SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 33
E-mail Marketing Abner Phillip
E-mail Mkt X spam
? ? ? ? Qual é qual?
O que  VOCÊ  faria com  ESSA  peça?
RELEVÂNCIA O aposentado Jack Harris, de 86 anos ficou bastante frustrado ao descobrir que seu quebra-cabeça de 5.000 mil peças não poderá ser completado. Ele passou os últimos sete anos e meio trabalhando na montagem da imagem.
Afinal de contas, o que é spam? O SPAM (1937) é um tipo de presunto enlatado da Hormel Foods. O termo “spam” surgiu nos anos 70 e representava as mensagens irritantes, repetitivas. O primeiro spam foi enviado em 78. O termo foi aplicado pela na Usenet em 93.
Vamos ao que interessa. E-mail MKT relacionamento direcionamento negocios fidelidade
TIPOS de e-mail mkt newsletter O termo “email marketing” gera automatica e errônemente a imagem de uma ferramenta com um único objetivo: vender. Na verdade, a forma é baseada em cada um dos diversos objetivos da comunicação feita através do e-mail, de acordo com a necessidade do cliente. catálogo anúncio release
 
 
 
 
E-mail MKT AGILIDADE O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecla “send” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao e-mail marketing normalmente é imediata através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.
E-mail MKT MENSURABILIDADE É muito fácil medir o retorno do e-mail marketing.  As estatísticas de seu sistema vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram, quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.
E-mail MKT INTERATIVIDADE Um simples link, botão ou a própria programação do e-mail possibilita ao destinatário realizar diversas ações, como visitar sites, responder a pesquisas, indicar amigos ou solicitar sua exclusão do mailing.
E-mail MKT RETORNO Campanhas de e-mail marketing sérias, bem estruturadas e com envio para destinatários que autorizaram o recebimento (opt-in) têm altíssimos índices de retorno.   
OPT-IN Opt-in é o processo no qual as pessoas aceitam receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental. Você está se dirigindo à pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique  (opt-out) . O E-mail MKT eficiente
Para o E-mail MKT  menos  é  MAIS A grande vantagem é o interesse que o público tem em relação a seu conteúdo.
Etapas da Implantação do e-mail mkt
ORGANIZAR O BANCO DE DADOS Instalar uma ferramenta no site para cadastrar os endereços de e-mail fornecidos. DIRECIONAR A ESTRATÉGIA Preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes deixarem o endereço. ADQUIRIR UM BOM SOFTWARE Ou tercerizar o serviço de envio e monitoramento. CRIAR CONTEÚDO De acordo com os objetivos de comunicação e a forma a ser utilizada. Newsletter, Anúncio, etc.
E claro... Acompanhe   os resultados
De sobremesa... De Juliana Padron
1° E-mail marketing é gratuito Não é. Além do tempo investido para criar uma campanha eficaz, é importante utilizar um endereço de e-mail do domínio da empresa ao invés de um gratuito para gerar credibilidade. Aqui, já são contabilizados custos com hospedagem e manutenção do nome de domínio. Há quem prefira utilizar o Outlook para enviar e-mail marketing, mas as melhores ferramentas para o gerenciamento das campanhas são pagas. Se a empresa optar por um e-mail marketing em HTML, por exemplo, precisará contratar um profissional com estes conhecimentos ou investir no aprendizado desta linguagem (caso não possua pessoal já capacitado). Apenas nesta análise superficial, já surgiram investimentos em tempo, hospedagem, softwares e treinamentos.
2° Fazer e-mail mkt é fácil Também não é. É preciso planejamento, conhecimento do mercado, do público e requisitos técnicos (software, pessoal etc). Os cuidados com a elaboração de um e-mail marketing vão além de uma mensagem escrita para um amigo ou prospect: linguagem adequada, revisão gramatical, atenção para as palavras com o potencial de SPAM, com o tamanho final da mensagem e acompanhamento dos resultados são apenas algumas das tarefas que tornam o desenvolvimento/gerenciamento de uma campanha de e-mail marketing não tão simples assim.
3° E-mail mkt é spam E-mail marketing é diferente de SPAM. O SPAM acontece quando a privacidade do usuário não é respeitada. Se ele não quiser receber seus e-mails, não insista. Se insistir, seu e-mail marketing vira SPAM com direito a constar na Lista Negra e Lixo Eletrônico da caixa postal do usuário. O e-mail marketing deve ser útil ao usuário, fornecer alguma informação que seja de seu interesse ou para demonstrar que sua empresa está/continua atenta às necessidades dele. Seu e-mail marketing só se torna SPAM se você o fizer já com esta intenção.
