Se ha denunciado esta presentación.
Se está descargando tu SlideShare. ×
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Cargando en…3
×

Eche un vistazo a continuación

1 de 56 Anuncio
Anuncio

Más Contenido Relacionado

Similares a Bibliotwitter 2010 (20)

Anuncio

Más reciente (20)

Bibliotwitter 2010

  1. 1. POR QUE O TWITTER COMO CANAL INSTITUCIONAL DAS BIBLIOTECAS AINDA NÃO VINGOU?
  2. 2. @
  3. 3. POR POR QUE OS BIBLIOTECÁRIOS E FUTUROS BIBLIOTECÁRIOS SÃO BASTANTE INFLUENTES ENTRE SI, INTERPARES, MAS NÃO CONSEGUEM CONSOLIDAR CONTAS INSTITUCIONAIS VOLTADAS PARA AS COMUNIDADES QUE ATENDEM E USUÁRIOS COMUNS DAS BIBLIOTECAS EM QUE TRABALHAM?
  4. 4. @ @
  5. 5. @ @ @
  6. 6. @ @
  7. 7. @ . @
  8. 8. @
  9. 9. @
  10. 10. @
  11. 11. @ @
  12. 12. @ @
  13. 13. @
  14. 14. @
  15. 15. @
  16. 16. @
  17. 17. @
  18. 18. a biblioteconomia tem mostrado um novo perfil de profissional, usuários de e atentos às redes sociais, mas esses ainda não mandam nas bibliotecas onde trabalham. Ou seja, as ‘tiranosauros rex’ da biblio, que ainda estão na academia, tbm estão nas chefias das bibliotecas e mantem o funcionamento nas unidades no modelo básico, empréstimos e só praticamente.
  19. 19. OK, DEIXA EU VER SER ENTENDI. TWITTER ENTÃO COMO MARKETING DA BIBLIOTECA É AQUILO MESMO QUE A GENTE SABE, MURALZINHO. DÁ PRO GASTO. MAS DÁ PRA FAZER COISA ALÉM DISSO?
  20. 20. @ dá sim... da mesma forma que existem lá fora redes cooperativas entre bibliotecas relacionadas a comutação de artigos e catálogos coletivos, poderiamos ter um ferramenta de microblog (e etc) para montar uma rede cooperativa entre bibliotecas para melhorar a prestação de serviços aos usuários. estou justamente pesquisando sobre isso e dá para implementar uma solução e começar a estabelecer esta rede... mas a dúvida que surge é se os profissionais irão fazer parte de uma rede colaborativa profissional, se esta não representar um benefício no plano de carreira, ou se não tiver o apoio de uma instituição tradicional por trás como o IBICT por exemplo (que tem feito divulgação do SEER e DSpace no Brasil).
  21. 21. até hoje as pessoas acham que folder da biblioteca é a coisa mais foda que se pode fazer. A gente sabe alguns princípios de marketing, bem ou mal a biblioteca tem que se vender. Como se vender então pelo twitter? O que a gente deveria promover no twitter? Como promover a biblioteca (serviços, produtos e soluções) via twitter? Vamos fazer do twitter uma versão online do folder em papel?
  22. 22. @ Marketing é entender o cliente, então o twitter de uma biblioteca deveria seguir seus usuários e entender o que eles querem e a biblioteca pode oferecer. Mas a maior parte das poucas bibliotecas que usam o twitter preferem ser seguidas e acabam tendo a mesma eficácia do folder.
  23. 23. @ vamos lá, erro conceitual. marketing é uma coisa, publicidade é outra coisa. os cursos tem ensinado mal aos bibliotecarios o conceito de marketing, na idéia de que marketing é divulgar e vender o que se faz (folders, panfletos) e perguntar para as pessoas o que elas querem do que o profissional faz (entrevistas, questionários), quando na verdade, marketing é descobrir o que as pessoas precisam, ou precisariam, e antecipar-se para melhor atendê-las. o que se tem feito não é compreender o papel das bibliotecas, a relação que as pessoas tem com os livros e a leitura e os seus serviços, como era antes, como é hoje. o que se tem feito, é usar os recursos para promover iniciativas que os bibliotecários entre sí acham que são importantes e que promovem alguma coisa (hora do conto, etc). quando na verdade, isso não é marketing, é publicidade. é parecido quando um político coloca uma roupa bonita, fala bem na tv, segura um bebê no colo. isso é publicidade da sua imagem enquanto político. da mesma forma que os profissionais ao invés de pensar o que as pessoas realmente precisam que as bibliotecas poderiam oferecer, acabam presos a fazer as mesmas coisas, e usam outros recuros para aparecer simplesmente como forma de publicidade para resolver o problema de auto-estima institucional e pessoal.
  24. 24. o twitter como ferramenta de marketing funciona melhor com bibliotecas universitárias, públicas, escolares ou corporativas? Por que? Acredito que funcione melhor em bibliotecas especializadas, com um número de usuários menor. É mais fácil entende-los e segui-los.
  25. 25. Dá sim. Mas não acho legal usar o twitter pra tirar dúvida, afinal 140 caracteres pra isso é pouco. Mas o twitter pode antecipar questões de referências, pesquisas, livros, ao saber o que os usuários estão conversando. Agora para isso ser bem feito é preciso ter uma política para isso.
  26. 26. @ Escola deve ensinar a pensar, as ferramentas devem ser aprendidas na prática ou em cursos específicos. Se a escola cair nisso de ensinar twitter, blogs, etc., em pouco tempo vai ensinar coisas obsoletas.

×