SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 74
RECURSOS DE PESQUISA NA WEB
O módulo está organizado em seis unidades: Unidade 1 - Introdução; Unidade 2 - Diretórios; Unidade 3 - Máquinas de Busca; Unidade 4 - Tráfego e Acessos; Unidade 5 - Dicas de Pesquisa; Unidade 6 - Bibliotecas Virtuais.
Unidade 1 - Introdução;
A Internet já deixou ser uma novidade há muito tempo.Em muitas situações já não conseguimos obter as  informações que precisamos sem realizar uma profunda  pesquisa na Web. Em novembro de 2006, foi anunciado que a Internet mundial atingiu o incrível número de 100 milhões de sites. Por isso, uma das  grandes questões é:  como encontrar a informação que  desejamos, dentro do excesso de material contido na rede?
De uma forma geral, os recursos de busca mais simples costumam retornar informações irrelevantes ou  inconscientes. Isso acontece porque os  mecanismo de busca   são recursos de  tecnologia,   enquanto que a  informação  na  Internet está   organizada  em páginas feitas  por humanos , ou seja, para humanos entenderem. Uma não foi originalmente  preparada para a outra. Por isso, uma grande quantidade de páginas sem nenhuma ligação com a informação esperada  pode ser apresentada juntamente  com os bons resultados.  Torna-se difícil  separar o que  realmente queremos.
Para se obter resultados mais adequados , enquanto não  se pode contar com mecanismos de busca perfeitos às nossas necessidades, vamos conhecer  como funcionam os processos  de catalogação de informações na Web  e como podemos tirar proveito dos recursos oferecidos  pelas máquinas de busca mais utilizadas.
Com o objetivo de criar oportunidades para o  desenvolvimento de práticas pedagógicas - que integrem  tecnologias -, esta  oficina quer oferecer um espaço para a prática de pesquisa na Web . Isso deve acontecer de tal forma que seja possível articular o que se está aprendendo com a sua própria experiência prática.
Estarão disponíveis, nas primeiras unidades,  conceitos  básicos sobre os tipos de ferramentas de pesquisa e  organização de informações na Internet .Em seguida,  exercícios práticos  irão orientá-los para um uso prático dos recursos de busca. O importante é que você desenvolva,  progressivamente, suas próprias pesquisas na Web. Já na última unidade, você terá  acesso a algumas  bibliotecas  virtuais  que podem facilitar e  maximizar  sua prática  na localização de mais informações na Internet.
Para encerrar esta introdução, estarão disponíveis, em  Biblioteca – Material do professor ,  textos para aqueles que desejarem se  aprofundar  em alguns temas.
Unidade 2 - Diretórios;
Diretórios
Os  diretórios  foram criados para organizar os recursos da Web. Eles surgiram quando o conteúdo da  Internet ainda era pequeno o suficiente de forma que pudesse ser coletado por pessoas. Um  diretório  nada mais  é  do que  uma lista de sites  e  páginas da Web,  manualmente selecionados , e  separados hierarquicamente por  categorias .
Nos diretórios exibidos ao usuário (normalmente em  ordem alfabética não existe um ordenamento de sites por relevância da informação desejada: todos os sites de uma  dada categoria são ). O  Cadê?  –  www.cade.com.br  – originalmente era um diretório . Atualmente,  o maior  de todos os diretórios  é o Dmoz  – dmoz.org, em inglês. Para localizar uma informação, os usuários precisam navegar pelas categorias e subcategorias, até encontrar  uma lista específica o suficiente, que contenha os links de seu interesse.
http://br.yahoo.com/info/diretorio.html
Os sites coletados passam pela seleção de editores ,  que tomam conhecimento de novos recursos por meio de sugestões de usuários, de pesquisas Internet, ou ainda, pelo uso de programas para coletar novos endereços. Normalmente, apenas os melhores  recursos são escolhidos  para inclusão. Por conta desta  triagem, e devido à  enorme quantidade de  sugestões, poucos sites podem  ser acrescentados semanalmente.
Nem todos  os diretórios  são genéricos  e cobrem todos os assuntos.  Alguns diretórios cobrem áreas específicas e são chamados de diretórios   temáticos ou especializados . Existem, por exemplo, diretórios especializados em  imagens, jornais e revistas, software, listas de discussão; outros coletam sites sobre assuntos específicos como  saúde, ciências, legislação, educação, entre outros.
Unidade 3 - Máquinas de Busca;
MÁQUINAS DE BUSCA
Uma  Máquina de Busca  é um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas e sites. A ordenação das informações apresentadas ao usuário é feita por  algoritmos  implementados em programas de  computador. Não há, originalmente, intervenção humana  direta na ordem das listas montadas. Além disso, ao contrário dos diretórios, as máquinas de busca não  organizam hierarquicamente as páginas que colecionam e, sim, apresentam uma lista única  de resultados. http://www. aeudf . br /portal/ busca /index. asp
Algoritmo Um algoritmo é uma seqüência de instruções que é  executada para se realizar uma tarefa ou atingir um  objetivo. Os programas de computadores utilizam  algoritmos, para resolver os problemas ou comandos  solicitados. Por exemplo: existem algoritmos que dizem  ao computador os passos que devem ser seguidos para colocar uma lista de palavras em ordem alfabética.
As máquinas de busca procuram sempre colecionar o maior número possível de recursos por meio do uso de  Softwares chamados  robôs . Como suas bases de dados são  extremamente grandes, podendo alcançar bilhões  de itens,  permitem aos usuários  localizar  os itens  desejados mediante buscas por  palavras-chave , ou,  às vezes, em  linguagem natural . Robôs Os robôs também são conhecidos como spiders ou crawlers.
As  máquinas de busca  começaram a  surgir  quando o  número de recursos na Web cresceu de tal forma que a sua  coleta por meios manuais tornou-se muito complexa .  A maioria dessas máquinas de busca derivou do trabalho de pesquisadores e estudantes interessados na Web. Como os  projetos passaram cada vez mais a exigir maiores recursos humanos e técnicos, muitos pesquisadores não  continuaram seus investimentos. Com a  Internet comercial ,  os que progrediram foram adquiridos por empresas ou financiados por propagandas e investidores.
Os robôs são programas que a máquina de busca lança, de tempos em tempos na Web, para obter dados sobre o maior  número possível de documentos e sites disponíveis. Os robôs se locomovem de um documento a outro,  utilizando-se dos links existentes nas próprias páginas  da Web . Geralmente, eles iniciam a busca a partir de  sites conhecidos, especialmente daqueles  que possuem muitos  links,  recuperam a sua página inicial e  seguem os encontrados.
O Google ( www.google.com.br ) é a máquina de  busca mais utilizada atualmente.
O programa da máquina de busca também é  responsável pela ordenação dos resultados, de  Maneira que os mais relevantes apareçam em  primeiro lugar na lista. Embora gigantescas,  as bases de dados  de cada máquina de busca não são iguais . Assim, para a mesma pesquisa, cada mecanismo trará bons resultados  que outros não  encontraram. Para uma busca ser completa, pode ser  necessário  se usar mais de uma máquina de busca. Atividade 1 – módulo 2 - Biblioteca  material professor
Unidade 4 - Tráfego e Acessos;
TRÁFEGOS E ACESSOS Diante de bilhões de páginas disponibilizadas na Web (em mais de 100 milhões de sites),  como identificar quais as mais relevantes?  Atualmente, a Internet tornou-se  muito comercial e  o sucesso de um site está relacionado  à sua quantidade de tráfego . As máquinas de busca  levam isso em consideração.
Elas desenvolveram recursos para  pré-qualificar o  tráfego  de um site cadastrado. Se o tema de um site é, por exemplo,  História do Brasil , não faz muito sentido  receber visitantes interessados em compra de  equipamentos de informática. Uma boa máquina de busca garante que os visitantes estejam em busca de  algo que seu site oferece (aumentando, portanto, as  chances de sucesso na procura). Portanto, os robôs visitam com  mais freqüência as páginas que as  máquinas de busca consideram mais relevantes e/ou que sejam  atualizadas Mais freqüentemente.
As máquinas de busca também sabem que os sites listados em Diretórios foram selecionados por editores humanos  (e a influência que isso tem na qualidade). Por isso, ao  avaliar o ranking de uma página, é dado um  peso especial a sites listados em diretórios bem conceituados .  Durante algum tempo, links no  Dmoz  e no  Yahoo!  tinham peso especial nos algoritmos do Google. Atualmente, alguns poucos sites controlam o tráfego de Máquinas de Busca  na Web.
 
