SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 97
E-mail Marketing Sergio Mari Jr. @infonauta Aula 1 03/09/2011
Conteúdo Programático 0. O e-mail no marketing 1. Princípios do e-mail marketing 2. Elaboração do e-mail marketing 3. Regulamentação do uso de e-mail marketing 4. Ferramentas de criação e envio 5. Manutenção de banco de dados 6. Monitoramento e métrica de retorno
Para começar:E-mailmarketing zero
O Marketing na Administração
O Marketing 	Um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais. 	(American Marketing Association)
O Marketing
O Marketing
Promoção no Marketing 	São as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de: Informar aos consumidores a respeito de seus produtos. Formar a imagem da empresa. 	O Composto Promocional ouMix de Comunicação pode serdefinido como o conjunto de mensagens que o ofertante do produto comunica ao seu target.
Promoção no Marketing Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Merchandising Relações Públicas Eventos Patrocínio (cultural/esportivo) Venda Pessoal Assessoria de Imprensa Marketing Direto Marketing de Relacionamento Marketing de Gerrilha Marketing Digital
Promoção no Marketing 	Composto de Comunicação Mercadológica pressupõe a presença de várias elementos diferentes de Comunicação. 	Cada vez menos Publicidade e Propaganda. Cada vez mais BelowTheLine.
Promoção no Marketing Fonte: Projeto Inter-meios maio/2011
Internet no Marketing 	Evolução dos investimentos de marketing na internet segundo o projeto Inter-meios: Maio/2010: R$ 24.302.534,59 Maio/2011: R$ 29.178.776,76 Aumento de 20,06% em 12 meses. 	Mudança de metodologia anunciada para os próximos resultados coloca a internet a frente inclusive do meio revista.
E-mail no Marketing Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Merchandising Relações Públicas Eventos Patrocínio (cultural/esportivo) Venda Pessoal Assessoria de Imprensa Marketing Direto Marketing de Relacionamento Marketing de Gerrilha Marketing Digital
E-mail no Marketing
Newsletter 	Produto editorial com projeto gráfico padronizado. 	Periodicidade definida. 	Edições numeradas. 	Mais conteúdo do que promoção. 	Finalidade institucional.
E-mail marketing 	Impacto visual. 	Peça individual. 	Finalidade promocional. 	Características de anúncio.
Princípios do e-mail marketing um
Os 4Ps do E-mail Marketing 	Assim como o bom e velho conceitos dos 4Ps do Marketing (produto, preço, praça e promoção), há também o conceito de 4Ps do e-mail marketing. São eles: PROPOSTA PERTINÊNCIA PERMISSÃO PERMANÊNCIA Fonte: Rodrigo Almeida (Dinamize).
1. Proposta 	É a síntese do que a empresa está oferecendo no e-mail. 	Produto ou serviço em questão. 	Condições como preço, promoção, forma de pagamento, local de venda.
1. Proposta 	Como manda o conceito de Comunicação Integrada de Marketing, deve estar em harmonia com as outras ações de promoção realizadas pela empresa. 	Estar em harmonia é diferente de estar igual. Deve aproveitar as características da mídia. 	Essa adequação dá resultado!
1. Proposta 	A compreensão da proposta de cada peça de e-mail marketing depende de sua composição visual. 	O Layout da peça deve ser instigante e persuasivo, afinal, estamos falando de uma peça promocional.
2. Pertinência E-mail marketing, assim como tudo no Marketing Direto, só dá resultado quando é focado no público alvo. 	Pertinência diz respeito a quanto sua proposta é relevante para seu público alvo.
2. Pertinência 	O que garante a pertinência é a qualidade de suas listas de contato. 	É hora de pensar como profissionais. 	Quem quer utilizar o e-mail como ferramenta de marketing deve pretender melhorar a imagem de sua marca. Qualquer risco no sentido contrário deve ser evitado.
2. PERTINÊNCIA
2. Pertinência 	Deve-se EVITAR empresas que divulgam – via spam – listas milagrosas de milhares ou milhões de e-mails a preços absurdamente baixos. 	O uso de listas piratas pode ser constrangedor e você pode estar compactuando com um CRIME.
3. Permissão 	Leia-se OPT-IN. 	Uma empresa que não tem capacidade de formar um mailing próprio, também não tem capacidade de utilizar o e-mail marketing de maneira eficiente. 	Se você ainda não tem uma lista própria, comece com uma campanha de opt-in.
3. Permissão 	Pedir para que as pessoas se cadastrem ou cadastrem seus amigos em sua lista de contatos em troca de algum benefício ou algum brinde é apenas uma das formas de se fazer isso. Dá pra ser muito mais criativo. 	Se a empresa tem uma loja física ou se realiza algum evento, deve aproveitar a oportunidade para cadastrar os clientes pedindo autorização para enviar e-mails promocionais.
4. Permanência 	Leia-se OPT-OUT. 	Seus contatos devem desejar permanecer na sua lista. Se por algum motivo ele desejar sair, deixe-o. 	Isso não é de todo negativo. É uma oportunidade de conhecer seu target saber o que é pertinente para ele.
4. Permanência 	Se o e-mail marketing é uma mídia, ele também está sujeito às regras de penetração e, principalmente, de frequência de exposição. Frequência não quer dizer repetição. Repetição gera desistência.
O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras um ponto um
Pesquisa 	A Pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras” é realizada pela Focal Pesquisas encomendada pela Dinamize e pela WBI Brasil com o objetivo de identificar como as empresas utilizam o e-mail marketing como ferramenta de comunicação junto ao seu público-alvo. 	Nesta última edição foram ouvidos 2.845 profissionais de empresas brasileiras entre julho e novembro de 2009.
Pesquisa
Pesquisa 	63,2% do total das respostas apontam para o uso de software de e-mail individual, o que irá causar problemas no momento que a empresa desejar criar uma ação de comunicação com seus contatos, pois eles estão desagrupados. 	Apenas 22,7% das empresas possuem seu banco de dados integrados ao site, permitindo uma comunicação ágil e segmentada.
Pesquisa 	43,3% afirmaram enviar entre 11 e 30 mensagens e-mails por dia. 	22,4% afirmaram receber entre 31 e 50 mensagens e-mails por dia. 	96,4% afirmaram ler seus e-mails todos os dias.
Pesquisa Quantos boletins informativos você recebe por dia?
Pesquisa 	Qual seu procedimento ao receber spam? 49%leio quando me interessa o assunto 30,4%deleta sem ler 8,10%encaminho denúncia de spam para meu provedor 3,1%sempre leio 4%solicito exclusão do meu e-mail da lista 0,4% não informou
Pesquisa 	Que motivo te leva a se cadastrar em um site? 79,4% receber informação do mercado em que atuo 49,9% receber informações sobre eventos 49,4% receber notícias gerais 44,4% receber novidades sobre o mercado de trabalho 43,2% acompanhar a concorrência 41%receber promoções 10,1%responder pesquisas 3,5%não me cadastro
