Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Estrututa geológica

400 visualizaciones

Publicado el

Estrutura geológica e placas tectônicas

Publicado en: Educación
  • Inicia sesión para ver los comentarios

Estrututa geológica

  1. 1. ESTRUTURA GEOLÓGICA DAESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA E PLACASTERRA E PLACAS TECTÔNICASTECTÔNICAS Prof. J. Artur LaraProf. J. Artur Lara Esp. em ensino de GeografiaEsp. em ensino de Geografia arturlara@live.comarturlara@live.com
  2. 2. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idadeA Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tem idade de 4,5 a 4, 8 bilhões de anos.de 4,5 a 4, 8 bilhões de anos. É formada por três camadas principais:É formada por três camadas principais: Crosta ou litosferaCrosta ou litosfera  0 a 60 km de0 a 60 km de profundidade e divide-se em 2 áreas, umaprofundidade e divide-se em 2 áreas, uma interna e outra externa pela descontinuidadeinterna e outra externa pela descontinuidade de Mohorovic. A área interna possui umade Mohorovic. A área interna possui uma constituição pastosa rica em rochasconstituição pastosa rica em rochas magmáticas e a área externa é constituída demagmáticas e a área externa é constituída de por rochas sedimentares e graníticas ricas empor rochas sedimentares e graníticas ricas em silício e alumínio. A crosta é mais espessasilício e alumínio. A crosta é mais espessa nos continentes do que nos mares.nos continentes do que nos mares.
  3. 3. Estrutura da TerraEstrutura da Terra Manto ou MesosferaManto ou Mesosfera :: 60 a 3000 km profundidade.60 a 3000 km profundidade. O manto, assim como a crosta, pode ser dividido emO manto, assim como a crosta, pode ser dividido em duas áreas: manto superior e manto inferior.Oduas áreas: manto superior e manto inferior.O manto superior é rico em alumínio, e o mantomanto superior é rico em alumínio, e o manto inferior é rico em sílica e magnésio.inferior é rico em sílica e magnésio. Núcleo :Núcleo : 3000 a 5000 km de profundidade. O3000 a 5000 km de profundidade. O núcleo é rico em níquel e ferro, estando estesnúcleo é rico em níquel e ferro, estando estes metais no estado líquidometais no estado líquido.
  4. 4. De acordo com a teoria da Deriva Continental, criadaDe acordo com a teoria da Deriva Continental, criada pelo alemão Alfred Wegner e publicada em 1915, apelo alemão Alfred Wegner e publicada em 1915, a crosta terrestre é composta de vários fragmentos,crosta terrestre é composta de vários fragmentos, denominadas placas tectônicas. Essas placasdenominadas placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo doscompreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e maresoceanos e mares. . 
  5. 5. Movimento da lava e das placas tectônicas
  6. 6. Dorsal Dorsal  Meso Meso  Atlântica Atlântica 
  7. 7. •Placa do Pacífico •Placa de Nazca •Placa Sul-Americana  •Placa Norte-Americana •Placa da África •Placa Antártica •Placa Indo-Australiana •Placa Euroasiática Ocidental •Placa Euroasiática Oriental •Placa das Filipinas
  8. 8. As  placas  tectônicas  estão  em  constante  movimento,  elas As  placas  tectônicas  estão  em  constante  movimento,  elas  deslizam ou colidem uma contra as outras a uma velocidade deslizam ou colidem uma contra as outras a uma velocidade  variável  de  1  a  10  cm/ano.  Nas  regiões  onde  elas  se variável  de  1  a  10  cm/ano.  Nas  regiões  onde  elas  se  chocam ou se atritam, crescem os esforços de deformação chocam ou se atritam, crescem os esforços de deformação  nas rochas e, periodicamente nesses pontos, acontecem os nas rochas e, periodicamente nesses pontos, acontecem os  grandes terremotos.grandes terremotos.
  9. 9. São locais onde as correntes de convecção atuam em direções contrárias originando rupturas no assoalho oceânico pelas quais é expelido o magma da astenosfera. Dessa forma, ao esfriar, o magma (ou lava basáltica) causa a renovação do assoalho oceânico.
  10. 10. As placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser : Subducção – as placas movem-se uma em direção a outra e a placa oceânica (mais densa) “mergulha” sob a continental (menos densa). Obducção ou colisão – choque entre duas placas na porção continental. Acontece em virtude da grande espessura dos trechos nos quais estão colidindo.
  11. 11.  Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. 
  12. 12. Configuração de umConfiguração de um Vulcão fixo Hot SpotVulcão fixo Hot Spot
  13. 13. Configuração vulcão deConfiguração vulcão de distensão (fissural)distensão (fissural)
  14. 14. Configuração explosivoConfiguração explosivo (fissural)(fissural)
  15. 15. • Ao entrar em atividade, seus efeitosAo entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para osrepresentam um grande risco para os moradores, isso em razão dos gases,moradores, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros.fumaça, explosões, dentre outros. • As lavas expelidas podem destruir tudo oAs lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho,que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas sãoentretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas edestrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.contribuem na formação do relevo. • Uma explosão pode desencadearUma explosão pode desencadear mudanças climáticas temporárias.mudanças climáticas temporárias.
  16. 16. PneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticoPneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
  17. 17. Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre
  18. 18. • Inferiores a 3,5 graus: raramente são notados. • De 3,5 a 5,4 graus: geralmente sentido, raramente causa danos. • Entre 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados, no entanto, seus efeitos são arrasadores em edifícios de estrutura precária.
  19. 19. •De 6,1 a 7,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio. • De 8 a 8,5 graus: Um abalo fortíssimo, causa grande destruição. • Cerca 9 graus: destruição total.
  20. 20. TSUNAMI NO JAPÃO
  21. 21. Ígneas (ou magmáticas)Ígneas (ou magmáticas) O granito, um exemplo de rocha ígnea resultado de resfriamento lento. Essas rochas são resultados da solidificação e consolidação do magma (ou lava), daí o nome rochas magmáticas. Também conhecida como rochas ígneas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber: Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pumes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido. Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
  22. 22. ILUSTRAÇÃO ROCHAS IGNEAS Basalto Granito
  23. 23.  As rochas sedimentares fazem parte de 75% da superficie dos continentes, são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:  Detriticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o folhelho.  Químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em àgua. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites.  Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquifelo, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos, Possui o mineral cálcite.; e o carvão, formado a partir dos resíduos de vegetais.
  24. 24. MetamórficasMetamórficas O Quartzito, um exemplo de rocha metamórfica.São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia ou mármore,, e o quartzito, formado a partir do arenito.  OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré- Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeoamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.

×