SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 24
INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO RUA  LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES Jr., 695 - ITAIM BIBI – SP-SP CEP: 04542-000  -  FONE / FAX: 0XX 11 3167 6333 SITE:  www.ieesp.org.br CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SEMINÁRIOS PARTICIPE! www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com
TEMA OBSESSÃO: O QUE É? COMO COMBATÊ-LA? EXPOSITOR: IRENE WENZEL GAVIOLLE  EMAIL: igaviolle@terra.com.br
   (LM. – Cap. XXIII – Q. 237) – OBSESSÃO É O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE CERTAS PESSOAS.  NUNCA É PRATICADA SENÃO POR ESPÍRITOS INFERIORES QUE PROCURAM DOMINAR OUTROS ESPÍRITOS AFINS, CONDUZINDO-OS COMO SE FOSSEM VERDADEIRAS CRIANÇAS.      (DIC. AURÉLIO) – (DO LATIM – OBSESSIONE) OBSESSÃO É A PREOCUPAÇÃO, COM DETERMINADA IDÉIA QUE DOMINA, DOENTIAMENTE, O ESPÍRITO DE DETERMINADA PESSOA, RESULTANTE OU NÃO DE SENTIMENTOS RECALCADOS; IDÉIA FIXA; MANIA. O QUE É A OBSESSÃO?
O QUE É A OBSESSÃO? AS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS    (LM – Cap. XIX – Q. 15) – OS ESPÍRITOS SÓ TÊM UMA LÍNGUA, QUE É A DO PENSAMENTO.  ESSA LÍNGUA TODOS A COMPREENDEM, TANTO OS HOMENS COMO OS ESPÍRITOS.  A LÍNGUA UNIVERSAL É A DO PENSAMENTO.  PORTANTO, O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE OUTROS ESPÍRITOS OCORRE POR MEIO DA AÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS.   LE. P.459    “ INFLUEM OS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS? MUITO MAIS DO QUE IMAGINAIS. INFLUEM A TAL PONTO, QUE, DE ORDINÁRIO, SÃO ELES QUE VOS DIRIGEM”.
OBSESSÃO INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS            QUANDO EMITIMOS UM PENSAMENTO POR MAIS SECRETO QUE NOS PAREÇA EVIDENCIAMOS A FAIXA VIBRATÓRIA EM QUE NOS SITUAMOS QUE TERÁ PRONTA REPERCUSSÃO NAQUELES QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA VIBRACIONAL.
[object Object],[object Object],[object Object],PORQUE OCORRE A OBSESSÃO?
OBSESSÃO: PORQUE OCORRE? ,[object Object],[object Object],[object Object]
FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO     1-  ENCARNADO PARA/ ENCARNADO    PESSOAS OBSEDIANDO PESSOAS – DOMÍNIO PELO CIÚME – INVEJA – PAIXÃO – DESEJO DE PODER – ORGULHO – ÓDIO – OBSESSÃO SUTIL EM QUE O OUTRO SE JULGA EXTREMAMENTE AMADO – PROTEGIDO  =  AMOR POSSESSIVO QUE SUFOCA A LIBERDADE DO OUTRO  2-  DESENCARNADO PARA DESENCARNADO    ESPÍRITOS QUE OBSEDIAM ESPÍRITOS  - MESMO DRAMA QUE SE DESENROLA TANTO NA TERRA QUANTO NO PLANO ESPIRITUAL. QUANDO DESENCARNA O HOMEM  É O MESMO – CARREGA SEUS VÍCIOS E PAIXÕES.  TORTURAS E CUELDADES – ESPÍRITOS LIGADOS AO MAL SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR OUTROS EM PIORES CONDIÇÕES.
FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO     3-  ENCARNADO PARA DESENCARNADO    VINCULO OBSTINADO POR ENTES AMADOS QUE DESENCARNARAM PRIMEIRO. AMOR EGOÍSTA E POSSESSIVO QUE SE TRANSFORMA EM FIXAÇÃO MENTAL. 4-  DESENCARNADO PARA ENCARNADO     O OBSESSOR NEM SEMPRE É PRESSENTIDO PELA VÍTIMA  - INDUZ  À CULPA E AO REMORSO – PREJUDICA COM SUAS VIBRAÇÕES COM O INTUITO DE PERSEGUIR E SE VINGAR.
FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO      5-  OBSESSÃO RECÍPROCA -  VERDADEIRA SIMBIOSE.  DOIS SERES PASSAM A VIVER EM REGIME DE COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES.   6-  AUTO-OBSESSÃO    O HOMEM É O OBSESSOR DE SI MESMO – É MAIS FÁCIL LANÇAR A CULPA DOS TORMENTOS E AFLIÇÕES AOS ESPÍRITOS PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADES. DOENTES DA ALMA    VIVEM UM PASSADO DO QUAL NÃO CONSEGUEM FUGIR – SOMATIZAM – SOFREM POR ANTECIPAÇÃO -  AUTOFLAGELAM-SE COM O CIÚME, A INVEJA, EGOÍSMO, ORGULHO, DESPOTISMO.
CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES    1-   OBSESSÃO SIMPLES – O OBSESSOR PODE SER UM ESPÍRITO INIMIGO DO PASSADO E MUITO MALÉFICO, MAS O OBSIDIADO  NÃO ENTRA NA PERFEITA SINTONIA DO INIMIGO, POIS, TEM SEUS PENSAMENTOS ELEVADOS E CONSEGUE POR MEIO DE BOAS ATITUDES E SENTIMENTOS, AFASTAR O OBSESSOR. 2- FASCINAÇÃO – É A ILUSÃO PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DO ESPÍRITO SOBRE O PENSAMENTO DO OBSIDIADO E QUE DE CERTA FORMA LHE PARALIZA O RACIOCÍNIO.  O OBSESSOR É UM DOENTE QUE PROCURA SE INFILTRAR NAS FRAQUEZAS DO OBSIDIADO COMO: CIÚME, DESEJO DE PODER, DE POSSE.
CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES    3- SUBJUGAÇÃO : MORAL E CORPORAL  SUBJUGAÇÃO MORAL: O INDIVÍDUO É LEVADO A TOMAR DECISÕES FREQUENTEMENTE ABSURDAS E COMPROMETEDORAS, MAS PORQUE ESTÁ ILUDIDO, CONSIDERA AS DECISÕES SENSATAS. SUBJUGAÇÃO CORPORAL: O OBSESSOR AGE SOBRE OS ÓRGÃOS MATERIAIS, PROVOCANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NO OBSIDIADO, LEVANDO-O A PRATICAR ATOS RIDÍCULOS. (LM. CAP. XXIII)
MODOS DE ATUAÇÃO DO OBSESSOR   1-  SUTILMENTE À PRINCÍPIO – DELICADO PROCESSO DE HIPNOSE. A IDÉIA DO OBSESSOR PENETRA A MENTE DO OBSEDIADO QUE DÁ GUARIDA AO PENSAMENTO INFELIZ. 2-  O OBSESSOR APROVEITA BRECHAS MORAIS QUE A VÍTIMA APRESENTA. 3-  O OBSESSOR SABE QUE DESEJA SE VINGAR – ÀS VEZES NÃO TEM NOÇÃO DE TEMPO – NOME ETC. 4-  OBSESSORES PODEM ESTAR SENDO USADOS POR OBSESSORES MAIS INTELIGENTES E CRUÉIS – OBSESSORES OBSEDIADOS. 5-  NO SONO FÍSICO INTENSIFICAM A PERSEGUIÇÃO – APAVORAM E EXERCEM O DOMÍNIO – QUANDO HÁ CULPA – REMORSO:  O OBSESSOR DESEQUILIBRA EMOCIONALMENTE O OBSEDIADO.
EFEITOS DA OBSESSÃO        EFEITOS DE NATUREZA PSÍQUICA COM ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO “ ELE JÁ NÃO É MAIS O MESMO”       1-  SURGIMENTO DE IDÉIAS FIXAS TORTURANTES 2-  DOMÍNIO DE SUA VONTADE POR OUTRA VONTADE 3-  INQUIETAÇÃO CRESCENTE SEM CAUSA APARENTE 4- EXCITAÇÃO DE DESEJOS FORTES ALÉM DO HABITUAL   5- MANIA DE PERSEGUIÇÃO. O INDIVÍDUO SENTE-SE INJUSTIÇADO OU DISCRIMINADO. 6- SUBJUGAÇÃO A UM CANSAÇO FÍSICO E MENTAL INCAPACITANDO O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, LAZER E APRENDIZADO. 7-  DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO PARA LEITURA – ORAÇÃO E CONVERSAÇÃO ELEVADA. 8-  INSEGURANÇA E MEDOS INFUNDADOS, CHORO FREQUENTE 9- EMERSÃO DE IMPULSOS ADORMECIDOS MAIS OU MENOS INCONSCIENTES.