4° Devo colocar um assunto “misterioso” para despertar a curiosidade do usuário em ler minha mensagem O assunto de sua mensagem deve mesmo despertar o interesse do usuário para a leitura, mas nunca deixando-o em dúvida sobre sua procedência ou confiabilidade. Não frustre o usuário dizendo uma coisa no assunto e falando sobre outra no corpo da mensagem. Aqui também vale tomar cuidado com o uso de certas palavras para não ser barrado pelos filtros anti-spam do servidor de e-mails do usuário e nem chegar a constar na caixa de entrada. Seja claro, objetivo e use as palavras-chave de sua campanha.
5° O que importa é o número de destinatários: quanto mais, melhor Na verdade, o que importa é a qualidade dos destinatários. É muito mais vantajoso você enviar um e-mail marketing a 100 usuários potenciais (que têm grandes probabilidades de se interessar por seu produto/serviço) do que enviá-lo para 1.000 usuários que não têm o perfil de seu público consumidor e, conseqüentemente, não terão interesse em seu produto/serviço. Por isso, em muitas vezes, as empresas não têm sucesso em campanhas de e-mail marketing que são enviados a listas de e-mail de procedência duvidosa. Muitos destes endereços já não são mais válidos, foram gerados aleatoriamente ou pertencem a pessoas que não têm o perfil de seu público-alvo. Este princípio de qualidade também é utilizado nas campanhas de links patrocinados: quanto mais específicas forem as palavras-chave escolhidas, maior a probabilidade de o anúncio receber um clique de um usuário realmente interessado.
6° Não preciso porque sou uma empresa pequena Qualquer empresa, de qualquer porte, e até mesmo pessoas físicas podem utilizar o e-mail marketing como ferramenta de comunicação. Toda empresa ou profissional liberal precisa estabelecer uma comunicação eficaz com seus potenciais clientes. Estes, por sua vez, uma vez que criaram vínculo com a empresa ou profissional, se interessam em receber suas notificações. Este é um bom argumento para aqueles que afirmam que não podem fazer e-mail marketing porque não têm uma base de dados de usuários cadastrados: verifique todas as pessoas que entraram em contato com você ultimamente e pronto! Uma base de dados inicial já se formou. Apenas respeite a decisão posterior de cada um de continuar recebendo ou não suas mensagens.
7° Se eu mandar e-mail marketing sempre, os consumidores vão fixar minha marca Depende da campanha que você criar. Existem promoções que exigem a participação constante do usuário, por exemplo, respondendo perguntas periodicamente. Este tipo de ação pode ser feita por e-mail. Mas… respeite a decisão do usuário de não mais fazer parte de sua base de dados e não mais receber suas mensagens. Se você ignorar um pedido de opt-out, o usuário vai fixar sua marca de um modo negativo e associar sua empresa à prática de SPAM.
8° Nenhum usuário gosta de receber e-mail marketing ou E-mail Marketing é chato Lembre-se que é você quem faz o e-mail marketing. Ele pode ser divertido, informativo, promocional e com diversas outras características que dependem de seu público-alvo e do objetivo da campanha. Uma vez que um cliente/usuário tenha estabelecido uma comunicação com a empresa, ele tem interesse em receber notificações para saber o que há de novo e o que mais pode lhe interessar. Esse tipo de ação contribui com a construção da marca, por isso, procure fazer com que o e-mail marketing reflita os princípios e conceitos da empresa. Se você percebe um volume anormal de opt-out ou falta de retorno, é preciso rever sua campanha.
9° Meus produtos não têm um perfil de venda por e-mail E quem disse que e-mail marketing serve apenas para vender produtos? Um dos objetivos do e-mail marketing é fazer com que o usuário continue “ligado” em sua marca. Para isso, você pode lançar mão de newsletters com informações sobre o mercado em que seu cliente atua, fazer pesquisas qualitativas, promoções, avisar sobre e enviar convites para eventos, escrever artigos sobre um tópico atual (sempre estabelecendo alguma conexão com sua empresa) etc. Não faltam motivos para o contato!
10° E-mail mkt é a ferramenta com maior custo-benefício Depende. Mais uma vez, o retorno depende do planejamento da campanha e até mesmo de oscilações do mercado. O e-mail marketing apresenta riscos como qualquer outra opção dentro do mix de comunicação da empresa. Claro que uma campanha, especialmente a de e-mail marketing, sempre é criada visando seu sucesso e caráter viral, mas o e-mail marketing não é a solução perfeita para todos os negócios. Devido àquele primeiro mito de que E-mail marketing é gratuito ou tem baixo custo, muitos acreditam que o retorno mínimo já é naturalmente maior do que o investimento, o que é um erro. Faz parte do planejamento de qualquer campanha de marketing avaliar os riscos em relação ao investimento e comparar com outros tipos de mídia.
Abner Phillip Diretor de Arte – Revista Portfolio Analista de Marketing Digital – Global B2C Publicitário, Blogueiro e Louco por Marketing www.omelhordomarketing.com.br www.abnerphillip/carbonmade.com www.razoavel.wordpress.com E-mail: abnerart@yahoo.com.br MSN: design.is@hotmail.com Twitter: @abnerphillip

