SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
Introdução 	Este  serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota,  e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta.  	Este recurso é abrangido pela licença
Objectivos  O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias  sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais  que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender  o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes.  Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
Apesar dos receios, Rita persistiu...
Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela.  Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores.  Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai  ajudar-nos nas pesquisas.
Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
	A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc.  A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e  colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de  ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e  reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e  entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online  podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos  - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
Referências ,[object Object]
Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner
Modelo bioecológico do desenvolvimento de BronfenbrennerModelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner
Modelo bioecológico do desenvolvimento de BronfenbrennerThiago de Almeida
 
Teorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoTeorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoThaís Razuki
 
Inatismo Ambientalismo
Inatismo AmbientalismoInatismo Ambientalismo
Inatismo AmbientalismoJulio Siqueira
 
Aprendizagem e ensino as teorias pedagógicas da educação
Aprendizagem e ensino   as teorias pedagógicas da educaçãoAprendizagem e ensino   as teorias pedagógicas da educação
Aprendizagem e ensino as teorias pedagógicas da educaçãoKelly Lima
 
Eixos do pensamento de Edgar Morin
Eixos do pensamento de Edgar MorinEixos do pensamento de Edgar Morin
Eixos do pensamento de Edgar MorinRodrigo Volponi
 
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidade
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidadeRedes sociais na internet e as novas formas de sociabilidade
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidadeAline Corso
 
Abordagem cognitivista
Abordagem cognitivistaAbordagem cognitivista
Abordagem cognitivistaCamila Aguiar
 
Teorias pedagógicas pós modernas
Teorias pedagógicas pós modernasTeorias pedagógicas pós modernas
Teorias pedagógicas pós modernasAline Pereira
 
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar Morin
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar MorinOs sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar Morin
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar MorinDjalma Caetano
 
Comunicaçao educativa eficaz
Comunicaçao educativa eficazComunicaçao educativa eficaz
Comunicaçao educativa eficazPrimeiro Último
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slidescoelhors
 
Teoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoTeoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoLuci Bonini
 
Seminário Paulo Freire- Pedagogia do Oprimido
Seminário  Paulo Freire- Pedagogia do OprimidoSeminário  Paulo Freire- Pedagogia do Oprimido
Seminário Paulo Freire- Pedagogia do OprimidoFabio Rolim
 
A História da Comunicação Humana e Novas Tecnologias
A História da Comunicação Humana e Novas TecnologiasA História da Comunicação Humana e Novas Tecnologias
A História da Comunicação Humana e Novas TecnologiasHannaCheres
 

La actualidad más candente (20)

E-tutor-modelo-de-gilly-salmon
E-tutor-modelo-de-gilly-salmonE-tutor-modelo-de-gilly-salmon
E-tutor-modelo-de-gilly-salmon
 
Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner
Modelo bioecológico do desenvolvimento de BronfenbrennerModelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner
Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner
 
Teorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo LibâneoTeorias sociocríticas segundo Libâneo
Teorias sociocríticas segundo Libâneo
 
Protagonismo
ProtagonismoProtagonismo
Protagonismo
 
Inatismo Ambientalismo
Inatismo AmbientalismoInatismo Ambientalismo
Inatismo Ambientalismo
 
Aprendizagem e ensino as teorias pedagógicas da educação
Aprendizagem e ensino   as teorias pedagógicas da educaçãoAprendizagem e ensino   as teorias pedagógicas da educação
Aprendizagem e ensino as teorias pedagógicas da educação
 
Eixos do pensamento de Edgar Morin
Eixos do pensamento de Edgar MorinEixos do pensamento de Edgar Morin
Eixos do pensamento de Edgar Morin
 
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidade
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidadeRedes sociais na internet e as novas formas de sociabilidade
Redes sociais na internet e as novas formas de sociabilidade
 
Abordagem cognitivista
Abordagem cognitivistaAbordagem cognitivista
Abordagem cognitivista
 
Teorias pedagógicas pós modernas
Teorias pedagógicas pós modernasTeorias pedagógicas pós modernas
Teorias pedagógicas pós modernas
 
