SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
Introdução 	Este  serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota,  e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta.  	Este recurso é abrangido pela licença
Objectivos  O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias  sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais  que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender  o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes.  Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
Apesar dos receios, Rita persistiu...
Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela.  Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores.  Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai  ajudar-nos nas pesquisas.
Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
	A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc.  A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença.  (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados.  (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e  colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de  ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e  reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e  entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online  podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos  - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
Referências ,[object Object]
Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Definição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeDefinição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeAdelaide Dias
 
Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor alunoRomes Heriberto
 
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisada
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisadaApontamentos sobre a taxonomia de bloom revisada
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisadaMaria Angélica Zanotto
 
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Jorge Barbosa
 
A Minha Autobiografia(Joana)
A Minha Autobiografia(Joana)A Minha Autobiografia(Joana)
A Minha Autobiografia(Joana)guest330fca
 
Educacao tradicional em moc
Educacao tradicional em mocEducacao tradicional em moc
Educacao tradicional em mocjohnbank1
 
Trabalho insucesso escolar
Trabalho insucesso escolar Trabalho insucesso escolar
Trabalho insucesso escolar Raquel Camacho
 
14 piaget vygotsky e wallon ...
14 piaget vygotsky e wallon ...14 piaget vygotsky e wallon ...
14 piaget vygotsky e wallon ...Karina Reimberg
 
Necessidades educacionais especiais
Necessidades educacionais especiaisNecessidades educacionais especiais
Necessidades educacionais especiaisAnaí Peña
 
Intervenção precoce na infância
Intervenção precoce na infânciaIntervenção precoce na infância
Intervenção precoce na infânciaBertilia Madeira
 
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagem
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagemTeorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagem
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagemLucas Vinícius
 
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.Kelly Moreira
 
A Teoria de Erikson
A Teoria de EriksonA Teoria de Erikson
A Teoria de Eriksonjunioragogo
 
Slide Autismo
Slide   AutismoSlide   Autismo
Slide AutismoUNIME
 

La actualidad más candente (20)

Definição de sociedade em rede
Definição de sociedade em redeDefinição de sociedade em rede
Definição de sociedade em rede
 
Relação professor aluno
Relação professor alunoRelação professor aluno
Relação professor aluno
 
Slides sobre TDAH
Slides sobre TDAHSlides sobre TDAH
Slides sobre TDAH
 
Inteligencia emocional
Inteligencia emocionalInteligencia emocional
Inteligencia emocional
 
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisada
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisadaApontamentos sobre a taxonomia de bloom revisada
Apontamentos sobre a taxonomia de bloom revisada
 
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
Piaget - Desenvolvimento Cognitivo 1
 
Família
FamíliaFamília
Família
 
Sucesso e insucesso escolar
Sucesso e insucesso escolarSucesso e insucesso escolar
Sucesso e insucesso escolar
 
Família
Família Família
Família
 
A Minha Autobiografia(Joana)
A Minha Autobiografia(Joana)A Minha Autobiografia(Joana)
A Minha Autobiografia(Joana)
 
Educacao tradicional em moc
Educacao tradicional em mocEducacao tradicional em moc
Educacao tradicional em moc
 
Trabalho insucesso escolar
Trabalho insucesso escolar Trabalho insucesso escolar
Trabalho insucesso escolar
 
14 piaget vygotsky e wallon ...
14 piaget vygotsky e wallon ...14 piaget vygotsky e wallon ...
14 piaget vygotsky e wallon ...
 
Necessidades educacionais especiais
Necessidades educacionais especiaisNecessidades educacionais especiais
Necessidades educacionais especiais
 
Intervenção precoce na infância
Intervenção precoce na infânciaIntervenção precoce na infância
Intervenção precoce na infância
 
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagem
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagemTeorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagem
Teorias da aprendizagem de Piaget: equilibração e fases de aprendizagem
 
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.
Afetividade e Aprendizagem: Arelação professor aluno.
 
