SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 16
Ano Lectivo 2010/2011 Rochas na Construção Jorge Barros 11º Ano Docente: Celeste Aires
Rocha é um agregado sólido de minerais com composição e estrutura química definidas, os quais permitem classificá-la em: Rochas Magmáticas: são provenientes directamente do magma, podem classificar-se em: Rochas plutónicas ou intrusivas;  Rochas vulcânicas ou extrusivas. Rochas Sedimentares: são formadas a partir de qualquer outro tipo de rochas. Rochas Metamórficas: originam-se pela transformação de outras rochas sob variadas condições.
São Rochas que possuem determinadas propriedades para serem utilizadas como material para revestimento em diversas aplicações:  Pisos; Paredes; Bancadas; Pias; Balcões; Mesas. Para que uma rocha seja considerada ornamental, devem ser obedecidas duas exigências básicas:  Apresentar beleza estética, um padrão contínuo, ou seja, devem ser homogéneas; Possuir características tecnológicas;  Índices físicos; Índices de alterabilidade dentro dos padrões aceitáveis pelas normas técnicas. Rochas ornamentais
As Rochas Ornamentais abrangem diversos tipos litológicos que podem ser extraídos em blocos ou placas e utilizadas em formas variadas. As seus principais campos de aplicação são: As edificações da construção civil; Pisos;  Colunas; Soleiras; Arte funerária; Rochas ornamentais
Os principais tipos de rochas utilizados como ornamentais são: Mármores; Granitos. O termo Rocha Ornamental também engloba outros tipos de rochas, conhecidas genericamente no mercado como Pedras Naturais, nas quais estão incluídos:  Ardósias; Quartzitos;  Arenitos; Gnaisses; Calcários; In natura. Tipos de Rochas ornamentais
Para o sector de rochas ornamentais o termo “granito” designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, compostas predominantemente por quartzo e feldspato, que são: Rochas homogéneas;  chamadas “movimentadas”. As cores das rochas são fundamentalmente determinadas pelos seus constituintes mineralógicos.  Os Granitos São produzidas em blocos e utilizadas, principalmente, em placas e/ou em ladrilhos polidos.
Os minerais formados nos granitos são definidos por associações variáveis de quartzo, feldspatos, micas, piroxenas e anfíbolas, entre outros. A resistência à abrasão dos granitos é geralmente proporcional à dureza e quantidade dos seus minerais constituintes.  Os Granitos
São rochas metamórficas que provêm de rochas sedimentares. As rochas comercialmente designadas por mármores englobam as rochas carbonatadas, incluindo calcários. Os calcários são rochas sedimentares compostas principalmente por calcite. Os mármores, resultam das modificações ocorridas em calcários, relacionando-se com condições de pressão e temperatura, do ambiente geológico de origem. Os Mármores
Os travertinos, são rochas carbonatadas, geralmente de origem sedimentar, essencialmente calcíticas  que podem apresentar-se pouco ou não metamorfizados e são definidos pela sua coloração, geralmente, bege-amarelada.  Apresentam características físicas muito heterogéneas. Os Travertinos
Os Conglomerados e os Quartzitos  Conglomerados são rochas sedimentares detríticas consolidadas, compostas de seixos de diferentes cores, tamanhos e composição, dispersos numa massa mais fina.  Os conglomerados que hoje em dia são bastante procurados e utilizados como rocha ornamental, geralmente são afectados por processos metamórficos. Os quartzitos são rochas metamórficas originadas de arenitos, têm uma estrutura mais coesa e resistente que estes últimos e são bastante utilizados em revestimento.  São explorados de duas maneiras: Na produção de blocos paralelepípedos de dimensões métricas que são transformados em placas e ou ladrilhos; Obtidos pelo desplacamento da rocha em seus planos preferenciais de foliação Acabamento para a produção de placas e ladrilhos rústicos (não polidos).
Esta denominação é empregue pelo mercado para as rochas geralmente utilizadas em placas e ou lajotas não polidas, como:  Ardósias;  Arenitos;  Calcários; Quartzitos;  in natura.  "As Pedras Naturais"
Ardósias são rochas metamórficas de baixo grau, a ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogéneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas e apresentam dureza baixa.  Os arenitos são rochas sedimentares com estruturas estratificadas. São rochas compostas essencialmente por quartzo geralmente, originadas da acumulação e consolidação de sedimentos de granulação areia. Em razão de sua génese, os arenitos são normalmente porosos. "As Pedras Naturais"
Os quartzitos in natura As características ornamentais  das rochas são específicas para cada tipo, pois cada tipo possui composição mineralógica diferentes e cada mineral por sua vez, possui composição química e estrutura cristalina particular. Portanto, se cada tipo de rocha for composta por minerais diferentes, sua caracterização e por consequência sua utilização deverá ser própria para cada tipo de material.  "As Pedras Naturais"
COMPAC “TheSurfacesCompany”, uma das mais importantes empresas líderes mundiais em tecnologia de produção de quartzo compactado, apresentou internacionalmente na sua fábrica em Portugal a nova linha de bancadas de cozinha NATURE. Uma grande aposta comercial e de I+D+i onde estiveram presentes mais de 500 profissionais nacionais e internacionais. NATURE é uma linha de bancadas única no mercado, inspirada pelas pedras naturais e fabricada com resinas vegetais BIO. Uma grande aposta no compromisso pela sustentabilidade do meio ambiente e mais um passo na gestão estratégica da COMPAC com o objectivo de desenvolver produtos com melhor capacidade técnica, mais decorativos e que respeitem a natureza. Entre as inovações técnicas para o consumidor pode-se distinguir a maior resistência ao calor e ao impacto, ao ácido dos alimentos, aos raios ultravioletas e uma maior higiene devido à sua porosidade quase nula que evita o desenvolvimento de germes e bactérias. Um produto mais robusto e durável que se mantém sempre natural, sempre autêntico.  A nova linha estará presente nos cinco continentes com sete novas cores inspiradas nas pedras naturais. Um produto com grande potencial decorativo, que consegue um efeito de homogeneidade e beleza que não pode ser alcançado com as pedras naturais, graças ao efeito de profundidade dos seus tons e texturas.  Um grande lançamento que será acompanhado de uma excelente promoção: uma máquina de café KRUPS ESSENZA com sistema NESPRESSO na compra de qualquer bancada NATURE. Somente através de muito trabalho, imaginação, investigação e tecnologia, a COMPAC, THE SURFACES COMPANY conseguiu desenvolver provavelmente a melhor bancada de cozinha do mercado. In: http://www.compac.es/pt/news.php?idi=pt&nw=0 COMPAC apresenta NATURE, bancadas que cuidam do meio ambiente.
Material versátil que amplia as aplicações do mármore, permitindo criar cores novas e homogéneas, assim como uma grande variedade de formatos e decorações: desde pequenas sanefas a condizer com motivos ornamentais, até grandes peças para fachadas.
Um produto resistente e elegante, de altíssima qualidade e beleza e de acabamentos perfeitos, que oferece inumeráveis possibilidades no design de interiores. Idóneo para tampos e pisos de cozinhas e casas de banho, e também para qualquer superfície que tenha que suportar um trânsito de pessoas elevado.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Estrutura interna da terra
Estrutura interna da terraEstrutura interna da terra
Estrutura interna da terracatiacsantos
 