Unidade 5 - Dicas de Pesquisa;
DICAS DE PESQUISAS O Google é a máquina de busca  mais estudada e conhecida de todas . Por ter sido projetado e implementado no meio acadêmico (enquanto as outras máquinas de busca desde cedo tomaram  um rumo comercial), o Google teve vários documentos a respeito de sua  estrutura divulgados.
O fato é que o seu  mecanismo de busca  contém  características especiais  para  avaliação das páginas  encontradas, sintetizadas por uma técnica denominada  PageRank . Este foi o principal fator do sucesso do Google. Ele tornou-se o que é hoje porque seus  resultados agradam os usuários. Agradam porque são mais  relevantes .
PageRank A técnica PageRank é usada pelo Google para ajudar a determinar a relevância ou  importância de uma página.  O nome foi dado em homenagem a Larry Page, autor da idéia, e foi desenvolvida em conjunto com Sergey  Brin (os 2 fundadores do Google), na Universidade de  Stanford - EUA, em 1998.
Para Saber Mais Para conhecer um pouco mais sobre o mecanismo do  Google e qual a idéia básica da técnica PageRank, acesse  a leitura complementar, disponível em Biblioteca – Material do Professor, “Como o Google funciona”, A leitura  deste material não é obrigatória mas ajuda a  explicar o sucesso do Google.”.
Itens especiais do Google As máquinas de busca  atualmente disponibilizam recursos e  facilidades de pesquisa muito semelhantes  entre si,  com pequenas variações no uso das suas funções.
Vamos, aqui, conhecer algumas das facilidades do  Google, que é a máquina de busca mais utilizada no mundo  atualmente. Posteriormente, você pode procurar conhecer também os recursos de outras máquinas de busca na  Internet (Yahoo!, MSN, Altavista, entre outros).
PESQUISA DE IMAGENS A pesquisa de Imagens do Google é de fácil  compreensão , com milhões de imagens indexadas e  disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso,  basta acessar a opção  Imagens , na página principal do  Google, e inserir os termos de referência da imagem desejada  na caixa de pesquisa. Na página de resultados, são  localizadas as imagens que se encontram em páginas que contêm os textos procurados. assista a animação
 
