SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 207
FILÓSOFOS MODERNOS E SEUS PENSAMENTOS - CREI - 2º MA  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 2  RENE DESCARTES Quando se tem demasiada curiosidade acerca das coisas que se faziam nos séculos passados,fica-se quase sempre na grande ignorância das que têm lugar no presente.
O QUE DIZ A FRASE ?  ,[object Object]
 
COMENTÁRIO FINAL  ,[object Object]
FRASE 3 PENSAMENTO DE RENÉ DESCARTES "A primeira máxima de todo cidadão tem de ser a de obedecer as leis e  costumes de seu país, e em todas as demais coisas governar-se segundo as  opiniões mais moderadas e mais afastadas do excesso."
O QUE DIZ A FRASE ?  ,[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE: QUEM FOI RENÉ DESCARTES ? ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
COMENTÁRIO FINAL  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 04 ,[object Object]
O QUE DIZ A FRASE: ,[object Object]
CONTEXTUALIZANDO A FRASE: ,[object Object],[object Object]
IMAGEM:
COMENTÁRIO: ,[object Object]
PENSAMENTO DE  BLAISE PASCAL : “ Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?”
Segundo a frase de BLAISE PASCAL, o ser humano se considera um nada no meio do universo infinito. A pequenez humana dentro deste universo o obriga a pensar e questionar sobre sua própria vida, levando o “eu” a ser colocado no centro de todas as coisas, para construir um mundo baseado nas próprias perspectivas e indagações sobre a existência humana.
Para o autor desta frase, BLAISE PASCAL, o homem é um ponto intermediário entre o  tudo e o nada  -, ponto este não linear, mas pertencente à estrutura interna, psicológica do homem, vivendo em meio a estrutura maior do universo. Para PASCAL, é impossível ao homem conhecer a verdade, pois esta exige o conhecimento dos dois extremos. Desse modo, o homem nunca tem a plena certeza de nada, pois a dúvida da condição humana o leva a destruir toda e qualquer certeza de total existência e seu aceitamento, gerando um conflito dentro do seu próprio “eu”.
"O que é o homem perante o infinito? Como poderia a parte conhecer o todo?" (Blaise Pascal)
De acordo com a frase de PASCAL, a condição humana é colocada em relação: ele tanto pode ser como não ser, de modo que “o homem é nada em relação ao infinito, tudo em relação ao nada”. Para o filósofo, o “eu” é colocado como centro de suas dúvidas, sendo este incapaz de compreender este tudo e o nada, já que é impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve. Esse ponto no infinito é o que conduz o homem a indagar a própria forma de existência e totalidade das coisas humanas.
FRASE 6 “ Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo, pois é muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa.”
O QUE DIZ A FRASE? A frase nos diz que é sempre bom nós termos conhecimento sobre muitas coisas, nem que sejam mínimas, estarmos abertos para o mundo, e não ficar apenas ligado a uma coisa só, alienado em conhecer/saber só uma coisa, ficar preso a aquele ou aquilo.
CONTEXTUALIZAR A FRASE O autor dessa frase, Blaise Pascal, nos dirige, de um certo ponto, ao dia em que vivemos. Devido a tantos problemas causados, tantos fatos acontecendo, é necessário que tenhamos uma mente sempre aberta e ampla a tudo que está a nossa volta, para sempre podermos ter noção e  consciência ou do risco que corremos, ou das nossas ações, escolhas e entre outras coisas que estão ligadas ao ser humano em relação ao mundo, a vida.
IMAGEM
COMENTÁRIO FINAL Para que tenhamos uma vida com mais sabedoria é necessário sempre estar aprendendo com as nossos erros, com as experiências vividas de nossos pais, avós, e sempre estarmos dispostos a ouvir, questionar, duvidar.. Sempre ter uma mente aberta e livre, onde que possamos, a cada dia que passa, juntar um novo conhecimento sobre uma nova coisa.
Frase 7 PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT: “ As idéias da razão pura jamais podem ser em si mesmas dialéticas, mas tem que ser o seu simples abuso que faz com que delas surja uma aparência enganosa”
O que a frase diz : ,[object Object],[object Object]
Contextualizar a frase : ,[object Object],[object Object]
Imagem:
Comentário final: ,[object Object]
FRASE 8 Para Kant, existem certas estruturas de conhecimento em nossa razão antes de qualquer experiência, que ele denomina estruturas puras e priori (a faculdade da sensibilidade e a faculdade do entendimento), que atuam na definição das nossas experiências. Através dela obtemos os sentidos, podemos sentir, consequentemente ocasionando o riso. Por isso que Kant o acrescenta da frase de Voltaire.
IMAGEM    ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
COMENTÁRIO SOBRE O TEMA  ,[object Object],[object Object]
FRASE 9  “ A mente de uma pessoa ao nascer era ema tabula rasa, ou seja, uma espécie  de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é  que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do individuo.”
O que ela diz? ,[object Object]
Contextualização ,[object Object]
Imagem
Comentário final ,[object Object]
Frase 11 GEORGE BERKELEY  “  Para ele,todas as idéias são simples,podemos compará-las e pegar o que há de comum.Por exemplo,temos na mente a idéia de um determinado triângulo,que pode se adequar a qualquer triângulo.Todas as idéias derivam da percepção”.
O que ela diz? ,[object Object]
Contextualizar ,[object Object]
Imagem
Comentário ,[object Object],[object Object],[object Object]
FRANCIS BACON As descobertas já conseguidas se devem ao acaso e à experiência vulgar mais do que a ciência. Frase 13
O QUE DIZ A FRASE ?  A experiência e as descobertas se devem ao que vivemos sentimos e presenciamos, todo conhecimento,  é adquirido através dos sentidos e vivência daquilo que julgamos “experiência”.  se estamos de tal maneira, se cremos em algo, e conhecemos algo provém  dos sentimentos e do acaso, e não da ciência em si somente .
FRANCIS BACON, também referido como Bacon de Verulâmio  (Londres, 22 de Janeiro de 1561 — Londres, 9 de Abril de 1626) foi um político,  filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio),  visconde de Saint Alban.  É considerado como o fundador da ciência moderna moderna.  Acreditava nas ciências, movidas pela Experiência, Memória e Razão que todo conhecimento adquirido provinha dos sentidos e experiência pela qual o ser humano passa. Julgava os sentidos e a experiência como principais fatores fundadores da idéia. Contextualizando
 
