SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 16
Curso Geral de Naturopatia e Ciências Tradicionais HolísticasMedicina AyurvédicaDocente: Michele Pó A importância dos Sub-Doshas no diagnóstico – Sub-Doshas de Pitta Discente: Joaquim Pereira 29 de Janeiro de 2010
Resumo de conteúdos Introdução Tipos de constituição Características generalizadas de cada um dos Doshas Pitta e os seus Sub-Doshas  Sub-Doshas de Pitta – desequilíbrios e “mezinhas” Conclusão Bibliografia
Introdução No âmbito da disciplina de Medicina Ayurvédica, foi-me proposto que realiza-se um trabalho académico sobre a importância dos Sub-Doshas de Pitta no diagnóstico. Vou começar por fazer uma breve descrição sobre os três Doshas – Vata, Pitta e Kapha – e da sua relação com os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter). De seguida, vou distinguir os 5 Sub-Doshas de Pitta, referindo a sua função, localização e falar dos seus desequilíbrios. Para terminar, vou finalizar com breves conclusões que tirei com a realização deste trabalho.
Tipos de constituição  Os 5 elementos e a formação dos Dosha; Teoria tri-Dosha; Vata-Pitta, Vata-Kapha, Pitta-Kapha e Vitta-Pitta-Kapha.
Características generalizadas de cada um dos Doshas Vata: rapidez, agilidade e leveza nas actividades e no andar, estrutura esguia e magra com estrutura física leve, sono leve e interrompido (insónia), rapidez de memorização e de esquecimento, mente preocupada, fome e digestão irregulares, com tendência à constipação, explosão repentina de emoções com curta duração, gostam de animação e mudanças, gostam muito de falar. Comummente sofrem de ansiedade, doenças do sistema nervoso e ósteo-articular. Têm olhos pequenos e lábios finos. Andam rápido, sentem muito frio e não toleram o vento; Kapha: lentidão e graciosidade nas actividades e no andar, estrutura forte e sólida, com ombros e quadris largos e tendência à obesidade. Têm sono profundo e prolongado, lentidão para absorver novas informações, mas boa memória, afeição, calma, tolerância e generosidade, embora com tendência à possessividade, digestão lenta. Procuram consolo emocional nos alimentos. Costumam ter tendência à diabetes mellitus, Hipercolesterolemia, excesso de muco na árvore respiratória e depressão;
Características generalizadas de cada um dos Doshas Pitta: vigor, resistência e estrutura mediana (nem gordos nem magros), empreendedores, gostam de desafios e sob tensão tendem à raiva e à irritabilidade. Têm boa digestão e detestam omitir alguma refeição, pois sentem muita fome e sede às refeições. Geralmente exageram na quantidade de comida mas não engordam. Têm aversão ao calor e costumam acordar à noite com calor e sede. Geralmente têm pele clara e cheia de sardas. Têm tendência ao cabelo grisalho precocemente e vivem consultando as horas, pois ressentem-se pela perda de tempo. São exigentes e críticos, chegando a ser, por vezes, sarcásticos. Comummente são afectados por hipertensão arterial, gastrites, enxaquecas e acne.
Pitta e os seus Sub-Doshas  Pitta é responsável pelo metabolismo e por tudo que envolver transformação, como a digestão dos alimentos. O seu órgão primordial é o intestino delgado e pode ser encontrado nos olhos, oleosidade da pele, sangue, fígado e vesícula biliar, glândulas sebáceas, suor e no estômago na forma de enzimas digestivas.  Pitta divide-se em 5 Sub-Doshas: Pachaka Pitta (elemento Fogo)  Ranjaka Pitta (elemento Água)  Sadhaka Pitta (elemento Éter) Alochaka Pitta (elemento Ar) Bhrajaka Pitta (elemento Terra)
