Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

Geografia do Brasil - Relevo e Vegetacao Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]

Apresentação sobre GEOGRAFIA DO BRASIL RELEVO E VEGETAÇÃO Prof Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]. Baixe grátis!

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Geografia do Brasil - Relevo e Vegetacao Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]

  1. 1. RELEVO E VEGETAÇÃO BRASIL Prof. Marco Aurélio Gondim 21/07/2008
  2. 2. ESTRUTURA GEOLÓGICA Escudos antigos ou maciços cristalinos: São blocos imensos de rochas muito antigas, as primeiras que apareceram na crosta terrestre. Correspondem a 36% do território nacional. Bacias Sedimentares: São depressões relativas, ou seja, planos mais baixos encontrados nos escudos, preenchidos por detritos ou sedimentos das áreas próximas. Correspondem a 64% do território nacional.
  3. 3. RELEVO BRASILEIRO
  4. 4. RELEVO BRASILEIRO
  5. 5. RELEVO BRASILEIRO  PLANALTOS:São terrenos mais antigos, relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.  PLANÍCIES: São áreas essencialmente planas, formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas  DEPRESSÕES:São áreas mais baixas que as altitudes das áreas adjacentes, inclusive aquelas que se encontram abaixo do nível do mar.
  6. 6. VEGETAÇÃO BRASILEIRA
  7. 7. VEGETAÇÃO BRASILEIRA
  8. 8. ATUAL VEGETAÇÃO BRASILEIRA
  9. 9. FLORESTA AMAZÔNICA  Cobre 40% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro- Oeste e Nordeste.  Divide-se em: - mata de igapó - mata de várzea - mata de terra firme
  10. 10. CAATINGA  Predomina na região de clima semi-árido do Nordeste.  É uma formação vegetal tipicamente xerófita.
  11. 11. MATA DOS COCAIS Transição entre os ecossistemas da Floresta Amazônica e da caatinga. Presença de babaçu e carnaúba.
  12. 12. CERRADO  Predomina no planalto Central, com manchas esparsas na Amazônia, região da caatinga do Nordeste, São Paulo e Paraná).  Cobre mais de 20% do território nacional.  Áreas de clima tropical.  Divide-se em: - Cerradão - Cerrado
  13. 13. PANTANAL Complexo do Pantanal: vegetação reúne espécies da floresta, dos campos, do cerrado e caatinga.
  14. 14. MATA DE ARAUCÁRIA  Regiões de clima subtropical e tropical de altitude, que apresentam regular distribuição das chuvas por todos os meses do ano, estende-se desde o sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul. Muito comum no Planalto Meridional.
  15. 15. CAMPOS  Predominância de gramíneas.  Aparecem em manchas esparsas.  Em MS, são chamados de chamados de campos de vacaria. Rio Grande do Sul
  16. 16. MATA ATLÂNTICA  Estende-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, junto ao litoral, quase sem interrupções.
  17. 17. BIOMAS BRASILEIROS  Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. (IBGE)
  18. 18. BIOMA ≠ VEGETAÇÃO Veja abaixo exemplos de recortes dos mapas: Mapa de Biomas do Brasil Mapa de Vegetação do Brasil
  19. 19. FONTE  IBGE  FOTOS: BANCO DE IMAGENS WIKIPÉDIA Prof. Marco Aurélio Gondim 21/07/2008
  20. 20. QUEM SÃO ESTES HOMENS?

×