EFEITOS DA OBSESSÃO        EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA SÃO AS “ENFERMIDADES-SIMULACROS” QUE RESULTAM DA ATUAÇÃO MAGNÉTICO-OBSESSIVA       1-  A MENTE DO OBSIDIADO, CONTROLADA PELA MENTE DO OBSESSOR, FAVORECE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOLÓGICAS, PROPICIANDO A DEGENERAÇÃO CELULAR DO SEU ORGANISMO EM FORMA DE CÂNCERES, TUBERCULOSE, HANSENÍASE E OUTRAS ENFERMIDADES. 2- DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO, ALERGIAS ETC...  3-  AS OBSESSÕES QUE ASSUMEM CARÁTER DE SUBJUGAÇÃO OU POSSESSÃO PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS AO ORGANISMO DO OBSEDIADO. LOUCURA – EPILEPSIA – ESQUIZOFRENIA (DELÍRIOS E DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)
EFEITOS DA OBSESSÃO        EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA   IMPORTANTE :   DIFERENCIAR  ENFERMIDADES PSIQUIÁTRICAS  COM SINTOMAS DE MEDIUNIDADE  E OBSESSÃO –  NÃO SE DEVE CONFUNDIR E AFIRMAR QUE TUDO É PROVOCADO POR OBSESSORES COMO TAMBÉM NÃO SE DEVE ATRIBUIR TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES À AÇÃO DOS ESPÍRITOS PERTURBADORES.  (L.M. ITEM 253) 
EFEITOS DA OBSESSÃO        EFEITOS DE NATUREZA SOCIAL        1-  SÃO AQUELES QUE LEVAM O OBSIDIADO A UMA DIFÍCIL VIDA DE RELAÇÃO COM OS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO – CONSEQÜÊNCIA IMEDIATA DOS TORMENTOS INTERIORES POR QUE PASSA OCULTAMENTE. 2-  O OBSESSOR UTILIZA DAS PESSOAS QUE RODEIAM O OBSIDIADO INSTIGANDO-LHES ÀS ANTIPATIAS, BRIGAS, DESCONFIANÇAS. 3-  OS FAMILIARES SENTEM-SE CANSADOS DO ESTADO DOENTIO DO OBSIDIADO, DA DEPRESSÃO, DO PESSIMISMO E DAS QUEIXAS.
OBSESSÃO MATA?   O OBSESSOR PODE INDUZIR O ENCARNADO AO ATO SUICIDA. MAS  O ATO A SER PRATICADO É   DO ENCARNADO .  O SUICÍDIO  É PROCURADO POR LIVRE VONTADE DO ESPÍRITO QUE EM VIRTUDE DO BAIXO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS DAS SUAS FACULDADES QUE FORMAM A MENTE DO ESPÍRITO COMO O DISCERNIMENTO – A FORÇA DE VONTADE – A RAZÃO – A CONSCIÊNCIA – A IMAGINAÇÃO - SE DEIXAM SUPLANTAR POR EMOÇÕES EXACERBADAS E COLOCAM FIM À VIDA DO CORPO HUMANO.
TRATAMENTO DAS OBSESSÕES   1- PRECE.  A AÇÃO BENÉFICA PELO PENSAMENTO ELEVADO MODIFICA A ATMOSFERA FLUÍDICA: ANTÍDOTO DA OBSESSÃO 2-  O PODER DA VONTADE. A VONTADE É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO.  FAZER O OBSIDIADO SENTIR O QUANTO É ESSENCIAL A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRATAMENTO.  3-  MODIFICAR O ESTADO MENTAL AREJANDO A MENTE COM PENSAMENTOS  SADIOS, OTIMISTAS E EDIFICANTES. 4-  VIGILÂNCIA CONSTANTE QUANTO A REVOLTAS, ÓDIOS, IDÉIAS NEGATIVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, IRRITAÇÃO, IMPACIÊNCIA, VÍCIOS (FUMO, ÁLCOOL, TÓXICOS)
TRATAMENTO DAS OBSESSÕES   5-  O OBSIDIADO E A FAMÍLIA DEVEM SER ALERTADOS QUANTO AO PROCESSO DA OBSESSÃO. ESCLARECER CIENTIFICA E FILOSOFICAMENTE COMO SE DÁ O PROCESSO MENTE A MENTE E QUAIS OS MEIOS DE COMBATÊ-LO. 6-  CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA (FAMÍLIA ESPIRITUAL E CONSANGUÍNEA) PARA  AJUDA AO OBSIDIADO. 7- CONSCIENTIZÁ-LO DAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS NO PASSADO E QUE AGORA O OBSESSOR SE SENTE NO DIREITO DE COBRAR.
TRATAMENTO DAS OBSESSÕES   8- TERAPIA DA CARIDADE. JOANA DE ÂNGELIS NOS ALERTA NO LIVRO DIMENSÕES DA VERDADE  “AMENIZA TUAS PROVAÇÕES AJUDANDO OUTROS SOB A DOLOROSA CRUZ DAS PROVAÇÕES SEM NOME.  HÁ FOME DE AMOR PERTO DO TEU LEITO DE QUEIXAS”. 9 – RECURSOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DO PASSE, ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, ÁGUA FLUIDIFICADA. 10 – AO LONGO DO TRATAMENTO IR ESCLARECENDO O OBSIDIADO LEVANTANDO-LHE AS ESPERANÇAS, SE ESTE ESTIVER DEPRIMIDO.  O ESCLARECIMENTO IR SENDO FEITO ATRAVÉS DE CONVERSAÇÕES, DE REUNIÕES ADEQUADAS, DE PALESTRAS, DE LEITURAS EDIFICANTES. 11-  GRANDE DOSE DE AMOR.  PERDÃO AO OBSESSOR.
PREVENÇÃO DAS OBSESSÕES   OBSESSÃO = DOENÇA DA ALMA – EXISTE OBSESSÃO PORQUE EXISTE INFERIORIDADE NO SER HUMANO. PRECÁRIAS CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DO HOMEM (MATERIALISMO – INVERSÃO DE VALORES – DROGAS – ÁLCOOL) – POUCO DESENVOLVIMENTO DA RAZÃO – DISCERNIMENTO – CONSCIÊNCIA).  OBSESSÃO É UM FENÔMENO DE ORIGEM MENTAL QUE OCORRE PORQUE EXISTE ENTRE OBSESSOR E OBSIDIADO SINTONIA E AFINIDADE DE PENSAMENTO. (SÓ É OBSIDIADO QUEM QUER).  A SOLUÇÃO SEMPRE SERÁ A MUDANÇA DE SINTONIA VIBRATÓRIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE APRIMORAMENTO MORAL. PROFILAXIA EFICAZ = AMOR – PERDÃO - EVANGELHO QUE FAZ COM QUE NOS IMUNIZEMOS CONTRA OS VÍRUS NEGATIVOS. AÇÃO DO PENSAMENTO.
MELHOR PREVENÇÃO   NÃO DEIXAR QUE A OBSESSÃO SE INSTALE. O MELHOR REMÉDIO ESTÁ NA LIÇÃO DE JESUS:  ,[object Object]
BIBLIOGRAFIA   1-  ESTUDO BASEADO NAS OBRAS DE ALLAN KARDEC: O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE E  OBRAS PÓSTUMAS. 2- MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, FEB. 3-  AÇÃO E REAÇÃO, DE ANDRÉ LUIZ, FEB. 4-  A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NO NOSSO DIA A DIA, WLADIMYR SANCHEZ 5-  OBSESSÃO E DESOBSESSÃO , SUELY CALDAS SCHUBERT.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Cuidar do Corpo e do Espírito
Cuidar do Corpo e do EspíritoCuidar do Corpo e do Espírito
Cuidar do Corpo e do EspíritoCEENA_SS
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - Obsessão
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - ObsessãoMocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - Obsessão
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - ObsessãoSergio Lima Dias Junior
 