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.
Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.
Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.Gustavo Pereira
 
Dicas de email marketing para as suas campanhas
Dicas de email marketing para as suas campanhasDicas de email marketing para as suas campanhas
Dicas de email marketing para as suas campanhasScriptutex
 
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no Brasil
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no BrasilWebinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no Brasil
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no BrasilDotstore
 
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto Sorgi
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto SorgiControle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto Sorgi
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto SorgiE-Commerce Brasil
 
Geração de contactos ilimitados
Geração de contactos ilimitadosGeração de contactos ilimitados
Geração de contactos ilimitadosNegócios Afins
 
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de Sucesso
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de SucessoE mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de Sucesso
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de SucessoAndrius Rocha
 
Email marketing para b2b
Email marketing para b2bEmail marketing para b2b
Email marketing para b2bJayme Kopke
 
Email Marketing 2015 - Tendências e Dicas
Email Marketing 2015 - Tendências e DicasEmail Marketing 2015 - Tendências e Dicas
Email Marketing 2015 - Tendências e DicasMailee.me
 
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil Giardelli
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil GiardelliO Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil Giardelli
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil GiardelliGil Giardelli
 
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funilJornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil@MediaPost - E-mail Marketing
 
Introdução ao E-mail Marketing - Nova Versão
Introdução ao E-mail Marketing - Nova VersãoIntrodução ao E-mail Marketing - Nova Versão
Introdução ao E-mail Marketing - Nova VersãoMiguel J C F Brito
 
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresas
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresasComo corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresas
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresasRobert Spadinger
 
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.B2M Digital
 
Projeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoProjeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoWill Black
 
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...DiogoValente.com
 

La actualidad más candente (20)

Você sabe a diferença de email newsletter spam__pdf
Você sabe a diferença de email newsletter spam__pdfVocê sabe a diferença de email newsletter spam__pdf
Você sabe a diferença de email newsletter spam__pdf
 
Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.
Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.
Planejamento Avançado para Email Marketing - Versão Completa.
 
Dicas de email marketing para as suas campanhas
Dicas de email marketing para as suas campanhasDicas de email marketing para as suas campanhas
Dicas de email marketing para as suas campanhas
 
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no Brasil
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no BrasilWebinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no Brasil
Webinar Splio: Melhores práticas para e-mail marketing no Brasil
 
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto Sorgi
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto SorgiControle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto Sorgi
Controle de relacionamento e aumento de conversão por e-mail - Augusto Sorgi
 
Geração de contactos ilimitados
Geração de contactos ilimitadosGeração de contactos ilimitados
Geração de contactos ilimitados
 
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de Sucesso
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de SucessoE mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de Sucesso
E mail Marketing 10 Dicas para uma Campanha de Sucesso
 
Marketing Direto - Aula 7 - Email Marketing
Marketing Direto - Aula 7 - Email MarketingMarketing Direto - Aula 7 - Email Marketing
Marketing Direto - Aula 7 - Email Marketing
 
