintura e do desenho. A exemplo das “As repigadeiras (1857) de Jean-François Millet. Em 1880 vai para a Escola de Belas Artes Bruxelas.
Pintou muitas naturezas-mortas e paisagens, era uma tendência da época. Van Gogh. Natureza-morta. 1881. Ost. 44,5x57,5cm. Von der Museum,Wuppertal, Alemanha.
Van Gogh foi professor de pintura, costumava levar os alunos para o campo e os incitava a pintar inesperadamente sem retoques. “Não tratem de embelezar”. Vincent van Gogh. Beira-mar em Scheveningen, 1882. Coleção particular
Van Gogh. A igreja em Nuenen.  1884, 42x33. Van Gogh Museum, Amsterdã (Holanda) Queria ser pastor, vivia numa crise existencial e encontrou a arte aos 27 anos, o sentido de sua existência.
Vincent van Gogh. Camponeses: Homem e Mulher Plantando batatas. 1885. ost. Kunsthaus Zürich, Zürich, Suíça. Queria provar para sua família que poderia ganhar a vida com o dinheiro dos seu quadros. Podemos encontrar nesta obra que influência de estilo?
“ É tão fácil pintar um bom quadro, como encontrar um diamante ou uma pérola. Significa obstáculos e você arrisca a sua vida por isso”. (Van Gogh). Os Camponeses comendo batatas – 1885 – ost – 82x114 – museu Van Gogh, Amsterdã.
O ambiente refletindo na produção do artista. Em 1886 chegou a Paris, lugar onde seu irmão Theo mantinha uma galeria de arte. O convívio com vários artistas vai influenciar seus novos quadros. Em dois anos pintou cerca de 200 quadros. Vincent van Gogh. No Jardin de Luxembourg. 1886. ost. Sterling e Instituto de Arte Francine Clark, Williamstown, MA, E.U.A..
Van Gogh. “Guinguette” de Montmartre. 1886. Ost. 49x64. Musée d’Orsay. França. Aplicava a tinta em grossas camada, diretamente sobre a tela, sem desenho pr é vio e com extrema rapidez. Por isso os professores da Academia Real de Artes desaprovaram o seu trabalho.  Em 1885.
“ Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas coisas”. (Van Gogh). Vincent Van Gogh, Autorretrato – 1887. “ A arte é o homem adicionado à natureza”. (Van Gogh). Que estilo podemos comparar este  autorretrato?
Van  Gogh. Autorretrato com chap é u de feltro cinza, 1887 Ó leo sobre cartão, Stedelijk Museum, Amsterdã.  “ Os quadros mais bonitos são aqueles que sonhamos quando fumamos cachimbo na cama, mas que a pintamos. Mesmo assim, devemos atacá-los por mais incompetentes que nos possamos sentir ante a perfeição indescritível, os gloriosos esplendores da natureza” (Van Gogh)
Concepções psicológicas do próprio artista: frustrações, traumas e depressão. Van Gogh, Autorretrato com chapéu de palha 1888 – 47x37 ost, Museu van Gogh, Amsterdã. “ Sofrer sem  queixa-se é a única lição que se deve aprender nesta vida”.  Van Gogh. Influência do pontilhismos?
“ Gostaria de pintar retratos que daqui a cem anos aparecessem como uma revela ç ão (...) não por fidelidade fotogr á fica, mas antes (...) pela valoriza ç ão dos nossos conhecimentos e do nosso gosto presente na cor, como meio de expressão e exalta ç ão do car á ter ” . (Van Gogh) Pintou 27 autorretratos em dois anos. Van Gogh. Auto-retrato com chap é u de palha. 1887. Ost. 35x27cm. The Institue of Arts, Detroit. Estados Unidos.
Van Gogh. Nos arredores de Paris, 1887 ost, coleção Private  “ De meu trabalho resultam telas feitas velozmente, uma depois da outra, mas bem calculadas de antemão. E quando se diz que  é  coisa feita demasiadamente r á pido, poder á  responder que viu demasiadamente r á pido ” . (Van Gogh)
