SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 61
AUDITORIA DE IMAGEM A auditoria de imagem é um atividade que tem como objetivo verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A Comunicação Empresarial (organizacional, corporativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas, etc) ou junto à opinião pública.
COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL  A Comunicação Governamental compreende todas as atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus órgãos (secretarias, ministérios) e empresas no sentido de colocar-se junto à opinião pública, democratizando as informações de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
DIREITOS GARANTIDOS COMUNICAÇÃO INTERNA Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA   A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
COMUNICAÇÃO SINDICAL A Comunicaçâo Sindical diz respeito ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas organizações sindicais junto aos trabalhadores que elas representam e também junto à sociedade como um todo. Pode-se incluir, também, sob esta designação a comunicação posta em prática pelas associações de trabalhadores, como, por exemplo, a associação dos docentes ou as que representam os funcionários de uma empresa etc.
CRM Customer Relationship Management Embora possa haver algumas distinções (e elas existem, dependendo do autor e das intenções de garantir mercado no universo crescente do atendimento ao cliente), CRM (Customer Relationship Management) compreende o esforço de empresas e organizações em geral para manter um relacionamento personalizado com os clientes (usuários, associados etc), visando promover a sua fidelização, incrementando as vendas, agregando valor a marcas ou buscando a sua adesão a determinadas idéias.
CULTURA EMPRESARIAL Cultura empresarial ou organizacional compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão, de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos.
DIREITOS GARANTIDOS ENDOMARKETING  Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
DIREITOS GARANTIDOS ÉTICA EMPRESARIAL Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento ativo do contexto social (cultural, político, econômico etc) e esse fato remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.
DIREITOS GARANTIDOS HOUSE ORGAN House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO AMBIENTAL O Jornalismo Ambiental, com um desenvolvimento marcante nos últimos anos, em função da inclusão da Ecologia como pauta diária nos veículos de informação, compreende a divulgação de fatos, processos, estudos e pesquisas associadas à preservação do meio ambiente e da diversidade.
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO CIENTÍFICO O Jornalismo Científico diz respeito à divulgação da ciência e tecnologia pelos meios de comunicação de massa, segundo os critérios e o sistema de produção jornalísticos
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO ECONÔMICO  O Jornalismo Econômico diz respeito à atividade jornalística centrada na cobertura e debate de temas afetos à economia, negócios e finanças e tem uma larga tradição em nosso País.
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EMPRESARIAL O Jornalismo Empresarial abrange um amplo elenco de atividades desenvolvidas em empresas e entidades com vistas à divulgação de seus fatos e realizações. Na prática, ele compreende não apenas as ações de relacionameno com a mídia, mas a elaboração de veículos jornalísticos para comunicação com determinados públicos e com a sociedade em geral.
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EM AGRIBUSINESS O jornalismo em agribusiness, denominação moderna do jornalismo agrícola, compreende o trabalho jornalístico focado no agribusiness e veiculado em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, newsletters, telejornais, programas específicos de rádio e TV ou mesmo em canais de assinatura, como o competente Canal Rural, da RBS, além da Web. Ele também é praticado por empresas que trabalham no agronegócio, incluindo-se aí não apenas os produtores agropecuários, mas os institutos e empresas de pesquisa.
DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EM SAÚDE  Jornalismo em Saúde é um caso particular (e talvez o mais importante ) do Jornalismo Científico e abrange toda a comunicação jornalística associada à temática da Saúde, entendida aqui no seu sentido mais amplo (incluindo nutrição, segurança alimentar, a pesquisa médica, a odontologia e a Enfermagem, para só citar alguns casos). Ele não só se manifesta na mídia, mas também em veículos de divulgação patrocinados por empresas, universidades e institutos de pesquisa nesta área. Alguns exemplos importantes são a Fiocruz, a Unifesp, o Cremesp, os hospitais Albert Einstein e das Clínicas de São Paulo. e o Laboratório Fleury, dentre muitos outros.
DIREITOS GARANTIDOS LOBBY Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas.
DIREITOS GARANTIDOS MARCA A marca é, com certeza, o maior patrimônio de uma empresa, porque lhe confere singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras empresas. Ela está relacionada com produtos, mas com eles não se confunde e tem a ver com os valores que o consumidor a ela agrega, por várias razões.
DIREITOS GARANTIDOS MKT CULTURAL Entende-se por Marketing Cultural o desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações, estratégias e produtos com o objetivo de estimular a produção e a difusão da cultura, entendida no seu sentido mais amplo.