Baseado nisto, podemos perceber as fundamentadas idéias empiristas sobre a existência, pensamento e conhecimento os filósofos do empirismo como Francis Bacon, acreditava nos sentidos e experiência, como os reais fundamentadores do pensamento, das ideologias,  e que destes provinha todo o conhecimento que adquirimos como seres Pensantes. Comentário Final
FRASE 14  Francis Bacon Francis Bacon nasceu em Londres, em 22 de janeiro de 1561, e morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626. Sua educação orientou-se para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Filho de Nicholas Bacon e Ann Cooke Bacon. Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia cientifica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. Francis Bacon foi um dos maiores pensadores da historia da filosofia, fazendo e criando várias obras, literárias, cientificas e entre outros pensamentos, dentre esses cito: “A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso.”
“ Capacidade da Leitura, Conversa e o Escrever” ,[object Object]
“ A leitura faz o homem completo”
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object],[object Object],[object Object]
  FRASE 15  “ UM HOMEM NÃO PODE ABANDONAR O DIREITO DE RESISTIR ÀQUELES QUE O ATACAM COM FORÇA PARA LHE RETIRAR A VIDA.”   Thomas Hobbes
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 16 Pensamento de Thomas Hobbes: “ Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada, e do medo permanente da morte violenta.”
O que ela diz? ,[object Object]
Imagem
Comentário ,[object Object]
FRASE 17  ,[object Object],[object Object]
O QUE DIZ A FRASE  O pensamento do autor Thomas Hobbes nos faz refletir sobre o significado do homem, da caracterização do homem. Ele diz que todos são iguais perante a natureza, não importando cor, raça, tamanho de seus músculos nem sua inteligência.E quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa, com base nela, reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar. Tal como ele.
CONTEXTUALIZAR A FRASE  Todos homens são iguais perante a natureza, não importando cor, raça, tamanho de seus músculos nem sua inteligência.E quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa, com base nela, reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar. Tal como ele.
 
COMENTÁRIO FINAL  Hoje em dia os homens se preocupam de mais com a aparência, com um bom corpo, ou se preocupam de mais com a sua inteligência. Todos esses dois, um quanto outro, são iguais, só que melhor em uma área, mais podem se assemelhar em defeitos, pois todos são iguais perante a natureza.
Todo Homem é igual, no entanto um aguça mais em uma área, no entanto se consideramos isso em conjunto, veremos que o homem não se difere de outro homem, e as diferenças não pode ser consideradas para que nela não se reclame qualquer beneficio a que o outro possa também aspirar. Tal como ele.
FRASE   18 THOMAS HOBBES  Dos poderes humanos o maior deles é aquele que e composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.
O QUE DIZ A FRASE? ,[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZANDO A FRASE...   ,[object Object]
 
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object]
David Hume FRASE 19 ‘‘ Todas as nossas idéias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções’’.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]
Frase 21 DAVID HUME  “ O INFINITAMENTE PEQUENO NÃO TEM SENTIDO, POIS DEPENDE DO PONTO DE VISTA, E QUANDO ESTE MUDA, O ANTIGO DESAPARECE.”
O QUE DIZ A FRASE? A frase nos mostra que não existem verdades totalmente absolutas, pois estas são frutos do raciocínio humano, dependente do ponto de vista, ou seja, do foco na qual a ideia é analisada.  Quando alteramos o foco de análise, as possibilidades de verdade para essa ideia também mudam. Portanto, precisamos filtrar cada conceito que recebemos durante a nossa vida, para absorvermos apenas o que se correlaciona com a nossa personalidade e com o nosso projeto de vida, evitando – se desse modo a alienação e a tomada de decisões erradas que futuramente poderão nos prejudicar.
CONTEXTUALIZANDO A FRASE... O AUTOR DESTA FRASE, David Hume, é Racionalista. Seus pensamentos se baseiam na análise psicológica do homem. Assim, sua frase abordava que o conceito de verdade varia de acordo com o ponto de vista analisado e também com o sujeito que analisa, pois cada um parte de um princípio para classificar conceitos. Esses princípios são moldados ao longo de nossa existência pelas experiências que vamos adquirindo e, a partir disso, vamos criando nossa personalidade e projetos. Logo, as ideias que assimilamos devem condizer com essas bases que construímos. Atualmente, somos bombardeados por informações que originam – se de diversos meios e mentes, e vamos absorvendo, sem questionar se aquilo é o que realmente queremos para nossa vida. A mídia é a principal fonte dessas ideias que circulam no mundo e seu objetivo é fazer com que percamos nossa capacidade de escolha, para apenas assimilarmos aquilo que ela produz.
 
COMENTÁRIO FINAL De acordo com o pensamento de Hume, nós devemos analisar cada informação nova que recebemos, como uma forma de evitar a adesão à alienação tão promovida na sociedade atual, como uma forma de venda de produtos e signos. Além disso, também não podemos tomar nossos pensamentos como verdades eternas e segui-los como se fossem imutáveis, pois tal como a mentalidade humana é variável, assim também suas ideias são. Logo, devemos praticar repentinamente o ato de revisar os valores nos quais fundamentamos nossas ações, como uma forma de sempre ‘atualizar’ nossa mente.
PENSAMENTO DE DAVID HUME: FRASE 22  Mesmo um cético tem que aceitar a existência de um corpo. Mas as verdades das leis da natureza são apenas as mais prováveis de acontecer. A causalidade não é objetivo, pois nem sempre as mesmas causas produzem os mesmos efeitos. A certeza deve ser substituída pela probabilidade. A expectativa que um evento ocorra é humano, não está na coisa em si.
O QUE DIZ? ,[object Object]
O AUTOR DESSA FRASE DAVID HUME É EMPIRISTA ,[object Object]
IMAGEM
CONCLUSÃO ,[object Object]
FRASE 23  “Nada há de mais belo e legítimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e, de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.” Michel de Montaigne
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE  O AUTOR DA FRASE, MICHEL DE MONTAIGNE, apresenta o rejeitar do ser humano os sentimentos e da auto-afirmação para o total comprometimento com a  sociedade, fazendo-se mercê, e totalmente sem identidade. Esconder seu natural, é uma das piores doenças criadas pelo próprio homem, onde impor-se máscaras  é o único remédio encontrado. Fazer o bem, faz alegrar a alma... Viver a vida  como ela é de verdade é uma dádiva.... Mas deteriora-se numa mentira por não querer apontar sua real essência... É matar-se...
 