Van Gogh. Dois girass ó is cortados. 1887. Ost.43x61cm. Metropolitan Museum of Art, Nova York. Pintor dos Girass ó is: s í mbolo de fecundidade, vida e nostalgia. Podemos observar a supera ç ão do pontilhismo. Porém, avançando para um simbolismo e expressionismo.
Van Gogh. Doze girassóis numa jarra. 1888.- 91x72 – Nue Pinakothek, Munique. Começou pintar girassóis para decorar sua casa. Preparar o ambiente para receber o ilustre e admirável amigo Gauguin, que gostava do tema. “ Quero explicar-lhe o que busco com isso e por que me parece útil copiar. A nós, os pintores, exige-se compor e ser apenas compositores, mas na música não é assim. Quem toca Beethoven, acrescenta sua interpretação pessoal; na música e no canto, há destaque para a interpretação e o compositor não é o único a tocar sua composição”. O que Van Gogh queria dizer com isso? Que não era pecado copiar um Rembrandt, Delacroix e Millet, este último sua paixão preferida.
Pintou sete quadros com girassóis. O mais famosos são os de 15 flores que compõem uma harmonia de amarelo. “ Para atingir esse elevado tom de amarelo a que cheguei neste verão, tive que superar limites”. A grande descoberta do artista. Quando gostava de um quadro fazia outra cópia. Van Gogh. Os girassóis. 1888.ost. 92x73cm. The Nacional Gallery, Londres. Grá-Bretanha.
e.  August 1888. Oil on canvas. Bayerische Staatsgemäldesammlungen, Neue Pinakothek, Munich, Germar  O grande achado do artista. Veja o que ele escreve para seu irmão Theo: “Veja como estas telas chamam a atenção. Mas aconselho que as guarde para si e sua mulher. É a partir desse tipo de pintura, um pouco mutante no aspecto, que se enriquece quando, por um momento, a observa profundamente”. (Van Gogh) “ Eu tenho um pouco de girassol”. (Van Gogh).Para ele o amarelo representava a amizade e a esperança e a flor a gratidão.
Bebida apreciada pelo artista que levou as últimas consequências. Natureza-morta com absinto. 1887 – ost – 46,5x33 cm – Museu van Gohg – Amsterdã. Muitas vezes, nas suas crises chegava a comer as próprias tintas.
Nasceu um ano após sua mãe ter dado a luz a um menino, a quem deu o nome de Vincent, mas que morreu no parto. Assim, Van Gogh cresceu vendo o seu nome na lápide funerária de seu irmão. O escolar (filho do carteiro) – 1888. ost – 63x54 – Museu de Arte de São Paulo.
Referências: JANSON, H. W. História da Arte: o mundo moderno. São Paulo, Martins Fontes, 1993. p. 940. LYNTON, Norbert. O mundo da arte: arte moderna. 7ª ed. – Rio de janeiro, Expressão e Cultura, 1979. SPENCE, Devid. Grandes artistas: vida e obra. Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Michelangelo, Monet, Picasso, Rembrandt, Renoir e Van Gogh. São Paulo, Editora Melhoramento, 2004.  Folha de São Paulo. Vincent van Gogh. Tradução Martín Ernesto Russol. Barueri – SP, Editorial Sol 90, 2007. www.históriadaarte.com.br www.jvanguarda.com.br www.portalartes.com.br www.ricci-art.com www.abcgallery.com www.ocaiw.com www.oleografia.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.armandguillaumin.org www.mestredapintura.com.br
Autoria e criação: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Vincent van gogh
Vincent van goghVincent van gogh
Vincent van gogh
 