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicas
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicasCaracteríSticas Das Rochas MagmáTicas
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicasArminda Malho
 
Aula 02 geologia geral - minerais e rochas
Aula 02   geologia geral - minerais e rochasAula 02   geologia geral - minerais e rochas
Aula 02 geologia geral - minerais e rochasOmar Salhuana
 
Rochas magmáticas
Rochas magmáticasRochas magmáticas
Rochas magmáticasTânia Reis
 
Geo 15 tipos de magmas
Geo 15   tipos de magmasGeo 15   tipos de magmas
Geo 15 tipos de magmasNuno Correia
 
Geologia 11 rochas sedimentares - meteorização química
Geologia 11   rochas sedimentares  - meteorização químicaGeologia 11   rochas sedimentares  - meteorização química
Geologia 11 rochas sedimentares - meteorização químicaNuno Correia
 
Minerais e Rochas Magmáticas
Minerais e Rochas MagmáticasMinerais e Rochas Magmáticas
Minerais e Rochas MagmáticasCristinaViana
 
Rochas sedimentares
Rochas sedimentaresRochas sedimentares
Rochas sedimentaresTânia Reis
 
Rochas sedimentares classificação biogénicas
Rochas sedimentares  classificação biogénicasRochas sedimentares  classificação biogénicas
Rochas sedimentares classificação biogénicasIsabel Lopes
 