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e Expiações
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e ExpiaçõesEvangeliza - Terra - Planeta de Provas e Expiações
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e ExpiaçõesAntonino Silva
 
2.9.2 Possessos - Convulsionários
2.9.2   Possessos - Convulsionários2.9.2   Possessos - Convulsionários
2.9.2 Possessos - ConvulsionáriosMarta Gomes
 
Obsessão e influenciação espiritual
Obsessão e influenciação espiritualObsessão e influenciação espiritual
Obsessão e influenciação espiritualgrupodepaisceb
 
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vital
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vitalPrimeiro Módulo - Aula 5 - Principio vital
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vitalCeiClarencio
 
Pensamento e vontade
Pensamento e vontadePensamento e vontade
Pensamento e vontadeDalila Melo
 
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitadosEvangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitadosAntonino Silva
 
Aula Lei de Conservação
Aula  Lei de ConservaçãoAula  Lei de Conservação
Aula Lei de ConservaçãoCeile Bernardo
 
Esde módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espírito
Esde    módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espíritoEsde    módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espírito
Esde módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espíritoElysio Laroide Lugarinho
 
Laboratório do mundo invisível
Laboratório do mundo invisívelLaboratório do mundo invisível
Laboratório do mundo invisívelWilma Badan C.G.
 