Apresentação Van Gogh
Apresentação Van GoghApresentação Van Gogh
Apresentação Van Gogh
 
Pós-impressionismo
Pós-impressionismoPós-impressionismo
Pós-impressionismo
 
Pós impressionismo
Pós impressionismoPós impressionismo
Pós impressionismo
 
Vincent Van Gogh
Vincent Van GoghVincent Van Gogh
Vincent Van Gogh
 
Vincent Van Gogh
Vincent Van GoghVincent Van Gogh
Vincent Van Gogh
 
L'art nouveau
L'art nouveauL'art nouveau
L'art nouveau
 
Análise de van gogh
Análise de van goghAnálise de van gogh
Análise de van gogh
 
Vangogh
VangoghVangogh
Vangogh
 
Biografia vincent van gogh
Biografia vincent van goghBiografia vincent van gogh
Biografia vincent van gogh
 
Vincent van gogh
Vincent van goghVincent van gogh
Vincent van gogh
 
Vincent van gogh
Vincent van goghVincent van gogh
Vincent van gogh
 
Van gohg
Van gohgVan gohg
Van gohg
 
Apresentação Powerpoint- Biografia "Van Gogh"
Apresentação Powerpoint- Biografia "Van Gogh"Apresentação Powerpoint- Biografia "Van Gogh"
Apresentação Powerpoint- Biografia "Van Gogh"
 
Neo-impressionismo 4
Neo-impressionismo 4Neo-impressionismo 4
Neo-impressionismo 4
 
Pós-impressionismo
Pós-impressionismoPós-impressionismo
Pós-impressionismo
 
Eubiose 12 mai-2015 noite estrelada e van gogh uma experiencia sensorial
Eubiose 12 mai-2015 noite estrelada e van gogh uma experiencia sensorialEubiose 12 mai-2015 noite estrelada e van gogh uma experiencia sensorial
Eubiose 12 mai-2015 noite estrelada e van gogh uma experiencia sensorial
 
Van gogh
Van goghVan gogh
Van gogh
 
Pós impressionismo
Pós impressionismoPós impressionismo
Pós impressionismo
 
Pós impressionismo
Pós impressionismoPós impressionismo
Pós impressionismo
 

Similar a Van Gogh estilo

Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e Expressionismo
Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e ExpressionismoRealismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e Expressionismo
Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e ExpressionismoVania Vieira
 
9o. ano final do século xix na europa
9o. ano  final do século xix na europa9o. ano  final do século xix na europa
9o. ano final do século xix na europaArtesElisa
 
Slayde do professor natal santana
Slayde do professor natal santanaSlayde do professor natal santana
Slayde do professor natal santanaNatal Santana
 
9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...
9o. ano  os ismos da arte moderna-  Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...9o. ano  os ismos da arte moderna-  Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...
9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...elisabhp
 
História da arte II: Realismo
História da arte II: RealismoHistória da arte II: Realismo
História da arte II: RealismoPaula Poiet
 
Impressionismo e macrofotografias.pdf
Impressionismo  e macrofotografias.pdfImpressionismo  e macrofotografias.pdf
Impressionismo e macrofotografias.pdfKERLEYFERNANDESDUART
 
Impressoes Impressionistas
Impressoes ImpressionistasImpressoes Impressionistas
Impressoes ImpressionistasRaquel Mendes
 
5 História da arte II: Os pormenores do século xix
5  História da arte II: Os pormenores do século xix 5  História da arte II: Os pormenores do século xix
5 História da arte II: Os pormenores do século xix Paula Poiet
 
Aula 4 Impressionismo
Aula 4   ImpressionismoAula 4   Impressionismo
Aula 4 ImpressionismoAline Okumura
 
História da arte iv
História da arte ivHistória da arte iv
História da arte ivPaula Poiet
 
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)Cecília Tura
 
Arte Moderna - Vanguardas
Arte Moderna - VanguardasArte Moderna - Vanguardas
Arte Moderna - VanguardasLuciano Dias
 
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-ArtesElisa
 

Similar a Van Gogh estilo (20)

Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e Expressionismo
Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e ExpressionismoRealismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e Expressionismo
Realismo, Impressionismo, Pós_Impressionismo e Expressionismo
 
Impressionismo 1874 1886
Impressionismo  1874   1886Impressionismo  1874   1886
Impressionismo 1874 1886
 
9o. ano final do século xix na europa
9o. ano  final do século xix na europa9o. ano  final do século xix na europa
9o. ano final do século xix na europa
 
Slayde do professor natal santana
Slayde do professor natal santanaSlayde do professor natal santana
Slayde do professor natal santana
 
9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...
9o. ano  os ismos da arte moderna-  Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...9o. ano  os ismos da arte moderna-  Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...
9o. ano os ismos da arte moderna- Os Impressionistas: monet- renoir- degas)...
 