As imagens identificadas pelo serviço de  Pesquisa de  imagens do Google podem ter direitos de uso . Então,  se for  de interesse do usuário utilizar qualquer imagem  localizada através do serviço, será necessário  contactar o  responsável pelo site onde a imagem está publicada, para  obtenção  das devidas permissões. Exercício Prático Utilize e experimente a ferramenta de pesquisa de imagens do  Google (http://www.google.com.br) – opção  Imagens –  para localizar sites com ilustrações de “educação a distância”, “ sala de aula”, “arte na escola”, entre outras.
Localização de informações em arquivos  PDF, DOC, RTF, etc. Os  resultados  das pesquisas no Google  incluem  também  arquivos  do tipo Adobe Portable Document Format ( PDF ),  Microsoft Word ( DOC ), Rich Text Format ( RTF ), entre  outros. Apesar da publicação de arquivos com estes  formatos  não ser tão comum como a de arquivos  HTML , pode haver  informações de alta qualidade disponíveis  nestes documentos . Assista a animação
Termo de Informática: linguagem digital padrão em que são escritas as  informações das  páginas e sites publicados na Internet . HTML
Essa busca é automática no Google e os arquivos são identificados na listagem dos resultados, para o usuário  saber que um programa específico (Acrobat Reader, Word, etc.) será executado para abrir o arquivo. Para ver o seu  resultado somente em arquivos DOC ,  simplesmente digite “ filetype:doc ”, dentro do box de  procura, diante do termo de sua pesquisa. Isso vale para qualquer outro formato (PDF, RTF, etc.).
 
Utilize e experimente a busca de textos no  interior de documentos do  Google  (http://www.google.com.br)  para localizar arquivos  PDF  com os termos “ tecnologia” e “educação”. Faça o mesmo para arquivos  DOC . Exercício Prático
Páginas Semelhantes Quando se clica no link  Páginas Semelhantes  no resultado de uma busca, o Google  vasculha  automaticamente a Web atrás de  outras páginas  que estão fortemente  relacionadas  a este mesmo resultado.Se o conteúdo de um site específico for relevante à sua procura e  você desejar ter mais informações, este link  pode encontrar outros sites com conteúdo similar . Assista a animação                                                    
 
Exercício Prático Utilize e experimente a busca de  Páginas Semelhantes  a  resultados do  Google  (http://www.google.com.br) para  localizar outros sites após uma busca pelos termos “pesquisa na web”.
Domínio Restrito Para  procurar informações  dentro de um  domínio  ou site específico, basta acrescentar o operador “ site:<dominio> ”, às informações digitadas na caixa de pesquisa do Google. Domínio Um domínio é o nome utilizado para localizar um endereço ou um computador na  Internet. Por exemplo, o site do MEC  encontra-se no domínio “mec.gov.br”.
 
Exercício Prático Utilize e experimente a busca do  Google (http://www.google.com.br) em um Domínio Restrito para localizar informações e documentos sobre “ensino fundamental” e outros termos, somente no site do MEC. Exemplo: “ensino fundamental site:mec.gov.br”.
Procura por expressões Para restringir a busca de informações, localizando apenas documentos que contenham uma expressão ou trecho de  uma frase específica,  basta digitar os termos da procura entre aspas .
Assista a animação 1 Assista a animação 2
Exercício Prático Utilize e experimente a procura por expressões do Google (http://www.google.com.br) para localizar informações e documentos sobre, por exemplo, “educação infantil indígena”. Digite a expressão sem aspas e pesquise. Depois, faça o mesmo inserindo aspas no início e no final do texto e verifique se os resultados se alteram.
Inclusão e eliminação de palavras Para que o Google  localize documentos que não contenham determinadas palavras , basta acrescentar o  caractere “-”  na frente do termo indesejado. Isso vale para operadores também:  “-site:”  (para eliminar os documentos que estejam em determinado site ou domínio),  “-filetype:”  (para eliminar os documentos em determinado formato), etc. Assista a animação
 
Exercício Prático Utilize e experimente a eliminação de expressões na  procura do Google (http://www.google.com.br) para localizar informações e documentos sobre, por exemplo,  “ jogos educativos”, que não contenham o termo “infantis”, ou seja, procure por: “jogos educativos –infantis”. Depois, faça o mesmo com outros termos de sua escolha, inserindo o caractere “-“ antes de algumas palavras e verifique se os resultados se alteram.                                                                                                                                                                         
Outro filtro que pode ser aplicado aos resultados de uma busca pode ser incluído com o  uso do caractere &quot;+“ antes do termo a ser utilizado na filtragem. Se for usado em conjunto com o sinal  “-“ , após a eliminação de expressões, é feita uma nova filtragem para considerar apenas  os resultados com o termo desejado . Assista a animação
 
Exercício Prático Utilize e experimente a filtragem de resultados de  busca do Google (http://www.google.com.br) para  localizar informações e documentos sobre, por exemplo, “borracha”. Em seguida, faça uma filtragem  para eliminar os resultados sobre borracha escolar e uma  refiltragem para borracha vegetal, ou seja, procure por: “borracha -escolar +vegetal”. Faça o mesmo com  outros termos de sua escolha.
Definições de termos Para encontrar alguns conceitos e definições de termos encontrados em alguns glossários on-line ou enciclopédias, basta incluir a  expressão “define:”  antes do termo desejado. Os resultados  são obtidos dos sites mais  utilizados para consulta a  esses termos. Assista a animação
 
