Criada para levar à iluminação espiritual, a antiga prática oriental da meditação está chegando às empresas. Grandes executivos e respeitadas corporações perceberam como o ato de meditar pode melhorar a dinâmica dos ambientes corporativos e a vida de cada profissional.
Atualmente, meditar virou febre no mundo corporativo graças aos benefícios comprovados para a redução da tensão e também para a manutenção do foco e a regulação dos impulsos emocionais - na prática, é como abrir uma brecha entre a emoção e o instante da decisão, evitando as reações impulsivas.
Resumir a meditação somente a ganhos de produtividade seria um equívoco.
Seus efeitos cientificamente demonstráveis extrapolam as baias das empresas e atingem a vida pessoal e a saúde de quem a pratica no trabalho.
A ciência explica por que a meditação gera o bem-estar que se traduz em produtividade, além de diversos benefícios para a saúde.
Pesquisas sugerem efeitos tão profundos que alteram a atividade de genes que regulam o impacto do estresse no organismo. É um efeito importante para quem vive as pressões da vida corporativa.