Publicidad
Publicidad

Más contenido relacionado

Publicidad

Sistema circulatório

  1. SISTEMA CIRCULATÓRIO  Ana Paula da Silva Mariano  Daniela da Silva Rodrigues  Danielle Franck Barbosa
  2. O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças. O sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de defesa, etc. Tipos de sistema circulatório Muitos seres vivos não apresentam um sistema circulatório, como é o caso dos protistas, poríferos, celenterados, platelmintos e nematelmintos. Outros não possuem um sistema circulatório verdadeiro, como é o caso dos celenterados e dos equinodermos. Os celenterados possuem um sistema gastrovascular e os equinodermos possuem um sistema ambulacrário, e neste não há liquido sanguíneo.
  3. Sistema circulatório aberto ou lacunar É o tipo de sistema circulatório dos moluscos e artrópodes. O coração é pouco musculoso e composto por câmaras que bombeiam a hemolinfa, que é um tipo de sangue sem pigmentos. Esta hemolinfa é bombeada por um vaso dorsal e cai em cavidades do corpo do animal onde realiza trocas gasosas e depois é coletado pelos vasos e lacunas, voltando ao coração. Em artrópodes o coração é um tubo muscular longo. Esta circulação é chamada de aberta, pois o sangue não circula totalmente dentro dos vasos. Circulação fechada Neste tipo de circulação todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. É mais evoluída que a circulação simples, o coração é mais musculoso, há capilares, a pressão sanguínea e velocidade do fluxo são maiores e a quantidade de alimento que pode ser transportado por unidade de tempo também é maior. Encontramos este tipo de circulação nos anelídeos e nos vertebrados, e nestes últimos, ela pode ser simples ou dupla.
  4. Circulação fechada simples Só existe um tipo de sangue, o venoso. Ocorre em vertebrados de respiração branquial – os peixes. O sangue realiza trocas gasosas nas brânquias e retorna ao coração. Circulação fechada dupla Neste tipo de circulação há dois tipos de sangue: o sangue venoso e o sangue arterial, pois há circulação pulmonar e circulação sistêmica. Esses dois tipos de sangue nuca saem da rede de vasos sanguíneos. Pode ser dividida em completa e incompleta. Quando há mistura dos dois tipos de sangue porque o coração possui menos de quatro câmaras ou a separação destas é incompleta, a circulação é dita incompleta. Se não há mistura dos dois tipos de sangue, ela é dita completa.
  5. Sistema cardiovascular em humanos Coração O coração é uma bomba em forma de cone e se localiza no mediastino, entre os pulmões. Está envolvido em uma dupla membrana chamada pericárdio. Esta membrana pode inflamar e causar pericardite. O coração é formado por músculos e necessita de gás oxigênio para seu funcionamento. Esse suprimento de gás através do sangue pelas artérias. Câmaras do coração O coração humano é composto de quatro câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. Os átrios estão na região superior do coração e são menores que os ventrículos. Os átrios possuem um septo que os separam, chamado septo interatrial, e os ventrículos são separados pelo septo interventricular.
  6. Vasos do coração O sangue venoso entra no átrio direito pela veia cava inferior e veia cava superior. As quatro veias pulmonares trazem sangue da circulação pulmonar pelo átrio esquerdo. O sangue que sai do coração em direção ao corpo sai pela artéria aorta e o sangue que vai para os pulmões sai pelas artérias pulmonares.
  7. Valvas do coração (válvulas) As valvas servem para direcionar o fluxo sanguíneo pelas câmaras do coração. Entre os átrios e ventrículos encontramos as valvas atrioventriculares, também chamadas de bicúspide ou mitral. Estas valvas impedem que o sangue que foi para o ventrículo retorne para o átrio quando há contração. As valvas que impedem que o sangue que sai do coração retorne para o ventrículo são chamadas valvas semilunares.
  8. Tipos de circulação Circulação pulmonar É a circulação no qual o sangue que sai do coração e está rico em gás carbônico é levado até o pulmão, onde é oxigenado e retorna ao coração. Circulação sistêmica É o tipo de circulação na qual o sangue oxigenado sai do coração em direção ao corpo, irriga os tecidos onde ocorrem as trocas gasosas e ele volta para o coração rico em gás carbônico. Circulação pelo coração O sangue rico em gás carbônico do corpo chega ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no átrio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo direito, que também se contrai, bombeando este sangue para o pulmão através da artéria pulmonar até a rede de capilares do pulmão onde ocorrerá a troca gasosa. O pulmão recebe o gás carbônico e fornece oxigênio ao sangue, que retorna ao coração pelas veias pulmonares, que entram no átrio esquerdo. O átrio esquerdo bombeia o sangue para o ventrículo esquerdo, que bombeia este sangue rico em oxigênio pela artéria aorta para o corpo, onde vai chegar ate uma rede de capilares que irrigam os tecidos, onde o oxigênio é fornecido ás células e recebe gás carbônico, retornando ao coração pelas veias cavas.