Exercício Prático Utilize e experimente a consulta a conceitos de  termos no Google (http://www.google.com.br) para  localizar algumas definições para o termo “educação”,  ou seja, procure por: “define: educação”.  Faça o mesmo com outros termos de sua escolha.
Combinações de Recursos Uma das maiores vantagens dos recursos de pesquisa do Google é que eles podem ser combinados entre si,  aumentando o poder de localização de informações à  medida que a busca se torna mais especifica. Quanto mais recursos de pesquisa se incluem na mesma busca, mais  restrita se torna a quantidade de resultados, aproximando  a relevância dos sites encontrados com o que se deseja buscar.
Exercício Prático Utilize e experimente a combinação dos recursos de  pesquisa do Google (http://www.google.com.br) para  localizar, por exemplo, documentos com a frase  “ tecnologias em educação”, localizados no portal do MEC, no formato PDF, que não incluam o termo “infantil” e que  somente estejam relacionados a educação a distância.  Resumindo, procure por: “&quot;tecnologias em educação&quot;  site:mec.gov.br filetype:pdf -infantil +distância”. Veja o total de documentos encontrados. Depois, faça o mesmo com outros termos de sua escolha.
Maiúsculas, minúsculas, acentuação e  pedaços de palavras As buscas no Google não são sensíveis a  maiúsculas e minúsculas e nem a acentuações.  Todas as palavras,  independentemente da  forma como forem escritas, serão  entendidas como minúsculas e sem acentos. Por exemplo, buscas por &quot;Educação&quot;, &quot;EdUCaçãO&quot; ou &quot;educacao&quot; trarão os mesmos resultados.
Para conseguir resultados mais precisos, o Google  não utiliza radicais de palavras nem caracteres substitutos .  Em outras palavras, o Google procura exatamente pelas  palavras inseridas no campo de busca. Se for inserida  “ educ” ou “educaç”, o Google não procurará por “ educação”.
Pesquisa avançada Freqüentemente, adicionar mais  palavras e atributos a uma busca ampla ajuda a estreitá-la até você encontrar o que quer. Entretanto, o  Google oferece uma página de pesquisa  avançada , que facilita a aplicação dos  atributos descritos  acima à sua pesquisa, por meio de  formulários. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção  Pesquisa  avançada , na página principal do Google, e inserir os termos de referência em cada caixa de pesquisa, de acordo com  sua funcionalidade e descrição. r Atividade 2 – módulo 2 - Biblioteca  material professor
 
Unidade 6 - Bibliotecas Virtuais.
Bibliotecas Virtuais
Na Internet podemos encontrar , além de informação,  muito  material educacional  pronto e disponível para uso em sala de aula e/ou on-line. São bibliotecas virtuais,  sites de educação, repositórios de objetos de aprendizagem, etc. Nesta unidade, vamos apresentar alguns destes ambientes,  mas  sugerimos fortemente que você esteja sempre fazendo  uso  dos recursos de pesquisa  das máquinas de busca na Web para  localizar e acessar outros sites e portais de  conteúdo semelhante.
Em todo caso, é sempre importante levar em consideração  os direitos de uso de qualquer material disponibilizado na Internet. Nunca faça uso de materiais ou informações  que não têm suas regras de utilização descritas claramente. Para Saber Mais Recomenda-se a leitura de um artigo que descreve esta preocupação no uso de objetos de aprendizagem. Leitura Complementar, em Biblioteca – Material do Professor, “ A Propriedade Intelectual e Objetos de Aprendizagem”.
Atividade 3 – módulo 2 - Biblioteca  material professor

Más contenido relacionado

Similar a RECURSOS WEB PARA PESQUISA

Pesquisa na web
Pesquisa na webPesquisa na web
Pesquisa na webUFJF
 
Curso Pesquisa Weblinux
Curso Pesquisa WeblinuxCurso Pesquisa Weblinux
Curso Pesquisa Weblinuxmarcosoliv
 
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na web
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na webA anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na web
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na webfernandogallas
 
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código Aberto
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código AbertoCurso YaCy Mecanismo de Busca de Código Aberto
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código AbertoJulio Della Flora
 
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internet
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em InternetUma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internet
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internetjuan carlos fonden calzadilla
 
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...Fabiana Andrade Pereira
 
Pesquisando e aprendendo com a internet
Pesquisando e aprendendo com a internetPesquisando e aprendendo com a internet
Pesquisando e aprendendo com a internetnonataguedes
 
Seo
SeoSeo
SeoBya5
 
Slides pesquisando e aprendendo com a internet
Slides pesquisando e aprendendo com a internetSlides pesquisando e aprendendo com a internet
Slides pesquisando e aprendendo com a internetnonataguedes
 
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...Leandro Borges
 
SEO | DZ Estúdio
SEO | DZ EstúdioSEO | DZ Estúdio
SEO | DZ EstúdioDZ Estúdio
 
Como pesquisar informacao na internet
Como pesquisar informacao na internetComo pesquisar informacao na internet
Como pesquisar informacao na internetfilipereira
 
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEB
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEBGT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEB
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEBJhonatas Bruno
 

Similar a RECURSOS WEB PARA PESQUISA (20)

Pesquisa na web
Pesquisa na webPesquisa na web
Pesquisa na web
 
Pesquisa na web
Pesquisa na webPesquisa na web
Pesquisa na web
 
Pesquisa na web_lana
Pesquisa na web_lanaPesquisa na web_lana
Pesquisa na web_lana
 
Pesquisa na Web
Pesquisa na WebPesquisa na Web
Pesquisa na Web
 
Curso Pesquisa Weblinux
Curso Pesquisa WeblinuxCurso Pesquisa Weblinux
Curso Pesquisa Weblinux
 
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na web
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na webA anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na web
A anatomia de um mecanismo de busca hipertextual de grande escala na web
 
Motores de Busca
Motores de BuscaMotores de Busca
Motores de Busca
 
Ferramentas de pesquisa na internet
Ferramentas de pesquisa na internetFerramentas de pesquisa na internet
Ferramentas de pesquisa na internet
 
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código Aberto
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código AbertoCurso YaCy Mecanismo de Busca de Código Aberto
Curso YaCy Mecanismo de Busca de Código Aberto
 
Seo Oficial
Seo OficialSeo Oficial
Seo Oficial
 
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internet
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em InternetUma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internet
Uma estratégia para a busca e recuperação da informação em Internet
 
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) PARA BIBLIOTECAS VIRTUAIS: ESTUDO DE CASO DA...
 