[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 24 Pensamento de: Michel de Montaigne  1533 - 1592 “ Os que tem tentado reformar os costumes do mundo, no meu tempo, com opiniões novas, reformam os vícios da aparência; quanto aos da essência, deixam-nos intactos, quando não os aumentam.”
O QUE DIZ A FRASE? ,[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],CONTEXTUALIZANDO A FRASE...
[object Object]
COMENTÁRIO ,[object Object]
PENSAMENTO DE MICHEL DE MONTAIGNE: “ Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana.” Frase 25
[object Object],O que ela diz?
[object Object],Contextualização da Frase
Imagem
[object Object],Comentário
FRASE 26  MICHEL DE MONTAIGNE ,[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]
Frase 27  MICHEL DE MONTAIGNE  “ Os que se dedicam ao controle das ações humanas encontram o maior obstáculos em juntá-las  e dar-lhes igual lustre, pois elas se contradizem comumente de tão estranha maneira que parece impossível terem saído da mesma fonte”
O que diz a Frase? ,[object Object]
Contextualizando a Frase ,[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário Final ,[object Object]
Frase 28 PENSAMENTO DE  MICHEL DE MONTAIGNE : “ O homem não é tão ferido pelo que acontece, e sim por sua opinião sobre o que acontece.”
O que ela diz? ,[object Object]
Contextualização da Frase ,[object Object]
Imagem
Comentário ,[object Object]
Frase 29 “  Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade  ” Michel de Montaigne
Explicação: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Contextualização: ,[object Object],[object Object],[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
Comentário: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 30 Pensamento de Michel de Montaigne “ A sabedoria é uma construção sólida e única,na qual cada parte tem seu lugar e deixa sua marca.”
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]
FRASE 31 ,[object Object]
O QUE DIZ A FRASE: ,[object Object]
CONTEXTUALIZANDO A FRASE: ,[object Object]
IMAGEM ,[object Object]
COMENTÁRIO FINAL: ,[object Object]
Frase 32 PENSAMENTO DE  NICOLAU MAQUIAVEL : “ Os fins justificam os meios.”
O que ela diz? ,[object Object]
Contextualização da Frase ,[object Object]
Imagem
Comentário ,[object Object]
FRASE 33 NICOLAU MAQUIAVEL -  1469-1527 “ Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, fazer-se amar e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devem beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque”
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
[object Object],[object Object]
PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL:  “ Tendo o pr í ncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois Oe leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da for ç a bruta dos lobos. Portanto  é  preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos ” Frase 34
A frase de Maquiavel tem um significado que mescla a complexidade e a objetividade no mesmo tom. Seu pensamento traz a id é ia de que se entenda a seguinte estrat é gia: Não se pode se fechar em um  ú nico universo, mesmo que este seja o mais forte e mais temido. E mesmo que sejas o mais inteligente, deves ter coragem para enfrentar aqueles que o cercam.  É  preciso ter conhecimento sobre os dois lados da moeda. Para se tornar vencedor,  é  preciso conhecer o melhor dos dois mundos.  É  preciso saber dosar ast ú cia e lideran ç a em um mesmo ser.  O QUE A FRASE QUER DIZER ?
Nicolau Maquiavel, como renascentista que era, acreditava que o que se passava antes era executado de maneira fora do alinhamento em que se baseavam suas id é ias. O principal alvo do fil ó sofo foi o governo. Sendo assim, a melhor  é poca para justificar o pensamento de Maquiavel  é  o ano de 1498. Nesta data eclodia um governo na qual Nicolau Maquiavel lan ç ava criticas: O principado. Por essa razão, Nicolau foi julgado por grande parte do povo como vilão. Essa a atribui ç ão ao pensador foi feita porque o mesmo acreditava que para se estabelecer a ordem no comando, o pr í ncipe deveria ser cruel e fraudulento. Segundo Nicolau Maquiavel somente o c á lculo pol í tico, a ast ú cia e a a ç ão r á pida e fulminante contra os advers á rios são capazes de manter o pr í ncipe. Da í  então se fez a justificativa para a frase de Maquiavel que mistura inteligência e brutalidade para alcan ç ar o objetivo, e , é  claro o poder bem sucedido . Contextualizando
Imagem Ilustrativa
A partir da estrutura dos pensamentos de Nicolau Maquiavel, a conclusão que se tem  é  r á pida,  ó bvia e simples. O conhecimento sobre a filosofia de Nicolau deu-nos a entender a seguinte mensagem: Nicolau Maquiavel nada mais quis do que expor sua concep ç ão de id é ia de comando ideal. Para isso, Nicolau, de forma muito inteligente, usou dois animais providos de caracter í sticas fundamentais que se deve ter um governante. Utilizou a figura da raposa para representar a estrat é gia e os ideais que esse governante precisa ter para elaborar sua forma de governo e saber se defender dos aliados que quisessem destruir seu governo. E, baseando-se na figura do leão, quis mostrar a for ç a e o poder de dom í nio que precisa ter um pr í ncipe para ser respeitado por seus s ú ditos e por aqueles que o cercam. Conclusão
FRASE 35  “ Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras” -Nicolau Maquiavel-
O QUE DIZ A FRASE? ,[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZANDO A FRASE. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMETÁRIO FINAL ,[object Object]
FRASE 37 ,[object Object]
O QUE DIZ A FRASE: ,[object Object]
COMTEXTUALIZANDO A FRASE: ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO: ,[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
 