Aula o perispirito
Aula o perispiritoAula o perispirito
Aula o perispiritoduadv
 
Mediunidade com Jesus
Mediunidade com JesusMediunidade com Jesus
Mediunidade com Jesusigmateus
 
Obsessão doença moral
Obsessão doença moralObsessão doença moral
Obsessão doença moralGraça Maciel
 
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismo
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismoCapítulo 6 do evangelho segundo o espiritismo
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismoEduardo Ottonelli Pithan
 
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIODESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIOJorge Luiz dos Santos
 

La actualidad más candente (20)

Cuidar do Corpo e do Espírito
Cuidar do Corpo e do EspíritoCuidar do Corpo e do Espírito
Cuidar do Corpo e do Espírito
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - Obsessão
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - ObsessãoMocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - Obsessão
Mocidade Espírita Chico Xavier - Aula 9 - Obsessão
 
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e Expiações
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e ExpiaçõesEvangeliza - Terra - Planeta de Provas e Expiações
Evangeliza - Terra - Planeta de Provas e Expiações
 
2.9.2 Possessos - Convulsionários
2.9.2   Possessos - Convulsionários2.9.2   Possessos - Convulsionários
2.9.2 Possessos - Convulsionários
 
Obsessão e influenciação espiritual
Obsessão e influenciação espiritualObsessão e influenciação espiritual
Obsessão e influenciação espiritual
 
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vital
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vitalPrimeiro Módulo - Aula 5 - Principio vital
Primeiro Módulo - Aula 5 - Principio vital
 
Objetivo da encarnação
Objetivo da encarnaçãoObjetivo da encarnação
Objetivo da encarnação
 
Pensamento e vontade
Pensamento e vontadePensamento e vontade
Pensamento e vontade
 
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitadosEvangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
Evangeliza - Diferentes categorias de mundos habitados
 
Aula Lei de Conservação
Aula  Lei de ConservaçãoAula  Lei de Conservação
Aula Lei de Conservação
 
Esde módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espírito
Esde    módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espíritoEsde    módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espírito
Esde módulo 04 - roteiro 02 - origem e natureza do espírito
 
Laboratório do mundo invisível
Laboratório do mundo invisívelLaboratório do mundo invisível
Laboratório do mundo invisível
 
LIMITES DA REENCARNAÇÃO
LIMITES DA REENCARNAÇÃOLIMITES DA REENCARNAÇÃO
LIMITES DA REENCARNAÇÃO
 
Causas das aflições
Causas das afliçõesCausas das aflições
Causas das aflições
 
Aula o perispirito
Aula o perispiritoAula o perispirito
Aula o perispirito
 
Eae 75 - pensamento e vontade rev 01
Eae   75 - pensamento e vontade rev 01Eae   75 - pensamento e vontade rev 01
Eae 75 - pensamento e vontade rev 01
 
Mediunidade com Jesus
Mediunidade com JesusMediunidade com Jesus
Mediunidade com Jesus
 
Obsessão doença moral
Obsessão doença moralObsessão doença moral
Obsessão doença moral
 
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismo
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismoCapítulo 6 do evangelho segundo o espiritismo
Capítulo 6 do evangelho segundo o espiritismo
 
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIODESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
DESTINO, FATALIDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
 

Destacado

Obsessões, prevenção tratamento e cura
Obsessões, prevenção tratamento e curaObsessões, prevenção tratamento e cura
Obsessões, prevenção tratamento e curaVictor Passos
 
Diversidade das Obsessões
Diversidade das ObsessõesDiversidade das Obsessões
Diversidade das Obsessõesield
 
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessão
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessãoEspiritismo e mediunidade - 11 - obsessão
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessãoLeonardo Pereira
 
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira).
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira). Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira).
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira). Leonardo Pereira
 
Exposicao 28 junho 2011 auto-obsessao
Exposicao 28 junho 2011   auto-obsessaoExposicao 28 junho 2011   auto-obsessao
Exposicao 28 junho 2011 auto-obsessaocaminhodaluz41
 
Procrastinação e Obsessão Espiritual
Procrastinação e Obsessão EspiritualProcrastinação e Obsessão Espiritual
Procrastinação e Obsessão EspiritualRicardo Azevedo
 
Obsessão Espiritual - Resumo Palestra
Obsessão Espiritual - Resumo PalestraObsessão Espiritual - Resumo Palestra
Obsessão Espiritual - Resumo PalestraGeraldo Netto
 
Obsessão conceitos causas e graus
Obsessão conceitos causas e grausObsessão conceitos causas e graus
Obsessão conceitos causas e grausShantappa Jewur
 
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?Ricardo Azevedo
 
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)Helio Cruz
 
13ª aula da obsessão - conceitos e causas - coem
13ª aula   da obsessão - conceitos e causas - coem13ª aula   da obsessão - conceitos e causas - coem
13ª aula da obsessão - conceitos e causas - coemWagner Quadros
 
Possessão (posse física do encarnado)-1,5h
Possessão (posse física do encarnado)-1,5hPossessão (posse física do encarnado)-1,5h
Possessão (posse física do encarnado)-1,5hhome
 
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDAS
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDASINFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDAS
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDASRodrigo Leite
 
Conceitos basicos em genetica
 Conceitos basicos em genetica Conceitos basicos em genetica
Conceitos basicos em geneticaAdrianne Mendonça
 

Destacado (20)

Palestra 8 obsessão espiritual
Palestra 8 obsessão espiritualPalestra 8 obsessão espiritual
Palestra 8 obsessão espiritual
 
Obsessões, prevenção tratamento e cura
Obsessões, prevenção tratamento e curaObsessões, prevenção tratamento e cura
Obsessões, prevenção tratamento e cura
 
Diversidade das Obsessões
Diversidade das ObsessõesDiversidade das Obsessões
Diversidade das Obsessões
 
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessão
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessãoEspiritismo e mediunidade - 11 - obsessão
Espiritismo e mediunidade - 11 - obsessão
 
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira).
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira). Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira).
Obsessão doença moral ( Leonardo Pereira).
 
Exposicao 28 junho 2011 auto-obsessao
Exposicao 28 junho 2011   auto-obsessaoExposicao 28 junho 2011   auto-obsessao
Exposicao 28 junho 2011 auto-obsessao
 
Obsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoObsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessão
 
Toc Espiritismo
Toc EspiritismoToc Espiritismo
Toc Espiritismo
 
Procrastinação e Obsessão Espiritual
Procrastinação e Obsessão EspiritualProcrastinação e Obsessão Espiritual
Procrastinação e Obsessão Espiritual
 
Obsessão Espiritual - Resumo Palestra
Obsessão Espiritual - Resumo PalestraObsessão Espiritual - Resumo Palestra
Obsessão Espiritual - Resumo Palestra
 
Obsessão conceitos causas e graus
Obsessão conceitos causas e grausObsessão conceitos causas e graus
Obsessão conceitos causas e graus
 
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?
Obsessão - problema ou oportunidade de renovação?
 