Atividade vulcânica
Atividade vulcânicaAtividade vulcânica
Atividade vulcânicaCatir
 
Descontinuidades Internas
Descontinuidades InternasDescontinuidades Internas
Descontinuidades InternasTânia Reis
 
3 b classificaçãorochassedimentares
3 b   classificaçãorochassedimentares3 b   classificaçãorochassedimentares
3 b classificaçãorochassedimentaresmargaridabt
 
Rochas metamórficas
Rochas metamórficasRochas metamórficas
Rochas metamórficasCatir
 

La actualidad más candente (20)

Estrutura interna da terra
Estrutura interna da terraEstrutura interna da terra
Estrutura interna da terra
 
Vulcanismo I
Vulcanismo IVulcanismo I
Vulcanismo I
 
Tipos de rochas
Tipos de rochasTipos de rochas
Tipos de rochas
 
8 vulcanologia
8   vulcanologia8   vulcanologia
8 vulcanologia
 
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicas
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicasCaracteríSticas Das Rochas MagmáTicas
CaracteríSticas Das Rochas MagmáTicas
 
Tipos de erupção1
Tipos de erupção1Tipos de erupção1
Tipos de erupção1
 
Aula 02 geologia geral - minerais e rochas
Aula 02   geologia geral - minerais e rochasAula 02   geologia geral - minerais e rochas
Aula 02 geologia geral - minerais e rochas
 
Rochas magmáticas
Rochas magmáticasRochas magmáticas
Rochas magmáticas
 
Geo 15 tipos de magmas
Geo 15   tipos de magmasGeo 15   tipos de magmas
Geo 15 tipos de magmas
 
Geologia 11 rochas sedimentares - meteorização química
Geologia 11   rochas sedimentares  - meteorização químicaGeologia 11   rochas sedimentares  - meteorização química
Geologia 11 rochas sedimentares - meteorização química
 
2 minerais
2  minerais2  minerais
2 minerais
 
Minerais
MineraisMinerais
Minerais
 
Minerais e Rochas Magmáticas
Minerais e Rochas MagmáticasMinerais e Rochas Magmáticas
Minerais e Rochas Magmáticas
 
Rochas sedimentares
Rochas sedimentaresRochas sedimentares
Rochas sedimentares
 
Rochas sedimentares classificação biogénicas
Rochas sedimentares  classificação biogénicasRochas sedimentares  classificação biogénicas
Rochas sedimentares classificação biogénicas
 
Atividade vulcânica
Atividade vulcânicaAtividade vulcânica
Atividade vulcânica
 
Descontinuidades Internas
Descontinuidades InternasDescontinuidades Internas
Descontinuidades Internas
 
As rochas
As rochasAs rochas
As rochas
 
3 b classificaçãorochassedimentares
3 b   classificaçãorochassedimentares3 b   classificaçãorochassedimentares
3 b classificaçãorochassedimentares
 
Rochas metamórficas
Rochas metamórficasRochas metamórficas
Rochas metamórficas
 

Destacado (20)

Rochas ornamentais
Rochas ornamentaisRochas ornamentais
Rochas ornamentais
 
Tipos de Rochas
Tipos de RochasTipos de Rochas
Tipos de Rochas
 
Rochas – 5º ano
Rochas – 5º anoRochas – 5º ano
Rochas – 5º ano
 
Rochas e minerais
Rochas e mineraisRochas e minerais
Rochas e minerais
 
Powerpoint Rochas
Powerpoint   RochasPowerpoint   Rochas
Powerpoint Rochas
 
A industria de rochas ornamentais
A industria de rochas ornamentaisA industria de rochas ornamentais
A industria de rochas ornamentais
 
Rochas Ornamentais
Rochas OrnamentaisRochas Ornamentais
Rochas Ornamentais
 
Rochas
RochasRochas
Rochas
 
Apresentação pedras naturais
Apresentação pedras naturaisApresentação pedras naturais
Apresentação pedras naturais
 
Rochas - Solo - Seres Vivos
Rochas - Solo - Seres VivosRochas - Solo - Seres Vivos
Rochas - Solo - Seres Vivos
 
Minerais E Rochas
Minerais E RochasMinerais E Rochas
Minerais E Rochas
 
Rochas sedimentares
Rochas sedimentaresRochas sedimentares
Rochas sedimentares
 
Apresentação de rochas
Apresentação de rochasApresentação de rochas
Apresentação de rochas
 
A débil cv..
A débil cv..A débil cv..
A débil cv..
 