Reflexão Final
Reflexão FinalReflexão Final
Reflexão Final
 
A Teoria de Erikson
A Teoria de EriksonA Teoria de Erikson
A Teoria de Erikson
 
Slide Autismo
Slide   AutismoSlide   Autismo
Slide Autismo
 

Destacado

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalJoão Pinto
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationSu-Tuan Lulee
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoCarlos Pinheiro
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Teresa Pombo
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026Rural Pecuária
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisminisociologas
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Wilton Moretto
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarAltair Moisés Aguilar
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociaisRafael Barros
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationBeth Kanter
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoColegio GGE
 

Destacado (16)

Michael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccionalMichael Moore e a teoria da distância transaccional
Michael Moore e a teoria da distância transaccional
 
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805The Interaction Equivalency Theorem_20110805
The Interaction Equivalency Theorem_20110805
 
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance EducationMeta-Analysis of Interaction in Distance Education
Meta-Analysis of Interaction in Distance Education
 
EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609EDEN 2013 20130609
EDEN 2013 20130609
 
Marcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o DiigoMarcadores Sociais com o Diigo
Marcadores Sociais com o Diigo
 
Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)Tutorial Diigo (Fev.2011)
Tutorial Diigo (Fev.2011)
 
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
MAPA disponibiliza projeção do Agronegócio 2016/2026
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)Grupos sociais e instituições (tema 9)
Grupos sociais e instituições (tema 9)
 
Curación de Contenidos
Curación de ContenidosCuración de Contenidos
Curación de Contenidos
 
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair AguilarSociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
Sociologia - interacões e grupos sociais- Prof.Altair Aguilar
 
Grupos sociais
Grupos sociaisGrupos sociais
Grupos sociais
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
The Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content CurationThe Unanticipated Benefits of Content Curation
The Unanticipated Benefits of Content Curation
 
Grupos sociais e integração
Grupos sociais e integraçãoGrupos sociais e integração
Grupos sociais e integração
 
Blogs y Educación
Blogs y EducaciónBlogs y Educación
Blogs y Educación
 

Similar a Presença social, interação e aprendizagem online

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemTelEduc
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoSannya Rodrigues
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docMônica Coropos
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Fabio Batalha M Barros
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICvalma fideles
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseStg Shuba
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteslucarz
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoslucarz
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.Paula Fogaça Marques
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraDany Pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...JOSÉ ADEMIR DAMASCENO JÚNIOR
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisGlayson Paraiso Macedo
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVAJoanirse
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisDeylane Melo
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitoscomputacaoufjf
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosDilene Matos
 

Similar a Presença social, interação e aprendizagem online (20)

Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de AprendizagemAspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
 
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigoMetafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
Metafetividade e gestao_emocional_em_com.artigo
 
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.docOS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
OS APARATOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO.doc
 
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
Ensino Híbrido na educação básica e superior em 2022
 
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TICMemorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
Memorial - Ensinando e Aprendendo com as TIC
 
Universidade federal fluminense
Universidade federal fluminenseUniversidade federal fluminense
Universidade federal fluminense
 
Desafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferenteDesafio de aprender diferente
Desafio de aprender diferente
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
Desafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completoDesafio de aprender diferente completo
Desafio de aprender diferente completo
 
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
MOOC como possibilidade de Ensino e Aprendizagem em cultura digital.
 
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereiraPlanejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
Planejamento de ensino e aprendizagem 1 ano daniela pereira
 
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...Disciplina oa   aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
Disciplina oa aluno josé ademir - seminário 1 - atividade individual - rese...
 
Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)Wie 2009 cva (1)
Wie 2009 cva (1)
 
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociaisAmbientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais
 
Interação Social em AVA
Interação Social em AVAInteração Social em AVA
Interação Social em AVA
 
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuaisAprendizagem nas redes_sociais_virtuais
Aprendizagem nas redes_sociais_virtuais
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Ambientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitosAmbientes virtuais conceitos
Ambientes virtuais conceitos
 
Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP Jealav 2014 - USP
Jealav 2014 - USP
 

Último

"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"
"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã""Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"
"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"Ilda Bicacro
 
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...Manuais Formação
 
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º ano
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º anoNós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º ano
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º anoIlda Bicacro
 
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdfApostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdflbgsouza
 
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptx
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptxEBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptx
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptxIlda Bicacro
 
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024azulassessoria9
 
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolar
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolarMODELO Resumo esquemático de Relatório escolar
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolarDouglasVasconcelosMa
 
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdf
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdfHistoria-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdf
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdfandreaLisboa7
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfManuais Formação
 