História da arte II: Realismo
História da arte II: RealismoHistória da arte II: Realismo
História da arte II: Realismo
 
Impressionismo e macrofotografias.pdf
Impressionismo  e macrofotografias.pdfImpressionismo  e macrofotografias.pdf
Impressionismo e macrofotografias.pdf
 
O Impressionismo
O ImpressionismoO Impressionismo
O Impressionismo
 
Impressoes Impressionistas
Impressoes ImpressionistasImpressoes Impressionistas
Impressoes Impressionistas
 
5 História da arte II: Os pormenores do século xix
5  História da arte II: Os pormenores do século xix 5  História da arte II: Os pormenores do século xix
5 História da arte II: Os pormenores do século xix
 
História da arte
História da arteHistória da arte
História da arte
 
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
HISTÓRIA DA ARTE - REVISÃO 02
 
Aula 4 Impressionismo
Aula 4   ImpressionismoAula 4   Impressionismo
Aula 4 Impressionismo
 
Pós impressionismo
Pós impressionismoPós impressionismo
Pós impressionismo
 
Arte moderna
Arte modernaArte moderna
Arte moderna
 
História da arte iv
História da arte ivHistória da arte iv
História da arte iv
 
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)
Arte moderna-a-contemporanea-729850 (1)
 
Arte Moderna - Vanguardas
Arte Moderna - VanguardasArte Moderna - Vanguardas
Arte Moderna - Vanguardas
 
2C14_expressionismo_2011
2C14_expressionismo_20112C14_expressionismo_2011
2C14_expressionismo_2011
 
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
9o. Ano - Impressionismo -Claude Monet-
 

Más de Professor Gilson Nunes

PNE - 2011-2020: construindo um presente tardio
PNE - 2011-2020: construindo um presente tardioPNE - 2011-2020: construindo um presente tardio
PNE - 2011-2020: construindo um presente tardioProfessor Gilson Nunes
 
O planeta movido a internet é escravo...
O planeta movido a internet é escravo...O planeta movido a internet é escravo...
O planeta movido a internet é escravo...Professor Gilson Nunes
 
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educação
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educaçãoReflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educação
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educaçãoProfessor Gilson Nunes
 
Ricardo coutinho e a classe artística campinense
Ricardo coutinho e a classe artística campinenseRicardo coutinho e a classe artística campinense
Ricardo coutinho e a classe artística campinenseProfessor Gilson Nunes
 

Más de Professor Gilson Nunes (20)

A reforma política que queremos
A reforma política que queremosA reforma política que queremos
A reforma política que queremos
 
Carta de um professor aos paraibanos
Carta de um professor aos paraibanosCarta de um professor aos paraibanos
Carta de um professor aos paraibanos
 
PNE - 2011-2020: construindo um presente tardio
PNE - 2011-2020: construindo um presente tardioPNE - 2011-2020: construindo um presente tardio
PNE - 2011-2020: construindo um presente tardio
 
O planeta movido a internet é escravo...
O planeta movido a internet é escravo...O planeta movido a internet é escravo...
O planeta movido a internet é escravo...
 
Segredos da arte brasileira 1
Segredos da arte brasileira 1Segredos da arte brasileira 1
Segredos da arte brasileira 1
 
Cubismo 1907-1914
Cubismo   1907-1914Cubismo   1907-1914
Cubismo 1907-1914
 
Trabalho de arte 10
Trabalho de arte 10Trabalho de arte 10
Trabalho de arte 10
 
Arte abstrata 1910 1950
Arte abstrata        1910 1950Arte abstrata        1910 1950
Arte abstrata 1910 1950
 
Trabalho de arte 9
Trabalho de arte 9Trabalho de arte 9
Trabalho de arte 9
 
Trabalho de arte 8
Trabalho de arte 8Trabalho de arte 8
Trabalho de arte 8
 
Trabalho de arte 7
Trabalho de arte   7Trabalho de arte   7
Trabalho de arte 7
 
Trabalho de arte 5
Trabalho de arte 5Trabalho de arte 5
Trabalho de arte 5
 
Trabalho de arte 4
Trabalho de arte 4Trabalho de arte 4
Trabalho de arte 4
 
Trabalho de arte 6
Trabalho   de arte  6Trabalho   de arte  6
Trabalho de arte 6
 
Trabalho de arte 3
Trabalho de arte 3Trabalho de arte 3
Trabalho de arte 3
 
Trabalho de arte 1
Trabalho de arte 1Trabalho de arte 1
Trabalho de arte 1
 
Trabalho de arte 2
Trabalho de arte 2Trabalho de arte 2
Trabalho de arte 2
 
Neo-impressionismo parte 2
Neo-impressionismo parte 2Neo-impressionismo parte 2
Neo-impressionismo parte 2
 
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educação
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educaçãoReflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educação
Reflexão epistemológica dos estudos culturais numa perspectiva da educação
 