Pesquisa O que inibe você de se cadastrar em um site?
Pesquisa Já efetivou uma compra online após receber um e-mail?
Pesquisa Sua empresa desenvolve ações promocionais via e-mail?
Pesquisa Envia newsletters periodicamente a seus clientes?
Pesquisa Qual a periodicidade de envio?
Pesquisa Em qual dia da semana?
ELABORAÇÃO do e-mail marketing dois
Processo criativo universal
Breafing 	1º P – Proposta. 	Problema de comunicação que precisa ser resolvido. 	Prazo e investimento. 	Orientações para a criação.
Criação 	Dupla de Criação Redator e Diretor de Arte. 	Trio de CriaçãoCada vez mais comum das agências digitais: Redator e Diretor de Arte e Programador.
Criação 	Concepção visual da peça. Ideia criativa. 	Título, slogans e outros textos. 	Imagens.
Criação 	Concepção visual da peça. Ideia criativa. 	Título, slogans e outros textos. 	Imagens. NÃO TEM SEGREDO!
Produção 	Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Produção gráfica Produção fotográfica Produção audiovisual
Produção para mídia digital 	Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia.
Produção para mídia digital 	Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Qual o tamanho da tela? Que resolução utilizar? Qual a melhor síntese de cores? Em qual dispositivo será visualizada?
Produção para mídia digital 	Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Qual o tamanho da tela? Que resolução utilizar? Qual a melhor síntese de cores? Em qual dispositivo será visualizada? TEM SEGREDO!
Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3
Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3 <table> CSS2 inline
Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3 <table> CSS2 inline
Produção de e-mail marketing Dimensões da peça Tamanho da tela ,[object Object]
Lista de Pastas
Lista de mensagens___________________ Largura restante.
Produção de e-mail marketing 	Uso de imagens Nunca envie imagens em anexo. Coloque sempre suas imagens com link absoluto, ou seja, armazenadas em sua hospedagem. Ex.: http://www.seusite.com.br/imagens/news.jpg
Produção de e-mail marketing 	Uso de imagens Procure utilizar o atributo HTML ALT para suas imagens mais relevantes. Lembre-se que muitos de seus usuários não poderão visualizá-las e o texto alternativo vai ocupar o lugar delas.
ERRADO
CERTO
Produção de e-mail marketing 	Estilos CSS Tome muito cuidado ao utilizar estilos. Só existe uma maneira segura de utilizá-los, colocando-os “in line”, ou seja, entre as tags <body> e </body>. Programas de e-mail como o G-mail e Hotmail vão suprimir partes de seu código.
Produção de e-mail marketing Layers ou Tabelas? Não useTableless no seu e-mail.  Infelizmente para esse caso DIVs não são confiáveis. Procure manter seu código o mais “primitivo”  possível, ou seja, dê preferência para os antigos tags <font> e as já ultrapassadas <table>
Produção de e-mail marketing Então o que dá pra usar? http://www.campaignmonitor.com/css/
E-mail Marketing Sergio Mari Jr. @infonauta Aula 2 10/09/2011
REGULAMENTAÇÃO DO USO do e-mail marketing três
Regulamentação? 	Por que precisa de regulamentação para o uso do e-mail em ações de Marketing?
Regulamentação? 	Por causa do exagero. Nesse caso também conhecido como: SPAM 	www.antispam.br	 	Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.
SPAM como PROBLEMA 	O spam pode afetar os usuários do serviço de correio eletrônico de diversas formas. Exemplos: Não recebimento de e-mails: Boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de spams recebidos seja grande, ele corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas.
SPAM como PROBLEMA Gasto desnecessário de tempo: Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.
SPAM como PROBLEMA Aumento de custos e diminuição da liberdade: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe.
SPAM como PROBLEMA Perda de produtividade Conteúdo impróprio ou ofensivo Prejuízos financeiros causados por fraude
Voltando à regulamentação 	Existem algumas iniciativas em curso para minimizar o problema do exagero no uso do e-mail como ferramenta de marketing: Antispam.brhttp://www.antispam.br Marco regulatório civil da internet no Brasil http://culturadigital.br/marcocivil/ Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing da ABEMD http://www.abemd.org.br/
Ferramentas de criação e envio quatro
Pesquisa Sua empresa possui ferramenta de e-mail marketing?
Pesquisa Sua empresa pretende investir em uma solução de e-mail marketing?
Como as empresas enviam e-mail maketing? Como vimos, a maioria não tem ferramenta apropriada para isso. Então o que impera é o improviso.
Ferramentas profissionais Evitam que sua base de dados caia em mãos erradas Minimiza a possibilidade de seu domínio ser bloqueado por spam Ajuda a gerenciar sua base de dados Retorna métricas sobre a efetividade de suas campanhas... EXEMPLOS
Manutenção de banco de dados cinco
Inteligência de Marketing 	Já sabemos da importância de uma lista própria de contatos para a eficiência do e-mail Marketing. 	Para ser ainda mais eficiente a montagem e a manutenção dessa lista deve ser parte de um processo mais amplo: inteligência de marketing
Pesquisa
Inteligência de Marketing 	É um processo que envolve: levantamento de dados, a transformação destes dados em informações estratégicas e a transformação destas informações em conhecimento para uma determinada organização.
Informação = estratégia
Inteligência de Marketing 	Para suprir sua necessidade de informações, o Marketing deve harmonizar um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão. 	Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).
Elementos do SIM
Elementos do SIM Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. 	A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas. (ANEP)
Elementos do SIM ERP: Enterprise ResourcePlanning 	São Sistemas de Informação que visam integrar todos os processos e dados referentes à atuação de uma empresa. 	Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc.
Elementos do SIM 	CRM:CustomerRelationship Management 	São sistemas que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. 	São sofwares para gerenciar o relacionamento com os clientes.
MONITORAMENTO E MÉTRICAS DE RETORNO seis
Base de dados PROSPECÇÃO E ACUMULAÇÃO O número de contatos em sua base de dados deve ser a primeira métrica a ser monitorada. ,[object Object]
Quantos novos contatos foram conquistados
Quantos cancelaram,[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide shareGestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide shareGustavo Piopardo
 