  9. Doenças do Sistema Circulatório
  10. Infarto do Miocárdio Quando o sangue passa pelo coração, ele não consegue irrigar o tecido. É para isso que serve a coronária, uma ramificação da Artéria Aorta. Ela fornece os nutrientes para as células do miocárdio, o músculo que movimenta o coração. Agora pense: e se o sangue não puder chegar até o miocárdio? Se a artéria coronária entupisse? Os nutrientes não chegariam nas células, que não poderiam produzir energia, assim parte do tecido morreria. Se o miocárdio não funciona o coração não bombeia e o sangue não chega para as células do corpo todo. É assim que acontece um infarto, causando morte súbita ou parada cardíaca. Há vários modos de se ter um entopimento, como por exemplo: Estudos mostram que pessoas que não tomam café da tem demosntrado maior quantidade da proteína betatromboglobulina. Embora essas pessoas estejam sadias, a quantidade desta proteína se apresenta 7 vezes maior do que o normal. É perigoso pois esta proteína se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, podendo causar um infarto. Isso mostra a importância de tomar um café da manha completo todos os dias.
  11. Arteriosclerose Pode causar um Infarto do Miocárdio. É um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que faz com que eles endureçam, e diminui a passagem de sangue, podendo até obstruir a artéria completamente. Caso ela aconteça na artéria coronária, pode levar à um infarto. Exestem 2 tipos de colesterol: LDL = é o chamado "colesterol ruim", pois se acumula muito facilmente nas paredes dos vasos.HDL = é o chamado "colesterol bom", pois ajuda a retirar o LDL das paredes dos vasos.Por isso, dietas ricas em alimentos gordurosos, como frituras e fast-food, não sao indicadas. É pela grande quantidade de fast-food's (Mac'Donalds principalmente) que o infarto do miocárdio é a causa mais comum de morte do Estados Unidos. Então, antes de escolher um lanche pense no bem ou no mal que ele pode te fazer! Frutas, vegetais e cereais não têm colesterol. Ah! E não deixe de se exercitar!
  12. Trombose É a formação de um trombo (coágulo do sangue) dentro de um vaso sanguíneo. A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso. Dependendo do local e do tamanho do trombo, a trombose pode causar um Infarto do Miocárdio.
  13. Hipertensão É causada pelo aumento da pressão arterial. Quando de origem genética, não tem tratamento. Aumento da pressão pode ocorrer por várias causas: exercícios físicos, nervosismo, consumo de drogas e álcool, etc.Só se pode confirmar hipertensão quando o paciente apresenta pressão alta fixamente, ou seja, enquanto pratica qualquer atividade, em qualquer estado, a qualquer hora do dia. A hipertensão também é difícil de ser notada.O aumento contínuo da pressão arterial pode afetar de vários modos, causando:- Infarto do Miocárdio- Acidente Vascular Cerebral- Insuficiência renal- Diminuição da visão e problemas na retina
  14. Arritimia São alterações no ritmo de batimento cardíaco, ou seja, quando o espaço entre os batimentos é desigual. Pode causar morte súbita ou evoluir para Insuficiência Cardíaca.Quando os batimentos são muito rápidos, é a taquicardia. Quando são muito lentos, é chamada bradicardia. Porem, os batimentos podem ser apenas irregulares.
  15. Embolia É a obstrução de um vaso causada pelo deslocamento de um êmbolo até o local da obstrução. O êmbolo pode ser um coágulo, um tecido adiposo (com gordura), ar, ou qualquer outro "objeto" estranho. Pode levar à obstruções de vasos, e dependendo do local, a um infarto do miocárdio. insuficiência Cardíaca É quando um dos lados do coração não consegue mais bombear, e não pode empurrar o sangue para seguir pelos vasos. A Insuficiências cardíaca, não é uma doença do coração por si só, é uma incapacidade do coração de efetuar sua função adequadamente devido à outras enfermidades, com por exemplo a Arritimia.
  16. FIliarose ou Elefantíase É o entupimento dos capilares linfáticos pelo verme Wuchereria bancrofti, transmitido pela fêmea do mosquito Culex. Após a contaminação, a linfa começa a se acumular e a pele incha. Para o tratamento, são usados antiparasiticos como mebendazole. É importante tratar as infecções secundárias. A doença deve ser tratada no início, quando ainda está fraca, caso se passe muito tempo e a situação se agrave, pode não ter cura.
Publicidad