DIREITOS GARANTIDOS MKT DE PERMISSÃO Marketing de Permissão ou E-mail Marketing é a utilização deliberada e autorizada do e-mail como mídia. Com ele, empresas e outras organizações (entidades, partidos políticos etc) têm acesso privilegiado a um grupo seleto de pessoas com o objetivo de difundir idéias, vender produtos e serviços etc.
DIREITOS GARANTIDOS MKT DE RELACIONAMENTO O Marketing de Relacionamento representa uma nova postura na interação entre uma empresa ou entidade e seus clientes.
DIREITOS GARANTIDOS MKT EDUCACIONAL Marketing Educacional é o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino (colégios, universidades, faculdades, entidades representativas destas instituições etc) junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores ou profissionais) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.
DIREITOS GARANTIDOS MKT ESPORTIVO O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc..
DIREITOS GARANTIDOS MKT POLÍTICO Marketing Político designa as atividades focadas na promoção de parlamentares (vereadores, deputados, senadores), membros do poder executivo ( presidentes da República, governadores, ministros) e partidos políticos, tendo em vista situá-los positivamente junto aos seus eleitores, comunidades, públicos especiais (como os jornalistas) e à própria opinião pública. O fim último do Marketing Político é garantir a eleição dos seus clientes ou a manutenção de sua imagem, quando eles estão no exercício de seu mandato.
DIREITOS GARANTIDOS MKT RURAL O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor. Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso, tendo em vista a importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde o PIB Agropecuário é elevado, respondendo o Setor por parcela majoritária da balança comercial brasileira.
DIREITOS GARANTIDOS MKT SOCIAL  O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.
DIREITOS GARANTIDOS RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social é, em resumo, uma filosofia e uma prática empresarial voltadas para a viabilização de ações que levem a empresa ou instuição a comprometer-se com a comunidade em que se inserem. Isso significa respeitar seus funcionários, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho favorável, propiciando-lhes treinamento, possibilidade de ascensão profissional e remuneração adequada, valorizando sempre a sua participação no processo de tomada de decisões. Significa, também, preservar o meio ambiente, praticar o consumo sustentável, desenvolver projetos comunitários e mobilizar os seus colaboradores para o trabalho voluntário.
DIREITOS GARANTIDOS TERCEIRO SETOR  Chama-se genericamente de Terceiro Setor o conjunto de organizações (fundações, entidades beneficentes, ONGs, entidades sem fins lucrativos , empresas que praticam, efetivamente, a responsabilidade social) e uma legião de voluntários que, independente do Governo, desenvolvem ações sociais.
DIREITOS GARANTIDOS WEBMARKETING Webmarketing é a utilização intensiva e adequada dos recursos, ações e estratégias do marketing pela Web. Ele compreende o uso inteligente do e-mail (o E-mail Marketing ou Marketing de Permissão seria um caso particular de Webmarketing), a publicidade envolvida nos websites (os famosos banners e outras alternativas de seduzir o internauta) e também o uso da interatividade para agregar valor aos sites de empresas ou entidades.
AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA: ,[object Object]
MENSURAÇÃO: Eficiência (verificar se estamos conseguindo alcançar os níveis/graus/quantificações desejados das moedas não-financeiras) Eficácia(verificar grau de otimização entre moedas não-financeiras e moedas “financeiras”),[object Object]
VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO: ,[object Object]
Variáveis Setoriais: - Relações verticais e horizontais intra-setoriais, situação econômico-financeira do setor, nível de envolvimento e comprometimento dos players e stakeholders etc.
Variáveis Organizacionais: - Cultura, políticas, valores/visão organizacionais, relações intersetoriais, resultados econômico-financeiros, clima organizacional.
Variáveis pessoais: - Personalidade, valores, atitudes e comportamentos, grau de motivação e envolvimento etc.,[object Object]
 “Moedas” Não-FinanceirasINSERIR IMPACTOS NO: ,[object Object]
 Demonstrativo de Resultados: Lucro ou Prejuízo
 Balanço Patrimonial: Evolução,[object Object]
Definição de Objetivos e Metas alcançáveis e aceitáveis
Definição de Estratégias e Ações exeqüíveis
ORGANIZAÇÃO:
Recursos Financeiros(Orçamento participativo e adequado)
RH(Organograma/Funções/Relações funcionais e de poder)
Rec.Materiais(Cronograma/Fluxogramas/Processos)
COORDENAÇÃO:
Reunir, unificar e harmonizar as atividades e os esforços
CONTROLE:
Estabelecer parâmetros e indicadores de performance e de conformidade, aprovados/conhecidos e respeitados.,[object Object]
MOTIVAÇÃO (prover de razões e de sentimentos para a realização das tarefas)
ENVOLVIMENTO (obter disposição de participar e de se relacionar com outros na busca de objetivos e metas)
COMPROMETIMENTO (suscitar senso de responsabilidade e disposição para participar dos resultados gerais obtidos),[object Object]
Intranet/internet/e-mail
Jornal mural
Reuniões
Quadro de avisos
Portal empresarial
Campanhas internas
Publicações (jornal, revistas, boletins) impressas e/ou eletrônicas,[object Object]
Folhetos, cartazes, faixas