Ricardo coutinho e a classe artística campinense
Ricardo coutinho e a classe artística campinenseRicardo coutinho e a classe artística campinense
Ricardo coutinho e a classe artística campinense
 

Van Gogh estilo

  • 1. Pós-impressionismo - 1880-1900 Neo-impressionismo: pontilhismo ou divisionismo – 1883-1900 ? Parte 3 Paul Cézanne. La Montagne Sainte-Victoire vue de Bellevue – 1882-85. ost.
  • 2. Poderíamos chamar Van Gogh de pós-impressionista, neo-impressionista ou divisionista? ?
  • 3. Descobrindo o estilo do artista. O grande incentivador, ou seja, patrocinador de Van Gogh foi seu estimado irmão Theo. Que se preocupava com ele enviado-lhes gravuras neoclássicas para que aperfeiçoasse a técnica da pintura e do desenho. A exemplo das “As repigadeiras (1857) de Jean-François Millet. Em 1880 vai para a Escola de Belas Artes Bruxelas.
  • 4. Pintou muitas naturezas-mortas e paisagens, era uma tendência da época. Van Gogh. Natureza-morta. 1881. Ost. 44,5x57,5cm. Von der Museum,Wuppertal, Alemanha.
  • 5. Van Gogh foi professor de pintura, costumava levar os alunos para o campo e os incitava a pintar inesperadamente sem retoques. “Não tratem de embelezar”. Vincent van Gogh. Beira-mar em Scheveningen, 1882. Coleção particular
  • 6. Van Gogh. A igreja em Nuenen. 1884, 42x33. Van Gogh Museum, Amsterdã (Holanda) Queria ser pastor, vivia numa crise existencial e encontrou a arte aos 27 anos, o sentido de sua existência.
  • 7. Vincent van Gogh. Camponeses: Homem e Mulher Plantando batatas. 1885. ost. Kunsthaus Zürich, Zürich, Suíça. Queria provar para sua família que poderia ganhar a vida com o dinheiro dos seu quadros. Podemos encontrar nesta obra que influência de estilo?
  • 8. “ É tão fácil pintar um bom quadro, como encontrar um diamante ou uma pérola. Significa obstáculos e você arrisca a sua vida por isso”. (Van Gogh). Os Camponeses comendo batatas – 1885 – ost – 82x114 – museu Van Gogh, Amsterdã.
  • 9. O ambiente refletindo na produção do artista. Em 1886 chegou a Paris, lugar onde seu irmão Theo mantinha uma galeria de arte. O convívio com vários artistas vai influenciar seus novos quadros. Em dois anos pintou cerca de 200 quadros. Vincent van Gogh. No Jardin de Luxembourg. 1886. ost. Sterling e Instituto de Arte Francine Clark, Williamstown, MA, E.U.A..
  • 10. Van Gogh. “Guinguette” de Montmartre. 1886. Ost. 49x64. Musée d’Orsay. França. Aplicava a tinta em grossas camada, diretamente sobre a tela, sem desenho pr é vio e com extrema rapidez. Por isso os professores da Academia Real de Artes desaprovaram o seu trabalho. Em 1885.
  • 11. “ Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas coisas”. (Van Gogh). Vincent Van Gogh, Autorretrato – 1887. “ A arte é o homem adicionado à natureza”. (Van Gogh). Que estilo podemos comparar este autorretrato?
  • 12. Van Gogh. Autorretrato com chap é u de feltro cinza, 1887 Ó leo sobre cartão, Stedelijk Museum, Amsterdã. “ Os quadros mais bonitos são aqueles que sonhamos quando fumamos cachimbo na cama, mas que a pintamos. Mesmo assim, devemos atacá-los por mais incompetentes que nos possamos sentir ante a perfeição indescritível, os gloriosos esplendores da natureza” (Van Gogh)
  • 13. Concepções psicológicas do próprio artista: frustrações, traumas e depressão. Van Gogh, Autorretrato com chapéu de palha 1888 – 47x37 ost, Museu van Gogh, Amsterdã. “ Sofrer sem queixa-se é a única lição que se deve aprender nesta vida”. Van Gogh. Influência do pontilhismos?