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da Reputação
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da ReputaçãoNovas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da Reputação
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da ReputaçãoMarcelo Ivanovitch
 
Novas Mídias e a Gestão da Reputação
Novas Mídias e a Gestão da ReputaçãoNovas Mídias e a Gestão da Reputação
Novas Mídias e a Gestão da ReputaçãoNosdaComunicacao
 
Proposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryProposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryMedia Factory
 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Pedro Cordier
 
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start Up
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start UpGerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start Up
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start UpAline Broetto
 
Apresentação Redes Sociais
Apresentação Redes SociaisApresentação Redes Sociais
Apresentação Redes SociaisFabio Stefanini
 
Planejamento e Execução de Ações em Mídias Sociais
Planejamento e Execução de Ações em Mídias SociaisPlanejamento e Execução de Ações em Mídias Sociais
Planejamento e Execução de Ações em Mídias SociaisLucas VGR
 
2 - Conceitos do marketing digital
2 - Conceitos do marketing digital2 - Conceitos do marketing digital
2 - Conceitos do marketing digitalLuiz Agner
 
6 - Marketing de conteúdo 2
6 - Marketing de conteúdo 26 - Marketing de conteúdo 2
6 - Marketing de conteúdo 2Luiz Agner
 
Marketing Digital e Midias sociais
Marketing Digital e Midias sociaisMarketing Digital e Midias sociais
Marketing Digital e Midias sociaisJuarez Batista Neto
 
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social Media
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social MediaRedes Sociais - 10 Mandamentos de Social Media
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social MediaBruno Brito
 
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009Media Education
 
Etapas de uma estratégia de Social media optimization
Etapas de uma estratégia de Social media optimizationEtapas de uma estratégia de Social media optimization
Etapas de uma estratégia de Social media optimizationBruno de Souza
 