Pachaka Pitta Localizado no estômago, intestino delgado e intestino grosso . É responsável pelo processo de conversão primária do organismo, a digestão dos alimentos.  Composto pelos ácidos do estômago, sais biliares e outros sucos digestivos. Ao se misturar com os alimentos, Pachaka aumenta o fogo (elemento ácido) no trato digestivo, garantindo que o alimento é propriamente digerido. Quimicamente, Pachaka separa a essência nutricional proveniente dos resíduos sólidos e líquidos, e separar o ar do muco. O bom funcionamento de Pachaka Pitta e essencial para o correcto processamento dos restantes quatro Sub-Doshas de Pitta.  Resumindo: Pachaka Pitta é responsável pela digestão, absorção e assimilação dos alimentos no estômago e nos intestinos grosso e delgado. Regula também a temperatura corporal.
Ranjaka Pitta Localizado no estômago, no fígado, no baço e nos glóbulos vermelhos (eritrócitos).  É responsável por converter os nutrientes dos alimentos numa forma directamente assimilável pela corrente sanguínea.  Leva os nutrientes processados pelo baço, fígado e vesícula biliar e mistura-os directamente no sangue.  Ranjaka Pitta promove a cor de todos os tecidos do corpo,  pele, cabelos, olhos, sangue, bílis, fezes, urina, etc. É também a inteligência que promove o equilíbrio químico do sangue e a distribuição dos nutrientes pela corrente sanguínea, estando relacionado com a síntese de hemoglobina,  com as células vermelhas e com a medula óssea.  Podemos observar o seu desequilíbrio através da esclerótica nos olhos (quando está amarela, pode indicar intoxicação no fígado, assim como raiva excessiva, emoção conectada com este Sub-Dosha).
Sadhaka Pitta Está localizado no cérebro, manifestando-se nos neurotransmissores  e no coração como parte do plexo cardíaco ou chakra do coração. É responsável pela coragem e determinação (coragem é o produto de uma mistura adequada de glicose e oxigénio na corrente sanguínea ). Sadhaka Pitta mantém o equilíbrio de glicose e oxigénio na corrente sanguínea. Permite a realização do intelecto e da inteligência. Sadhaka Pitta é o fogo que determina o que é verdade ou realidade estando relacionado a nível inferior com a busca do prazer e a nível superior com a busca da realização espiritual. Esta energia mental é também responsável pela digestão das impressões e ideias.
Alochaka Pitta Está presente nos olhos. É a forma do fogo que governa a percepção visual, transforma a imagem óptica em sensação óptica.  A expressão física de Alochaka Pitta é chamada de rodopsina (Pigmento vermelho das células de bastonetes da retina; desempenha uma função na visão crepuscular) no modelo ocidental, responsável por gerar o impulso visual.  Promove a percepção e digestão da luz e a percepção clara da mente e da alma. Está relacionado com as emoções através das lágrimas. Em equilíbrio, deixa os olhos claros, brilhantes e saudáveis. Um olhar caloroso e satisfeito mostra que Pitta está saudável.
Bhrajaka Pitta Encontra-se localizado na pele (epiderme). É responsável pela compleição, o brilho e o lustro da nossa pele (em conjunto com Vata), processando os óleos provenientes das glândulas sebáceas para a nutrição da mesma. Promove a sensação do toque, da dor, e a regulação da temperatura do corpo. Fornece o Ojas para a pele e todos os órgãos internos. Ojas é o liquido viscoso responsável por manter o brilho de saúde e vitalidade encontrado no rosto das crianças e adultos saudáveis. Este é o fogo que digere os óleos que são massajados no corpo e interage com o campo electromagnético da Terra. Determina a nossa capacidade de ouvir e a nossa capacidade de expressão.
