Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Mudam se os tempos

6.402 visualizaciones

Publicado el

Publicado en: Educación
  • Inicia sesión para ver los comentarios

  • Sé el primero en recomendar esto

Mudam se os tempos

  1. 1. Escola Secundária Alves Martins Desde 1850 ao Serviço do Ensino Público em Viseu EFA – Certificação Escolar |Nível Secundário 2013/2014 Área – Cultura, Língua e Comunicação [CLC] Antes de ler. 1. Debata com os seus colegas alterações de personalidade ou na forma de ver o mundo que se tenham registado ao longo da sua vida. 1.1 Diga se essas alterações vieram melhorar ou não a sua vida. 2. Identifique mudanças que se tenham operado nos últimos cinquenta anos em Portugal, a nível social, político, económico e/ou educativo. Ler Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperança; do mal ficam as mágoas da lembrança, e do bem (se algum houve), as saudades. O tempo cobre o chão de verde manto, que já coberto foi de neve fria, e, em mim, converte em choro e doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, outra mudança faz de mor espanto, que não se muda já como soía (1). Luís Vaz de Camões (1) Já não se muda hoje como se costumava mudar. Compreensão / Interpretação 1. Identifique o tema do poema e explique como é abordado. 2. Divida o poema em partes lógicas e explicite o que é dito em cada uma delas. 3. Indique exemplos de alterações registadas na Natureza e na vida dos homens, transcrevendo versos que as atestem. 3.1 Refira transformações que se operam no eupoético e transcreva versos que as comprovem. 3.2 Tendo em conta o primeiro terceto, explique a principal diferença entre a mudança da Natureza e a do eu poético.
  2. 2. 3.3 Identifique o recurso estilístico sintático presente em «e, em mim, converte em choro o doce canto.» (v.11) e comente a sua expressividade. 4. Interprete o terceto final do poema. 4.1 Explique como o fenómeno a que aí se faz alusão pode afetar o eu poético. Funcionamento da língua 7. Identifique a classe dos seguintes vocábulos. a) «Mudam»; b) «tempos»; c «as»; d)«de»; e)«continuamente». Oficina de escrita Redija um texto com data de 2110 dando conta das mudanças que se operam no mundo até esse ano. Tenha em conta que essas transformações se podem registar nos planos político, social, tecnológico, dos costumes, etc. O texto deve ser estruturado e conter entre cem a duzentas palavras. Miranda, C., Nunes, P.,Pinto, A., (2010). Português 10. Ano. Carnaxide: Santilhana. (pp. 166, 167)

×