Email marketing para b2b
Email marketing para b2bEmail marketing para b2b
Email marketing para b2b
 
Email Marketing 2015 - Tendências e Dicas
Email Marketing 2015 - Tendências e DicasEmail Marketing 2015 - Tendências e Dicas
Email Marketing 2015 - Tendências e Dicas
 
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil Giardelli
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil GiardelliO Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil Giardelli
O Email Marketing Na Web 2.0 Por Gil Giardelli
 
Palestra "E-mail Marketing na Medida Certa"
Palestra "E-mail Marketing na Medida Certa"Palestra "E-mail Marketing na Medida Certa"
Palestra "E-mail Marketing na Medida Certa"
 
Métricas Essenciais do Email Marketing
Métricas Essenciais do Email MarketingMétricas Essenciais do Email Marketing
Métricas Essenciais do Email Marketing
 
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funilJornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil
Jornada de nutrição e jornada de compra - o que enviar em cada estágio do funil
 
Introdução ao E-mail Marketing - Nova Versão
Introdução ao E-mail Marketing - Nova VersãoIntrodução ao E-mail Marketing - Nova Versão
Introdução ao E-mail Marketing - Nova Versão
 
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresas
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresasComo corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresas
Como corrigir os 5 erros de Marketing de Conteúdo mais comuns em empresas
 
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.
O e-mail marketing morreu? Não, ele está se reinventando.
 
O guia geração de contactos ilimitados
O guia geração de contactos ilimitadosO guia geração de contactos ilimitados
O guia geração de contactos ilimitados
 
Projeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigidoProjeto integrado corrigido
Projeto integrado corrigido
 
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...
Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial - Emai...
 

Destacado

II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.com
II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.comII Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.com
II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.comEcommaster
 
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall term
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall termFnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall term
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall termJohn Smith
 
The House London Portfolio
The House London PortfolioThe House London Portfolio
The House London PortfolioTheHouseLondon
 
Supporting Information about Paychex
Supporting Information about PaychexSupporting Information about Paychex
Supporting Information about PaychexPatrick Cleary
 
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...Sustainable Tompkins
 
Better Builder, Issue 16, Winter-2015
Better Builder, Issue 16, Winter-2015Better Builder, Issue 16, Winter-2015
Better Builder, Issue 16, Winter-2015Better Builder
 
Vargas d. syllabus template lmao yay
Vargas d. syllabus template lmao yayVargas d. syllabus template lmao yay
Vargas d. syllabus template lmao yaycandyvdv
 
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020Open Concept
 
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_finalCAELUM-CMMI
 
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013esthersalamanca2005
 
Institucionalizando la empresa familiar
Institucionalizando la empresa familiarInstitucionalizando la empresa familiar
Institucionalizando la empresa familiarFamiliasEmprendedoras
 
Lubrication Engineers Capabilities Presentation
Lubrication Engineers Capabilities PresentationLubrication Engineers Capabilities Presentation
Lubrication Engineers Capabilities PresentationRodney Fitzpatrick
 
Resume -Dr. Russ Meade
Resume -Dr. Russ MeadeResume -Dr. Russ Meade
Resume -Dr. Russ MeadeRuss Meade
 

Destacado (20)

II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.com
II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.comII Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.com
II Congreso Ecommerce - Presentación de Siervum.com
 
Windows Phone 7
Windows Phone 7Windows Phone 7
Windows Phone 7
 
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall term
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall termFnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall term
Fnes 30 (fitness through diet) (queens college) 2012 fall term
 
The House London Portfolio
The House London PortfolioThe House London Portfolio
The House London Portfolio
 
Supporting Information about Paychex
Supporting Information about PaychexSupporting Information about Paychex
Supporting Information about Paychex
 
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...
CSCR Agriculture Track w/ Larry Klotz: Weather or Not - Effects of Changing W...
 