COMENTÁRIO FINAL  ,[object Object],[object Object]
Frase 39 PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL “ Os homens quando não são  forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”.
O que ela diz?  A Frase de NICOLAU MAQUIAVEL , mostra que o  ser humano é movido pelas “lutas” de seu dia a dia, lutas essas que podem ser pelo pão de cada dia, por ter que sustentar sua família, pelos seus estudos,  pelos seus sonhos, movidos apenas pela esperança de buscar realizar seus objetivos, mas quando a luta por seus ideais passam de apenas necessidades e se tornam  ambiciosos e tal ambição torna o homem uma pessoa sem ética, deixando de lado os seus  valores.O mesmo movido pela ambição passa a querer sempre mais do que precisa, passa a ver apenas si e não enxerga o próximo, passa por cima de qualquer pessoa, e esquece o sentido da vida,dos sonhos, e o que vale é apenas “notas de papel”, e coloca acima de tudo o dinheiro, a fama e a vontade de vencer passando por cima de tudo e de todos.
Contextualização da Frase O autor desta frase,NICOLAU MAQUIAVEL, era racionalista,  foi um historiador,poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da  ciência politica  moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Assim como em sua biografia dita que Nicolau criticava o governo pois mostrava como tal era, pode se relacionar com o seu pensamento “Os Homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”. A frase de Nicolau enfatiza essa critica, onde vê os politicos como pessoas ambiciosas,  Para ele o homem é movido pela necessidade e pela ambição, e desde o momento em que a necessidade não é mais motivo de lutar, ele então passa a ser movido pela sua ambição e quando essa ambição passa a ser algo ruim a ponto de tomar a cabeça do homem, ele perde seus valores e passa por cima de qualquer coisa e pessoas para alcançar seus objetivos.
 
Comentário Analisando a frase de NICOLAU MAQUIAVEL, podemos relacioná-la com a sociedade em geral, os países por exemplo fazem guerras em busca de poder, ambição, riquezas . Deixam de lado a necessidade enfrentada pelo seu povo, e buscam apenas mais poder. E por tal ambição milhões de pessoas morrem, para satisfazer a ambição de algumas pessoas, o pensamento de Nicolau critica esse lado do ser humano de sempre querer mais e além, vendo que isto não é um defeito, mas a partir do momento em que o mesmo homem esquece seus valores e passa a querer vencer passando por cima de todos  a ambição acaba dominando-o  tornando essa pessoa fria e capaz de tudo para conseguir o que almeja.
Frase 40 Pensamento de:  NICOLAU MAQUIAVEL  1469-1527  ¨ Em todas as coisas humanas, quando se examinam de perto, demonstram- se que não se pode afastar os obstáculos sem que deles surjam outros.¨
O que ela diz ? ,[object Object]
Contextualização da Frase ,[object Object]
Imagem
Comentário  ,[object Object]
FRASE 41 ,[object Object]
O QUE DIZ A FRASE ,[object Object]
CONTEXTUALIZANDO ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object]
Frase: 42  NICOLAU MAQUIAVL “ O desejo de conquista é algo muito natural e comum; aqueles que obtêm êxito na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não tem condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado.”
O QUE DIZ A FRASE: ,[object Object]
O AUTOR DESSA FRASE NICOLAU MAQUIAVEL, ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO  FINAL ,[object Object],[object Object]
Frase: 43 Pensamento de  Friedrich Nietzsche :   “ As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras. ”
O QUE A FRASE DIZ ? ,[object Object]
Contextualização: ,[object Object],[object Object]
Imagem Ilustrativa Friedrich Nietzsche
Comentário final ,[object Object]
 
 
 
 
 
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
O autor dessa frase, FRIEDRICH NIETZSCHE. Para Nietzsche o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se. Em Nietzsche, diferentemente de Kant, o mundo não tem ordem, estrutura, forma e inteligência. Nele as coisas "dançam nos pés do acaso" e somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida.
 
[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 46 Pensamento de Friendrich Nietzsche: “ Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido  ”
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]
Frase 47 Friedrich Nietzsche :” Lembrem-se: Quando mais alto planamos, menores vemos são as pessoas que não conseguem voar”.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
[object Object],[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

O empirismo de John Locke
O empirismo de John LockeO empirismo de John Locke
O empirismo de John Locke
 
Baruch de Espinosa
Baruch de EspinosaBaruch de Espinosa
Baruch de Espinosa
 
Kierkegaard e o existencialismo
Kierkegaard e o existencialismoKierkegaard e o existencialismo
Kierkegaard e o existencialismo
 
Filosofia moderna
Filosofia moderna Filosofia moderna
Filosofia moderna
 
Mapa conceitual - conhecimento e lógica
Mapa conceitual - conhecimento e lógicaMapa conceitual - conhecimento e lógica
Mapa conceitual - conhecimento e lógica
 
Filosofia e Educação
Filosofia e EducaçãoFilosofia e Educação
Filosofia e Educação
 
Slides da aula de Filosofia (João Luís) sobre Sujeito e Objeto do Conheciment...
Slides da aula de Filosofia (João Luís) sobre Sujeito e Objeto do Conheciment...Slides da aula de Filosofia (João Luís) sobre Sujeito e Objeto do Conheciment...
Slides da aula de Filosofia (João Luís) sobre Sujeito e Objeto do Conheciment...
 
Immanuel kant
Immanuel kantImmanuel kant
Immanuel kant
 
Ceticismo slides
Ceticismo slidesCeticismo slides
Ceticismo slides
 
Filosofia 04 - Filosofia Medieval
Filosofia 04 - Filosofia MedievalFilosofia 04 - Filosofia Medieval
Filosofia 04 - Filosofia Medieval
 
Filosofia da Ciência
Filosofia da CiênciaFilosofia da Ciência
Filosofia da Ciência
 
Pre socraticos à Aristóteles
Pre socraticos à AristótelesPre socraticos à Aristóteles
Pre socraticos à Aristóteles
 
Existencialismo Pronto
Existencialismo ProntoExistencialismo Pronto
Existencialismo Pronto
 
Racionalismo x Empirismo
Racionalismo x EmpirismoRacionalismo x Empirismo
Racionalismo x Empirismo
 
Aula para 2o ano filosofia
Aula para 2o ano filosofiaAula para 2o ano filosofia
Aula para 2o ano filosofia
 
fenomenologia husserl
fenomenologia husserlfenomenologia husserl
fenomenologia husserl
 
Idealismo 306
Idealismo 306Idealismo 306
Idealismo 306
 
Empirismo
EmpirismoEmpirismo
Empirismo
 
Metafísica em aristóteles
Metafísica em aristótelesMetafísica em aristóteles
Metafísica em aristóteles
 
Racionalismo - Filosofia
Racionalismo - FilosofiaRacionalismo - Filosofia
Racionalismo - Filosofia
 

Destacado

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mcFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mcProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
Introdução à Filosofia Moderna
Introdução à Filosofia ModernaIntrodução à Filosofia Moderna
Introdução à Filosofia ModernaCursoDeFerias
 
Sócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates, Platão e AristótelesSócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates, Platão e AristótelesErizon Júnior
 
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º va
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º vaFilósofos modernos e seus pensamentos   2º va
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º vaProfMario De Mori
 

Destacado (6)

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mcFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
Introdução à Filosofia Moderna
Introdução à Filosofia ModernaIntrodução à Filosofia Moderna
Introdução à Filosofia Moderna
 
Sócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates, Platão e AristótelesSócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates, Platão e Aristóteles
 
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º va
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º vaFilósofos modernos e seus pensamentos   2º va
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º va
 

Similar a Filósofos modernos e seus pensamentos 2º ma

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mb
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mbFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mb
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mbProfMario De Mori
 
3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matériatakahico
 
Descartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo IDescartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo Imluisavalente
 
Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Erica Frau
 
Nocoes basicas de_antroposofia
Nocoes basicas de_antroposofiaNocoes basicas de_antroposofia
Nocoes basicas de_antroposofiaIsabel Silva
 
René descartes
René descartesRené descartes
René descartesAlex Reis
 
Filosofia thais 24 tp
Filosofia thais 24 tpFilosofia thais 24 tp
Filosofia thais 24 tpalemisturini
 
Racionalismo brenda e júlia 22 mp
Racionalismo brenda e júlia 22 mpRacionalismo brenda e júlia 22 mp
Racionalismo brenda e júlia 22 mpalemisturini
 
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mpRacionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mpalemisturini
 
O cogito cartesiano
O cogito cartesianoO cogito cartesiano
O cogito cartesianoLídia Neves
 
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.Altair Moisés Aguilar
 
Trabalho de filosofia leonardo 21 mp
Trabalho de filosofia leonardo 21 mpTrabalho de filosofia leonardo 21 mp
Trabalho de filosofia leonardo 21 mpalemisturini
 

Similar a Filósofos modernos e seus pensamentos 2º ma (20)

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mb
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mbFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mb
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mb
 
3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria
 
Descartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo IDescartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo I
 
Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Filosofia aula 7
Filosofia aula 7
 
Nocoes basicas de_antroposofia
Nocoes basicas de_antroposofiaNocoes basicas de_antroposofia
Nocoes basicas de_antroposofia
 
René descartes
René descartesRené descartes
René descartes
 
Apresentação- René Descartes
Apresentação- René DescartesApresentação- René Descartes
Apresentação- René Descartes
 
Cap 13 - O Grande Racionalismo
Cap 13 - O Grande RacionalismoCap 13 - O Grande Racionalismo
Cap 13 - O Grande Racionalismo
 
Filosofia thais 24 tp
Filosofia thais 24 tpFilosofia thais 24 tp
Filosofia thais 24 tp
 
Racionalismo brenda e júlia 22 mp
Racionalismo brenda e júlia 22 mpRacionalismo brenda e júlia 22 mp
Racionalismo brenda e júlia 22 mp
 
Descartes
DescartesDescartes
Descartes
 
O espiritismo perante a ciência
O espiritismo perante a ciênciaO espiritismo perante a ciência
O espiritismo perante a ciência
 
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mpRacionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo marlon 23 mp
 
A mente ampliada rupert sheldrake
A mente ampliada   rupert sheldrakeA mente ampliada   rupert sheldrake
A mente ampliada rupert sheldrake
 
A mente ampliada rupert sheldrake
A mente ampliada   rupert sheldrakeA mente ampliada   rupert sheldrake
A mente ampliada rupert sheldrake
 
Descartes
Descartes Descartes
Descartes
 
O cogito cartesiano
O cogito cartesianoO cogito cartesiano
O cogito cartesiano
 
Apostila 1 filosofia cpia
Apostila 1 filosofia   cpiaApostila 1 filosofia   cpia
Apostila 1 filosofia cpia
 
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.
Filosofia Moderna - Prof.Altair Aguilar.
 
Trabalho de filosofia leonardo 21 mp
Trabalho de filosofia leonardo 21 mpTrabalho de filosofia leonardo 21 mp
Trabalho de filosofia leonardo 21 mp
 

Más de ProfMario De Mori

Más de ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anosAula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anos
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
 

Último

ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfNatalia Granato
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 

Último (6)

ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 

Filósofos modernos e seus pensamentos 2º ma

  • 1.
  • 2. FRASE 2 RENE DESCARTES Quando se tem demasiada curiosidade acerca das coisas que se faziam nos séculos passados,fica-se quase sempre na grande ignorância das que têm lugar no presente.
  • 3.
  • 4.  
  • 5.
  • 6. FRASE 3 PENSAMENTO DE RENÉ DESCARTES "A primeira máxima de todo cidadão tem de ser a de obedecer as leis e costumes de seu país, e em todas as demais coisas governar-se segundo as opiniões mais moderadas e mais afastadas do excesso."
  • 7.
  • 8.
  • 9.  
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 15.
  • 16. PENSAMENTO DE BLAISE PASCAL : “ Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?”
  • 17. Segundo a frase de BLAISE PASCAL, o ser humano se considera um nada no meio do universo infinito. A pequenez humana dentro deste universo o obriga a pensar e questionar sobre sua própria vida, levando o “eu” a ser colocado no centro de todas as coisas, para construir um mundo baseado nas próprias perspectivas e indagações sobre a existência humana.
  • 18. Para o autor desta frase, BLAISE PASCAL, o homem é um ponto intermediário entre o tudo e o nada -, ponto este não linear, mas pertencente à estrutura interna, psicológica do homem, vivendo em meio a estrutura maior do universo. Para PASCAL, é impossível ao homem conhecer a verdade, pois esta exige o conhecimento dos dois extremos. Desse modo, o homem nunca tem a plena certeza de nada, pois a dúvida da condição humana o leva a destruir toda e qualquer certeza de total existência e seu aceitamento, gerando um conflito dentro do seu próprio “eu”.
  • 19. "O que é o homem perante o infinito? Como poderia a parte conhecer o todo?" (Blaise Pascal)
  • 20. De acordo com a frase de PASCAL, a condição humana é colocada em relação: ele tanto pode ser como não ser, de modo que “o homem é nada em relação ao infinito, tudo em relação ao nada”. Para o filósofo, o “eu” é colocado como centro de suas dúvidas, sendo este incapaz de compreender este tudo e o nada, já que é impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve. Esse ponto no infinito é o que conduz o homem a indagar a própria forma de existência e totalidade das coisas humanas.
  • 21. FRASE 6 “ Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo, pois é muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa.”
  • 22. O QUE DIZ A FRASE? A frase nos diz que é sempre bom nós termos conhecimento sobre muitas coisas, nem que sejam mínimas, estarmos abertos para o mundo, e não ficar apenas ligado a uma coisa só, alienado em conhecer/saber só uma coisa, ficar preso a aquele ou aquilo.
  • 23. CONTEXTUALIZAR A FRASE O autor dessa frase, Blaise Pascal, nos dirige, de um certo ponto, ao dia em que vivemos. Devido a tantos problemas causados, tantos fatos acontecendo, é necessário que tenhamos uma mente sempre aberta e ampla a tudo que está a nossa volta, para sempre podermos ter noção e consciência ou do risco que corremos, ou das nossas ações, escolhas e entre outras coisas que estão ligadas ao ser humano em relação ao mundo, a vida.
  • 25. COMENTÁRIO FINAL Para que tenhamos uma vida com mais sabedoria é necessário sempre estar aprendendo com as nossos erros, com as experiências vividas de nossos pais, avós, e sempre estarmos dispostos a ouvir, questionar, duvidar.. Sempre ter uma mente aberta e livre, onde que possamos, a cada dia que passa, juntar um novo conhecimento sobre uma nova coisa.
  • 26. Frase 7 PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT: “ As idéias da razão pura jamais podem ser em si mesmas dialéticas, mas tem que ser o seu simples abuso que faz com que delas surja uma aparência enganosa”
  • 27.
  • 28.
  • 30.
  • 31. FRASE 8 Para Kant, existem certas estruturas de conhecimento em nossa razão antes de qualquer experiência, que ele denomina estruturas puras e priori (a faculdade da sensibilidade e a faculdade do entendimento), que atuam na definição das nossas experiências. Através dela obtemos os sentidos, podemos sentir, consequentemente ocasionando o riso. Por isso que Kant o acrescenta da frase de Voltaire.
  • 32.
  • 33.
  • 34. FRASE 9 “ A mente de uma pessoa ao nascer era ema tabula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do individuo.”
  • 35.
  • 36.
  • 38.
  • 39. Frase 11 GEORGE BERKELEY “ Para ele,todas as idéias são simples,podemos compará-las e pegar o que há de comum.Por exemplo,temos na mente a idéia de um determinado triângulo,que pode se adequar a qualquer triângulo.Todas as idéias derivam da percepção”.
  • 40.
  • 41.
  • 43.
  • 44. FRANCIS BACON As descobertas já conseguidas se devem ao acaso e à experiência vulgar mais do que a ciência. Frase 13
  • 45. O QUE DIZ A FRASE ? A experiência e as descobertas se devem ao que vivemos sentimos e presenciamos, todo conhecimento, é adquirido através dos sentidos e vivência daquilo que julgamos “experiência”. se estamos de tal maneira, se cremos em algo, e conhecemos algo provém dos sentimentos e do acaso, e não da ciência em si somente .
  • 46. FRANCIS BACON, também referido como Bacon de Verulâmio  (Londres, 22 de Janeiro de 1561 — Londres, 9 de Abril de 1626) foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio), visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna moderna. Acreditava nas ciências, movidas pela Experiência, Memória e Razão que todo conhecimento adquirido provinha dos sentidos e experiência pela qual o ser humano passa. Julgava os sentidos e a experiência como principais fatores fundadores da idéia. Contextualizando
  • 47.  
  • 48. Baseado nisto, podemos perceber as fundamentadas idéias empiristas sobre a existência, pensamento e conhecimento os filósofos do empirismo como Francis Bacon, acreditava nos sentidos e experiência, como os reais fundamentadores do pensamento, das ideologias, e que destes provinha todo o conhecimento que adquirimos como seres Pensantes. Comentário Final
  • 49. FRASE 14 Francis Bacon Francis Bacon nasceu em Londres, em 22 de janeiro de 1561, e morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626. Sua educação orientou-se para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Filho de Nicholas Bacon e Ann Cooke Bacon. Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia cientifica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". O conhecimento científico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. Francis Bacon foi um dos maiores pensadores da historia da filosofia, fazendo e criando várias obras, literárias, cientificas e entre outros pensamentos, dentre esses cito: “A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso.”
  • 50.
  • 51. “ A leitura faz o homem completo”
  • 52.
  • 53. FRASE 15 “ UM HOMEM NÃO PODE ABANDONAR O DIREITO DE RESISTIR ÀQUELES QUE O ATACAM COM FORÇA PARA LHE RETIRAR A VIDA.” Thomas Hobbes
  • 54.
  • 55.
  • 56.  
  • 57.
