Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.
A Guerra Fria, que teve inicio no final da Segunda Guerra Mundial, é o período
histórico de disputas estratégicas e confli...
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa passou a não ser mais tão
influente sobre o globo. A partir dali, o mundo se...
A União Soviética buscava implantar
o socialismo (o fim da propriedade privada,
a igualdade econômica e um Estado forte ca...
Essa disputa entre as superpotências desencadeou um grande avanço na
tecnologia, na economia e nos conhecimentos científic...
A ONU (Organização das Nações Unidas) nascia com a obrigação de manter a paz
mundial, garantir a defesa dos direitos human...
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em
duas partes, a Europa Oriental e a Europa Oc...
O grande símbolo da repartição do mundo aconteceu na Alemanha. Após a
Segunda Guerra Mundial, o país foi dividido em duas ...
Do lado Esquerdo, vemos o lado
Socialista, onde prezava o bem estar e a
igualdade social.
Do lado direito, percebemos
que ...
Guerra fria
Guerra fria
Próxima SlideShare
Cargando en…5
×

Guerra fria

705 visualizaciones

Publicado el

Um breve resumo sobre o começo da Guerra Fria. Não tem até o final da mesma.

  • Inicia sesión para ver los comentarios

Guerra fria

  1. 1. A Guerra Fria, que teve inicio no final da Segunda Guerra Mundial, é o período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Se chamava “Guerra Fria” por não ter contido um combate de verdade. Havia apenas um combate ideológico, de ideias, onde não houve disputas propriamente ditas, apenas manipulações de ideias.
  2. 2. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa passou a não ser mais tão influente sobre o globo. A partir dali, o mundo se dividia em dois grandes blocos econômicos, um Capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e outro Socialista, comandado pela União Soviética (atual Rússia). Dali em diante, esses dois blocos iriam disputar o controle do mundo, surgindo então, a Guerra Fria.
  3. 3. A União Soviética buscava implantar o socialismo (o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.). Os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
  4. 4. Essa disputa entre as superpotências desencadeou um grande avanço na tecnologia, na economia e nos conhecimentos científicos. Os EUA e a URSS começaram uma corrida armamentista, tal corrida que colocou o mundo à beira de um extermínio total. Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, as nações vencedoras acharam que era preciso criar um mecanismo de controle internacional que evitasse não só uma Terceira Guerra Mundial, mas principalmente uma Guerra Nuclear. Se existir uma Guerra Nuclear, tais armas que se usaria para os combates, acabaria com a vida no planeta e, possivelmente, até mesmo o planeta em si.
  5. 5. A ONU (Organização das Nações Unidas) nascia com a obrigação de manter a paz mundial, garantir a defesa dos direitos humanos e a igualdade entre os diferente povos. Embora a ONU tivesse sido criada, quem ditava o que acontecia com o mundo eram os EUA e a URSS. A divisão do mundo entre Socialismo e Capitalismo começou a se intensificar na conferência de Ialta, antes mesmo do final da 2GM. A URSS impôs seu controle sobre os países do Leste Europeu, e os EUA assumiram a maior parte da Europa Ocidental, da América Latina e do Japão.
  6. 6. Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental. Era o termo usado no país (URSS), em que ele se isolou completamente dos demais países, tanto politicamente, como comercialmente. Impondo barreiras e assumindo uma posição de cautela e proteção interna. Divisão pela Cortina de Ferro. Azul(EUA) – Vermelho(URSS)
  7. 7. O grande símbolo da repartição do mundo aconteceu na Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, o país foi dividido em duas áreas, uma capitalista e a outra socialista. Em 1949, a Alemanha foi divida em dois países, a República Democrática da Alemanha, com capital Berlim e influenciada pela URSS, e a República Federal da Alemanha, com capital Bonn, sob influência dos EUA. A cidade de Berlim também foi divida, porém as pessoas podiam transitar de um lado da cidade para outro. Em 1961, foi construído o Muro de Berlim, que separava literalmente o lado oriental do lado ocidental.
  8. 8. Do lado Esquerdo, vemos o lado Socialista, onde prezava o bem estar e a igualdade social. Do lado direito, percebemos que é o domínio capitalista, onde há visivelmente postes de luzes, artes, árvores(...), onde mostra que não apenas a igualdade social é necessária.

×