Sub-Doshas de Pitta – desequilíbrios e “mezinhas” Pachaka Pitta (elemento Fogo) Desequilíbrio: sensações de ardor ou acidez do estômago, úlceras e digestão irregular (lenta ou acelerada), indigestão, fezes que apresentam resíduos alimentarem não digeridos. Conselhos: andar a pé depois das refeições, pimenta preta, sementes de coentros. Ranjaka Pitta (elemento Água) Desequilíbrio: icterícia, anemia e várias doenças do sangue, inflamações da pele, doenças de pele, acne, fúria e hostilidade. Conselhos: couves, maças, cenouras, beterraba e tâmaras. Sadhaka Pitta (elemento éter) Desequilíbrio: doenças ligadas ao coração, perda da memória, distúrbios emocionais (tristeza, raiva, preocupação) e indecisão, falta de coragem, distúrbios de memória, problemas de concentração, alucinações. Conselhos: brahmi, ghee, yoga, meditação e pranayama. Alochaka Pitta (elemento Ar) Desequilíbrio: todos os problemas ligados aos olhos e à visão como conjuntivite, ardor nos olhos, Fotofobia, e confusão na percepção das coisas, problemas de visão, doenças oculares e infecções oculares. Olhos irritados, olhos hostis, “cego de raiva”. Conselhos: pimenta branca, mel, lavar os olhos (com trifala), descanso, exercícios de visão. Bhrajaka Pitta (elemento Terra) Desequilíbrio: provoca demasiado oleosidade, secura, escamação, provoca eczema, dermatites, acne, perda de sensibilidade táctil, afecções de pele, psoríase, cancro da pele, úlceras de pele. Conselhos: tomar neem, amla, aloé vera, cenoura, beringela.
Conclusão  Ao longo deste trabalho, deparei-me com algumas dificuldades de compreensão em termos estruturais do mesmo, chegando a um estádio de reflexão que me fez elaborar um conjunto de ideias, partindo do princípio de que não se pode separar o individual do todo. Depois de ultrapassar essa dúvida, decidi que a importância (pelo menos da forma como eu pensei que o trabalho se poderia tornar mais claro) do conhecimento dos Sub-Doshas de Pitta reside no equilíbrio do todo, sendo que, as partes fazem parte do todo.  Assim sendo, conhecendo um pouco mais as características do Dosha Pitta, poderá ver-se como os seus Sub-Doshas podem ser úteis, no diagnósticos, pois, cada um, vai apresentar formas distintas nas diversas partes do organismo, como podemos constatar, por exemplo, no Bhrajaka Pitta, que se manifesta na pele e em caso de desequilíbrio provoca excessiva oleosidade ou secura na pele, isto é, uma visão mais ampla dos sinais e sintomas.
Bibliografia Ayurveda Nature´s Medicine; Dr. David Frawley, Dr. SubhashRanade; MotilalBanarsidass publishers private limited, Delhi; Dhanwantari, a complete guide to the ayurvedic life; Harish johari; healing arts press Rochester, Vermont; Ayurveda and the mind – the healing of consciousness; Dr. David Frawley; MotilalBanarsidass publishers private limited, Delhi; Sebenta de Medicina Ayurvédica, Michele Pó;  http://prakriti-ayur.blogspot.com/2009_01_01_archive.html; http://saladeayurveda.blogspot.com; http://www.agniveda.com/subdoshas.pdf; www.orion.med.br
“O poder é de dois tipos. Um que se obtém pelo medo da punição e o outro por actos de amor. O poder baseado no amor é mil vezes mais eficaz e permanente do que o poder derivado do medo da punição. “ MahatmaGhandi  