Interdisciplinaridade
InterdisciplinaridadeInterdisciplinaridade
Interdisciplinaridade
 
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar Morin
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar MorinOs sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar Morin
Os sete saberes necessários à educação do futuro . Edgar Morin
 
Sistemas de ensino Montessori
Sistemas de ensino MontessoriSistemas de ensino Montessori
Sistemas de ensino Montessori
 
Comunicaçao educativa eficaz
Comunicaçao educativa eficazComunicaçao educativa eficaz
Comunicaçao educativa eficaz
 
EDUCAR NO SÉCULO XXI
EDUCAR NO SÉCULO XXIEDUCAR NO SÉCULO XXI
EDUCAR NO SÉCULO XXI
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slides
 
Teoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação RevisãoTeoria Da Comunicação Revisão
Teoria Da Comunicação Revisão
 
Educomunicação
EducomunicaçãoEducomunicação
Educomunicação
 
Seminário Paulo Freire- Pedagogia do Oprimido
Seminário  Paulo Freire- Pedagogia do OprimidoSeminário  Paulo Freire- Pedagogia do Oprimido
Seminário Paulo Freire- Pedagogia do Oprimido
 
A História da Comunicação Humana e Novas Tecnologias
A História da Comunicação Humana e Novas TecnologiasA História da Comunicação Humana e Novas Tecnologias
A História da Comunicação Humana e Novas Tecnologias
 

Destacado

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalJoão Pinto
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationSu-Tuan Lulee
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoCarlos Pinheiro
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Teresa Pombo
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026Rural Pecuária
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisminisociologas
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Wilton Moretto
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisRafael Barros
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationBeth Kanter
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoColegio GGE
 

Destacado (16)

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
 
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
 
EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o Diigo
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)
 
Curación de Contenidos
Curación de ContenidosCuración de Contenidos
Curación de Contenidos
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
 
Grupos sociais
Grupos sociaisGrupos sociais
Grupos sociais
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content Curation
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integração
 
Blogs y Educación
Blogs y EducaciónBlogs y Educación
Blogs y Educación
 

Similar a Presença social, interação e aprendizagem online

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemTelEduc
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoSannya Rodrigues
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docMônica Coropos
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Fabio Batalha M Barros
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICvalma fideles
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseStg Shuba
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteslucarz
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.Paula Fogaça Marques
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraDany Pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...JOSÉ ADEMIR DAMASCENO JÚNIOR
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisGlayson Paraiso Macedo
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVAJoanirse
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisDeylane Melo
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitoscomputacaoufjf
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosDilene Matos
 

Similar a Presença social, interação e aprendizagem online (20)

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminense
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferente
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
 
Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVA
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP
 

Último

Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosLucianoPrado15
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptjricardo76
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxMARIADEFATIMASILVADE
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Último (20)

Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 

Presença social, interação e aprendizagem online

  • 1. Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
  • 2. Introdução Este serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota, e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. Este recurso é abrangido pela licença
  • 3. Objectivos O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes. Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
  • 4. Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
  • 5. Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
  • 6. Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
  • 7. Apesar dos receios, Rita persistiu...
  • 8. Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
  • 9. Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela. Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
  • 10. Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores. Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai ajudar-nos nas pesquisas.
  • 11. Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
  • 12. Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
  • 13. A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
  • 14. Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc. A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 15. Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 16. Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
  • 17. Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
  • 18. Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
  • 19. Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
  • 20. Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
  • 21. Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
  • 22. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
  • 23. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
  • 24. Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
  • 25.
  • 26. Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".
  • 27. Huan Ho et al. (2007) - "Evaluating online conversation in an asynchronous learning environment".
  • 28. Ijsselsteijn, W. et al. (2003) - "Being There: the experience of presence in mediated environments“.
  • 29. Kehrwald, B. (2008) - "Understanding Social Presence in text-based online learning environments“.
  • 30. Kreijns, K. et al. (2004) - "Determining Sociability, Social Space, and Social (A)synchronuous Collaborative Groups“.
  • 31. Riva,G. et al. ( 2004) - "The Layers of Presence: A Bio-Cultural Approach to Presence in Natural and Mediated Environments".
  • 32.