Power point, prezi y web node
Power point, prezi y web nodePower point, prezi y web node
Power point, prezi y web node
 
Better Builder, Issue 16, Winter-2015
Better Builder, Issue 16, Winter-2015Better Builder, Issue 16, Winter-2015
Better Builder, Issue 16, Winter-2015
 
Vargas d. syllabus template lmao yay
Vargas d. syllabus template lmao yayVargas d. syllabus template lmao yay
Vargas d. syllabus template lmao yay
 
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020
Polska i Wielkopolska w Horyzoncie 2020
 
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final
08 panel mejora-serviciosfactoriapruebas_cm_misvc_final
 
Presentació ACC1Ó Japó
Presentació ACC1Ó JapóPresentació ACC1Ó Japó
Presentació ACC1Ó Japó
 
1 azurita 1 e juan manuel muñoz
1 azurita 1 e juan manuel muñoz1 azurita 1 e juan manuel muñoz
1 azurita 1 e juan manuel muñoz
 
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013
CatáLogo General Y Novedades Coexcom 2012 2013
 
UOF 2005 Catalogue
UOF 2005 CatalogueUOF 2005 Catalogue
UOF 2005 Catalogue
 
Institucionalizando la empresa familiar
Institucionalizando la empresa familiarInstitucionalizando la empresa familiar
Institucionalizando la empresa familiar
 
Lubrication Engineers Capabilities Presentation
Lubrication Engineers Capabilities PresentationLubrication Engineers Capabilities Presentation
Lubrication Engineers Capabilities Presentation
 
App navionics
App navionicsApp navionics
App navionics
 
BASS Company profile
BASS Company profileBASS Company profile
BASS Company profile
 
Resume -Dr. Russ Meade
Resume -Dr. Russ MeadeResume -Dr. Russ Meade
Resume -Dr. Russ Meade
 

Similar a Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam

Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Pedro Cordier
 
Introdução ao E-mail Marketing
Introdução ao E-mail MarketingIntrodução ao E-mail Marketing
Introdução ao E-mail MarketingMiguel J C F Brito
 
Plano de E-Mail Marketing
Plano de E-Mail MarketingPlano de E-Mail Marketing
Plano de E-Mail Marketingartsweb
 
Email marketing para b2b
Email marketing para b2bEmail marketing para b2b
Email marketing para b2bHamlet B2B
 
Proposta marketing de relacionamento
Proposta marketing de relacionamentoProposta marketing de relacionamento
Proposta marketing de relacionamentoMarcelo Silva
 
Email marketing subito_pt
Email marketing subito_ptEmail marketing subito_pt
Email marketing subito_ptJose Lopez
 
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazer
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazerE-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazer
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazerFernando Pinheiro
 
10 Dicas infalíveis para você captar clientes
10 Dicas infalíveis para você captar clientes10 Dicas infalíveis para você captar clientes
10 Dicas infalíveis para você captar clientesSilvio César de Oliveira
 
A eficiência do e-mail marketing
A eficiência do e-mail marketingA eficiência do e-mail marketing
A eficiência do e-mail marketingPaula Craveiro
 
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...Email Marketing
 

Similar a Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam (20)

Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
Aula 6 - O Email Marketing como Ferramenta de Marketing Digital - Disciplina ...
 
E-Mail Marketing
E-Mail MarketingE-Mail Marketing
E-Mail Marketing
 
Email marketing
Email marketingEmail marketing
Email marketing
 
Métricas Essenciais em E-mail Marketing
Métricas Essenciais em E-mail MarketingMétricas Essenciais em E-mail Marketing
Métricas Essenciais em E-mail Marketing
 
Introdução ao E-mail Marketing
Introdução ao E-mail MarketingIntrodução ao E-mail Marketing
Introdução ao E-mail Marketing
 
Plano de E-Mail Marketing
Plano de E-Mail MarketingPlano de E-Mail Marketing
Plano de E-Mail Marketing
 
Email Marketing - Aula 01
Email Marketing - Aula 01Email Marketing - Aula 01
Email Marketing - Aula 01
 
5 dicas para melhorar suas mensagens de marketing via sms
5 dicas para melhorar suas mensagens de marketing via sms5 dicas para melhorar suas mensagens de marketing via sms
5 dicas para melhorar suas mensagens de marketing via sms
 
E- mail Marketing
E- mail MarketingE- mail Marketing
E- mail Marketing
 
3 regras básicas no sms marketing
3 regras básicas no sms marketing3 regras básicas no sms marketing
3 regras básicas no sms marketing
 
Apresentação email marketing
Apresentação email marketingApresentação email marketing
Apresentação email marketing
 