Argila
ArgilaArgila
Argila
 
Pedras Naturais e PisosLaminados
Pedras Naturais e PisosLaminados Pedras Naturais e PisosLaminados
Pedras Naturais e PisosLaminados
 
Rochas sedimentares
Rochas sedimentaresRochas sedimentares
Rochas sedimentares
 
Nbr 7199
Nbr   7199 Nbr   7199
Nbr 7199
 
Argilas
ArgilasArgilas
Argilas
 
Materiais de construção (vidros)
Materiais de construção (vidros)Materiais de construção (vidros)
Materiais de construção (vidros)
 

Similar a Trabalho rochas

As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)Ewerton Marinho
 
Onde utiliza,o homem as rochas.
Onde utiliza,o homem as rochas.Onde utiliza,o homem as rochas.
Onde utiliza,o homem as rochas.Leandro Silva
 
ApresentaçãO Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)
ApresentaçãO   Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)ApresentaçãO   Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)
ApresentaçãO Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)Nuno Correia
 
Rochas, solos e seres vivos
Rochas, solos e seres vivos Rochas, solos e seres vivos
Rochas, solos e seres vivos Marjan Vos
 
ciclo rochoso e rochas igneas
ciclo rochoso e rochas igneas ciclo rochoso e rochas igneas
ciclo rochoso e rochas igneas Nice Maia
 
SLIDES - GEO DE ENGENHARUA.pdf
SLIDES  - GEO DE ENGENHARUA.pdfSLIDES  - GEO DE ENGENHARUA.pdf
SLIDES - GEO DE ENGENHARUA.pdfWanderson Moraes
 
Rochas_magmáticas.pptx
Rochas_magmáticas.pptxRochas_magmáticas.pptx
Rochas_magmáticas.pptxNoanze1
 
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
Ap 2   rochas, arquivos da h  da terraAp 2   rochas, arquivos da h  da terra
Ap 2 rochas, arquivos da h da terraessg
 
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
Ap 2   rochas, arquivos da h  da terraAp 2   rochas, arquivos da h  da terra
Ap 2 rochas, arquivos da h da terraessg
 
Aula 7 minerais e rochas
Aula 7   minerais e rochasAula 7   minerais e rochas
Aula 7 minerais e rochasRamonQuimico
 
1. Introdução à Tecnologia Pedreiras
1. Introdução à Tecnologia Pedreiras1. Introdução à Tecnologia Pedreiras
1. Introdução à Tecnologia PedreirasJoseAlmeida712446
 

Similar a Trabalho rochas (20)

Rochas.pptx
Rochas.pptxRochas.pptx
Rochas.pptx
 
As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)
 
Noções de petrologia
Noções de petrologiaNoções de petrologia
Noções de petrologia
 
Onde utiliza,o homem as rochas.
Onde utiliza,o homem as rochas.Onde utiliza,o homem as rochas.
Onde utiliza,o homem as rochas.
 
Aula geologia 2
Aula geologia 2Aula geologia 2
Aula geologia 2
 
ApresentaçãO Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)
ApresentaçãO   Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)ApresentaçãO   Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)
ApresentaçãO Rochas Testemunhos Da Actividade Da Terra (Rochas)
 
Rochas, solos e seres vivos
Rochas, solos e seres vivos Rochas, solos e seres vivos
Rochas, solos e seres vivos
 
Ficha resumo rochas
Ficha resumo rochasFicha resumo rochas
Ficha resumo rochas
 
ciclo rochoso e rochas igneas
ciclo rochoso e rochas igneas ciclo rochoso e rochas igneas
ciclo rochoso e rochas igneas
 
Resumo geologia
Resumo geologiaResumo geologia
Resumo geologia
 
SLIDES - GEO DE ENGENHARUA.pdf
SLIDES  - GEO DE ENGENHARUA.pdfSLIDES  - GEO DE ENGENHARUA.pdf
SLIDES - GEO DE ENGENHARUA.pdf
 
Rochas_magmáticas.pptx
Rochas_magmáticas.pptxRochas_magmáticas.pptx
Rochas_magmáticas.pptx
 
Rochas
RochasRochas
Rochas
 
Geologia
GeologiaGeologia
Geologia
 
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
Ap 2   rochas, arquivos da h  da terraAp 2   rochas, arquivos da h  da terra
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
 