E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009
 E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009 E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009
E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009DOM Strategy Partners
 
Estratégias de Comunicação no Facebook
Estratégias de Comunicação no FacebookEstratégias de Comunicação no Facebook
Estratégias de Comunicação no FacebookPriscila Muniz
 

La actualidad más candente (20)

eBook 4
eBook 4eBook 4
eBook 4
 
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide shareGestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
 
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da Reputação
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da ReputaçãoNovas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da Reputação
Novas Mídias - Impactos na Gestão da Comunicação e da Reputação
 
Novas Mídias e a Gestão da Reputação
Novas Mídias e a Gestão da ReputaçãoNovas Mídias e a Gestão da Reputação
Novas Mídias e a Gestão da Reputação
 
Mídia Kit Oranges - Facebook
Mídia Kit Oranges - FacebookMídia Kit Oranges - Facebook
Mídia Kit Oranges - Facebook
 
Proposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryProposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media Factory
 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
 
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start Up
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start UpGerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start Up
Gerenciamento de conteúdo em mídias sociais / Start Up
 
Apresentação Redes Sociais
Apresentação Redes SociaisApresentação Redes Sociais
Apresentação Redes Sociais
 
Planejamento e Execução de Ações em Mídias Sociais
Planejamento e Execução de Ações em Mídias SociaisPlanejamento e Execução de Ações em Mídias Sociais
Planejamento e Execução de Ações em Mídias Sociais
 
2 - Conceitos do marketing digital
2 - Conceitos do marketing digital2 - Conceitos do marketing digital
2 - Conceitos do marketing digital
 
6 - Marketing de conteúdo 2
6 - Marketing de conteúdo 26 - Marketing de conteúdo 2
6 - Marketing de conteúdo 2
 
Marketing Digital e Midias sociais
Marketing Digital e Midias sociaisMarketing Digital e Midias sociais
Marketing Digital e Midias sociais
 
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social Media
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social MediaRedes Sociais - 10 Mandamentos de Social Media
Redes Sociais - 10 Mandamentos de Social Media
 
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009
Desafios em Social Media - Guilherme Valadares - Social Media Brasil 2009
 
Mídias Socias
Mídias SociasMídias Socias
Mídias Socias
 
Etapas de uma estratégia de Social media optimization
Etapas de uma estratégia de Social media optimizationEtapas de uma estratégia de Social media optimization
Etapas de uma estratégia de Social media optimization
 
E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009
 E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009 E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009
E-Book Web 2.0 DOM Strategy Partners 2009
 
As Redes Sociais
As Redes SociaisAs Redes Sociais
As Redes Sociais
 
Estratégias de Comunicação no Facebook
Estratégias de Comunicação no FacebookEstratégias de Comunicação no Facebook
Estratégias de Comunicação no Facebook
 

Similar a E-mail marketing: fundamentos e ferramentas

E mail marketing
E mail marketingE mail marketing
E mail marketingguest387aee
 
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X SpamCurso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X SpamO Melhor do Marketing
 
Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
Elementos essenciais para criar a Jornada do ClienteElementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
Elementos essenciais para criar a Jornada do ClienteFlavia de Araujo Vieira
 
Wp emm boas_praticas
Wp emm boas_praticasWp emm boas_praticas
Wp emm boas_praticasFabio Maia
 
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing Digital
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing DigitalPalestra sobre E-Mail Marketing - Marketing Digital
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing DigitalRodrigomarroni
 
Palestra sobre E-mail Marketing
Palestra sobre E-mail MarketingPalestra sobre E-mail Marketing
Palestra sobre E-mail MarketingCoach Marroni
 
Apresentação de Marketing Digital
Apresentação de Marketing DigitalApresentação de Marketing Digital
Apresentação de Marketing DigitalJayme Ventricci Jr.
 
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Pedro Cordier
 
Boas práticas de email marketing
Boas práticas de email marketingBoas práticas de email marketing
Boas práticas de email marketingAna Santos
 
Boas práticas de Email Marketing
Boas práticas de Email MarketingBoas práticas de Email Marketing
Boas práticas de Email MarketingYouLead
 
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...Impulso Digital
 
Aprenda a fazer email marketing de sucesso
Aprenda a fazer email marketing de sucessoAprenda a fazer email marketing de sucesso
Aprenda a fazer email marketing de sucessoAntonny Andersen
 
Projeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoProjeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoWill Black
 
Original ebook 9_erros_redes_sociais
Original ebook 9_erros_redes_sociaisOriginal ebook 9_erros_redes_sociais
Original ebook 9_erros_redes_sociaisAdriana Hollós
 

Similar a E-mail marketing: fundamentos e ferramentas (20)

Métricas Essenciais em E-mail Marketing
Métricas Essenciais em E-mail MarketingMétricas Essenciais em E-mail Marketing
Métricas Essenciais em E-mail Marketing
 
Métricas Essenciais do Email Marketing
Métricas Essenciais do Email MarketingMétricas Essenciais do Email Marketing
Métricas Essenciais do Email Marketing
 
