SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
alimentação e distúrbios alimentares Alfredo Cunha Nº1 John Almeida nº9 8ºB ÁREA DE PROJECTO Março 2009 Agrupamento de Escolas da MurtosaESCOLA E.B. 2/3 com SECUNDÁRIO Padre António Morais da Fonseca
O que é a alimentação? A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
bulimia
O que é a bulimia? É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome.  O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Como é o bulímico?  Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e clisters.   Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo,  A restrição alimentar excessiva pode ser uma das desencadeadoras dos episódios compulsivos.   Os pacientes bulímicos costumam envergonhar-se dos seus problemas alimentares e, assim, tentam ocultar os seus sintomas.
Como é o bulímico?  O bulímico geralmente encontra-se com peso normal,  levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia).   Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em procurar ajuda.  Dessa forma,  as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
Tratamento O tratamento envolve uma abordagem multiprofissional:  Psicoterapia, aconselhamento dietético e tratamento medicamentoso são as principais vertentes.  Na maioria das vezes os pacientes não precisam ser internados, devendo ser acompanhados ambulatorialmente.  Os medicamentos mais utilizados e estudados são os anti-depressivos.
anorexia
O que é a anorexia? A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afecta sobretudo mulheres jovens.  As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controlo das suas formas corporais.  A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível.
O que é a anorexia? Muitas vezes, a anorexia nervosa surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas.  Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afecta os homens.  É difícil estimar a amplitude da anorexia, mas os estudos indicam que 1% das jovens do sexo feminino (com idades entre os 15 e os 25 anos) sofrem deste problema .
O que é a anorexia? A causa exacta da anorexia nervosa é desconhecida. É um problema complexo provavelmente causado por um conjunto de factores sociais e biológicos: pressão social para ter um aspecto magro e ser sexualmente atraente,  antecedentes familiares (genético), tipo de personalidade e relações familiares.  Pesquisas sugerem que o stress, experiências de vida difíceis e confusão com o crescimento sexual também podem ter um papel no desencadear da anorexia.
Como é a anoréxica? O principal sintoma físico da anorexia é a perda de peso resultante de da pouca ingestão de alimentos.  Outros sintomas podem incluir dores de barriga,  prisão de ventre ou diarreia, desmaios ou vertigens, pele seca, áspera ou descolorada, cabelo fino, quebradiço ou queda de cabelo, problemas dentários causados pelo ácido do estômago, que apodrece o esmalte dos dentes com repetidas induções de vómito, insónia ou fadiga.
Como é a anoréxica? Muitas vezes as mulheres com anorexia deixam de ter menstruações.  Em crianças e adolescentes, pode atrasar a puberdade e causar problemas no seu desenvolvimento físico.  Pode ficar deprimida, introvertida ou agitada, sofrer alterações de humor, perder interesse nas actividades normais, exercitar demasiado, começar a vomitar secretamente ou a tomar laxantes, ou utilizar supressores de apetite ou diuréticos.
Como é a anoréxica? A anorexia também pode causar alterações de personalidade e comportamento.  Uma pessoa com anorexia pode ter um medo intenso de engordar e ter uma percepção errada da sua forma corporal: um peso normal e saudável pode fazer com que a pessoa se sinta tensa e em pânico.
Tratamento A anorexia é uma doença séria e complexa, e muitas vezes requer cuidados médicos especializados. O tratamento é feito habitualmente no hospital, nas consultas externas.  O objectivo é aumentar o peso, restaurar padrões saudáveis de alimentação e resolver crenças falsas que existam sobre a alimentação o peso e a ideia em relação ao corpo.  Serão geralmente sugeridos tratamentos psicológicos como a terapia cognitivo-comportamental.
Tratamento Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos.  Outras doenças que surjam como resultado da anorexia nervosa poderão ter de ser tratadas com medicação.   Em alguns casos, aconselha-se medicação antidepressiva.
obesidade
O que é a obesidade? A obesidade pode ser definida como uma acumulação excessiva de gordura no organismo suficiente para pôr em risco a saúde.  É uma doença (não uma fraqueza pessoal) que requer uma gestão a longo prazo para atingir e manter a perda de peso.  Os peritos concordam que a principal causa da obesidade é a ingestão excessiva de calorias, normalmente sob a forma de gordura.
O que é a obesidade? A obesidade resulta do consumo de demasiadas calorias com actividade física insuficiente ou reduzida.  Em geral, é mais fácil para o organismo armazenar o excesso de calorias na forma de gordura. É mais difícil para o organismo converter o excesso de hidratos de carbono ou de proteínas em gordura.
Como é o obeso? Os obesos geralmente não comem quando sentem fome, mas sim, quando há comida disponível ou quando o apetite é estimulado por causas ambientais. Comem mais quando estão deprimidos, ansiosos ou tristes. Enquanto realizam outras actividades como por exemplo ver televisão ou ler estas pessoas são estimuladas a ingerir alimentos.
Como é o obeso? As pessoas que sofrem esta doença, normalmente não realizam muitas actividades físicas, tendo deste modo uma vida muito monótona. A obesidade tem grandes probabilidades de ser transmitida geneticamente.A viabilidade de uma criança com pais obesos ser obesa é muito elevada, sendo cerca de 40% quando um dos pais é obeso, e cerca de 80% quando ambos são obesos.
Como é o obeso? A obesidade está associada a um aumento de riscos graves para a saúde, incluindo os seguintes: ,[object Object]
Diabetes
Doença cardíaca
Acidente vascular cerebral
Determinadas formas de cancro