O que é, de facto, a Educação de Infância
O que é, de facto, a Educação de InfânciaO que é, de facto, a Educação de Infância
O que é, de facto, a Educação de InfânciaHenrique Santos
 
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamente
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamenteDescrever e planear atividades imersivas estruturadamente
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamenteLeonel Morgado
 
Produção de poemas - Reciclar é preciso
Produção  de  poemas  -  Reciclar é precisoProdução  de  poemas  -  Reciclar é preciso
Produção de poemas - Reciclar é precisoMary Alvarenga
 
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Abuso Sexual da Criança e do adolescente
Abuso Sexual da Criança e do adolescenteAbuso Sexual da Criança e do adolescente
Abuso Sexual da Criança e do adolescenteIpdaWellington
 
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptx
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptxSlide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptx
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptxsfwsoficial
 
bem estar animal em proteção integrada componente animal
bem estar animal em proteção integrada componente animalbem estar animal em proteção integrada componente animal
bem estar animal em proteção integrada componente animalcarlamgalves5
 
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande""Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"Ilda Bicacro
 

Último (20)

"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"
"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã""Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"
"Nós Propomos! Mobilidade sustentável na Sertã"
 
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...
UFCD_9184_Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança ...
 
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º ano
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º anoNós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º ano
Nós Propomos! Sertã 2024 - Geografia C - 12º ano
 
Poema - Maio Laranja
Poema - Maio Laranja Poema - Maio Laranja
Poema - Maio Laranja
 
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdfApostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
 
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptx
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptxEBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptx
EBPAL_Serta_Caminhos do Lixo final 9ºD (1).pptx
 
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024
ATIVIDADE 2 - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024
 
662938.pdf aula digital de educação básica
662938.pdf aula digital de educação básica662938.pdf aula digital de educação básica
662938.pdf aula digital de educação básica
 
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolar
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolarMODELO Resumo esquemático de Relatório escolar
MODELO Resumo esquemático de Relatório escolar
 
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdf
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdfHistoria-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdf
Historia-em-cartaz-Lucas-o-menino-que-aprendeu-a-comer-saudavel- (1).pdf
 
Enunciado_da_Avaliacao_1__Direito_e_Legislacao_Social_(IL60174).pdf
Enunciado_da_Avaliacao_1__Direito_e_Legislacao_Social_(IL60174).pdfEnunciado_da_Avaliacao_1__Direito_e_Legislacao_Social_(IL60174).pdf
Enunciado_da_Avaliacao_1__Direito_e_Legislacao_Social_(IL60174).pdf
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
 
O que é, de facto, a Educação de Infância
O que é, de facto, a Educação de InfânciaO que é, de facto, a Educação de Infância
O que é, de facto, a Educação de Infância
 
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamente
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamenteDescrever e planear atividades imersivas estruturadamente
Descrever e planear atividades imersivas estruturadamente
 
Produção de poemas - Reciclar é preciso
Produção  de  poemas  -  Reciclar é precisoProdução  de  poemas  -  Reciclar é preciso
Produção de poemas - Reciclar é preciso
 
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...
Slides Lição 8, Betel, Ordenança para confessar os pecados e perdoar as ofens...
 
Abuso Sexual da Criança e do adolescente
Abuso Sexual da Criança e do adolescenteAbuso Sexual da Criança e do adolescente
Abuso Sexual da Criança e do adolescente
 
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptx
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptxSlide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptx
Slide Licao 4 - 2T - 2024 - CPAD ADULTOS - Retangular.pptx
 
bem estar animal em proteção integrada componente animal
bem estar animal em proteção integrada componente animalbem estar animal em proteção integrada componente animal
bem estar animal em proteção integrada componente animal
 
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande""Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"
"Nós Propomos! Escola Secundária em Pedrógão Grande"
 