Email marketing para b2b
Email marketing para b2bEmail marketing para b2b
Email marketing para b2b
 
Proposta marketing de relacionamento
Proposta marketing de relacionamentoProposta marketing de relacionamento
Proposta marketing de relacionamento
 
Email marketing subito_pt
Email marketing subito_ptEmail marketing subito_pt
Email marketing subito_pt
 
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazer
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazerE-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazer
E-mail marketing, Planejamento, Melhores Práticas, O que não fazer
 
10 Dicas infalíveis para você captar clientes
10 Dicas infalíveis para você captar clientes10 Dicas infalíveis para você captar clientes
10 Dicas infalíveis para você captar clientes
 
A eficiência do e-mail marketing
A eficiência do e-mail marketingA eficiência do e-mail marketing
A eficiência do e-mail marketing
 
Boas práticas de e mail marketing
Boas práticas de e mail marketingBoas práticas de e mail marketing
Boas práticas de e mail marketing
 
E mail marketing
E mail marketingE mail marketing
E mail marketing
 
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...
Email Marketing - Análise de Resultados - Avaliando os resultados das campanh...
 

Más de O Melhor do Marketing

3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaoursoO Melhor do Marketing
 
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperiO Melhor do Marketing
 
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realedenO Melhor do Marketing
 
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM Digital
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM DigitalCurso: Global Business School/IBMEC - CRM Digital
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM DigitalO Melhor do Marketing
 
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?O Melhor do Marketing
 
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração y
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração yCurso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração y
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração yO Melhor do Marketing
 
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...O Melhor do Marketing
 
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X Spam
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X SpamArenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X Spam
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X SpamO Melhor do Marketing
 

Más de O Melhor do Marketing (9)

3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @pergunteaourso
 
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @idegasperi
 
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden
3o #ArenaPontoCom Ferramentas e Conceitos das Redes Sociais - @realeden
 
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM Digital
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM DigitalCurso: Global Business School/IBMEC - CRM Digital
Curso: Global Business School/IBMEC - CRM Digital
 
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?
Curso: Global BS IBMEC - Quem é o consumidor do futuro e como lidar com ele?
 
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração y
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração yCurso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração y
Curso: Global BS IBMEC - Geração digital, geração y
 
Media Kit - Seja O Melhor
Media Kit - Seja O MelhorMedia Kit - Seja O Melhor
Media Kit - Seja O Melhor
 
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...
Marketing digital e as redes sociais como estrategia de comunicacao e relacio...
 
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X Spam
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X SpamArenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X Spam
Arenapontocom - Apresentação E-mail Marketing X Spam
 