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreMichele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica LapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica LapaMichele Pó
 
Nadis e Pontos Marma
Nadis e Pontos MarmaNadis e Pontos Marma
Nadis e Pontos MarmaMichele Pó
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoMichele Pó
 
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes Michele Pó
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoMichele Pó
 
História do Ayurveda
História do AyurvedaHistória do Ayurveda
História do AyurvedaMichele Pó
 
Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Cleverson Acup
 
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia Lizardo
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia LizardoFuncionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia Lizardo
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia LizardoMichele Pó
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...http://www.saudebio.com Bio
 
Jihva Parishka - Diagnóstico pela Língua
Jihva Parishka - Diagnóstico pela LínguaJihva Parishka - Diagnóstico pela Língua
Jihva Parishka - Diagnóstico pela LínguaMichele Pó
 

La actualidad más candente (20)

Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
 
Auriculoterapia lar 05
Auriculoterapia lar   05Auriculoterapia lar   05
Auriculoterapia lar 05
 
37060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-200937060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-2009
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica LapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
 
Cromopuntura
Cromopuntura Cromopuntura
Cromopuntura
 
Nadis e Pontos Marma
Nadis e Pontos MarmaNadis e Pontos Marma
Nadis e Pontos Marma
 
Sub-Doshas
Sub-DoshasSub-Doshas
Sub-Doshas
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
 
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes
Os "Saptha Dhatus": Tecidos Corporais - Tânia Fontes
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
 
História do Ayurveda
História do AyurvedaHistória do Ayurveda
História do Ayurveda
 
Zang fu mtc
Zang fu mtcZang fu mtc
Zang fu mtc
 
Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)
 
Acupuntura aula
Acupuntura aulaAcupuntura aula
Acupuntura aula
 
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia Lizardo
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia LizardoFuncionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia Lizardo
Funcionamento dos Nadis e Marmas - Cláudia Lizardo
 
Shiatsu I
Shiatsu IShiatsu I
Shiatsu I
 
उपवास
उपवासउपवास
उपवास
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
 
Jihva Parishka - Diagnóstico pela Língua
Jihva Parishka - Diagnóstico pela LínguaJihva Parishka - Diagnóstico pela Língua
Jihva Parishka - Diagnóstico pela Língua
 

Similar a Sub Dosha Pitta

Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapaMichele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010Michele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseLais Valente
 
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaMassagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaCandyArtsCom
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Florais araretama e_acupuntura_estetica
Florais araretama e_acupuntura_esteticaFlorais araretama e_acupuntura_estetica
Florais araretama e_acupuntura_esteticaRenata Pudo
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMichele Pó
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro NutriçãoMichele Pó
 
Estética na mândala da prosperidade ararêtama
Estética na mândala da prosperidade ararêtamaEstética na mândala da prosperidade ararêtama
Estética na mândala da prosperidade ararêtamaRenata Pudo
 

Similar a Sub Dosha Pitta (20)

Sub-Doshas
Sub-DoshasSub-Doshas
Sub-Doshas
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
 
Seu Estômago
Seu  EstômagoSeu  Estômago
Seu Estômago
 
81931116 massagem-ayurveda
81931116 massagem-ayurveda81931116 massagem-ayurveda
81931116 massagem-ayurveda
 
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaMassagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Florais araretama e_acupuntura_estetica
Florais araretama e_acupuntura_esteticaFlorais araretama e_acupuntura_estetica
Florais araretama e_acupuntura_estetica
 
2 chacra umbilical
2 chacra umbilical2 chacra umbilical
2 chacra umbilical
 
Resumo da chacra umbilical
Resumo da chacra umbilicalResumo da chacra umbilical
Resumo da chacra umbilical
 
Massagem ayurveda
Massagem ayurvedaMassagem ayurveda
Massagem ayurveda
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa Falcão
 
Yoga e saúde
Yoga e saúdeYoga e saúde
Yoga e saúde
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro Nutrição
 
Alimentação na Visão Chinesa
Alimentação na Visão ChinesaAlimentação na Visão Chinesa
Alimentação na Visão Chinesa
 
Estética na mândala da prosperidade ararêtama
Estética na mândala da prosperidade ararêtamaEstética na mândala da prosperidade ararêtama
Estética na mândala da prosperidade ararêtama
 

Más de Michele Pó

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresMichele Pó
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioMichele Pó
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoMichele Pó
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroMichele Pó
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana NascimentoMichele Pó
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaMichele Pó
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinMichele Pó
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Michele Pó
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasMichele Pó
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaMichele Pó
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos NunesMichele Pó
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self Michele Pó
 
Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Michele Pó
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaMichele Pó
 

Más de Michele Pó (20)

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia Pires
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana Nascimento
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita Quintas
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos Nunes
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
 
Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico Astrologia aplicada ao diagnóstico
Astrologia aplicada ao diagnóstico
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana Silva
 