Presença social, interação e aprendizagem online

  • 1. Presença Social, Interação e Aprendizagem Online Por Juliana Antunes Lisboa - Jun/2010
  • 2. Introdução Este serviu o propósito de criar (REA), no âmbito da unidade curricular "Materiais e Recursospara e-Learning", do Professor José Mota, e apresentar o trabalho de elaboração de um Recurso Educacional Aberto integrado na 4ª Edição do Mestrado em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. Este recurso é abrangido pela licença
  • 3. Objectivos O objectivo principal deste recurso é apresentar as principais ideias sobre Presença Social e Interação na Aprendizagem Online dos principais intelectuais que estudaram o tema na actualidade. No final desta leitura, terá informação para: Compreender o conceito de Presença e quais os diversos tipos existentes. Conhecer as caracteristas da Presença Social nos ambientes de aprendizagem on-line. Saber a importância da interação social nos contextos de aprendizagem on-line. Identificar as barreiras existentes e como superá-las.
  • 4. Para ilustrar este recurso sobre a Presença Social, Interação e Aprendizagem Online, vou contar-lhes a história da Rita. Curiosa e sedenta por aprender, ela resolveu fazer um Mestrado para melhorar a sua qualificação profissional.
  • 5. Logo surgiram outras preocupações e receios... Será que vou conseguir me relacionar com os colegas? Será que vou conseguir estudar sozinha? E terei auxílio dos professor à distância?
  • 6. Rita é secretária em um grande empresa e têm uma rotina de trabalho bastante intensa. Sua preocupação neste momento é conseguir conciliar ofício com os estudos e por isso optou pelo Ensino à Distância.
  • 7. Apesar dos receios, Rita persistiu...
  • 8. Pouco tempo depois, ficou surpreendida com o que descobriu e experênciou... Os meus colegas são tão agradáveis e com experiências tão diferentes. Vou aprender imenso com eles! Que bom que os Professores estão sempre a propor actividades e consigo comunicar facilmente com eles por e-mail!
  • 9. Mas o que fez a Rita perder rapidamente os seus receios? Certamente que foi a sua integração aos colegas, o sentimento de presença social e interação que foram proporcionados. Estes elementos além de facilitadores, também foram motivacionais para ela. Estou ansiosa para a aula de hoje porque vamos debater um assunto interessante.
  • 10. Rita estabeleceu relações interpessoais e sentiu que a sua presença no ambiente da formação era importante e notada pelos colegas e professores. Preciso partilhar este link que encontrei com o grupo. Vai ajudar-nos nas pesquisas.
  • 11. Ela está satisfeita com a escolha que fez e agora tem novos amigos! Só há uma coisa que gostaria neste momento... !
  • 12. Meu chefe bem podia ser também virtual para não ter que vê-lo mau-humorado todos os dias!!!
  • 13. A situação representada é um exemplo da presença social na aprendizagem online. Veremos a seguir os principais conceitos dos estudiosos desta temática.
  • 14. Significado de Presença(1) A experiência da presença é um produto da mente do indivíduo e esta varia de acordo com as suas capacidades motoras, as suas percepções, estados mentais, características, necessidades, preferências, experiência, etc. A percepção muda constantemente à medida que avançamos e interagimos com o mundo em tempo real. Esta mudança ocorre tanto com a estimulação do ambiente físico como do ambiente midiatizado. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 15. Significado de Presença(1) Para Slater e os seus colaboradores, as variáveis que determinam a presença de um utilizador são: as características dos meios de comunicação; e do utilizador. Relativamente às características do meio comunicação, a forma da comunicação e o conteúdo da comunicação, têm um impacto significativo sobre o sentido da presença dos indivíduos, conduzindo a diferentes níveis de presença. (1) Estar lá: Conceitos, efeitos e avaliação da utilização da presença em ambientes mediados. (G. Riva, F. Davide, W. A. IJsselsteijn (Eds.)
  • 16. Os diversos tipos de Presença Um dos modelos que tem contribuído para acompreensão do contexto online como um contexto social é ode “comunidade de inquirição” proposto por Garrison e colaboradores. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar numa comunidade, através da articulação entre três elementos básicos que constituem os pré-requisitos fundamentais da experiência educacional a nível da formação no ensino superior: Presença Cognitiva – é um elemento vital na experiência educativa e define-se pelo facto de os participantes construírem o significado e o conhecimento através da comunicação.