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)
Obsessão e desobsessão (suely caldas schubert)
 
13ª aula da obsessão - conceitos e causas - coem
13ª aula   da obsessão - conceitos e causas - coem13ª aula   da obsessão - conceitos e causas - coem
13ª aula da obsessão - conceitos e causas - coem
 
Possessão (posse física do encarnado)-1,5h
Possessão (posse física do encarnado)-1,5hPossessão (posse física do encarnado)-1,5h
Possessão (posse física do encarnado)-1,5h
 
Obsessão
ObsessãoObsessão
Obsessão
 
Psicofonia
PsicofoniaPsicofonia
Psicofonia
 
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDAS
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDASINFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDAS
INFLUENCIA DOS ESPIRITOS EM NOSSAS VIDAS
 
Conceitos basicos em genetica
 Conceitos basicos em genetica Conceitos basicos em genetica
Conceitos basicos em genetica
 
O Poder do Pensamento
O Poder do PensamentoO Poder do Pensamento
O Poder do Pensamento
 

Similar a Tratamento e efeitos da obsessão espiritual

Ações dos espiritos
Ações dos espiritosAções dos espiritos
Ações dos espiritoscarlos freire
 
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição Planetária
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição PlanetáriaInfluencia dos Espíritos inferiores na Transição Planetária
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição PlanetáriaADALBERTO COELHO DA SILVA JR
 
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viverInstituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viverInstituto Espírita de Educação
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slidebonattinho
 
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptxcarolin74
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1bonattinho
 
Nos domínios da mediunidade Cap. 6 Psicofonia consciente
Nos domínios da mediunidade   Cap. 6 Psicofonia conscienteNos domínios da mediunidade   Cap. 6 Psicofonia consciente
Nos domínios da mediunidade Cap. 6 Psicofonia conscientePatricia Farias
 
Conceito,causas e graus da obsessão
Conceito,causas e graus da obsessãoConceito,causas e graus da obsessão
Conceito,causas e graus da obsessãojcevadro
 
Aprender a pensar com os filósofos antigos
Aprender a pensar com os filósofos antigosAprender a pensar com os filósofos antigos
Aprender a pensar com os filósofos antigosQuizanior Oliveira
 
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidade
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidadeG6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidade
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidadeFilipeDuartedeBem
 
Obsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoObsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoNeusa Lustosa
 

Similar a Tratamento e efeitos da obsessão espiritual (20)

Ações dos espiritos
Ações dos espiritosAções dos espiritos
Ações dos espiritos
 
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição Planetária
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição PlanetáriaInfluencia dos Espíritos inferiores na Transição Planetária
Influencia dos Espíritos inferiores na Transição Planetária
 
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viverInstituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver
Instituto Espírita de Educação - Depressão e alegria de viver
 
A cura está em nossas mãos slide
A cura está em nossas mãos   slideA cura está em nossas mãos   slide
A cura está em nossas mãos slide
 
Instituto Espírita de Educação - Violência no lar
Instituto Espírita de Educação - Violência no larInstituto Espírita de Educação - Violência no lar
Instituto Espírita de Educação - Violência no lar
 
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx
0004160_AcAO_CLeNICA_E_PERSPECTIVA_FENOMENOLOGICA_EXISTENCIAL.pptx
 
Obsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoObsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessão
 
Fixação mental slide1
Fixação mental  slide1Fixação mental  slide1
Fixação mental slide1
 
Nos domínios da mediunidade Cap. 6 Psicofonia consciente
Nos domínios da mediunidade   Cap. 6 Psicofonia conscienteNos domínios da mediunidade   Cap. 6 Psicofonia consciente
Nos domínios da mediunidade Cap. 6 Psicofonia consciente
 
Conceito,causas e graus da obsessão
Conceito,causas e graus da obsessãoConceito,causas e graus da obsessão
Conceito,causas e graus da obsessão
 
Apostila 01 doc desobsessão
Apostila 01 doc   desobsessãoApostila 01 doc   desobsessão
Apostila 01 doc desobsessão
 
Apostila 09 doc
Apostila 09 docApostila 09 doc
Apostila 09 doc
 
Aprender a pensar com os filósofos antigos
Aprender a pensar com os filósofos antigosAprender a pensar com os filósofos antigos
Aprender a pensar com os filósofos antigos
 
Estudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios Espirituais
Estudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios EspirituaisEstudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios Espirituais
Estudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios Espirituais
 
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidade
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidadeG6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidade
G6 - AULA 3.pdf - mediunidade e moralidade
 
Obsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoObsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessão
 
Obsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessãoObsessão e desobsessão
Obsessão e desobsessão
 
Apostila Módulo VI - Projeto Mediunidade Sem Tabu
Apostila Módulo VI - Projeto Mediunidade Sem TabuApostila Módulo VI - Projeto Mediunidade Sem Tabu
Apostila Módulo VI - Projeto Mediunidade Sem Tabu
 
Curso de Gnosis
Curso de GnosisCurso de Gnosis
Curso de Gnosis
 
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 09 doc
Apostila obsessão   lar rubataiana -doc - 09 docApostila obsessão   lar rubataiana -doc - 09 doc
Apostila obsessão lar rubataiana -doc - 09 doc
 

Más de Instituto Espírita de Educação

O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...
O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...
O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...Instituto Espírita de Educação
 
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de Educação
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de EducaçãoVinícius e a Educação - Instituto Espírita de Educação
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de EducaçãoInstituto Espírita de Educação
 
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações autoperdão - Instituto...
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações   autoperdão  - Instituto...Reconhecimento das próprias qualidades e limitações   autoperdão  - Instituto...
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações autoperdão - Instituto...Instituto Espírita de Educação
 
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de Educação
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de EducaçãoHoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de Educação
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de EducaçãoInstituto Espírita de Educação
 
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de Educação
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de EducaçãoIdentificação dos espíritos - Instituto Espírita de Educação
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de EducaçãoInstituto Espírita de Educação
 

Más de Instituto Espírita de Educação (20)

O Livro dos Espíritos - Wilma Badan
O Livro dos Espíritos - Wilma BadanO Livro dos Espíritos - Wilma Badan
O Livro dos Espíritos - Wilma Badan
 
O médium e a mediunidade - Wilma Badan
O médium e a mediunidade - Wilma BadanO médium e a mediunidade - Wilma Badan
O médium e a mediunidade - Wilma Badan
 
O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...
O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...
O que buscar na casa espírita - Wilma Badan c.g. - iee - 19.10.11 (white spac...
 