E mail marketing
E mail marketingE mail marketing
E mail marketing
 
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X SpamCurso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam
Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam
 
Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
Elementos essenciais para criar a Jornada do ClienteElementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
 
Boas práticas de e mail marketing
Boas práticas de e mail marketingBoas práticas de e mail marketing
Boas práticas de e mail marketing
 
Wp emm boas_praticas
Wp emm boas_praticasWp emm boas_praticas
Wp emm boas_praticas
 
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing Digital
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing DigitalPalestra sobre E-Mail Marketing - Marketing Digital
Palestra sobre E-Mail Marketing - Marketing Digital
 
Palestra sobre E-mail Marketing
Palestra sobre E-mail MarketingPalestra sobre E-mail Marketing
Palestra sobre E-mail Marketing
 
Apresentação de Marketing Digital
Apresentação de Marketing DigitalApresentação de Marketing Digital
Apresentação de Marketing Digital
 
E- mail Marketing
E- mail MarketingE- mail Marketing
E- mail Marketing
 
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
 
Boas práticas de email marketing
Boas práticas de email marketingBoas práticas de email marketing
Boas práticas de email marketing
 
Boas práticas de Email Marketing
Boas práticas de Email MarketingBoas práticas de Email Marketing
Boas práticas de Email Marketing
 
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...
E-mail marketing e promoções: Tudo o que está faltando para você fazer dar ce...
 
5 ações de marketing digital para
5 ações de marketing digital para5 ações de marketing digital para
5 ações de marketing digital para
 
Aprenda a fazer email marketing de sucesso
Aprenda a fazer email marketing de sucessoAprenda a fazer email marketing de sucesso
Aprenda a fazer email marketing de sucesso
 
Projeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoProjeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigido
 
Original ebook 9_erros_redes_sociais
Original ebook 9_erros_redes_sociaisOriginal ebook 9_erros_redes_sociais
Original ebook 9_erros_redes_sociais
 
E-Mail Marketing
E-Mail MarketingE-Mail Marketing
E-Mail Marketing
 

Más de MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web

Más de MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web (20)

Aula 02 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
Aula 02 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...Aula 02 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
Aula 02 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
 
Aula 01 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
Aula 01 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...Aula 01 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
Aula 01 - Planejamento de Marketing Digital e Tópicos de Mobile Marketing - t...
 
Logistica aplicada ao e-business - aula 1 - turma 01 e 02
Logistica aplicada ao e-business - aula 1 - turma 01 e 02Logistica aplicada ao e-business - aula 1 - turma 01 e 02
Logistica aplicada ao e-business - aula 1 - turma 01 e 02
 
Cibercultura e redes sociais - aula 04 - turma 03
Cibercultura e redes sociais - aula 04 - turma 03Cibercultura e redes sociais - aula 04 - turma 03
Cibercultura e redes sociais - aula 04 - turma 03
 
Cibercultura e redes sociais - aula 03 - turma 03
Cibercultura e redes sociais - aula 03 - turma 03Cibercultura e redes sociais - aula 03 - turma 03
Cibercultura e redes sociais - aula 03 - turma 03
 
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - aula 03 - turma 01 e 02
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - aula 03 - turma 01 e 02Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - aula 03 - turma 01 e 02
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - aula 03 - turma 01 e 02
 
Cibercultura e redes sociais - aula 02 - turma 03
Cibercultura e redes sociais  - aula 02 - turma 03Cibercultura e redes sociais  - aula 02 - turma 03
Cibercultura e redes sociais - aula 02 - turma 03
 
Cibercultura e Redes sociais - aula 01 - turma 03
Cibercultura e Redes sociais - aula 01 - turma 03Cibercultura e Redes sociais - aula 01 - turma 03
Cibercultura e Redes sociais - aula 01 - turma 03
 
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 02
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 02Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 02
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 02
 
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 01
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 01Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 01
Comércio Eletrônico e Métodos de pagamento on line - Aula 01
 
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 4
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 4Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 4
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 4
 
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 3
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 3Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 3
Comportamento do consumidor online e gestão de marcas 3
 
Comportamento do consumidor e gestão de marcas aula 1 e 2
Comportamento do consumidor e gestão de marcas aula 1 e 2 Comportamento do consumidor e gestão de marcas aula 1 e 2
Comportamento do consumidor e gestão de marcas aula 1 e 2
 
Planejamento de Marketing Digital - Parte 5
Planejamento de Marketing Digital - Parte 5Planejamento de Marketing Digital - Parte 5
Planejamento de Marketing Digital - Parte 5
 
Planejamento de Marketing Digital - Parte 4
Planejamento de Marketing Digital - Parte 4Planejamento de Marketing Digital - Parte 4
Planejamento de Marketing Digital - Parte 4
 
Planejamento de Marketing Digital - Parte 3
Planejamento de Marketing Digital - Parte 3Planejamento de Marketing Digital - Parte 3
Planejamento de Marketing Digital - Parte 3
 