  • 58. Frase 16 Pensamento de Thomas Hobbes: “ Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada, e do medo permanente da morte violenta.”
  • 59.
  • 61.
  • 62.
  • 63. O QUE DIZ A FRASE O pensamento do autor Thomas Hobbes nos faz refletir sobre o significado do homem, da caracterização do homem. Ele diz que todos são iguais perante a natureza, não importando cor, raça, tamanho de seus músculos nem sua inteligência.E quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa, com base nela, reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar. Tal como ele.
  • 64. CONTEXTUALIZAR A FRASE Todos homens são iguais perante a natureza, não importando cor, raça, tamanho de seus músculos nem sua inteligência.E quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa, com base nela, reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar. Tal como ele.
  • 65.  
  • 66. COMENTÁRIO FINAL Hoje em dia os homens se preocupam de mais com a aparência, com um bom corpo, ou se preocupam de mais com a sua inteligência. Todos esses dois, um quanto outro, são iguais, só que melhor em uma área, mais podem se assemelhar em defeitos, pois todos são iguais perante a natureza.
  • 67. Todo Homem é igual, no entanto um aguça mais em uma área, no entanto se consideramos isso em conjunto, veremos que o homem não se difere de outro homem, e as diferenças não pode ser consideradas para que nela não se reclame qualquer beneficio a que o outro possa também aspirar. Tal como ele.
  • 68. FRASE 18 THOMAS HOBBES Dos poderes humanos o maior deles é aquele que e composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.
  • 69.
  • 70.
  • 71.  
  • 72.
  • 73. David Hume FRASE 19 ‘‘ Todas as nossas idéias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções’’.
  • 74.
  • 75.
  • 76.  
  • 77.
  • 78. Frase 21 DAVID HUME “ O INFINITAMENTE PEQUENO NÃO TEM SENTIDO, POIS DEPENDE DO PONTO DE VISTA, E QUANDO ESTE MUDA, O ANTIGO DESAPARECE.”
  • 79. O QUE DIZ A FRASE? A frase nos mostra que não existem verdades totalmente absolutas, pois estas são frutos do raciocínio humano, dependente do ponto de vista, ou seja, do foco na qual a ideia é analisada. Quando alteramos o foco de análise, as possibilidades de verdade para essa ideia também mudam. Portanto, precisamos filtrar cada conceito que recebemos durante a nossa vida, para absorvermos apenas o que se correlaciona com a nossa personalidade e com o nosso projeto de vida, evitando – se desse modo a alienação e a tomada de decisões erradas que futuramente poderão nos prejudicar.
  • 80. CONTEXTUALIZANDO A FRASE... O AUTOR DESTA FRASE, David Hume, é Racionalista. Seus pensamentos se baseiam na análise psicológica do homem. Assim, sua frase abordava que o conceito de verdade varia de acordo com o ponto de vista analisado e também com o sujeito que analisa, pois cada um parte de um princípio para classificar conceitos. Esses princípios são moldados ao longo de nossa existência pelas experiências que vamos adquirindo e, a partir disso, vamos criando nossa personalidade e projetos. Logo, as ideias que assimilamos devem condizer com essas bases que construímos. Atualmente, somos bombardeados por informações que originam – se de diversos meios e mentes, e vamos absorvendo, sem questionar se aquilo é o que realmente queremos para nossa vida. A mídia é a principal fonte dessas ideias que circulam no mundo e seu objetivo é fazer com que percamos nossa capacidade de escolha, para apenas assimilarmos aquilo que ela produz.
  • 81.  
  • 82. COMENTÁRIO FINAL De acordo com o pensamento de Hume, nós devemos analisar cada informação nova que recebemos, como uma forma de evitar a adesão à alienação tão promovida na sociedade atual, como uma forma de venda de produtos e signos. Além disso, também não podemos tomar nossos pensamentos como verdades eternas e segui-los como se fossem imutáveis, pois tal como a mentalidade humana é variável, assim também suas ideias são. Logo, devemos praticar repentinamente o ato de revisar os valores nos quais fundamentamos nossas ações, como uma forma de sempre ‘atualizar’ nossa mente.
  • 83. PENSAMENTO DE DAVID HUME: FRASE 22 Mesmo um cético tem que aceitar a existência de um corpo. Mas as verdades das leis da natureza são apenas as mais prováveis de acontecer. A causalidade não é objetivo, pois nem sempre as mesmas causas produzem os mesmos efeitos. A certeza deve ser substituída pela probabilidade. A expectativa que um evento ocorra é humano, não está na coisa em si.
  • 84.
  • 85.
  • 87.
  • 88. FRASE 23 “Nada há de mais belo e legítimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e, de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.” Michel de Montaigne
  • 89.
  • 90. CONTEXTUALIZAR A FRASE O AUTOR DA FRASE, MICHEL DE MONTAIGNE, apresenta o rejeitar do ser humano os sentimentos e da auto-afirmação para o total comprometimento com a sociedade, fazendo-se mercê, e totalmente sem identidade. Esconder seu natural, é uma das piores doenças criadas pelo próprio homem, onde impor-se máscaras é o único remédio encontrado. Fazer o bem, faz alegrar a alma... Viver a vida como ela é de verdade é uma dádiva.... Mas deteriora-se numa mentira por não querer apontar sua real essência... É matar-se...
  • 91.  
  • 92.
  • 93. FRASE 24 Pensamento de: Michel de Montaigne 1533 - 1592 “ Os que tem tentado reformar os costumes do mundo, no meu tempo, com opiniões novas, reformam os vícios da aparência; quanto aos da essência, deixam-nos intactos, quando não os aumentam.”
  • 94.
  • 95.
  • 96.
  • 97.
  • 98. PENSAMENTO DE MICHEL DE MONTAIGNE: “ Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana.” Frase 25
  • 99.
  • 100.
  • 101. Imagem
  • 102.
  • 103.
  • 104.
  • 105.
  • 106.  
  • 107.
  • 108. Frase 27 MICHEL DE MONTAIGNE “ Os que se dedicam ao controle das ações humanas encontram o maior obstáculos em juntá-las e dar-lhes igual lustre, pois elas se contradizem comumente de tão estranha maneira que parece impossível terem saído da mesma fonte”
  • 109.
  • 110.
  • 112.
  • 113. Frase 28 PENSAMENTO DE MICHEL DE MONTAIGNE : “ O homem não é tão ferido pelo que acontece, e sim por sua opinião sobre o que acontece.”
  • 114.
  • 115.
  • 116. Imagem
  • 117.
  • 118. Frase 29 “ Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade ” Michel de Montaigne
  • 119.
  • 120.
  • 122.
  • 123. Frase 30 Pensamento de Michel de Montaigne “ A sabedoria é uma construção sólida e única,na qual cada parte tem seu lugar e deixa sua marca.”
  • 124.
  • 125.
  • 126.  
  • 127.
  • 128.
  • 129.
  • 130.
  • 131.
  • 132.
  • 133. Frase 32 PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL : “ Os fins justificam os meios.”
  • 134.
  • 135.
  • 136. Imagem
  • 137.
  • 138. FRASE 33 NICOLAU MAQUIAVEL - 1469-1527 “ Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, fazer-se amar e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devem beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque”
