Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Projeto folclore

Projeto folclore Sonho de criança

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Projeto folclore

  1. 1. 1 CENTRO EDUCACIONAL SONHO DE CRIANÇA – CESC PROJETO COSTUMES E TRADIÇÕES Professoras: Vanessa Riane, Deise Luzia e Maria D’juda Mês: junho (10/06 a 30/06) Agosto (01/08 a 22/08) Pessoas envolvidas: Comunidade escolar e pais Eixo: Ética e pluralidade cultural JUSTIFICATIVA Referindo-se as tradicionais Festas juninas, é bom lembrar, que muitas vezes a tradição é mostrada de forma caricata ou totalmente desfigurada. Nos grandes centros acaba-se transformando as festas juninas em momentos de ridicularizarão dos costumes da nossa região. Teremos aqui a oportunidade para trabalhar a pluralidade cultural de nosso povo. Aceitar o diferente e as diferencias são barreiras para o nosso relacionamento interpessoal e o convívio social. Estaremos realizando tarefas e planejamentos atividades que facilitam a compreensão dos alunos e pais a respeito das tradições da nossa região (comidas típicas, modo de vestir, de falar, de viver o dia-dia) comparando à pessoas de outros lugares, mostrando a importante figura do caipira, o seu trabalho,suas tradições e o exercícios de cidadania através de suas ações solidárias e participativas.
  2. 2. 2 OBEJTIVO GERAL Consiste em resgatar a cultura e tradição brasileira tanto para homem do campo como para o da cidade, proporcionando aos educando o conhecimento dos registros dos costumes e tradições, despertando a curiosidade em relação aos fatos, fontes histórias lendas e sua participação e interação dos grupos, a socialização, os jogos, as brincadeiras e festividades que formam o folclore brasileiro. OBJETIVO ESPECÍFICO 1º _ Momento  Proporcionar o conhecimento e a valorização de vida do trabalho das pessoas do campo, como vivem, como se vestem, como se divertem e os aspectos da vida rural, como respeitando os seus costumes e tradições;  Facilitar a compreensão da relação entre o campo e a cidade (zona rural e urbana);  Resgatar a tradição e as raízes das festas juninas, conhecendo as características das roupas, danças musicas e comidas típicas;  Promover ações que despertam a atenção, raciocínio, imaginação, criatividade ritmo e compasso;  Ampliar o universo prazeroso da leitura e da escrita, utilizando a diversidade textual presente na cultura junina;  Facilitar a socialização e interação, incentivando o respeito ao outro, nas diferenças e pluralidade cultural;  Estreitar laços e vínculos formativos e sociais com a comunidade;  Arrecadar fundos para a culminância do projeto;  Conscientizar sobre os perigos das bombas e balões.
  3. 3. 3 2º _ Momento  Apresentar as diferenças das brincadeiras de ontem e de hoje;  Proporcionar o conhecimento das fontes históricas: lendas, parlendas, trava- língua, provérbios, cantigas de roda, advinhas, prosas e rimas etc.  Resgatar e vivenciar algumas manifestações da cultura popular brasileira: crença, culinária, dança, arte, e brincadeiras;  Facilitar o conhecimento do folclore em cada região;  Despertar no aluno a curiosidade em relação aos registros, tradições fatos, fontes históricos e suas influências na sociedade;  Promover a socialização entre os alunos.  Propiciar aos alunos o gosto pela leitura e produção textual relacionado ao tema. AÇÕES / DESENVOLVIMENTO 1º _ Momento  Bingos, rifas e balaios: vendas de cartelas e bilhetes para arrecadar fundos objetivando a realização da culminância do projeto;  Escolha do rei e rainha do milho: realizada através da maior quantidade de vendas de bilhetes;  Ornamentação: realizada com a participação da comunidade escolar, em parceria com a sociedade civil;  Danças músicas, quadrilha e caracterização: ensaios e apresentações;  Jogos e brincadeiras: elaboração e realização;  Dramatização: ensaios e apresentações.  Oficina de artes: realização de atividades envolvendo recorte, colagem, convites, contos, murais, receitas etc.  Pesquisas: realização de atividade voltada para o tema abordado.  Culminância: realização da festa junina com musicas, danças, quadrilha, comidas típicas, barracas, etc.,
  4. 4. 4 2º _ Momento  Brincadeiras: elaboração e realização voltadas para o tema;  Dramatização: ensaios, caracterização e apresentação;  Pesquisa: realizada através das fontes de informações;  Oficina de artes: realização de atividades envolvendo recorte, colagem, convites, contos, murais, receitas, filmes etc.;  Trabalhar com diferentes tipos de textos e produções textuais relacionados ao tema abordado;  Mapa: incentivar a valorização e leitura de cada região e seu geográfico;  Culminância: realização da mostra cultural com dramatização e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. DA REALIZAÇÃO DA FESTA  Decoração do espaço: construção do barracão para apresentação da quadrilha, jogos e brincadeiras, montagem da fogueira, etc.;  Jogos e brincadeiras: tiro ao alvo, pescaria, boliche, argola, corrida de saco, pau de sebo, rainha do milho, etc.;  Bingo e balaio: tortas, salgados, frango assado, cesta de produtos juninos, etc.;  Comidas típicas: pratos tradicionais produzidos pela cantina da escola através de colaboração dos alunos;  Dança e música: quadrilha, forró, etc.
  5. 5. 5 DO TRABALHO E DA ORGANIZAÇÃO  Mão de obra de toda a equipe escolar e alunos;  Custos cobertos por colaboração de alunos, bingos, doações, etc. META Proporcionar que 90% dos alunos desenvolvam o conhecimento e o gosto pela tradição junina e o folclore brasileiro, respeitando os valores e aspectos da vida rural e de cada região, alcançando assim nossos objetivos. AVALIAÇÃO Avaliaremos cada etapa da execução do projeto envolvendo toda a equipe escolar. Rua Dr. Heraldo Lima, 238 – Parque ecológico J. Carlos – Porto Seguro BA – CEP: 45.820-0000 E-mail: cescmil@hotmail.com

×