Último

classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxLuciana Luciana
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptxPoesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptxPabloGabrielKdabra
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Centro Jacques Delors
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...DirceuNascimento5
 
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Cabiamar
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfKarinaSouzaCorreiaAl
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRafaelaMartins72608
 

Último (20)

classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptxclasse gramatical Substantivo apresentação..pptx
classe gramatical Substantivo apresentação..pptx
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptxPoesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
Poesiamodernismo fase dois. 1930 prosa e poesiapptx
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
Apresentação | Dia da Europa 2024 - Celebremos a União Europeia!
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
Historia de Portugal - Quarto Ano - 2024
 
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdfAula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
Aula prática JOGO-Regencia-Verbal-e-Nominal.pdf
 
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDFRenascimento Cultural na Idade Moderna PDF
Renascimento Cultural na Idade Moderna PDF
 

Sub Dosha Pitta

  • 1. Curso Geral de Naturopatia e Ciências Tradicionais HolísticasMedicina AyurvédicaDocente: Michele Pó A importância dos Sub-Doshas no diagnóstico – Sub-Doshas de Pitta Discente: Joaquim Pereira 29 de Janeiro de 2010
  • 2. Resumo de conteúdos Introdução Tipos de constituição Características generalizadas de cada um dos Doshas Pitta e os seus Sub-Doshas Sub-Doshas de Pitta – desequilíbrios e “mezinhas” Conclusão Bibliografia
  • 3. Introdução No âmbito da disciplina de Medicina Ayurvédica, foi-me proposto que realiza-se um trabalho académico sobre a importância dos Sub-Doshas de Pitta no diagnóstico. Vou começar por fazer uma breve descrição sobre os três Doshas – Vata, Pitta e Kapha – e da sua relação com os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter). De seguida, vou distinguir os 5 Sub-Doshas de Pitta, referindo a sua função, localização e falar dos seus desequilíbrios. Para terminar, vou finalizar com breves conclusões que tirei com a realização deste trabalho.
  • 4. Tipos de constituição Os 5 elementos e a formação dos Dosha; Teoria tri-Dosha; Vata-Pitta, Vata-Kapha, Pitta-Kapha e Vitta-Pitta-Kapha.
  • 5. Características generalizadas de cada um dos Doshas Vata: rapidez, agilidade e leveza nas actividades e no andar, estrutura esguia e magra com estrutura física leve, sono leve e interrompido (insónia), rapidez de memorização e de esquecimento, mente preocupada, fome e digestão irregulares, com tendência à constipação, explosão repentina de emoções com curta duração, gostam de animação e mudanças, gostam muito de falar. Comummente sofrem de ansiedade, doenças do sistema nervoso e ósteo-articular. Têm olhos pequenos e lábios finos. Andam rápido, sentem muito frio e não toleram o vento; Kapha: lentidão e graciosidade nas actividades e no andar, estrutura forte e sólida, com ombros e quadris largos e tendência à obesidade. Têm sono profundo e prolongado, lentidão para absorver novas informações, mas boa memória, afeição, calma, tolerância e generosidade, embora com tendência à possessividade, digestão lenta. Procuram consolo emocional nos alimentos. Costumam ter tendência à diabetes mellitus, Hipercolesterolemia, excesso de muco na árvore respiratória e depressão;