Pesquisando e aprendendo com a internet
Pesquisando e aprendendo com a internetPesquisando e aprendendo com a internet
Pesquisando e aprendendo com a internet
 
Seo
SeoSeo
Seo
 
Slides pesquisando e aprendendo com a internet
Slides pesquisando e aprendendo com a internetSlides pesquisando e aprendendo com a internet
Slides pesquisando e aprendendo com a internet
 
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...
Do Gopher, Web Crawler, Google, pagerank, sitemaps, ontologia, ao Big Data, W...
 
SEO | DZ Estúdio
SEO | DZ EstúdioSEO | DZ Estúdio
SEO | DZ Estúdio
 
Projeto organizando 5° ano 2010
Projeto organizando   5° ano 2010Projeto organizando   5° ano 2010
Projeto organizando 5° ano 2010
 
Como pesquisar informacao na internet
Como pesquisar informacao na internetComo pesquisar informacao na internet
Como pesquisar informacao na internet
 
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEB
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEBGT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEB
GT4 - Tópicos de Programação e Evolução WEB
 

Más de Marcos De Oliveira Monteiro (12)

Apresentação Modulo de Gamificação 2016
Apresentação Modulo de Gamificação 2016Apresentação Modulo de Gamificação 2016
Apresentação Modulo de Gamificação 2016
 
Formação continuada de projetos
Formação continuada de projetosFormação continuada de projetos
Formação continuada de projetos
 
Tutorial calameo
Tutorial calameoTutorial calameo
Tutorial calameo
 
Deficiência visual
Deficiência visualDeficiência visual
Deficiência visual
 
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 19 11
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 19 11EducaçãO A DistâNcia Na Semed 19 11
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 19 11
 
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 20 10
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 20 10EducaçãO A DistâNcia Na Semed 20 10
EducaçãO A DistâNcia Na Semed 20 10
 
Blog
BlogBlog
Blog
 
Eadblo Gcorreto
Eadblo GcorretoEadblo Gcorreto
Eadblo Gcorreto
 
Tv Escolatecnico
Tv EscolatecnicoTv Escolatecnico
Tv Escolatecnico
 
TV Escola: Do Planejamento à ação
TV Escola: Do Planejamento à açãoTV Escola: Do Planejamento à ação
TV Escola: Do Planejamento à ação
 
ApresentaçãO Eproinfo Tv Escola
ApresentaçãO Eproinfo Tv EscolaApresentaçãO Eproinfo Tv Escola
ApresentaçãO Eproinfo Tv Escola
 