Rochas magmáticas
Rochas magmáticasRochas magmáticas
Rochas magmáticas
 
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
Ap 2   rochas, arquivos da h  da terraAp 2   rochas, arquivos da h  da terra
Ap 2 rochas, arquivos da h da terra
 
Rochas
RochasRochas
Rochas
 
Aula 7 minerais e rochas
Aula 7   minerais e rochasAula 7   minerais e rochas
Aula 7 minerais e rochas
 
1. Introdução à Tecnologia Pedreiras
1. Introdução à Tecnologia Pedreiras1. Introdução à Tecnologia Pedreiras
1. Introdução à Tecnologia Pedreiras
 

Último

Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)Centro Jacques Delors
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...azulassessoria9
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPEli Gonçalves
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Centro Jacques Delors
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfJuliana Barbosa
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaCentro Jacques Delors
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptxJssicaCassiano2
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Centro Jacques Delors
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...azulassessoria9
 

Último (20)

Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João EudesNovena de Pentecostes com textos de São João Eudes
Novena de Pentecostes com textos de São João Eudes
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptxSlides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
Slides Lição 06, Central Gospel, O Anticristo, 1Tr24.pptx
 
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
Aprender as diferentes formas de classificar as habilidades motoras é de extr...
 

Trabalho rochas

  • 1. Ano Lectivo 2010/2011 Rochas na Construção Jorge Barros 11º Ano Docente: Celeste Aires
  • 2. Rocha é um agregado sólido de minerais com composição e estrutura química definidas, os quais permitem classificá-la em: Rochas Magmáticas: são provenientes directamente do magma, podem classificar-se em: Rochas plutónicas ou intrusivas; Rochas vulcânicas ou extrusivas. Rochas Sedimentares: são formadas a partir de qualquer outro tipo de rochas. Rochas Metamórficas: originam-se pela transformação de outras rochas sob variadas condições.
  • 3. São Rochas que possuem determinadas propriedades para serem utilizadas como material para revestimento em diversas aplicações: Pisos; Paredes; Bancadas; Pias; Balcões; Mesas. Para que uma rocha seja considerada ornamental, devem ser obedecidas duas exigências básicas: Apresentar beleza estética, um padrão contínuo, ou seja, devem ser homogéneas; Possuir características tecnológicas; Índices físicos; Índices de alterabilidade dentro dos padrões aceitáveis pelas normas técnicas. Rochas ornamentais
  • 4. As Rochas Ornamentais abrangem diversos tipos litológicos que podem ser extraídos em blocos ou placas e utilizadas em formas variadas. As seus principais campos de aplicação são: As edificações da construção civil; Pisos; Colunas; Soleiras; Arte funerária; Rochas ornamentais
  • 5. Os principais tipos de rochas utilizados como ornamentais são: Mármores; Granitos. O termo Rocha Ornamental também engloba outros tipos de rochas, conhecidas genericamente no mercado como Pedras Naturais, nas quais estão incluídos: Ardósias; Quartzitos; Arenitos; Gnaisses; Calcários; In natura. Tipos de Rochas ornamentais
  • 6. Para o sector de rochas ornamentais o termo “granito” designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, compostas predominantemente por quartzo e feldspato, que são: Rochas homogéneas; chamadas “movimentadas”. As cores das rochas são fundamentalmente determinadas pelos seus constituintes mineralógicos. Os Granitos São produzidas em blocos e utilizadas, principalmente, em placas e/ou em ladrilhos polidos.
  • 7. Os minerais formados nos granitos são definidos por associações variáveis de quartzo, feldspatos, micas, piroxenas e anfíbolas, entre outros. A resistência à abrasão dos granitos é geralmente proporcional à dureza e quantidade dos seus minerais constituintes. Os Granitos
  • 8. São rochas metamórficas que provêm de rochas sedimentares. As rochas comercialmente designadas por mármores englobam as rochas carbonatadas, incluindo calcários. Os calcários são rochas sedimentares compostas principalmente por calcite. Os mármores, resultam das modificações ocorridas em calcários, relacionando-se com condições de pressão e temperatura, do ambiente geológico de origem. Os Mármores