  • 6. Características generalizadas de cada um dos Doshas Pitta: vigor, resistência e estrutura mediana (nem gordos nem magros), empreendedores, gostam de desafios e sob tensão tendem à raiva e à irritabilidade. Têm boa digestão e detestam omitir alguma refeição, pois sentem muita fome e sede às refeições. Geralmente exageram na quantidade de comida mas não engordam. Têm aversão ao calor e costumam acordar à noite com calor e sede. Geralmente têm pele clara e cheia de sardas. Têm tendência ao cabelo grisalho precocemente e vivem consultando as horas, pois ressentem-se pela perda de tempo. São exigentes e críticos, chegando a ser, por vezes, sarcásticos. Comummente são afectados por hipertensão arterial, gastrites, enxaquecas e acne.
  • 7. Pitta e os seus Sub-Doshas Pitta é responsável pelo metabolismo e por tudo que envolver transformação, como a digestão dos alimentos. O seu órgão primordial é o intestino delgado e pode ser encontrado nos olhos, oleosidade da pele, sangue, fígado e vesícula biliar, glândulas sebáceas, suor e no estômago na forma de enzimas digestivas. Pitta divide-se em 5 Sub-Doshas: Pachaka Pitta (elemento Fogo) Ranjaka Pitta (elemento Água) Sadhaka Pitta (elemento Éter) Alochaka Pitta (elemento Ar) Bhrajaka Pitta (elemento Terra)
  • 8. Pachaka Pitta Localizado no estômago, intestino delgado e intestino grosso . É responsável pelo processo de conversão primária do organismo, a digestão dos alimentos. Composto pelos ácidos do estômago, sais biliares e outros sucos digestivos. Ao se misturar com os alimentos, Pachaka aumenta o fogo (elemento ácido) no trato digestivo, garantindo que o alimento é propriamente digerido. Quimicamente, Pachaka separa a essência nutricional proveniente dos resíduos sólidos e líquidos, e separar o ar do muco. O bom funcionamento de Pachaka Pitta e essencial para o correcto processamento dos restantes quatro Sub-Doshas de Pitta. Resumindo: Pachaka Pitta é responsável pela digestão, absorção e assimilação dos alimentos no estômago e nos intestinos grosso e delgado. Regula também a temperatura corporal.
  • 9. Ranjaka Pitta Localizado no estômago, no fígado, no baço e nos glóbulos vermelhos (eritrócitos). É responsável por converter os nutrientes dos alimentos numa forma directamente assimilável pela corrente sanguínea. Leva os nutrientes processados pelo baço, fígado e vesícula biliar e mistura-os directamente no sangue. Ranjaka Pitta promove a cor de todos os tecidos do corpo, pele, cabelos, olhos, sangue, bílis, fezes, urina, etc. É também a inteligência que promove o equilíbrio químico do sangue e a distribuição dos nutrientes pela corrente sanguínea, estando relacionado com a síntese de hemoglobina, com as células vermelhas e com a medula óssea. Podemos observar o seu desequilíbrio através da esclerótica nos olhos (quando está amarela, pode indicar intoxicação no fígado, assim como raiva excessiva, emoção conectada com este Sub-Dosha).
  • 10. Sadhaka Pitta Está localizado no cérebro, manifestando-se nos neurotransmissores e no coração como parte do plexo cardíaco ou chakra do coração. É responsável pela coragem e determinação (coragem é o produto de uma mistura adequada de glicose e oxigénio na corrente sanguínea ). Sadhaka Pitta mantém o equilíbrio de glicose e oxigénio na corrente sanguínea. Permite a realização do intelecto e da inteligência. Sadhaka Pitta é o fogo que determina o que é verdade ou realidade estando relacionado a nível inferior com a busca do prazer e a nível superior com a busca da realização espiritual. Esta energia mental é também responsável pela digestão das impressões e ideias.
  • 11. Alochaka Pitta Está presente nos olhos. É a forma do fogo que governa a percepção visual, transforma a imagem óptica em sensação óptica. A expressão física de Alochaka Pitta é chamada de rodopsina (Pigmento vermelho das células de bastonetes da retina; desempenha uma função na visão crepuscular) no modelo ocidental, responsável por gerar o impulso visual. Promove a percepção e digestão da luz e a percepção clara da mente e da alma. Está relacionado com as emoções através das lágrimas. Em equilíbrio, deixa os olhos claros, brilhantes e saudáveis. Um olhar caloroso e satisfeito mostra que Pitta está saudável.