Forum
ForumForum
Forum
 

RECURSOS WEB PARA PESQUISA

  • 2. O módulo está organizado em seis unidades: Unidade 1 - Introdução; Unidade 2 - Diretórios; Unidade 3 - Máquinas de Busca; Unidade 4 - Tráfego e Acessos; Unidade 5 - Dicas de Pesquisa; Unidade 6 - Bibliotecas Virtuais.
  • 3. Unidade 1 - Introdução;
  • 4. A Internet já deixou ser uma novidade há muito tempo.Em muitas situações já não conseguimos obter as informações que precisamos sem realizar uma profunda pesquisa na Web. Em novembro de 2006, foi anunciado que a Internet mundial atingiu o incrível número de 100 milhões de sites. Por isso, uma das grandes questões é: como encontrar a informação que desejamos, dentro do excesso de material contido na rede?
  • 5. De uma forma geral, os recursos de busca mais simples costumam retornar informações irrelevantes ou inconscientes. Isso acontece porque os mecanismo de busca são recursos de tecnologia, enquanto que a informação na Internet está organizada em páginas feitas por humanos , ou seja, para humanos entenderem. Uma não foi originalmente preparada para a outra. Por isso, uma grande quantidade de páginas sem nenhuma ligação com a informação esperada pode ser apresentada juntamente com os bons resultados. Torna-se difícil separar o que realmente queremos.
  • 6. Para se obter resultados mais adequados , enquanto não se pode contar com mecanismos de busca perfeitos às nossas necessidades, vamos conhecer como funcionam os processos de catalogação de informações na Web e como podemos tirar proveito dos recursos oferecidos pelas máquinas de busca mais utilizadas.
  • 7. Com o objetivo de criar oportunidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas - que integrem tecnologias -, esta oficina quer oferecer um espaço para a prática de pesquisa na Web . Isso deve acontecer de tal forma que seja possível articular o que se está aprendendo com a sua própria experiência prática.
  • 8. Estarão disponíveis, nas primeiras unidades, conceitos básicos sobre os tipos de ferramentas de pesquisa e organização de informações na Internet .Em seguida, exercícios práticos irão orientá-los para um uso prático dos recursos de busca. O importante é que você desenvolva, progressivamente, suas próprias pesquisas na Web. Já na última unidade, você terá acesso a algumas bibliotecas virtuais que podem facilitar e maximizar sua prática na localização de mais informações na Internet.
  • 9. Para encerrar esta introdução, estarão disponíveis, em Biblioteca – Material do professor , textos para aqueles que desejarem se aprofundar em alguns temas.
  • 10. Unidade 2 - Diretórios;
  • 12. Os diretórios foram criados para organizar os recursos da Web. Eles surgiram quando o conteúdo da Internet ainda era pequeno o suficiente de forma que pudesse ser coletado por pessoas. Um diretório nada mais é do que uma lista de sites e páginas da Web, manualmente selecionados , e separados hierarquicamente por categorias .
  • 13. Nos diretórios exibidos ao usuário (normalmente em ordem alfabética não existe um ordenamento de sites por relevância da informação desejada: todos os sites de uma dada categoria são ). O Cadê? – www.cade.com.br – originalmente era um diretório . Atualmente, o maior de todos os diretórios é o Dmoz – dmoz.org, em inglês. Para localizar uma informação, os usuários precisam navegar pelas categorias e subcategorias, até encontrar uma lista específica o suficiente, que contenha os links de seu interesse.
  • 15. Os sites coletados passam pela seleção de editores , que tomam conhecimento de novos recursos por meio de sugestões de usuários, de pesquisas Internet, ou ainda, pelo uso de programas para coletar novos endereços. Normalmente, apenas os melhores recursos são escolhidos para inclusão. Por conta desta triagem, e devido à enorme quantidade de sugestões, poucos sites podem ser acrescentados semanalmente.
  • 16. Nem todos os diretórios são genéricos e cobrem todos os assuntos. Alguns diretórios cobrem áreas específicas e são chamados de diretórios temáticos ou especializados . Existem, por exemplo, diretórios especializados em imagens, jornais e revistas, software, listas de discussão; outros coletam sites sobre assuntos específicos como saúde, ciências, legislação, educação, entre outros.
  • 17. Unidade 3 - Máquinas de Busca;
  • 19. Uma Máquina de Busca é um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas e sites. A ordenação das informações apresentadas ao usuário é feita por algoritmos implementados em programas de computador. Não há, originalmente, intervenção humana direta na ordem das listas montadas. Além disso, ao contrário dos diretórios, as máquinas de busca não organizam hierarquicamente as páginas que colecionam e, sim, apresentam uma lista única de resultados. http://www. aeudf . br /portal/ busca /index. asp
  • 20. Algoritmo Um algoritmo é uma seqüência de instruções que é executada para se realizar uma tarefa ou atingir um objetivo. Os programas de computadores utilizam algoritmos, para resolver os problemas ou comandos solicitados. Por exemplo: existem algoritmos que dizem ao computador os passos que devem ser seguidos para colocar uma lista de palavras em ordem alfabética.
  • 21. As máquinas de busca procuram sempre colecionar o maior número possível de recursos por meio do uso de Softwares chamados robôs . Como suas bases de dados são extremamente grandes, podendo alcançar bilhões de itens, permitem aos usuários localizar os itens desejados mediante buscas por palavras-chave , ou, às vezes, em linguagem natural . Robôs Os robôs também são conhecidos como spiders ou crawlers.
  • 22. As máquinas de busca começaram a surgir quando o número de recursos na Web cresceu de tal forma que a sua coleta por meios manuais tornou-se muito complexa . A maioria dessas máquinas de busca derivou do trabalho de pesquisadores e estudantes interessados na Web. Como os projetos passaram cada vez mais a exigir maiores recursos humanos e técnicos, muitos pesquisadores não continuaram seus investimentos. Com a Internet comercial , os que progrediram foram adquiridos por empresas ou financiados por propagandas e investidores.
  • 23. Os robôs são programas que a máquina de busca lança, de tempos em tempos na Web, para obter dados sobre o maior número possível de documentos e sites disponíveis. Os robôs se locomovem de um documento a outro, utilizando-se dos links existentes nas próprias páginas da Web . Geralmente, eles iniciam a busca a partir de sites conhecidos, especialmente daqueles que possuem muitos links, recuperam a sua página inicial e seguem os encontrados.
  • 24. O Google ( www.google.com.br ) é a máquina de busca mais utilizada atualmente.