Planejamento de Marketing Digital - Parte 2
Planejamento de Marketing Digital - Parte 2Planejamento de Marketing Digital - Parte 2
Planejamento de Marketing Digital - Parte 2
 
Planejamento de Marketing Digital - Parte 1
Planejamento de Marketing Digital - Parte 1Planejamento de Marketing Digital - Parte 1
Planejamento de Marketing Digital - Parte 1
 
Métodos e técnicas de Pesquisa
Métodos e técnicas de PesquisaMétodos e técnicas de Pesquisa
Métodos e técnicas de Pesquisa
 
Kanban e Scrum: obtendo o melhor de ambos
Kanban e Scrum: obtendo o melhor de ambosKanban e Scrum: obtendo o melhor de ambos
Kanban e Scrum: obtendo o melhor de ambos
 

Último

PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 

Último (20)

PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 

E-mail marketing: fundamentos e ferramentas

  • 1. E-mail Marketing Sergio Mari Jr. @infonauta Aula 1 03/09/2011
  • 2. Conteúdo Programático 0. O e-mail no marketing 1. Princípios do e-mail marketing 2. Elaboração do e-mail marketing 3. Regulamentação do uso de e-mail marketing 4. Ferramentas de criação e envio 5. Manutenção de banco de dados 6. Monitoramento e métrica de retorno
  • 4. O Marketing na Administração
  • 5. O Marketing Um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais. (American Marketing Association)
  • 8. Promoção no Marketing São as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de: Informar aos consumidores a respeito de seus produtos. Formar a imagem da empresa. O Composto Promocional ouMix de Comunicação pode serdefinido como o conjunto de mensagens que o ofertante do produto comunica ao seu target.
  • 9. Promoção no Marketing Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Merchandising Relações Públicas Eventos Patrocínio (cultural/esportivo) Venda Pessoal Assessoria de Imprensa Marketing Direto Marketing de Relacionamento Marketing de Gerrilha Marketing Digital
  • 10. Promoção no Marketing Composto de Comunicação Mercadológica pressupõe a presença de várias elementos diferentes de Comunicação. Cada vez menos Publicidade e Propaganda. Cada vez mais BelowTheLine.
  • 11. Promoção no Marketing Fonte: Projeto Inter-meios maio/2011
  • 12. Internet no Marketing Evolução dos investimentos de marketing na internet segundo o projeto Inter-meios: Maio/2010: R$ 24.302.534,59 Maio/2011: R$ 29.178.776,76 Aumento de 20,06% em 12 meses. Mudança de metodologia anunciada para os próximos resultados coloca a internet a frente inclusive do meio revista.
  • 13. E-mail no Marketing Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Merchandising Relações Públicas Eventos Patrocínio (cultural/esportivo) Venda Pessoal Assessoria de Imprensa Marketing Direto Marketing de Relacionamento Marketing de Gerrilha Marketing Digital
  • 15. Newsletter Produto editorial com projeto gráfico padronizado. Periodicidade definida. Edições numeradas. Mais conteúdo do que promoção. Finalidade institucional.
  • 16. E-mail marketing Impacto visual. Peça individual. Finalidade promocional. Características de anúncio.
  • 17. Princípios do e-mail marketing um
  • 18. Os 4Ps do E-mail Marketing Assim como o bom e velho conceitos dos 4Ps do Marketing (produto, preço, praça e promoção), há também o conceito de 4Ps do e-mail marketing. São eles: PROPOSTA PERTINÊNCIA PERMISSÃO PERMANÊNCIA Fonte: Rodrigo Almeida (Dinamize).
  • 19. 1. Proposta É a síntese do que a empresa está oferecendo no e-mail. Produto ou serviço em questão. Condições como preço, promoção, forma de pagamento, local de venda.
  • 20. 1. Proposta Como manda o conceito de Comunicação Integrada de Marketing, deve estar em harmonia com as outras ações de promoção realizadas pela empresa. Estar em harmonia é diferente de estar igual. Deve aproveitar as características da mídia. Essa adequação dá resultado!
  • 21. 1. Proposta A compreensão da proposta de cada peça de e-mail marketing depende de sua composição visual. O Layout da peça deve ser instigante e persuasivo, afinal, estamos falando de uma peça promocional.
  • 22. 2. Pertinência E-mail marketing, assim como tudo no Marketing Direto, só dá resultado quando é focado no público alvo. Pertinência diz respeito a quanto sua proposta é relevante para seu público alvo.
  • 23.
  • 24. 2. Pertinência O que garante a pertinência é a qualidade de suas listas de contato. É hora de pensar como profissionais. Quem quer utilizar o e-mail como ferramenta de marketing deve pretender melhorar a imagem de sua marca. Qualquer risco no sentido contrário deve ser evitado.
  • 26. 2. Pertinência Deve-se EVITAR empresas que divulgam – via spam – listas milagrosas de milhares ou milhões de e-mails a preços absurdamente baixos. O uso de listas piratas pode ser constrangedor e você pode estar compactuando com um CRIME.