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (20)

Anorexia
Anorexia Anorexia
Anorexia
 
Obesidade Completo
Obesidade CompletoObesidade Completo
Obesidade Completo
 
Transtornos alimentares
Transtornos alimentaresTranstornos alimentares
Transtornos alimentares
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Transtornos alimentares
Transtornos alimentaresTranstornos alimentares
Transtornos alimentares
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Transtornos alimentares
Transtornos alimentaresTranstornos alimentares
Transtornos alimentares
 
Transtornos alimentares
Transtornos alimentaresTranstornos alimentares
Transtornos alimentares
 
Distúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresDistúrbios Alimentares
Distúrbios Alimentares
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Obesidade - Tipos e Causas
Obesidade - Tipos e CausasObesidade - Tipos e Causas
Obesidade - Tipos e Causas
 
Anorexia
AnorexiaAnorexia
Anorexia
 
Bulimia
BulimiaBulimia
Bulimia
 
Transtornos alimentares 2014
Transtornos alimentares 2014Transtornos alimentares 2014
Transtornos alimentares 2014
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Alimentação saudável e equilibrada
Alimentação saudável e equilibradaAlimentação saudável e equilibrada
Alimentação saudável e equilibrada
 
Anorexia- sintomas e tratamento
Anorexia- sintomas e tratamentoAnorexia- sintomas e tratamento
Anorexia- sintomas e tratamento
 
Alimentação saudável.pptx_
 Alimentação saudável.pptx_ Alimentação saudável.pptx_
Alimentação saudável.pptx_
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 

Similar a Distúrbios Alimentares

Distúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresDistúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresPedui
 
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaTrabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaHellen Cristina
 
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjAlimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjDiogo Ramos
 
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresDsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresR C
 
A imagem do corpo
A imagem do corpoA imagem do corpo
A imagem do corpolucia_nunes
 
Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bMichele Pó
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolardenise93
 
Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Marco Morais
 
Desvios Alimentares
Desvios Alimentares Desvios Alimentares
Desvios Alimentares debieone
 
Anorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoAnorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoananiasdoamaral
 
DistúRbios Alimentares
DistúRbios AlimentaresDistúRbios Alimentares
DistúRbios Alimentaresprofanabela
 

Similar a Distúrbios Alimentares (20)

Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
HIV/SIDA
HIV/SIDAHIV/SIDA
HIV/SIDA
 
Distúrbios Alimentares
Distúrbios AlimentaresDistúrbios Alimentares
Distúrbios Alimentares
 
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexiaTrabalho de ciências bulimia x anorexia
Trabalho de ciências bulimia x anorexia
 
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jjAlimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
Alimentos saudáveis e transtornos alimentares jj
 
Bulimia e Anorexia- 1B
Bulimia  e Anorexia- 1BBulimia  e Anorexia- 1B
Bulimia e Anorexia- 1B
 
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentaresDsp alimentação racional e desvios alimentares
Dsp alimentação racional e desvios alimentares
 
A imagem do corpo
A imagem do corpoA imagem do corpo
A imagem do corpo
 
Anorexia e Bulimia
Anorexia e BulimiaAnorexia e Bulimia
Anorexia e Bulimia
 
Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8b
 
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.pptDISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
DISTÚRBIOS ALIMENTARES.ppt
 