  • 12. Bhrajaka Pitta Encontra-se localizado na pele (epiderme). É responsável pela compleição, o brilho e o lustro da nossa pele (em conjunto com Vata), processando os óleos provenientes das glândulas sebáceas para a nutrição da mesma. Promove a sensação do toque, da dor, e a regulação da temperatura do corpo. Fornece o Ojas para a pele e todos os órgãos internos. Ojas é o liquido viscoso responsável por manter o brilho de saúde e vitalidade encontrado no rosto das crianças e adultos saudáveis. Este é o fogo que digere os óleos que são massajados no corpo e interage com o campo electromagnético da Terra. Determina a nossa capacidade de ouvir e a nossa capacidade de expressão.
  • 13. Sub-Doshas de Pitta – desequilíbrios e “mezinhas” Pachaka Pitta (elemento Fogo) Desequilíbrio: sensações de ardor ou acidez do estômago, úlceras e digestão irregular (lenta ou acelerada), indigestão, fezes que apresentam resíduos alimentarem não digeridos. Conselhos: andar a pé depois das refeições, pimenta preta, sementes de coentros. Ranjaka Pitta (elemento Água) Desequilíbrio: icterícia, anemia e várias doenças do sangue, inflamações da pele, doenças de pele, acne, fúria e hostilidade. Conselhos: couves, maças, cenouras, beterraba e tâmaras. Sadhaka Pitta (elemento éter) Desequilíbrio: doenças ligadas ao coração, perda da memória, distúrbios emocionais (tristeza, raiva, preocupação) e indecisão, falta de coragem, distúrbios de memória, problemas de concentração, alucinações. Conselhos: brahmi, ghee, yoga, meditação e pranayama. Alochaka Pitta (elemento Ar) Desequilíbrio: todos os problemas ligados aos olhos e à visão como conjuntivite, ardor nos olhos, Fotofobia, e confusão na percepção das coisas, problemas de visão, doenças oculares e infecções oculares. Olhos irritados, olhos hostis, “cego de raiva”. Conselhos: pimenta branca, mel, lavar os olhos (com trifala), descanso, exercícios de visão. Bhrajaka Pitta (elemento Terra) Desequilíbrio: provoca demasiado oleosidade, secura, escamação, provoca eczema, dermatites, acne, perda de sensibilidade táctil, afecções de pele, psoríase, cancro da pele, úlceras de pele. Conselhos: tomar neem, amla, aloé vera, cenoura, beringela.
  • 14. Conclusão Ao longo deste trabalho, deparei-me com algumas dificuldades de compreensão em termos estruturais do mesmo, chegando a um estádio de reflexão que me fez elaborar um conjunto de ideias, partindo do princípio de que não se pode separar o individual do todo. Depois de ultrapassar essa dúvida, decidi que a importância (pelo menos da forma como eu pensei que o trabalho se poderia tornar mais claro) do conhecimento dos Sub-Doshas de Pitta reside no equilíbrio do todo, sendo que, as partes fazem parte do todo. Assim sendo, conhecendo um pouco mais as características do Dosha Pitta, poderá ver-se como os seus Sub-Doshas podem ser úteis, no diagnósticos, pois, cada um, vai apresentar formas distintas nas diversas partes do organismo, como podemos constatar, por exemplo, no Bhrajaka Pitta, que se manifesta na pele e em caso de desequilíbrio provoca excessiva oleosidade ou secura na pele, isto é, uma visão mais ampla dos sinais e sintomas.
  • 15. Bibliografia Ayurveda Nature´s Medicine; Dr. David Frawley, Dr. SubhashRanade; MotilalBanarsidass publishers private limited, Delhi; Dhanwantari, a complete guide to the ayurvedic life; Harish johari; healing arts press Rochester, Vermont; Ayurveda and the mind – the healing of consciousness; Dr. David Frawley; MotilalBanarsidass publishers private limited, Delhi; Sebenta de Medicina Ayurvédica, Michele Pó; http://prakriti-ayur.blogspot.com/2009_01_01_archive.html; http://saladeayurveda.blogspot.com; http://www.agniveda.com/subdoshas.pdf; www.orion.med.br
  • 16. “O poder é de dois tipos. Um que se obtém pelo medo da punição e o outro por actos de amor. O poder baseado no amor é mil vezes mais eficaz e permanente do que o poder derivado do medo da punição. “ MahatmaGhandi