Lei de sociedade - Wilma Badan
Lei de sociedade - Wilma BadanLei de sociedade - Wilma Badan
Lei de sociedade - Wilma Badan
 
Penas e gozos futuros - Wilma Badan
Penas e gozos futuros - Wilma BadanPenas e gozos futuros - Wilma Badan
Penas e gozos futuros - Wilma Badan
 
Penas e gozos futuros - Wilma Badan
Penas e gozos futuros - Wilma BadanPenas e gozos futuros - Wilma Badan
Penas e gozos futuros - Wilma Badan
 
Mãe e Mulher - Wilma Badan
Mãe e Mulher - Wilma BadanMãe e Mulher - Wilma Badan
Mãe e Mulher - Wilma Badan
 
Gratidão - Wilma Badan
Gratidão - Wilma BadanGratidão - Wilma Badan
Gratidão - Wilma Badan
 
Gratidão - Wilma Badan
Gratidão - Wilma BadanGratidão - Wilma Badan
Gratidão - Wilma Badan
 
Falsos Cristos e Falsos Profetas - Wilma Badan
Falsos Cristos e Falsos Profetas - Wilma BadanFalsos Cristos e Falsos Profetas - Wilma Badan
Falsos Cristos e Falsos Profetas - Wilma Badan
 
Ação do Pensamento - Wilma Badan
Ação do Pensamento - Wilma BadanAção do Pensamento - Wilma Badan
Ação do Pensamento - Wilma Badan
 
A melhor Medida - Wilma Badan
A melhor Medida - Wilma BadanA melhor Medida - Wilma Badan
A melhor Medida - Wilma Badan
 
Paulo e Estevão
Paulo e EstevãoPaulo e Estevão
Paulo e Estevão
 
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de Educação
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de EducaçãoVinícius e a Educação - Instituto Espírita de Educação
Vinícius e a Educação - Instituto Espírita de Educação
 
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações autoperdão - Instituto...
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações   autoperdão  - Instituto...Reconhecimento das próprias qualidades e limitações   autoperdão  - Instituto...
Reconhecimento das próprias qualidades e limitações autoperdão - Instituto...
 
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de Educação
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de EducaçãoHoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de Educação
Hoje em dia e o espiritismo - Instituto Espírita de Educação
 
Volta à Terra - Instituto Espírita de Educação
Volta à Terra - Instituto Espírita de EducaçãoVolta à Terra - Instituto Espírita de Educação
Volta à Terra - Instituto Espírita de Educação
 
Quem somos nós - Instituto Espírita de Educação
Quem somos nós - Instituto Espírita de EducaçãoQuem somos nós - Instituto Espírita de Educação
Quem somos nós - Instituto Espírita de Educação
 
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de Educação
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de EducaçãoIdentificação dos espíritos - Instituto Espírita de Educação
Identificação dos espíritos - Instituto Espírita de Educação
 
Gratidão - Instituto Espírita de Educação
Gratidão - Instituto Espírita de EducaçãoGratidão - Instituto Espírita de Educação
Gratidão - Instituto Espírita de Educação
 

