SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 10
NOEL ROSA
Noel veio ao mundo em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, em parto difícil - para não perderem mãe e filho, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida.
Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe - era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo extasiados. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão.
Foi para a faculdade de medicina - alegria na família - mas a única coisa que isso lhe rendeu foi o samba  "Coração"  - ainda assim com erros anatômicos. O Rio perdeu um médico, o Brasil ganhou um dos maiores sambistas de todos os tempos.
Noel passou os anos seguintes travando uma batalha contra a  turbeculose . A vida boêmia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades, sempre voltava para o samba, à bebida e o cigarro, nas noites cariocas, cercado de muitas mulheres, a maioria, suas amantes.
Mudou-se com a esposa  para  Belo Horizonte ,  lá, Lindaura engravidou,  mas sofreu um  aborto ,  e não pôde mais ter filhos, por isso Noel não foi pai.
Da capital mineira, escreveu ao seu médico, Dr. Graça Melo: “Já apresento melhoras/Pois levanto muito cedo/E deitar às nove horas/Para mim é um brinquedo/A injeção me tortura/E muito medo me mete/Mas minha temperatura/Não passa de trinta e sete/Creio que fiz muito mal/Em desprezar o cigarro/Pois não há material/ Para o exame de escarro".
De volta ao Rio, jurou estar curado, mas faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em consequência da doença que o perseguia desde sempre. Deixou Lindaura viúva e não foi pai de nenhum filho. Lindaura e dona Martha cuidaram dele até o fim.
 
FIM Alef Aparecido Caroline Cavalcante Everton Sampaio Patrícia Nunes Singrid Eufrazio

Noel rosa

  • 2. Noel veio ao mundo em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, em parto difícil - para não perderem mãe e filho, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida.
  • 3. Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe - era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo extasiados. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão.
  • 4. Foi para a faculdade de medicina - alegria na família - mas a única coisa que isso lhe rendeu foi o samba "Coração" - ainda assim com erros anatômicos. O Rio perdeu um médico, o Brasil ganhou um dos maiores sambistas de todos os tempos.
  • 5. Noel passou os anos seguintes travando uma batalha contra a turbeculose . A vida boêmia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades, sempre voltava para o samba, à bebida e o cigarro, nas noites cariocas, cercado de muitas mulheres, a maioria, suas amantes.
  • 6. Mudou-se com a esposa para Belo Horizonte , lá, Lindaura engravidou, mas sofreu um aborto , e não pôde mais ter filhos, por isso Noel não foi pai.
  • 7. Da capital mineira, escreveu ao seu médico, Dr. Graça Melo: “Já apresento melhoras/Pois levanto muito cedo/E deitar às nove horas/Para mim é um brinquedo/A injeção me tortura/E muito medo me mete/Mas minha temperatura/Não passa de trinta e sete/Creio que fiz muito mal/Em desprezar o cigarro/Pois não há material/ Para o exame de escarro".
  • 8. De volta ao Rio, jurou estar curado, mas faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em consequência da doença que o perseguia desde sempre. Deixou Lindaura viúva e não foi pai de nenhum filho. Lindaura e dona Martha cuidaram dele até o fim.
  • 9.  
  • 10. FIM Alef Aparecido Caroline Cavalcante Everton Sampaio Patrícia Nunes Singrid Eufrazio