  • 9. Os travertinos, são rochas carbonatadas, geralmente de origem sedimentar, essencialmente calcíticas que podem apresentar-se pouco ou não metamorfizados e são definidos pela sua coloração, geralmente, bege-amarelada. Apresentam características físicas muito heterogéneas. Os Travertinos
  • 10. Os Conglomerados e os Quartzitos Conglomerados são rochas sedimentares detríticas consolidadas, compostas de seixos de diferentes cores, tamanhos e composição, dispersos numa massa mais fina. Os conglomerados que hoje em dia são bastante procurados e utilizados como rocha ornamental, geralmente são afectados por processos metamórficos. Os quartzitos são rochas metamórficas originadas de arenitos, têm uma estrutura mais coesa e resistente que estes últimos e são bastante utilizados em revestimento. São explorados de duas maneiras: Na produção de blocos paralelepípedos de dimensões métricas que são transformados em placas e ou ladrilhos; Obtidos pelo desplacamento da rocha em seus planos preferenciais de foliação Acabamento para a produção de placas e ladrilhos rústicos (não polidos).
  • 11. Esta denominação é empregue pelo mercado para as rochas geralmente utilizadas em placas e ou lajotas não polidas, como: Ardósias; Arenitos; Calcários; Quartzitos; in natura. "As Pedras Naturais"
  • 12. Ardósias são rochas metamórficas de baixo grau, a ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogéneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas e apresentam dureza baixa. Os arenitos são rochas sedimentares com estruturas estratificadas. São rochas compostas essencialmente por quartzo geralmente, originadas da acumulação e consolidação de sedimentos de granulação areia. Em razão de sua génese, os arenitos são normalmente porosos. "As Pedras Naturais"
  • 13. Os quartzitos in natura As características ornamentais das rochas são específicas para cada tipo, pois cada tipo possui composição mineralógica diferentes e cada mineral por sua vez, possui composição química e estrutura cristalina particular. Portanto, se cada tipo de rocha for composta por minerais diferentes, sua caracterização e por consequência sua utilização deverá ser própria para cada tipo de material. "As Pedras Naturais"
  • 14. COMPAC “TheSurfacesCompany”, uma das mais importantes empresas líderes mundiais em tecnologia de produção de quartzo compactado, apresentou internacionalmente na sua fábrica em Portugal a nova linha de bancadas de cozinha NATURE. Uma grande aposta comercial e de I+D+i onde estiveram presentes mais de 500 profissionais nacionais e internacionais. NATURE é uma linha de bancadas única no mercado, inspirada pelas pedras naturais e fabricada com resinas vegetais BIO. Uma grande aposta no compromisso pela sustentabilidade do meio ambiente e mais um passo na gestão estratégica da COMPAC com o objectivo de desenvolver produtos com melhor capacidade técnica, mais decorativos e que respeitem a natureza. Entre as inovações técnicas para o consumidor pode-se distinguir a maior resistência ao calor e ao impacto, ao ácido dos alimentos, aos raios ultravioletas e uma maior higiene devido à sua porosidade quase nula que evita o desenvolvimento de germes e bactérias. Um produto mais robusto e durável que se mantém sempre natural, sempre autêntico. A nova linha estará presente nos cinco continentes com sete novas cores inspiradas nas pedras naturais. Um produto com grande potencial decorativo, que consegue um efeito de homogeneidade e beleza que não pode ser alcançado com as pedras naturais, graças ao efeito de profundidade dos seus tons e texturas. Um grande lançamento que será acompanhado de uma excelente promoção: uma máquina de café KRUPS ESSENZA com sistema NESPRESSO na compra de qualquer bancada NATURE. Somente através de muito trabalho, imaginação, investigação e tecnologia, a COMPAC, THE SURFACES COMPANY conseguiu desenvolver provavelmente a melhor bancada de cozinha do mercado. In: http://www.compac.es/pt/news.php?idi=pt&nw=0 COMPAC apresenta NATURE, bancadas que cuidam do meio ambiente.
  • 15. Material versátil que amplia as aplicações do mármore, permitindo criar cores novas e homogéneas, assim como uma grande variedade de formatos e decorações: desde pequenas sanefas a condizer com motivos ornamentais, até grandes peças para fachadas.
  • 16. Um produto resistente e elegante, de altíssima qualidade e beleza e de acabamentos perfeitos, que oferece inumeráveis possibilidades no design de interiores. Idóneo para tampos e pisos de cozinhas e casas de banho, e também para qualquer superfície que tenha que suportar um trânsito de pessoas elevado.