Tratamento e efeitos da obsessão espiritual

  • 1. INSTITUTO ESPÍRITA DE EDUCAÇÃO RUA LEOPOLDO COUTO DE MAGALHÃES Jr., 695 - ITAIM BIBI – SP-SP CEP: 04542-000 - FONE / FAX: 0XX 11 3167 6333 SITE: www.ieesp.org.br CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SEMINÁRIOS PARTICIPE! www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com
  • 2. TEMA OBSESSÃO: O QUE É? COMO COMBATÊ-LA? EXPOSITOR: IRENE WENZEL GAVIOLLE EMAIL: igaviolle@terra.com.br
  • 3. (LM. – Cap. XXIII – Q. 237) – OBSESSÃO É O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE CERTAS PESSOAS. NUNCA É PRATICADA SENÃO POR ESPÍRITOS INFERIORES QUE PROCURAM DOMINAR OUTROS ESPÍRITOS AFINS, CONDUZINDO-OS COMO SE FOSSEM VERDADEIRAS CRIANÇAS.      (DIC. AURÉLIO) – (DO LATIM – OBSESSIONE) OBSESSÃO É A PREOCUPAÇÃO, COM DETERMINADA IDÉIA QUE DOMINA, DOENTIAMENTE, O ESPÍRITO DE DETERMINADA PESSOA, RESULTANTE OU NÃO DE SENTIMENTOS RECALCADOS; IDÉIA FIXA; MANIA. O QUE É A OBSESSÃO?
  • 4. O QUE É A OBSESSÃO? AS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS    (LM – Cap. XIX – Q. 15) – OS ESPÍRITOS SÓ TÊM UMA LÍNGUA, QUE É A DO PENSAMENTO. ESSA LÍNGUA TODOS A COMPREENDEM, TANTO OS HOMENS COMO OS ESPÍRITOS. A LÍNGUA UNIVERSAL É A DO PENSAMENTO. PORTANTO, O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE OUTROS ESPÍRITOS OCORRE POR MEIO DA AÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS.   LE. P.459    “ INFLUEM OS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS? MUITO MAIS DO QUE IMAGINAIS. INFLUEM A TAL PONTO, QUE, DE ORDINÁRIO, SÃO ELES QUE VOS DIRIGEM”.
  • 5. OBSESSÃO INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS           QUANDO EMITIMOS UM PENSAMENTO POR MAIS SECRETO QUE NOS PAREÇA EVIDENCIAMOS A FAIXA VIBRATÓRIA EM QUE NOS SITUAMOS QUE TERÁ PRONTA REPERCUSSÃO NAQUELES QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA VIBRACIONAL.
  • 6.
  • 7.
  • 8. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   1- ENCARNADO PARA/ ENCARNADO  PESSOAS OBSEDIANDO PESSOAS – DOMÍNIO PELO CIÚME – INVEJA – PAIXÃO – DESEJO DE PODER – ORGULHO – ÓDIO – OBSESSÃO SUTIL EM QUE O OUTRO SE JULGA EXTREMAMENTE AMADO – PROTEGIDO = AMOR POSSESSIVO QUE SUFOCA A LIBERDADE DO OUTRO 2- DESENCARNADO PARA DESENCARNADO  ESPÍRITOS QUE OBSEDIAM ESPÍRITOS - MESMO DRAMA QUE SE DESENROLA TANTO NA TERRA QUANTO NO PLANO ESPIRITUAL. QUANDO DESENCARNA O HOMEM É O MESMO – CARREGA SEUS VÍCIOS E PAIXÕES. TORTURAS E CUELDADES – ESPÍRITOS LIGADOS AO MAL SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR OUTROS EM PIORES CONDIÇÕES.
  • 9. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   3- ENCARNADO PARA DESENCARNADO  VINCULO OBSTINADO POR ENTES AMADOS QUE DESENCARNARAM PRIMEIRO. AMOR EGOÍSTA E POSSESSIVO QUE SE TRANSFORMA EM FIXAÇÃO MENTAL. 4- DESENCARNADO PARA ENCARNADO  O OBSESSOR NEM SEMPRE É PRESSENTIDO PELA VÍTIMA - INDUZ À CULPA E AO REMORSO – PREJUDICA COM SUAS VIBRAÇÕES COM O INTUITO DE PERSEGUIR E SE VINGAR.
  • 10. FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO   5- OBSESSÃO RECÍPROCA - VERDADEIRA SIMBIOSE. DOIS SERES PASSAM A VIVER EM REGIME DE COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES. 6- AUTO-OBSESSÃO  O HOMEM É O OBSESSOR DE SI MESMO – É MAIS FÁCIL LANÇAR A CULPA DOS TORMENTOS E AFLIÇÕES AOS ESPÍRITOS PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADES. DOENTES DA ALMA  VIVEM UM PASSADO DO QUAL NÃO CONSEGUEM FUGIR – SOMATIZAM – SOFREM POR ANTECIPAÇÃO - AUTOFLAGELAM-SE COM O CIÚME, A INVEJA, EGOÍSMO, ORGULHO, DESPOTISMO.
  • 11. CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   1- OBSESSÃO SIMPLES – O OBSESSOR PODE SER UM ESPÍRITO INIMIGO DO PASSADO E MUITO MALÉFICO, MAS O OBSIDIADO NÃO ENTRA NA PERFEITA SINTONIA DO INIMIGO, POIS, TEM SEUS PENSAMENTOS ELEVADOS E CONSEGUE POR MEIO DE BOAS ATITUDES E SENTIMENTOS, AFASTAR O OBSESSOR. 2- FASCINAÇÃO – É A ILUSÃO PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DO ESPÍRITO SOBRE O PENSAMENTO DO OBSIDIADO E QUE DE CERTA FORMA LHE PARALIZA O RACIOCÍNIO. O OBSESSOR É UM DOENTE QUE PROCURA SE INFILTRAR NAS FRAQUEZAS DO OBSIDIADO COMO: CIÚME, DESEJO DE PODER, DE POSSE.
  • 12. CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES   3- SUBJUGAÇÃO : MORAL E CORPORAL SUBJUGAÇÃO MORAL: O INDIVÍDUO É LEVADO A TOMAR DECISÕES FREQUENTEMENTE ABSURDAS E COMPROMETEDORAS, MAS PORQUE ESTÁ ILUDIDO, CONSIDERA AS DECISÕES SENSATAS. SUBJUGAÇÃO CORPORAL: O OBSESSOR AGE SOBRE OS ÓRGÃOS MATERIAIS, PROVOCANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NO OBSIDIADO, LEVANDO-O A PRATICAR ATOS RIDÍCULOS. (LM. CAP. XXIII)
  • 13. MODOS DE ATUAÇÃO DO OBSESSOR 1- SUTILMENTE À PRINCÍPIO – DELICADO PROCESSO DE HIPNOSE. A IDÉIA DO OBSESSOR PENETRA A MENTE DO OBSEDIADO QUE DÁ GUARIDA AO PENSAMENTO INFELIZ. 2- O OBSESSOR APROVEITA BRECHAS MORAIS QUE A VÍTIMA APRESENTA. 3- O OBSESSOR SABE QUE DESEJA SE VINGAR – ÀS VEZES NÃO TEM NOÇÃO DE TEMPO – NOME ETC. 4- OBSESSORES PODEM ESTAR SENDO USADOS POR OBSESSORES MAIS INTELIGENTES E CRUÉIS – OBSESSORES OBSEDIADOS. 5- NO SONO FÍSICO INTENSIFICAM A PERSEGUIÇÃO – APAVORAM E EXERCEM O DOMÍNIO – QUANDO HÁ CULPA – REMORSO: O OBSESSOR DESEQUILIBRA EMOCIONALMENTE O OBSEDIADO.
