Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Cobc 2013 ct13-a(análise)

715 visualizaciones

Publicado el

  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

Cobc 2013 ct13-a(análise)

  1. 1. Campus: SÃO PAULO Curso: Tecnologia em Análise PLANO DE ENSINO DISCIPLINA CÓD. DISCIPLINA PROFESSOR COSMOVISÃO BÍBLICO-CRISTÃ COBC Henrique Zanin CARGA HORÁRIA CARGA CARGA TOTAL DE ESPAÇOS HORÁRIA HORÁRIAANO/SEMESTRE TURMA/ETAPA CRÉDITOS AULAS DIVERSIFICADOS TOTAL A DISTÂNCIA (A) (H) (H) (H) Não 2013/1 CT13A -2- - 36 - -6- - 36 - prevista EMENTAA existência de Deus e Sua revelação através da Bíblia, de Jesus Cristo e da Natureza. OBJETIVOS1. Reconhecer e contextualizar as principais facetas do atual debate filosófico-religioso2. Avaliar as causas pós-modernas para a quase generalizada aversão à filiação religiosa3. Perceber a relação entre a cosmovisão e o desenvolvimento pessoal/profissional na construção dahistória de vida. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DO PERFIL DO EGRESSO CONTEMPLADAS 1. Ajudar o estudante a conscientizar-se de que sua aprendizagem deve, na prática, contribuir para o exercício de sua cidadania, através de uma atuação competente, responsável e direcionada por princípios éticos atualizados, 2. Ajudar o estudante a ver no semelhante, objeto de sua prática profissional, um candidato em potencial ao Reino do Céu, portanto, um indivíduo que seja incentivado a zelar por sua integridade física, promovendo com isso um estado de boa saúde, 3. Promover, através das atividades acadêmicas, em sala de aula e através da pesquisa, o pensamento de que a excelente qualidade de vida é um dos inquestionáveis desejos do Criador para com as Suas criaturas, e que essa condição deve merecer especial atenção quanto ao seu estabelecimento em seus pacientes. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA (PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA*) METODOLOGIAS DE ENSINO- CARGA HORÁRIA CONTEÚDO APRENDIZAGEM PREVISTAS PREVISTAPLANO DE ENSINO1) Distribuição Apresentação do plano para os alunos, 022) Esclarecimentos destacando os meios de avaliação3) Primeiras impressões sobre o assuntoDEFINIÇOES INICIAIS Apresentação dos conceitos teóricos e 04
  2. 2. 1) Definição de Cosmovisão abertura para discussões com os alunos.2) Percepções dos Alunos sobre o Mundo3) Percepções dos Alunos sobre DeusCONCEITOS DIVERSIFICADOS DE DEUS1) Conceitos de Deus (Panteísmo, deísmo, Aula Expositiva, discussões, vídeospoliteísmo, ateísmo). ilustrativos, leituras de textos sobre o 062) Conceito de Deus nas Religiões assunto, exercícios de fixação.3) Evolução Histórica do Conceito de DeusA EXISTÊNCIA DE DEUS1) Existencia de Deus e pós-modernidade2) Argumentos Racionais para a existência de Deus3) Ateísmo: História e conceitos fundamentais Seminários em Grupo 084) Discussões contemporâneas sobre a existência deDeus: reportagens e entrevistas em periódicos decirculação nacional5) Análise de questionamentos a respeito de DeusREVELAÇÃO DE DEUS1) Definição e Importância Aula Expositiva, discussões, vídeos2) Revelação Geral ilustrativos, leituras de textos sobre o 083) Revelação Especial assunto, exercícios de fixação.4) História do Texto BíblicoDEUS PARA O CRISTIANISMO1) Natureza de Deus Aula Expositiva, discussões, vídeos2) Atributos de Deus ilustrativos, leituras de textos sobre o 083) Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) assunto, exercícios de fixação.4) Ação Contemporânea de Deus TOTAL 36 AVALIAÇÃO - INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS1. Leitura de 60 a 80 páginas de um dos livros: Não tenho fé suficiente para ser ateu ou Deus no mundo Real (3,0) Apreciação da Leitura – Data de Entrega: Avaliação Escrita – Data:2. Seminários (3,0) – Início apresentações:3. Leituras, Testes e Trabalhos de Classe (4,0) DISCIPLINAS COM AS QUAIS ESSA DISCIPLINA SE RELACIONA OU SE INTEGRAAntropologia Cristã, Fundamentos do Cristianismo, Princípios de Vida Saudável, Interpretação Bíblica da História,Religiosidade e Competência Profissional, Ética Cristã. FORMA DE INTEGRAÇÃO COM A FILOSOFIA INSTITUCIONALO aluno será encorajado a estabelecer um compromisso com uma religiosidade pessoal através dereflexões partilhadas, louvor, adoração e oração pela comunidade de docentes e discentes – emessência, ele sentirá como se uma “igreja” fosse criada para ele diariamente. BIBLIOGRAFIABásica1. GEISLER, Norman e TUREK, Frank. Não tenho fé suficiente para ser ateu. São Paulo: Vida, 2006.2. Bíblia do universitário. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2006.3. PAULIEN, Jon. Deus no mundo real: segredos para viver o cristianismo na sociedade moderna. Tatuí, SP: CasaPublicadora Brasileira, 2008.
  3. 3. Complementar1. GEISLER, Norman e BOCCHINO, Peter. Fundamentos Inabaláveis. São Paulo: Vida, 2003.2. REIS, E. dos. Introdução geral à Bíblia: como a Bíblia foi escrita e chegou até nós. Engenheiro Coelho, SP:UNASPRESS, 2007.3. WHIDDEN, Woodrow; MOON, Jerry & REEVE, John W. A Trindade: Como Entender os Mistérios da Pessoa de Deus na Bíblia e na História do Cristianismo. Tradução de Hélio Luiz Grellmann. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2003.4. STROBEL, Lee. Em Defesa da Fé. São Paulo: Vida, 2003.5. WHITE, Ellen G. Caminho a Cristo. Tatuí, Casa Publicadora Brasileira, 2007.

×