Violência Escolar
Violência EscolarViolência Escolar
Violência Escolar
 
Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças Alimentação Desequilibrada e Doenças
Alimentação Desequilibrada e Doenças
 
106 bulimia
106 bulimia106 bulimia
106 bulimia
 
106 bulimia
106 bulimia106 bulimia
106 bulimia
 
Modelo relatório
Modelo relatórioModelo relatório
Modelo relatório
 
Desvios Alimentares
Desvios Alimentares Desvios Alimentares
Desvios Alimentares
 
Anorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizadoAnorexia e bulimia atualizado
Anorexia e bulimia atualizado
 
DistúRbios Alimentares
DistúRbios AlimentaresDistúRbios Alimentares
DistúRbios Alimentares
 
DistúRbios Alimentares
DistúRbios AlimentaresDistúRbios Alimentares
DistúRbios Alimentares
 

Más de Juliana Costa (20)

Violência
ViolênciaViolência
Violência
 
Medicinas Alternativas
Medicinas AlternativasMedicinas Alternativas
Medicinas Alternativas
 
Animais Marinhos
Animais MarinhosAnimais Marinhos
Animais Marinhos
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 
Disturbios Alimentares
Disturbios Alimentares Disturbios Alimentares
Disturbios Alimentares
 
Exerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
Exerciciofisico Bem-Estar e SilhuetaExerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
Exerciciofisico Bem-Estar e Silhueta
 
Gestão do stress e ansiedade
Gestão do stress e ansiedadeGestão do stress e ansiedade
Gestão do stress e ansiedade
 
Osteoporose
OsteoporoseOsteoporose
Osteoporose
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
JobsJobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Jobs
Jobs Jobs
Jobs
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
Influência do Homem no Ambiente e vice-versa
Influência do Homem no Ambiente e vice-versaInfluência do Homem no Ambiente e vice-versa
Influência do Homem no Ambiente e vice-versa
 
SIDA
SIDASIDA
SIDA
 
Higiene
HigieneHigiene
Higiene
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Global
 

Último

DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividadeMary Alvarenga
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaJúlio Sandes
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 

Último (20)

DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
 
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 

Distúrbios Alimentares

  • 1. alimentação e distúrbios alimentares Alfredo Cunha Nº1 John Almeida nº9 8ºB ÁREA DE PROJECTO Março 2009 Agrupamento de Escolas da MurtosaESCOLA E.B. 2/3 com SECUNDÁRIO Padre António Morais da Fonseca
  • 2. O que é a alimentação? A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
  • 4. O que é a bulimia? É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
  • 5. Como é o bulímico? Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e clisters. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo, A restrição alimentar excessiva pode ser uma das desencadeadoras dos episódios compulsivos. Os pacientes bulímicos costumam envergonhar-se dos seus problemas alimentares e, assim, tentam ocultar os seus sintomas.
  • 6. Como é o bulímico? O bulímico geralmente encontra-se com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em procurar ajuda. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
  • 7. Tratamento O tratamento envolve uma abordagem multiprofissional: Psicoterapia, aconselhamento dietético e tratamento medicamentoso são as principais vertentes. Na maioria das vezes os pacientes não precisam ser internados, devendo ser acompanhados ambulatorialmente. Os medicamentos mais utilizados e estudados são os anti-depressivos.
  • 9. O que é a anorexia? A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afecta sobretudo mulheres jovens. As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controlo das suas formas corporais. A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível.
  • 10. O que é a anorexia? Muitas vezes, a anorexia nervosa surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas. Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afecta os homens. É difícil estimar a amplitude da anorexia, mas os estudos indicam que 1% das jovens do sexo feminino (com idades entre os 15 e os 25 anos) sofrem deste problema .
  • 11. O que é a anorexia? A causa exacta da anorexia nervosa é desconhecida. É um problema complexo provavelmente causado por um conjunto de factores sociais e biológicos: pressão social para ter um aspecto magro e ser sexualmente atraente, antecedentes familiares (genético), tipo de personalidade e relações familiares. Pesquisas sugerem que o stress, experiências de vida difíceis e confusão com o crescimento sexual também podem ter um papel no desencadear da anorexia.
  • 12. Como é a anoréxica? O principal sintoma físico da anorexia é a perda de peso resultante de da pouca ingestão de alimentos. Outros sintomas podem incluir dores de barriga, prisão de ventre ou diarreia, desmaios ou vertigens, pele seca, áspera ou descolorada, cabelo fino, quebradiço ou queda de cabelo, problemas dentários causados pelo ácido do estômago, que apodrece o esmalte dos dentes com repetidas induções de vómito, insónia ou fadiga.
  • 13. Como é a anoréxica? Muitas vezes as mulheres com anorexia deixam de ter menstruações. Em crianças e adolescentes, pode atrasar a puberdade e causar problemas no seu desenvolvimento físico. Pode ficar deprimida, introvertida ou agitada, sofrer alterações de humor, perder interesse nas actividades normais, exercitar demasiado, começar a vomitar secretamente ou a tomar laxantes, ou utilizar supressores de apetite ou diuréticos.
  • 14. Como é a anoréxica? A anorexia também pode causar alterações de personalidade e comportamento. Uma pessoa com anorexia pode ter um medo intenso de engordar e ter uma percepção errada da sua forma corporal: um peso normal e saudável pode fazer com que a pessoa se sinta tensa e em pânico.
  • 15. Tratamento A anorexia é uma doença séria e complexa, e muitas vezes requer cuidados médicos especializados. O tratamento é feito habitualmente no hospital, nas consultas externas. O objectivo é aumentar o peso, restaurar padrões saudáveis de alimentação e resolver crenças falsas que existam sobre a alimentação o peso e a ideia em relação ao corpo. Serão geralmente sugeridos tratamentos psicológicos como a terapia cognitivo-comportamental.
  • 16. Tratamento Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos. Outras doenças que surjam como resultado da anorexia nervosa poderão ter de ser tratadas com medicação. Em alguns casos, aconselha-se medicação antidepressiva.
  • 18. O que é a obesidade? A obesidade pode ser definida como uma acumulação excessiva de gordura no organismo suficiente para pôr em risco a saúde. É uma doença (não uma fraqueza pessoal) que requer uma gestão a longo prazo para atingir e manter a perda de peso. Os peritos concordam que a principal causa da obesidade é a ingestão excessiva de calorias, normalmente sob a forma de gordura.
  • 19. O que é a obesidade? A obesidade resulta do consumo de demasiadas calorias com actividade física insuficiente ou reduzida. Em geral, é mais fácil para o organismo armazenar o excesso de calorias na forma de gordura. É mais difícil para o organismo converter o excesso de hidratos de carbono ou de proteínas em gordura.
  • 20. Como é o obeso? Os obesos geralmente não comem quando sentem fome, mas sim, quando há comida disponível ou quando o apetite é estimulado por causas ambientais. Comem mais quando estão deprimidos, ansiosos ou tristes. Enquanto realizam outras actividades como por exemplo ver televisão ou ler estas pessoas são estimuladas a ingerir alimentos.
  • 21. Como é o obeso? As pessoas que sofrem esta doença, normalmente não realizam muitas actividades físicas, tendo deste modo uma vida muito monótona. A obesidade tem grandes probabilidades de ser transmitida geneticamente.A viabilidade de uma criança com pais obesos ser obesa é muito elevada, sendo cerca de 40% quando um dos pais é obeso, e cerca de 80% quando ambos são obesos.
  • 22.
  • 27.
  • 28. Tratamento Para além da dieta, os doentes devem efectuar um diário alimentar onde devem registar todos os alimentos ingeridos ao longo do dia e o horário das refeições para que esses factos possam ser analisados pelo médico que as acompanha ao longo do tratamento. Esta doença leva muitas vezes a traumas psíquicos, pois na sociedade de hoje em dia as pessoas não estão habituadas a lidar com pessoas que sofrem deste tipo de doenças, descriminando-as. 
  • 29. Tratamento O maior problema do tratamento médico para a obesidade mórbida é a incapacidade em manter um peso corporal reduzido na maior parte dos doentes obesos. Pelos riscos de morbimortalidade aumentada e pela incapacidade do tratamento médico em resolver esta grave situação, a cirurgia bariátrica é uma opção de tratamento muitas vezes recomendada para doentes com obesidade severa pois tem demonstrado ser o meio mais eficaz.
  • 30.
  • 32. Cirurgias restritivas e disabsortivas (ex. bypass gástrico)