  • 139.
  • 140.
  • 142.
  • 143. PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL: “ Tendo o pr í ncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois Oe leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da for ç a bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos ” Frase 34
  • 144. A frase de Maquiavel tem um significado que mescla a complexidade e a objetividade no mesmo tom. Seu pensamento traz a id é ia de que se entenda a seguinte estrat é gia: Não se pode se fechar em um ú nico universo, mesmo que este seja o mais forte e mais temido. E mesmo que sejas o mais inteligente, deves ter coragem para enfrentar aqueles que o cercam. É preciso ter conhecimento sobre os dois lados da moeda. Para se tornar vencedor, é preciso conhecer o melhor dos dois mundos. É preciso saber dosar ast ú cia e lideran ç a em um mesmo ser. O QUE A FRASE QUER DIZER ?
  • 145. Nicolau Maquiavel, como renascentista que era, acreditava que o que se passava antes era executado de maneira fora do alinhamento em que se baseavam suas id é ias. O principal alvo do fil ó sofo foi o governo. Sendo assim, a melhor é poca para justificar o pensamento de Maquiavel é o ano de 1498. Nesta data eclodia um governo na qual Nicolau Maquiavel lan ç ava criticas: O principado. Por essa razão, Nicolau foi julgado por grande parte do povo como vilão. Essa a atribui ç ão ao pensador foi feita porque o mesmo acreditava que para se estabelecer a ordem no comando, o pr í ncipe deveria ser cruel e fraudulento. Segundo Nicolau Maquiavel somente o c á lculo pol í tico, a ast ú cia e a a ç ão r á pida e fulminante contra os advers á rios são capazes de manter o pr í ncipe. Da í então se fez a justificativa para a frase de Maquiavel que mistura inteligência e brutalidade para alcan ç ar o objetivo, e , é claro o poder bem sucedido . Contextualizando
  • 147. A partir da estrutura dos pensamentos de Nicolau Maquiavel, a conclusão que se tem é r á pida, ó bvia e simples. O conhecimento sobre a filosofia de Nicolau deu-nos a entender a seguinte mensagem: Nicolau Maquiavel nada mais quis do que expor sua concep ç ão de id é ia de comando ideal. Para isso, Nicolau, de forma muito inteligente, usou dois animais providos de caracter í sticas fundamentais que se deve ter um governante. Utilizou a figura da raposa para representar a estrat é gia e os ideais que esse governante precisa ter para elaborar sua forma de governo e saber se defender dos aliados que quisessem destruir seu governo. E, baseando-se na figura do leão, quis mostrar a for ç a e o poder de dom í nio que precisa ter um pr í ncipe para ser respeitado por seus s ú ditos e por aqueles que o cercam. Conclusão
  • 148. FRASE 35 “ Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras” -Nicolau Maquiavel-
  • 149.
  • 150.
  • 152.
  • 153.
  • 154.
  • 155.
  • 157.
  • 158.
  • 159.
  • 160.
  • 161.  
  • 162.
  • 163. Frase 39 PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL “ Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”.
  • 164. O que ela diz? A Frase de NICOLAU MAQUIAVEL , mostra que o ser humano é movido pelas “lutas” de seu dia a dia, lutas essas que podem ser pelo pão de cada dia, por ter que sustentar sua família, pelos seus estudos, pelos seus sonhos, movidos apenas pela esperança de buscar realizar seus objetivos, mas quando a luta por seus ideais passam de apenas necessidades e se tornam ambiciosos e tal ambição torna o homem uma pessoa sem ética, deixando de lado os seus valores.O mesmo movido pela ambição passa a querer sempre mais do que precisa, passa a ver apenas si e não enxerga o próximo, passa por cima de qualquer pessoa, e esquece o sentido da vida,dos sonhos, e o que vale é apenas “notas de papel”, e coloca acima de tudo o dinheiro, a fama e a vontade de vencer passando por cima de tudo e de todos.
  • 165. Contextualização da Frase O autor desta frase,NICOLAU MAQUIAVEL, era racionalista, foi um historiador,poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência politica moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Assim como em sua biografia dita que Nicolau criticava o governo pois mostrava como tal era, pode se relacionar com o seu pensamento “Os Homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”. A frase de Nicolau enfatiza essa critica, onde vê os politicos como pessoas ambiciosas, Para ele o homem é movido pela necessidade e pela ambição, e desde o momento em que a necessidade não é mais motivo de lutar, ele então passa a ser movido pela sua ambição e quando essa ambição passa a ser algo ruim a ponto de tomar a cabeça do homem, ele perde seus valores e passa por cima de qualquer coisa e pessoas para alcançar seus objetivos.
  • 166.  
  • 167. Comentário Analisando a frase de NICOLAU MAQUIAVEL, podemos relacioná-la com a sociedade em geral, os países por exemplo fazem guerras em busca de poder, ambição, riquezas . Deixam de lado a necessidade enfrentada pelo seu povo, e buscam apenas mais poder. E por tal ambição milhões de pessoas morrem, para satisfazer a ambição de algumas pessoas, o pensamento de Nicolau critica esse lado do ser humano de sempre querer mais e além, vendo que isto não é um defeito, mas a partir do momento em que o mesmo homem esquece seus valores e passa a querer vencer passando por cima de todos a ambição acaba dominando-o tornando essa pessoa fria e capaz de tudo para conseguir o que almeja.
  • 168. Frase 40 Pensamento de: NICOLAU MAQUIAVEL 1469-1527 ¨ Em todas as coisas humanas, quando se examinam de perto, demonstram- se que não se pode afastar os obstáculos sem que deles surjam outros.¨
  • 169.
  • 170.
  • 171. Imagem
  • 172.
  • 173.
  • 174.
  • 175.
  • 177.
  • 178. Frase: 42 NICOLAU MAQUIAVL “ O desejo de conquista é algo muito natural e comum; aqueles que obtêm êxito na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não tem condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado.”
  • 179.
  • 180.
  • 182.
  • 183. Frase: 43 Pensamento de Friedrich Nietzsche : “ As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras. ”
  • 184.
  • 185.
  • 187.
  • 188.  
  • 189.  
  • 190.  
  • 191.  
  • 192.  
  • 193.
  • 194.
  • 195. O autor dessa frase, FRIEDRICH NIETZSCHE. Para Nietzsche o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se. Em Nietzsche, diferentemente de Kant, o mundo não tem ordem, estrutura, forma e inteligência. Nele as coisas "dançam nos pés do acaso" e somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida.
  • 196.  
  • 197.
  • 198. FRASE 46 Pensamento de Friendrich Nietzsche: “ Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido ”
  • 199.
  • 200.
  • 201.  
  • 202.
  • 203. Frase 47 Friedrich Nietzsche :” Lembrem-se: Quando mais alto planamos, menores vemos são as pessoas que não conseguem voar”.
  • 204.
  • 205.
  • 206.  
  • 207.