Curso: Global Business School/IBMEC: E-mail marketing X Spam

  • 3. ? ? ? ? Qual é qual?
  • 4. O que VOCÊ faria com ESSA peça?
  • 5. RELEVÂNCIA O aposentado Jack Harris, de 86 anos ficou bastante frustrado ao descobrir que seu quebra-cabeça de 5.000 mil peças não poderá ser completado. Ele passou os últimos sete anos e meio trabalhando na montagem da imagem.
  • 6. Afinal de contas, o que é spam? O SPAM (1937) é um tipo de presunto enlatado da Hormel Foods. O termo “spam” surgiu nos anos 70 e representava as mensagens irritantes, repetitivas. O primeiro spam foi enviado em 78. O termo foi aplicado pela na Usenet em 93.
  • 7. Vamos ao que interessa. E-mail MKT relacionamento direcionamento negocios fidelidade
  • 8. TIPOS de e-mail mkt newsletter O termo “email marketing” gera automatica e errônemente a imagem de uma ferramenta com um único objetivo: vender. Na verdade, a forma é baseada em cada um dos diversos objetivos da comunicação feita através do e-mail, de acordo com a necessidade do cliente. catálogo anúncio release
  • 9.  
  • 10.  
  • 11.  
  • 12.  
  • 13. E-mail MKT AGILIDADE O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecla “send” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao e-mail marketing normalmente é imediata através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.
  • 14. E-mail MKT MENSURABILIDADE É muito fácil medir o retorno do e-mail marketing.  As estatísticas de seu sistema vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram, quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.
  • 15. E-mail MKT INTERATIVIDADE Um simples link, botão ou a própria programação do e-mail possibilita ao destinatário realizar diversas ações, como visitar sites, responder a pesquisas, indicar amigos ou solicitar sua exclusão do mailing.
  • 16. E-mail MKT RETORNO Campanhas de e-mail marketing sérias, bem estruturadas e com envio para destinatários que autorizaram o recebimento (opt-in) têm altíssimos índices de retorno.   
  • 17. OPT-IN Opt-in é o processo no qual as pessoas aceitam receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental. Você está se dirigindo à pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out) . O E-mail MKT eficiente
  • 18. Para o E-mail MKT menos é MAIS A grande vantagem é o interesse que o público tem em relação a seu conteúdo.
  • 19. Etapas da Implantação do e-mail mkt
  • 20. ORGANIZAR O BANCO DE DADOS Instalar uma ferramenta no site para cadastrar os endereços de e-mail fornecidos. DIRECIONAR A ESTRATÉGIA Preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes deixarem o endereço. ADQUIRIR UM BOM SOFTWARE Ou tercerizar o serviço de envio e monitoramento. CRIAR CONTEÚDO De acordo com os objetivos de comunicação e a forma a ser utilizada. Newsletter, Anúncio, etc.
  • 21. E claro... Acompanhe os resultados
  • 22. De sobremesa... De Juliana Padron
  • 23. 1° E-mail marketing é gratuito Não é. Além do tempo investido para criar uma campanha eficaz, é importante utilizar um endereço de e-mail do domínio da empresa ao invés de um gratuito para gerar credibilidade. Aqui, já são contabilizados custos com hospedagem e manutenção do nome de domínio. Há quem prefira utilizar o Outlook para enviar e-mail marketing, mas as melhores ferramentas para o gerenciamento das campanhas são pagas. Se a empresa optar por um e-mail marketing em HTML, por exemplo, precisará contratar um profissional com estes conhecimentos ou investir no aprendizado desta linguagem (caso não possua pessoal já capacitado). Apenas nesta análise superficial, já surgiram investimentos em tempo, hospedagem, softwares e treinamentos.
  • 24. 2° Fazer e-mail mkt é fácil Também não é. É preciso planejamento, conhecimento do mercado, do público e requisitos técnicos (software, pessoal etc). Os cuidados com a elaboração de um e-mail marketing vão além de uma mensagem escrita para um amigo ou prospect: linguagem adequada, revisão gramatical, atenção para as palavras com o potencial de SPAM, com o tamanho final da mensagem e acompanhamento dos resultados são apenas algumas das tarefas que tornam o desenvolvimento/gerenciamento de uma campanha de e-mail marketing não tão simples assim.
  • 25. 3° E-mail mkt é spam E-mail marketing é diferente de SPAM. O SPAM acontece quando a privacidade do usuário não é respeitada. Se ele não quiser receber seus e-mails, não insista. Se insistir, seu e-mail marketing vira SPAM com direito a constar na Lista Negra e Lixo Eletrônico da caixa postal do usuário. O e-mail marketing deve ser útil ao usuário, fornecer alguma informação que seja de seu interesse ou para demonstrar que sua empresa está/continua atenta às necessidades dele. Seu e-mail marketing só se torna SPAM se você o fizer já com esta intenção.
