Se ha denunciado esta presentación.
Utilizamos tu perfil de LinkedIn y tus datos de actividad para personalizar los anuncios y mostrarte publicidad más relevante. Puedes cambiar tus preferencias de publicidad en cualquier momento.

[Palestra] Profissão Designer

46 visualizaciones

Publicado el

Palestra aplicada na ETEC Formosa na Semana Paulo Freire para apresentar a profissão aos alunos de Comunicação Visual e o processo de pensamento de design.

Data: 11/05/2018

Publicado en: Diseño
  • Sé el primero en comentar

  • Sé el primero en recomendar esto

[Palestra] Profissão Designer

  1. 1. Profissão Designer O que são, onde moram e como vivem?!
  2. 2. Roteiro 1. Minha história (formação e carreira); 2. O que é o design? O que faz um designer? 3. Oportunidades do mercado (Cargos e funções); 4. Dicas de como entrar no mercado (portfólio, etc); 5. O que o futuro aponta para a área? 6. Apresentando o Design Thinking
  3. 3. Minha história Olá, sou o Burity! Sou Coordenador de UX na Atech S.A do Grupo Embraer com mais de 13 anos de experiência no mercado. Em 2015 entrei para o time Embraer, sendo enviado, em seguida, para a Atech com a missão de disseminar o conceito e cultura de UX.
  4. 4. Como cheguei aqui?
  5. 5. O que é design?
  6. 6. :designare do verbo latino, que significa traçar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca a sua funcionalidade.
  7. 7. Quais especializações? Há alguns anos atrás era comum optar-se por cursar a faculdade de Desenho Industrial (ou até comunicação visual), porém, após algum tempo, surgiram separadamente os cursos de Design Gráfico e Design de Produto. Atualmente, com o amadurecimento e a difusão da profissão, surgiram diversas outras áreas. Veja algumas delas: ● Web Designer ● Front End Designer ● UI Designer (User Interface Designer) ● UX Designer (User Experience Designer) ● Service Designer ● Product Designer ● Motion Designer ● Game Designer
  8. 8. Mercado Oportunidades
  9. 9. User Experience (UX) É multidisciplinar, incorporando aspectos da psicologia, antropologia, ciência da computação, design gráfico, design industrial e ciência cognitiva. ● Objetivo: Projetar soluções para a experiência de uso dos produtos ou serviços.
  10. 10. “Eu inventei o termo porque achava que interface do usuário e usabilidade eram muito restritos, eu queria cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com o sistema, incluindo design industrial, gráficos, a interface, a interação física e o manual.” Don Norman
  11. 11. O que o UX busca? ● Entender quem são os usuários, suas características cognitivas, comportamentais. ● Entender problemas e dificuldades; ● Descobrir o que os faz felizes; ● Ajudá-los a atingir seus objetivos.
  12. 12. Utilidade, Usabilidade e “Desejabilidade” A utilidade, é essencial, mas deve ser considerada antes do início do projeto. A usabilidade é ainda mais essencial para que você consiga oferecer uma ótima experiência de usuário. A “desejabilidade” é o que separa um ótimo produto do restante.
  13. 13. Mercado Possibilidades: ● Grande agência; ● Uma multinacional; ● Empresas de tecnologias; ● Startups; ● Designer freelancer. O Portfólio é a base para conseguir boas oportunidades; Currículos, certificados e diplomas são importantes; Dicas
  14. 14. Estude. Sempre.
  15. 15. Qual o futuro?
  16. 16. Vamos falar de Design Thinking?
  17. 17. Imagine! Um produto que foi construído pelos melhores profissionais do mercado, para garantir que a experiência das pessoas ao interagir com ele fosse a melhor possível, mas quando ele finalmente foi lançado, não vendeu. Foi um completo fracasso.
  18. 18. O PDA Apple Newton foi lançado em 1993 e considerado inovador, mas o preço alto e as falhas no reconhecimento da escrita manual ditaram o seu fim.
  19. 19. O Google Glass foi lançado em geral em 2014, com a promessa de revolucionar a forma como o utilizador iria interagir com a Internet
  20. 20. Em 1985 a Coca Cola decidiu criar um sabor parecido com o da concorrente, a New Coke, “Uma Coca-Cola com gosto de Pepsi” e com o antigo sabor retirado das prateleiras. Foi um caos. Em 3 meses, o produto antigo estava de volta com um novo nome, Classic Coke.
  21. 21. Betamax caiu no esquecimento após a tentativa frustrada de se tornar o novo padrão concorrendo com o VHS.
  22. 22. Por que isso acontece?
  23. 23. Você terá um produto incrível que ninguém quer! Não adianta ter o melhor copo, feito do melhor vidro, com a melhor estética, que mantém a água fresca e potável… se as pessoas bebem água na garrafa.
  24. 24. “Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios” Tim Brown, presidente e CEO, IDEO
  25. 25. Design Sprint ● 5 dias para criar, desenhar, prototipar e testar uma ideia. Processo de imersão com o objetivo de tangibilizar um conceito de um produto ou serviço Desenvolvido e anunciado pela Google Ventures, um braço do Google focado em testar e acelerar ideias que ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento.
  26. 26. Obrigado! Dúvidas? @rafaelburity & rbamaral@atech.com.br

×