  • 17. Os diversos tipos de Presença Presença Social - refere-se ao modo como os participantes são capazes de se projectar pessoalmente enquanto indivíduos (social e emocionalmente) na comunidade, funcionando como um suporte da presença cognitiva e facilitando indirectamente o pensamento crítico empreendido pela comunidade de aprendentes. Presença de Ensino - é um elemento da responsabilidade do professor, embora, em determinadas circunstâncias, os estudantes assumam também uma parte dessa responsabilidade.
  • 18. Presença Social A presença social é permeada pela formação de um mundo coerente que dá sustentação e significado a cada um de seus membros. Short et al. caracterizam os meios de comunicação em termos do seu potencial para comunicar pistas sócio-emocionais de tal forma que a outra pessoa na comunicação é percebida como “fisicamente” presente. Eles definem presença social como o “grau de relevância da outra pessoa na interacção e consequente relevância das relações interpessoais.
  • 19. Interação social A interacção social é considerada unanimemente como um dos factores primordiais no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais, na comunicação e no processo de ensinoaprendizagem. Designam um espaço social como “positivo” se o espaço social for caracterizado por relações de trabalho efectivo, uma forte coesão de grupo, confiança, respeito e integração, satisfação, e um forte sentido de comunidade. Um espaço social positivo determina, reforça e sustenta a interacção social que se está a estabelecer entre os membros do grupo. Esse espaço social positivo é importante porque facilita e reforça a interacção social, o que, por sua vez, influencia a eficácia da aprendizagem colaborativa.
  • 20. Interação social A educação online possibilita níveis de interacção elevados entre os participantes (tutor e estudante e entre estudantes), possuindo por isso potencialidades para expressar modelos de ensino-aprendizagem que se baseiam na interacção social. Só o entendimento de que a interacção social é o elemento capaz de reduzir a distância e, portanto, criar proximidade poderá contribuir para que seja conceptualizada como uma parte inseparável do processo de ensino-aprendizagem.
  • 21. Relações Interpessoais na Aprendizagem Online “Ensinar e aprender online implica o estabelecimento de relações interpessoais e educacionais ou seja, de interacções ou transacções. São estas que suportam, quer a aprendizagem, quer o ensino e, que afastam o acto de aprender e o acto de ensinar de um acto mecânico, socialmente descontextualizado,isolado.” Interacção e presença social em ambientes virtuais deaprendizagem - Deise Francisco; Lina Morgado; Glaucio Machado; António Quintas Mendes
  • 22. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online A aprendizagem online é uma promissora nova geração de ferramentas educativas que possibilitam que os alunos estejam geográfica e temporalmente dispersos, permitindo a formação de grupos de aprendizagem distribuída compostos por membros provenientes de culturas diferentes. Entretanto há algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para o sucesso da aprendizagem:
  • 23. Barreiras das Relações Interpessoais na Aprendizagem Online Não há uma pedagogia adequada. Os media CMC-digitais baseiam-se em texto, deixando de fora as indicações não-verbais (gestuais) e outros sinais de retorno que dificultam a formação de impressões. Os ambientes de ensino online podem não corresponder aos critérios de concepção de interacção e de usabilidade. A melhor forma de ultrapassar essas barreiras e de conseguir uma efectiva aprendizagem colaborativa em grupos de aprendizagem depende em grande parte do surgimento de um espaço social positivo, o que indica que se estabeleceu uma comunidade de aprendizagem.
  • 24. Conclusão “ A presença social é necessária para reforçar e promover a interacção social on-line, que é o principal veículo de aprendizagem social", e “se a presença social for baixa, o estabelecimento da aprendizagem social, da interacção social, não ocorre.” Determinar Sociabilidade, Espaço Social e Presença Social em Grupos Colaborativos (A)Síncronos - KAREL KREIJNS, M.Sc., 1 PAULA. KIRSCHNER, Ph.D., 2 WIM JOCHEMS, Ph.D., 2 e Hans van Buuren, MA3
  • 25.
  • 26. Garrison, R. (2007) - "Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions".
  • 27. Huan Ho et al. (2007) - "Evaluating online conversation in an asynchronous learning environment".
  • 28. Ijsselsteijn, W. et al. (2003) - "Being There: the experience of presence in mediated environments“.
  • 29. Kehrwald, B. (2008) - "Understanding Social Presence in text-based online learning environments“.
  • 30. Kreijns, K. et al. (2004) - "Determining Sociability, Social Space, and Social (A)synchronuous Collaborative Groups“.
  • 31. Riva,G. et al. ( 2004) - "The Layers of Presence: A Bio-Cultural Approach to Presence in Natural and Mediated Environments".
  • 32.