  • 27. 3. Permissão Leia-se OPT-IN. Uma empresa que não tem capacidade de formar um mailing próprio, também não tem capacidade de utilizar o e-mail marketing de maneira eficiente. Se você ainda não tem uma lista própria, comece com uma campanha de opt-in.
  • 28. 3. Permissão Pedir para que as pessoas se cadastrem ou cadastrem seus amigos em sua lista de contatos em troca de algum benefício ou algum brinde é apenas uma das formas de se fazer isso. Dá pra ser muito mais criativo. Se a empresa tem uma loja física ou se realiza algum evento, deve aproveitar a oportunidade para cadastrar os clientes pedindo autorização para enviar e-mails promocionais.
  • 29. 4. Permanência Leia-se OPT-OUT. Seus contatos devem desejar permanecer na sua lista. Se por algum motivo ele desejar sair, deixe-o. Isso não é de todo negativo. É uma oportunidade de conhecer seu target saber o que é pertinente para ele.
  • 30. 4. Permanência Se o e-mail marketing é uma mídia, ele também está sujeito às regras de penetração e, principalmente, de frequência de exposição. Frequência não quer dizer repetição. Repetição gera desistência.
  • 31. O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras um ponto um
  • 32. Pesquisa A Pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras” é realizada pela Focal Pesquisas encomendada pela Dinamize e pela WBI Brasil com o objetivo de identificar como as empresas utilizam o e-mail marketing como ferramenta de comunicação junto ao seu público-alvo. Nesta última edição foram ouvidos 2.845 profissionais de empresas brasileiras entre julho e novembro de 2009.
  • 34. Pesquisa 63,2% do total das respostas apontam para o uso de software de e-mail individual, o que irá causar problemas no momento que a empresa desejar criar uma ação de comunicação com seus contatos, pois eles estão desagrupados. Apenas 22,7% das empresas possuem seu banco de dados integrados ao site, permitindo uma comunicação ágil e segmentada.
  • 35. Pesquisa 43,3% afirmaram enviar entre 11 e 30 mensagens e-mails por dia. 22,4% afirmaram receber entre 31 e 50 mensagens e-mails por dia. 96,4% afirmaram ler seus e-mails todos os dias.
  • 36. Pesquisa Quantos boletins informativos você recebe por dia?
  • 37. Pesquisa Qual seu procedimento ao receber spam? 49%leio quando me interessa o assunto 30,4%deleta sem ler 8,10%encaminho denúncia de spam para meu provedor 3,1%sempre leio 4%solicito exclusão do meu e-mail da lista 0,4% não informou
  • 38. Pesquisa Que motivo te leva a se cadastrar em um site? 79,4% receber informação do mercado em que atuo 49,9% receber informações sobre eventos 49,4% receber notícias gerais 44,4% receber novidades sobre o mercado de trabalho 43,2% acompanhar a concorrência 41%receber promoções 10,1%responder pesquisas 3,5%não me cadastro
  • 39. Pesquisa O que inibe você de se cadastrar em um site?
  • 40. Pesquisa Já efetivou uma compra online após receber um e-mail?
  • 41. Pesquisa Sua empresa desenvolve ações promocionais via e-mail?
  • 42. Pesquisa Envia newsletters periodicamente a seus clientes?
  • 43. Pesquisa Qual a periodicidade de envio?
  • 44. Pesquisa Em qual dia da semana?
  • 45. ELABORAÇÃO do e-mail marketing dois
  • 47. Breafing 1º P – Proposta. Problema de comunicação que precisa ser resolvido. Prazo e investimento. Orientações para a criação.
  • 48. Criação Dupla de Criação Redator e Diretor de Arte. Trio de CriaçãoCada vez mais comum das agências digitais: Redator e Diretor de Arte e Programador.
  • 49. Criação Concepção visual da peça. Ideia criativa. Título, slogans e outros textos. Imagens.
  • 50. Criação Concepção visual da peça. Ideia criativa. Título, slogans e outros textos. Imagens. NÃO TEM SEGREDO!
  • 51. Produção Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Produção gráfica Produção fotográfica Produção audiovisual
  • 52. Produção para mídia digital Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia.
  • 53. Produção para mídia digital Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Qual o tamanho da tela? Que resolução utilizar? Qual a melhor síntese de cores? Em qual dispositivo será visualizada?
  • 54. Produção para mídia digital Adaptar a criação para as possibilidades técnicas da mídia. Qual o tamanho da tela? Que resolução utilizar? Qual a melhor síntese de cores? Em qual dispositivo será visualizada? TEM SEGREDO!
  • 55. Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3
  • 56. Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3 <table> CSS2 inline
  • 57. Produção de e-mail marketing Tableless Padrões web HTML 5 CSS 3 <table> CSS2 inline
  • 58.
  • 61. Produção de e-mail marketing Uso de imagens Nunca envie imagens em anexo. Coloque sempre suas imagens com link absoluto, ou seja, armazenadas em sua hospedagem. Ex.: http://www.seusite.com.br/imagens/news.jpg
  • 62.
  • 63. Produção de e-mail marketing Uso de imagens Procure utilizar o atributo HTML ALT para suas imagens mais relevantes. Lembre-se que muitos de seus usuários não poderão visualizá-las e o texto alternativo vai ocupar o lugar delas.