  • 25. O programa da máquina de busca também é responsável pela ordenação dos resultados, de Maneira que os mais relevantes apareçam em primeiro lugar na lista. Embora gigantescas, as bases de dados de cada máquina de busca não são iguais . Assim, para a mesma pesquisa, cada mecanismo trará bons resultados que outros não encontraram. Para uma busca ser completa, pode ser necessário se usar mais de uma máquina de busca. Atividade 1 – módulo 2 - Biblioteca material professor
  • 26. Unidade 4 - Tráfego e Acessos;
  • 27. TRÁFEGOS E ACESSOS Diante de bilhões de páginas disponibilizadas na Web (em mais de 100 milhões de sites), como identificar quais as mais relevantes? Atualmente, a Internet tornou-se muito comercial e o sucesso de um site está relacionado à sua quantidade de tráfego . As máquinas de busca levam isso em consideração.
  • 28. Elas desenvolveram recursos para pré-qualificar o tráfego de um site cadastrado. Se o tema de um site é, por exemplo, História do Brasil , não faz muito sentido receber visitantes interessados em compra de equipamentos de informática. Uma boa máquina de busca garante que os visitantes estejam em busca de algo que seu site oferece (aumentando, portanto, as chances de sucesso na procura). Portanto, os robôs visitam com mais freqüência as páginas que as máquinas de busca consideram mais relevantes e/ou que sejam atualizadas Mais freqüentemente.
  • 29. As máquinas de busca também sabem que os sites listados em Diretórios foram selecionados por editores humanos (e a influência que isso tem na qualidade). Por isso, ao avaliar o ranking de uma página, é dado um peso especial a sites listados em diretórios bem conceituados . Durante algum tempo, links no Dmoz e no Yahoo! tinham peso especial nos algoritmos do Google. Atualmente, alguns poucos sites controlam o tráfego de Máquinas de Busca na Web.
  • 30.  
  • 31. Unidade 5 - Dicas de Pesquisa;
  • 32. DICAS DE PESQUISAS O Google é a máquina de busca mais estudada e conhecida de todas . Por ter sido projetado e implementado no meio acadêmico (enquanto as outras máquinas de busca desde cedo tomaram um rumo comercial), o Google teve vários documentos a respeito de sua estrutura divulgados.
  • 33. O fato é que o seu mecanismo de busca contém características especiais para avaliação das páginas encontradas, sintetizadas por uma técnica denominada PageRank . Este foi o principal fator do sucesso do Google. Ele tornou-se o que é hoje porque seus resultados agradam os usuários. Agradam porque são mais relevantes .
  • 34. PageRank A técnica PageRank é usada pelo Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página. O nome foi dado em homenagem a Larry Page, autor da idéia, e foi desenvolvida em conjunto com Sergey Brin (os 2 fundadores do Google), na Universidade de Stanford - EUA, em 1998.
  • 35. Para Saber Mais Para conhecer um pouco mais sobre o mecanismo do Google e qual a idéia básica da técnica PageRank, acesse a leitura complementar, disponível em Biblioteca – Material do Professor, “Como o Google funciona”, A leitura deste material não é obrigatória mas ajuda a explicar o sucesso do Google.”.
  • 36. Itens especiais do Google As máquinas de busca atualmente disponibilizam recursos e facilidades de pesquisa muito semelhantes entre si, com pequenas variações no uso das suas funções.
  • 37. Vamos, aqui, conhecer algumas das facilidades do Google, que é a máquina de busca mais utilizada no mundo atualmente. Posteriormente, você pode procurar conhecer também os recursos de outras máquinas de busca na Internet (Yahoo!, MSN, Altavista, entre outros).
  • 38. PESQUISA DE IMAGENS A pesquisa de Imagens do Google é de fácil compreensão , com milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção Imagens , na página principal do Google, e inserir os termos de referência da imagem desejada na caixa de pesquisa. Na página de resultados, são localizadas as imagens que se encontram em páginas que contêm os textos procurados. assista a animação
  • 39.  
  • 40. As imagens identificadas pelo serviço de Pesquisa de imagens do Google podem ter direitos de uso . Então, se for de interesse do usuário utilizar qualquer imagem localizada através do serviço, será necessário contactar o responsável pelo site onde a imagem está publicada, para obtenção das devidas permissões. Exercício Prático Utilize e experimente a ferramenta de pesquisa de imagens do Google (http://www.google.com.br) – opção Imagens – para localizar sites com ilustrações de “educação a distância”, “ sala de aula”, “arte na escola”, entre outras.
  • 41. Localização de informações em arquivos PDF, DOC, RTF, etc. Os resultados das pesquisas no Google incluem também arquivos do tipo Adobe Portable Document Format ( PDF ), Microsoft Word ( DOC ), Rich Text Format ( RTF ), entre outros. Apesar da publicação de arquivos com estes formatos não ser tão comum como a de arquivos HTML , pode haver informações de alta qualidade disponíveis nestes documentos . Assista a animação
  • 42. Termo de Informática: linguagem digital padrão em que são escritas as informações das páginas e sites publicados na Internet . HTML
  • 43. Essa busca é automática no Google e os arquivos são identificados na listagem dos resultados, para o usuário saber que um programa específico (Acrobat Reader, Word, etc.) será executado para abrir o arquivo. Para ver o seu resultado somente em arquivos DOC , simplesmente digite “ filetype:doc ”, dentro do box de procura, diante do termo de sua pesquisa. Isso vale para qualquer outro formato (PDF, RTF, etc.).
  • 44.  
  • 45. Utilize e experimente a busca de textos no interior de documentos do Google (http://www.google.com.br) para localizar arquivos PDF com os termos “ tecnologia” e “educação”. Faça o mesmo para arquivos DOC . Exercício Prático
  • 46. Páginas Semelhantes Quando se clica no link Páginas Semelhantes no resultado de uma busca, o Google vasculha automaticamente a Web atrás de outras páginas que estão fortemente relacionadas a este mesmo resultado.Se o conteúdo de um site específico for relevante à sua procura e você desejar ter mais informações, este link pode encontrar outros sites com conteúdo similar . Assista a animação                                                    
  • 47.  
  • 48. Exercício Prático Utilize e experimente a busca de Páginas Semelhantes a resultados do Google (http://www.google.com.br) para localizar outros sites após uma busca pelos termos “pesquisa na web”.
  • 49. Domínio Restrito Para procurar informações dentro de um domínio ou site específico, basta acrescentar o operador “ site:<dominio> ”, às informações digitadas na caixa de pesquisa do Google. Domínio Um domínio é o nome utilizado para localizar um endereço ou um computador na Internet. Por exemplo, o site do MEC encontra-se no domínio “mec.gov.br”.