  • 26. 4° Devo colocar um assunto “misterioso” para despertar a curiosidade do usuário em ler minha mensagem O assunto de sua mensagem deve mesmo despertar o interesse do usuário para a leitura, mas nunca deixando-o em dúvida sobre sua procedência ou confiabilidade. Não frustre o usuário dizendo uma coisa no assunto e falando sobre outra no corpo da mensagem. Aqui também vale tomar cuidado com o uso de certas palavras para não ser barrado pelos filtros anti-spam do servidor de e-mails do usuário e nem chegar a constar na caixa de entrada. Seja claro, objetivo e use as palavras-chave de sua campanha.
  • 27. 5° O que importa é o número de destinatários: quanto mais, melhor Na verdade, o que importa é a qualidade dos destinatários. É muito mais vantajoso você enviar um e-mail marketing a 100 usuários potenciais (que têm grandes probabilidades de se interessar por seu produto/serviço) do que enviá-lo para 1.000 usuários que não têm o perfil de seu público consumidor e, conseqüentemente, não terão interesse em seu produto/serviço. Por isso, em muitas vezes, as empresas não têm sucesso em campanhas de e-mail marketing que são enviados a listas de e-mail de procedência duvidosa. Muitos destes endereços já não são mais válidos, foram gerados aleatoriamente ou pertencem a pessoas que não têm o perfil de seu público-alvo. Este princípio de qualidade também é utilizado nas campanhas de links patrocinados: quanto mais específicas forem as palavras-chave escolhidas, maior a probabilidade de o anúncio receber um clique de um usuário realmente interessado.
  • 28. 6° Não preciso porque sou uma empresa pequena Qualquer empresa, de qualquer porte, e até mesmo pessoas físicas podem utilizar o e-mail marketing como ferramenta de comunicação. Toda empresa ou profissional liberal precisa estabelecer uma comunicação eficaz com seus potenciais clientes. Estes, por sua vez, uma vez que criaram vínculo com a empresa ou profissional, se interessam em receber suas notificações. Este é um bom argumento para aqueles que afirmam que não podem fazer e-mail marketing porque não têm uma base de dados de usuários cadastrados: verifique todas as pessoas que entraram em contato com você ultimamente e pronto! Uma base de dados inicial já se formou. Apenas respeite a decisão posterior de cada um de continuar recebendo ou não suas mensagens.
  • 29. 7° Se eu mandar e-mail marketing sempre, os consumidores vão fixar minha marca Depende da campanha que você criar. Existem promoções que exigem a participação constante do usuário, por exemplo, respondendo perguntas periodicamente. Este tipo de ação pode ser feita por e-mail. Mas… respeite a decisão do usuário de não mais fazer parte de sua base de dados e não mais receber suas mensagens. Se você ignorar um pedido de opt-out, o usuário vai fixar sua marca de um modo negativo e associar sua empresa à prática de SPAM.
  • 30. 8° Nenhum usuário gosta de receber e-mail marketing ou E-mail Marketing é chato Lembre-se que é você quem faz o e-mail marketing. Ele pode ser divertido, informativo, promocional e com diversas outras características que dependem de seu público-alvo e do objetivo da campanha. Uma vez que um cliente/usuário tenha estabelecido uma comunicação com a empresa, ele tem interesse em receber notificações para saber o que há de novo e o que mais pode lhe interessar. Esse tipo de ação contribui com a construção da marca, por isso, procure fazer com que o e-mail marketing reflita os princípios e conceitos da empresa. Se você percebe um volume anormal de opt-out ou falta de retorno, é preciso rever sua campanha.
  • 31. 9° Meus produtos não têm um perfil de venda por e-mail E quem disse que e-mail marketing serve apenas para vender produtos? Um dos objetivos do e-mail marketing é fazer com que o usuário continue “ligado” em sua marca. Para isso, você pode lançar mão de newsletters com informações sobre o mercado em que seu cliente atua, fazer pesquisas qualitativas, promoções, avisar sobre e enviar convites para eventos, escrever artigos sobre um tópico atual (sempre estabelecendo alguma conexão com sua empresa) etc. Não faltam motivos para o contato!
  • 32. 10° E-mail mkt é a ferramenta com maior custo-benefício Depende. Mais uma vez, o retorno depende do planejamento da campanha e até mesmo de oscilações do mercado. O e-mail marketing apresenta riscos como qualquer outra opção dentro do mix de comunicação da empresa. Claro que uma campanha, especialmente a de e-mail marketing, sempre é criada visando seu sucesso e caráter viral, mas o e-mail marketing não é a solução perfeita para todos os negócios. Devido àquele primeiro mito de que E-mail marketing é gratuito ou tem baixo custo, muitos acreditam que o retorno mínimo já é naturalmente maior do que o investimento, o que é um erro. Faz parte do planejamento de qualquer campanha de marketing avaliar os riscos em relação ao investimento e comparar com outros tipos de mídia.
  • 33. Abner Phillip Diretor de Arte – Revista Portfolio Analista de Marketing Digital – Global B2C Publicitário, Blogueiro e Louco por Marketing www.omelhordomarketing.com.br www.abnerphillip/carbonmade.com www.razoavel.wordpress.com E-mail: abnerart@yahoo.com.br MSN: design.is@hotmail.com Twitter: @abnerphillip