  • 65. CERTO
  • 66. Produção de e-mail marketing Estilos CSS Tome muito cuidado ao utilizar estilos. Só existe uma maneira segura de utilizá-los, colocando-os “in line”, ou seja, entre as tags <body> e </body>. Programas de e-mail como o G-mail e Hotmail vão suprimir partes de seu código.
  • 67. Produção de e-mail marketing Layers ou Tabelas? Não useTableless no seu e-mail. Infelizmente para esse caso DIVs não são confiáveis. Procure manter seu código o mais “primitivo” possível, ou seja, dê preferência para os antigos tags <font> e as já ultrapassadas <table>
  • 68. Produção de e-mail marketing Então o que dá pra usar? http://www.campaignmonitor.com/css/
  • 69. E-mail Marketing Sergio Mari Jr. @infonauta Aula 2 10/09/2011
  • 70. REGULAMENTAÇÃO DO USO do e-mail marketing três
  • 71. Regulamentação? Por que precisa de regulamentação para o uso do e-mail em ações de Marketing?
  • 72. Regulamentação? Por causa do exagero. Nesse caso também conhecido como: SPAM www.antispam.br Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.
  • 73. SPAM como PROBLEMA O spam pode afetar os usuários do serviço de correio eletrônico de diversas formas. Exemplos: Não recebimento de e-mails: Boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de spams recebidos seja grande, ele corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas.
  • 74. SPAM como PROBLEMA Gasto desnecessário de tempo: Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.
  • 75. SPAM como PROBLEMA Aumento de custos e diminuição da liberdade: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe.
  • 76. SPAM como PROBLEMA Perda de produtividade Conteúdo impróprio ou ofensivo Prejuízos financeiros causados por fraude
  • 77. Voltando à regulamentação Existem algumas iniciativas em curso para minimizar o problema do exagero no uso do e-mail como ferramenta de marketing: Antispam.brhttp://www.antispam.br Marco regulatório civil da internet no Brasil http://culturadigital.br/marcocivil/ Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing da ABEMD http://www.abemd.org.br/
  • 78. Ferramentas de criação e envio quatro
  • 79. Pesquisa Sua empresa possui ferramenta de e-mail marketing?
  • 80. Pesquisa Sua empresa pretende investir em uma solução de e-mail marketing?
  • 81. Como as empresas enviam e-mail maketing? Como vimos, a maioria não tem ferramenta apropriada para isso. Então o que impera é o improviso.
  • 82.
  • 83. Ferramentas profissionais Evitam que sua base de dados caia em mãos erradas Minimiza a possibilidade de seu domínio ser bloqueado por spam Ajuda a gerenciar sua base de dados Retorna métricas sobre a efetividade de suas campanhas... EXEMPLOS
  • 84. Manutenção de banco de dados cinco
  • 85. Inteligência de Marketing Já sabemos da importância de uma lista própria de contatos para a eficiência do e-mail Marketing. Para ser ainda mais eficiente a montagem e a manutenção dessa lista deve ser parte de um processo mais amplo: inteligência de marketing
  • 87. Inteligência de Marketing É um processo que envolve: levantamento de dados, a transformação destes dados em informações estratégicas e a transformação destas informações em conhecimento para uma determinada organização.
  • 89. Inteligência de Marketing Para suprir sua necessidade de informações, o Marketing deve harmonizar um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão. Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).
  • 91. Elementos do SIM Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas. (ANEP)
  • 92. Elementos do SIM ERP: Enterprise ResourcePlanning São Sistemas de Informação que visam integrar todos os processos e dados referentes à atuação de uma empresa. Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc.
  • 93. Elementos do SIM CRM:CustomerRelationship Management São sistemas que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. São sofwares para gerenciar o relacionamento com os clientes.
  • 94. MONITORAMENTO E MÉTRICAS DE RETORNO seis
  • 95.
  • 96. Quantos novos contatos foram conquistados
  • 97.
  • 98. Resultados de Campanha E-MAIL BOUNCES São os e-mails que não tinham erros na digitação, mas apresentaram erros depois do envio. Motivos: E-mail não existe mais. Domínio não existe mais. Caixa cheia. Mensagem recusada pelo servidor (SPAM).
  • 99. Resultados de Campanha E-MAIL ABERTOS Os e-mails abertos são aqueles que os usuários visualizaram. Essa métrica é fundamental para avaliar a relevância do texto que você utilizou no campo assunto.
  • 100. Resultados de Campanha E-MAILS CLICADOS Equivalente a CTR = taxa de clicks Quantas das pessoas que abriram sua mensagem clicaram na sua oferta e chegaram até sua landingpage. É possível utilizar ferramentas como o Google Analytics para obter essa métrica.