  • 50.  
  • 51. Exercício Prático Utilize e experimente a busca do Google (http://www.google.com.br) em um Domínio Restrito para localizar informações e documentos sobre “ensino fundamental” e outros termos, somente no site do MEC. Exemplo: “ensino fundamental site:mec.gov.br”.
  • 52. Procura por expressões Para restringir a busca de informações, localizando apenas documentos que contenham uma expressão ou trecho de uma frase específica, basta digitar os termos da procura entre aspas .
  • 53. Assista a animação 1 Assista a animação 2
  • 54. Exercício Prático Utilize e experimente a procura por expressões do Google (http://www.google.com.br) para localizar informações e documentos sobre, por exemplo, “educação infantil indígena”. Digite a expressão sem aspas e pesquise. Depois, faça o mesmo inserindo aspas no início e no final do texto e verifique se os resultados se alteram.
  • 55. Inclusão e eliminação de palavras Para que o Google localize documentos que não contenham determinadas palavras , basta acrescentar o caractere “-” na frente do termo indesejado. Isso vale para operadores também: “-site:” (para eliminar os documentos que estejam em determinado site ou domínio), “-filetype:” (para eliminar os documentos em determinado formato), etc. Assista a animação
  • 56.  
  • 57. Exercício Prático Utilize e experimente a eliminação de expressões na procura do Google (http://www.google.com.br) para localizar informações e documentos sobre, por exemplo, “ jogos educativos”, que não contenham o termo “infantis”, ou seja, procure por: “jogos educativos –infantis”. Depois, faça o mesmo com outros termos de sua escolha, inserindo o caractere “-“ antes de algumas palavras e verifique se os resultados se alteram.                                                                                                                                                                      
  • 58. Outro filtro que pode ser aplicado aos resultados de uma busca pode ser incluído com o uso do caractere &quot;+“ antes do termo a ser utilizado na filtragem. Se for usado em conjunto com o sinal “-“ , após a eliminação de expressões, é feita uma nova filtragem para considerar apenas os resultados com o termo desejado . Assista a animação
  • 59.  
  • 60. Exercício Prático Utilize e experimente a filtragem de resultados de busca do Google (http://www.google.com.br) para localizar informações e documentos sobre, por exemplo, “borracha”. Em seguida, faça uma filtragem para eliminar os resultados sobre borracha escolar e uma refiltragem para borracha vegetal, ou seja, procure por: “borracha -escolar +vegetal”. Faça o mesmo com outros termos de sua escolha.
  • 61. Definições de termos Para encontrar alguns conceitos e definições de termos encontrados em alguns glossários on-line ou enciclopédias, basta incluir a expressão “define:” antes do termo desejado. Os resultados são obtidos dos sites mais utilizados para consulta a esses termos. Assista a animação
  • 62.  
  • 63. Exercício Prático Utilize e experimente a consulta a conceitos de termos no Google (http://www.google.com.br) para localizar algumas definições para o termo “educação”, ou seja, procure por: “define: educação”. Faça o mesmo com outros termos de sua escolha.
  • 64. Combinações de Recursos Uma das maiores vantagens dos recursos de pesquisa do Google é que eles podem ser combinados entre si, aumentando o poder de localização de informações à medida que a busca se torna mais especifica. Quanto mais recursos de pesquisa se incluem na mesma busca, mais restrita se torna a quantidade de resultados, aproximando a relevância dos sites encontrados com o que se deseja buscar.
  • 65. Exercício Prático Utilize e experimente a combinação dos recursos de pesquisa do Google (http://www.google.com.br) para localizar, por exemplo, documentos com a frase “ tecnologias em educação”, localizados no portal do MEC, no formato PDF, que não incluam o termo “infantil” e que somente estejam relacionados a educação a distância. Resumindo, procure por: “&quot;tecnologias em educação&quot; site:mec.gov.br filetype:pdf -infantil +distância”. Veja o total de documentos encontrados. Depois, faça o mesmo com outros termos de sua escolha.
  • 66. Maiúsculas, minúsculas, acentuação e pedaços de palavras As buscas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas e nem a acentuações. Todas as palavras, independentemente da forma como forem escritas, serão entendidas como minúsculas e sem acentos. Por exemplo, buscas por &quot;Educação&quot;, &quot;EdUCaçãO&quot; ou &quot;educacao&quot; trarão os mesmos resultados.
  • 67. Para conseguir resultados mais precisos, o Google não utiliza radicais de palavras nem caracteres substitutos . Em outras palavras, o Google procura exatamente pelas palavras inseridas no campo de busca. Se for inserida “ educ” ou “educaç”, o Google não procurará por “ educação”.
  • 68. Pesquisa avançada Freqüentemente, adicionar mais palavras e atributos a uma busca ampla ajuda a estreitá-la até você encontrar o que quer. Entretanto, o Google oferece uma página de pesquisa avançada , que facilita a aplicação dos atributos descritos acima à sua pesquisa, por meio de formulários. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção Pesquisa avançada , na página principal do Google, e inserir os termos de referência em cada caixa de pesquisa, de acordo com sua funcionalidade e descrição. r Atividade 2 – módulo 2 - Biblioteca material professor
  • 69.  
  • 70. Unidade 6 - Bibliotecas Virtuais.
  • 72. Na Internet podemos encontrar , além de informação, muito material educacional pronto e disponível para uso em sala de aula e/ou on-line. São bibliotecas virtuais, sites de educação, repositórios de objetos de aprendizagem, etc. Nesta unidade, vamos apresentar alguns destes ambientes, mas sugerimos fortemente que você esteja sempre fazendo uso dos recursos de pesquisa das máquinas de busca na Web para localizar e acessar outros sites e portais de conteúdo semelhante.
  • 73. Em todo caso, é sempre importante levar em consideração os direitos de uso de qualquer material disponibilizado na Internet. Nunca faça uso de materiais ou informações que não têm suas regras de utilização descritas claramente. Para Saber Mais Recomenda-se a leitura de um artigo que descreve esta preocupação no uso de objetos de aprendizagem. Leitura Complementar, em Biblioteca – Material do Professor, “ A Propriedade Intelectual e Objetos de Aprendizagem”.
  • 74. Atividade 3 – módulo 2 - Biblioteca material professor