  • 14. “ Gostaria de pintar retratos que daqui a cem anos aparecessem como uma revela ç ão (...) não por fidelidade fotogr á fica, mas antes (...) pela valoriza ç ão dos nossos conhecimentos e do nosso gosto presente na cor, como meio de expressão e exalta ç ão do car á ter ” . (Van Gogh) Pintou 27 autorretratos em dois anos. Van Gogh. Auto-retrato com chap é u de palha. 1887. Ost. 35x27cm. The Institue of Arts, Detroit. Estados Unidos.
  • 15. Van Gogh. Nos arredores de Paris, 1887 ost, coleção Private “ De meu trabalho resultam telas feitas velozmente, uma depois da outra, mas bem calculadas de antemão. E quando se diz que é coisa feita demasiadamente r á pido, poder á responder que viu demasiadamente r á pido ” . (Van Gogh)
  • 16. Van Gogh. Dois girass ó is cortados. 1887. Ost.43x61cm. Metropolitan Museum of Art, Nova York. Pintor dos Girass ó is: s í mbolo de fecundidade, vida e nostalgia. Podemos observar a supera ç ão do pontilhismo. Porém, avançando para um simbolismo e expressionismo.
  • 17. Van Gogh. Doze girassóis numa jarra. 1888.- 91x72 – Nue Pinakothek, Munique. Começou pintar girassóis para decorar sua casa. Preparar o ambiente para receber o ilustre e admirável amigo Gauguin, que gostava do tema. “ Quero explicar-lhe o que busco com isso e por que me parece útil copiar. A nós, os pintores, exige-se compor e ser apenas compositores, mas na música não é assim. Quem toca Beethoven, acrescenta sua interpretação pessoal; na música e no canto, há destaque para a interpretação e o compositor não é o único a tocar sua composição”. O que Van Gogh queria dizer com isso? Que não era pecado copiar um Rembrandt, Delacroix e Millet, este último sua paixão preferida.
  • 18. Pintou sete quadros com girassóis. O mais famosos são os de 15 flores que compõem uma harmonia de amarelo. “ Para atingir esse elevado tom de amarelo a que cheguei neste verão, tive que superar limites”. A grande descoberta do artista. Quando gostava de um quadro fazia outra cópia. Van Gogh. Os girassóis. 1888.ost. 92x73cm. The Nacional Gallery, Londres. Grá-Bretanha.
  • 19. e. August 1888. Oil on canvas. Bayerische Staatsgemäldesammlungen, Neue Pinakothek, Munich, Germar O grande achado do artista. Veja o que ele escreve para seu irmão Theo: “Veja como estas telas chamam a atenção. Mas aconselho que as guarde para si e sua mulher. É a partir desse tipo de pintura, um pouco mutante no aspecto, que se enriquece quando, por um momento, a observa profundamente”. (Van Gogh) “ Eu tenho um pouco de girassol”. (Van Gogh).Para ele o amarelo representava a amizade e a esperança e a flor a gratidão.
  • 20. Bebida apreciada pelo artista que levou as últimas consequências. Natureza-morta com absinto. 1887 – ost – 46,5x33 cm – Museu van Gohg – Amsterdã. Muitas vezes, nas suas crises chegava a comer as próprias tintas.
  • 21. Nasceu um ano após sua mãe ter dado a luz a um menino, a quem deu o nome de Vincent, mas que morreu no parto. Assim, Van Gogh cresceu vendo o seu nome na lápide funerária de seu irmão. O escolar (filho do carteiro) – 1888. ost – 63x54 – Museu de Arte de São Paulo.
  • 22. Referências: JANSON, H. W. História da Arte: o mundo moderno. São Paulo, Martins Fontes, 1993. p. 940. LYNTON, Norbert. O mundo da arte: arte moderna. 7ª ed. – Rio de janeiro, Expressão e Cultura, 1979. SPENCE, Devid. Grandes artistas: vida e obra. Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Michelangelo, Monet, Picasso, Rembrandt, Renoir e Van Gogh. São Paulo, Editora Melhoramento, 2004. Folha de São Paulo. Vincent van Gogh. Tradução Martín Ernesto Russol. Barueri – SP, Editorial Sol 90, 2007. www.históriadaarte.com.br www.jvanguarda.com.br www.portalartes.com.br www.ricci-art.com www.abcgallery.com www.ocaiw.com www.oleografia.com.br www.pintoresfamosos.com.br www.armandguillaumin.org www.mestredapintura.com.br
  • 23.