  • 14. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA PSÍQUICA COM ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO “ ELE JÁ NÃO É MAIS O MESMO”      1- SURGIMENTO DE IDÉIAS FIXAS TORTURANTES 2- DOMÍNIO DE SUA VONTADE POR OUTRA VONTADE 3- INQUIETAÇÃO CRESCENTE SEM CAUSA APARENTE 4- EXCITAÇÃO DE DESEJOS FORTES ALÉM DO HABITUAL   5- MANIA DE PERSEGUIÇÃO. O INDIVÍDUO SENTE-SE INJUSTIÇADO OU DISCRIMINADO. 6- SUBJUGAÇÃO A UM CANSAÇO FÍSICO E MENTAL INCAPACITANDO O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, LAZER E APRENDIZADO. 7- DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO PARA LEITURA – ORAÇÃO E CONVERSAÇÃO ELEVADA. 8- INSEGURANÇA E MEDOS INFUNDADOS, CHORO FREQUENTE 9- EMERSÃO DE IMPULSOS ADORMECIDOS MAIS OU MENOS INCONSCIENTES.
  • 15. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA SÃO AS “ENFERMIDADES-SIMULACROS” QUE RESULTAM DA ATUAÇÃO MAGNÉTICO-OBSESSIVA      1- A MENTE DO OBSIDIADO, CONTROLADA PELA MENTE DO OBSESSOR, FAVORECE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOLÓGICAS, PROPICIANDO A DEGENERAÇÃO CELULAR DO SEU ORGANISMO EM FORMA DE CÂNCERES, TUBERCULOSE, HANSENÍASE E OUTRAS ENFERMIDADES. 2- DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO, ALERGIAS ETC... 3- AS OBSESSÕES QUE ASSUMEM CARÁTER DE SUBJUGAÇÃO OU POSSESSÃO PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS AO ORGANISMO DO OBSEDIADO. LOUCURA – EPILEPSIA – ESQUIZOFRENIA (DELÍRIOS E DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)
  • 16. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA   IMPORTANTE : DIFERENCIAR ENFERMIDADES PSIQUIÁTRICAS COM SINTOMAS DE MEDIUNIDADE E OBSESSÃO – NÃO SE DEVE CONFUNDIR E AFIRMAR QUE TUDO É PROVOCADO POR OBSESSORES COMO TAMBÉM NÃO SE DEVE ATRIBUIR TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES À AÇÃO DOS ESPÍRITOS PERTURBADORES. (L.M. ITEM 253) 
  • 17. EFEITOS DA OBSESSÃO      EFEITOS DE NATUREZA SOCIAL      1- SÃO AQUELES QUE LEVAM O OBSIDIADO A UMA DIFÍCIL VIDA DE RELAÇÃO COM OS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO – CONSEQÜÊNCIA IMEDIATA DOS TORMENTOS INTERIORES POR QUE PASSA OCULTAMENTE. 2- O OBSESSOR UTILIZA DAS PESSOAS QUE RODEIAM O OBSIDIADO INSTIGANDO-LHES ÀS ANTIPATIAS, BRIGAS, DESCONFIANÇAS. 3- OS FAMILIARES SENTEM-SE CANSADOS DO ESTADO DOENTIO DO OBSIDIADO, DA DEPRESSÃO, DO PESSIMISMO E DAS QUEIXAS.
  • 18. OBSESSÃO MATA? O OBSESSOR PODE INDUZIR O ENCARNADO AO ATO SUICIDA. MAS O ATO A SER PRATICADO É DO ENCARNADO . O SUICÍDIO É PROCURADO POR LIVRE VONTADE DO ESPÍRITO QUE EM VIRTUDE DO BAIXO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS DAS SUAS FACULDADES QUE FORMAM A MENTE DO ESPÍRITO COMO O DISCERNIMENTO – A FORÇA DE VONTADE – A RAZÃO – A CONSCIÊNCIA – A IMAGINAÇÃO - SE DEIXAM SUPLANTAR POR EMOÇÕES EXACERBADAS E COLOCAM FIM À VIDA DO CORPO HUMANO.
  • 19. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 1- PRECE. A AÇÃO BENÉFICA PELO PENSAMENTO ELEVADO MODIFICA A ATMOSFERA FLUÍDICA: ANTÍDOTO DA OBSESSÃO 2- O PODER DA VONTADE. A VONTADE É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO. FAZER O OBSIDIADO SENTIR O QUANTO É ESSENCIAL A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRATAMENTO. 3- MODIFICAR O ESTADO MENTAL AREJANDO A MENTE COM PENSAMENTOS SADIOS, OTIMISTAS E EDIFICANTES. 4- VIGILÂNCIA CONSTANTE QUANTO A REVOLTAS, ÓDIOS, IDÉIAS NEGATIVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, IRRITAÇÃO, IMPACIÊNCIA, VÍCIOS (FUMO, ÁLCOOL, TÓXICOS)
  • 20. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 5- O OBSIDIADO E A FAMÍLIA DEVEM SER ALERTADOS QUANTO AO PROCESSO DA OBSESSÃO. ESCLARECER CIENTIFICA E FILOSOFICAMENTE COMO SE DÁ O PROCESSO MENTE A MENTE E QUAIS OS MEIOS DE COMBATÊ-LO. 6- CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA (FAMÍLIA ESPIRITUAL E CONSANGUÍNEA) PARA AJUDA AO OBSIDIADO. 7- CONSCIENTIZÁ-LO DAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS NO PASSADO E QUE AGORA O OBSESSOR SE SENTE NO DIREITO DE COBRAR.
  • 21. TRATAMENTO DAS OBSESSÕES 8- TERAPIA DA CARIDADE. JOANA DE ÂNGELIS NOS ALERTA NO LIVRO DIMENSÕES DA VERDADE “AMENIZA TUAS PROVAÇÕES AJUDANDO OUTROS SOB A DOLOROSA CRUZ DAS PROVAÇÕES SEM NOME. HÁ FOME DE AMOR PERTO DO TEU LEITO DE QUEIXAS”. 9 – RECURSOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DO PASSE, ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, ÁGUA FLUIDIFICADA. 10 – AO LONGO DO TRATAMENTO IR ESCLARECENDO O OBSIDIADO LEVANTANDO-LHE AS ESPERANÇAS, SE ESTE ESTIVER DEPRIMIDO. O ESCLARECIMENTO IR SENDO FEITO ATRAVÉS DE CONVERSAÇÕES, DE REUNIÕES ADEQUADAS, DE PALESTRAS, DE LEITURAS EDIFICANTES. 11- GRANDE DOSE DE AMOR. PERDÃO AO OBSESSOR.
  • 22. PREVENÇÃO DAS OBSESSÕES OBSESSÃO = DOENÇA DA ALMA – EXISTE OBSESSÃO PORQUE EXISTE INFERIORIDADE NO SER HUMANO. PRECÁRIAS CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DO HOMEM (MATERIALISMO – INVERSÃO DE VALORES – DROGAS – ÁLCOOL) – POUCO DESENVOLVIMENTO DA RAZÃO – DISCERNIMENTO – CONSCIÊNCIA). OBSESSÃO É UM FENÔMENO DE ORIGEM MENTAL QUE OCORRE PORQUE EXISTE ENTRE OBSESSOR E OBSIDIADO SINTONIA E AFINIDADE DE PENSAMENTO. (SÓ É OBSIDIADO QUEM QUER). A SOLUÇÃO SEMPRE SERÁ A MUDANÇA DE SINTONIA VIBRATÓRIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE APRIMORAMENTO MORAL. PROFILAXIA EFICAZ = AMOR – PERDÃO - EVANGELHO QUE FAZ COM QUE NOS IMUNIZEMOS CONTRA OS VÍRUS NEGATIVOS. AÇÃO DO PENSAMENTO.
  • 23.
  • 24. BIBLIOGRAFIA 1- ESTUDO BASEADO NAS OBRAS DE ALLAN KARDEC: O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE E OBRAS PÓSTUMAS. 2- MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, FEB. 3- AÇÃO E REAÇÃO, DE ANDRÉ LUIZ, FEB. 4- A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NO NOSSO DIA A DIA, WLADIMYR SANCHEZ 5- OBSESSÃO E DESOBSESSÃO , SUELY CALDAS SCHUBERT.