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Marketing Sustentável - Dialogus Consultoria
Marketing Sustentável - Dialogus ConsultoriaMarketing Sustentável - Dialogus Consultoria
Marketing Sustentável - Dialogus Consultoria
Dialogus Consultoria
 
Comunicação Institucional
Comunicação InstitucionalComunicação Institucional
Comunicação Institucional
Claudio Toldo
 
Comunicacao e informaçao
Comunicacao e informaçaoComunicacao e informaçao
Comunicacao e informaçao
UNIP
 
O que e_mkt_janaina_a_oliveira
O que e_mkt_janaina_a_oliveiraO que e_mkt_janaina_a_oliveira
O que e_mkt_janaina_a_oliveira
Janaína Oliveira
 
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias SociaisMarketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
Isabelle Facina
 
Publicidade e propaganda teorias e estrategias
Publicidade e propaganda teorias e estrategiasPublicidade e propaganda teorias e estrategias
Publicidade e propaganda teorias e estrategias
Atomy Brasil
 
Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing
Carlos Alves
 

La actualidad más candente (20)

Marketing Sustentável - Dialogus Consultoria
Marketing Sustentável - Dialogus ConsultoriaMarketing Sustentável - Dialogus Consultoria
Marketing Sustentável - Dialogus Consultoria
 
Aula 8 endomarketing e marketing em unidades de informação
Aula  8 endomarketing e marketing em unidades de informaçãoAula  8 endomarketing e marketing em unidades de informação
Aula 8 endomarketing e marketing em unidades de informação
 
Comunicação Institucional
Comunicação InstitucionalComunicação Institucional
Comunicação Institucional
 
Livro marketing social e responsabilidade social em osfl
Livro marketing social e responsabilidade social em osflLivro marketing social e responsabilidade social em osfl
Livro marketing social e responsabilidade social em osfl
 
Gestão de marketing
Gestão de marketingGestão de marketing
Gestão de marketing
 
Artigo Científico - O uso do Marketing 3.0 pela empresa Natura, como estraté...
Artigo Científico - O  uso do Marketing 3.0 pela empresa Natura, como estraté...Artigo Científico - O  uso do Marketing 3.0 pela empresa Natura, como estraté...
Artigo Científico - O uso do Marketing 3.0 pela empresa Natura, como estraté...
 
Comunicacao e informaçao
Comunicacao e informaçaoComunicacao e informaçao
Comunicacao e informaçao
 
O que e_mkt_janaina_a_oliveira
O que e_mkt_janaina_a_oliveiraO que e_mkt_janaina_a_oliveira
O que e_mkt_janaina_a_oliveira
 
Marketing social
Marketing socialMarketing social
Marketing social
 
Como fazer uma campanha de marketing social
Como fazer uma campanha de marketing socialComo fazer uma campanha de marketing social
Como fazer uma campanha de marketing social
 
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias SociaisMarketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
Marketing Institucional: Como trabalhá-lo nas Mídias Sociais
 
Publicidade e propaganda teorias e estrategias
Publicidade e propaganda teorias e estrategiasPublicidade e propaganda teorias e estrategias
Publicidade e propaganda teorias e estrategias
 
Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing Aula 8 comunicação de marketing
Aula 8 comunicação de marketing
 
MARKETING 3.0: O USO DA GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS EMP...
MARKETING 3.0: O USO DA GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS EMP...MARKETING 3.0: O USO DA GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS EMP...
MARKETING 3.0: O USO DA GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS EMP...
 
Marketing social
Marketing socialMarketing social
Marketing social
 
Marketing social
Marketing socialMarketing social
Marketing social
 
Marketing Social
Marketing SocialMarketing Social
Marketing Social
 
Adm
AdmAdm
Adm
 
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresaO Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
 
Marketing Social nas Redes Sociais
Marketing Social nas Redes SociaisMarketing Social nas Redes Sociais
Marketing Social nas Redes Sociais
 

Destacado

Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
wesleycesar
 
Apresentacao Valedocerrado
Apresentacao ValedocerradoApresentacao Valedocerrado
Apresentacao Valedocerrado
wesleycesar
 

Destacado (12)

Comunicação Governamental e a nova classe média - Renato Meirelles (Data Popu...
Comunicação Governamental e a nova classe média - Renato Meirelles (Data Popu...Comunicação Governamental e a nova classe média - Renato Meirelles (Data Popu...
Comunicação Governamental e a nova classe média - Renato Meirelles (Data Popu...
 
Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
Slide Dir Consu E Legis Publi Aula 01
 
Apresentacao Valedocerrado
Apresentacao ValedocerradoApresentacao Valedocerrado
Apresentacao Valedocerrado
 
Comunicação empresarial aula 2
Comunicação empresarial   aula 2Comunicação empresarial   aula 2
Comunicação empresarial aula 2
 
Comunicação Empresarial
Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial
Comunicação Empresarial
 
Comunicação empresarial aula 1
Comunicação empresarial   aula 1Comunicação empresarial   aula 1
Comunicação empresarial aula 1
 
Exercício de revisão comunicação empresarial
Exercício de revisão comunicação empresarialExercício de revisão comunicação empresarial
Exercício de revisão comunicação empresarial
 
Como usar a Comunicação Empresarial a seu favor
Como usar a Comunicação Empresarial a seu favorComo usar a Comunicação Empresarial a seu favor
Como usar a Comunicação Empresarial a seu favor
 
Comunicação Empresarial: uma ferramenta estratégica
Comunicação Empresarial: uma ferramenta estratégicaComunicação Empresarial: uma ferramenta estratégica
Comunicação Empresarial: uma ferramenta estratégica
 
Comunicação empresarial aula 2
Comunicação empresarial   aula 2Comunicação empresarial   aula 2
Comunicação empresarial aula 2
 
Comunicação empresarial Parte 2
Comunicação empresarial Parte 2Comunicação empresarial Parte 2
Comunicação empresarial Parte 2
 
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL _ Aula 1 - Comunicação
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL _ Aula 1 - ComunicaçãoCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL _ Aula 1 - Comunicação
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL _ Aula 1 - Comunicação
 

Similar a Comunicação empresarial aula 3

Comunicação empresarial
Comunicação empresarialComunicação empresarial
Comunicação empresarial
Cleoci Ribeiro
 
Planejamento De Com. E Mark.
Planejamento De Com. E Mark.Planejamento De Com. E Mark.
Planejamento De Com. E Mark.
guest5cb0a8
 
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outroO Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
efeitoobama
 
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outroO Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
efeitoobama
 
Apresentaçao de marketing robson
Apresentaçao de marketing   robsonApresentaçao de marketing   robson
Apresentaçao de marketing robson
carllos.souza
 

Similar a Comunicação empresarial aula 3 (20)

Aula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.InstitucionalAula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.Institucional
 
Comunicação empresarial
Comunicação empresarialComunicação empresarial
Comunicação empresarial
 
Planejamento De Com. E Mark.
Planejamento De Com. E Mark.Planejamento De Com. E Mark.
Planejamento De Com. E Mark.
 
Comunicação empresarial
Comunicação empresarialComunicação empresarial
Comunicação empresarial
 
Aula 02 cim comunicação institucional
Aula 02 cim comunicação institucionalAula 02 cim comunicação institucional
Aula 02 cim comunicação institucional
 
Fundrasing
FundrasingFundrasing
Fundrasing
 
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outroO Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
 
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outroO Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
O Marketing Político e o Marketing Institucional: como um influencia o outro
 
Nomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptxNomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptx
 
Definições dos principais tipos de marketing(MKT)
Definições dos principais tipos de marketing(MKT)Definições dos principais tipos de marketing(MKT)
Definições dos principais tipos de marketing(MKT)
 
Apresentaçao de marketing robson
Apresentaçao de marketing   robsonApresentaçao de marketing   robson
Apresentaçao de marketing robson
 
Comunicação Integrada - Aula 4
Comunicação Integrada - Aula 4Comunicação Integrada - Aula 4
Comunicação Integrada - Aula 4
 
Plano de Comunicação Organizacional Integrada - Relatório Final
Plano de Comunicação Organizacional Integrada - Relatório FinalPlano de Comunicação Organizacional Integrada - Relatório Final
Plano de Comunicação Organizacional Integrada - Relatório Final
 
Mktpublico01
Mktpublico01Mktpublico01
Mktpublico01
 
Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01
 
Comunicação empresarial parte 1
Comunicação empresarial parte 1Comunicação empresarial parte 1
Comunicação empresarial parte 1
 
(Administraçaomercadologicai)
(Administraçaomercadologicai)(Administraçaomercadologicai)
(Administraçaomercadologicai)
 
Conceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propagandaConceitos e psicologia da propaganda
Conceitos e psicologia da propaganda
 
A importância da comunicação integrada externa e interna para o sucesso da ...
A importância da comunicação integrada   externa e interna para o sucesso da ...A importância da comunicação integrada   externa e interna para o sucesso da ...
A importância da comunicação integrada externa e interna para o sucesso da ...
 
Toda apresentaçao
Toda apresentaçao Toda apresentaçao
Toda apresentaçao
 

Último

2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
LeloIurk1
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
TailsonSantos1
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
FabianeMartins35
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
LeloIurk1
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
CleidianeCarvalhoPer
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
LeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
azulassessoria9
 

Último (20)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 

Comunicação empresarial aula 3

  • 1. AUDITORIA DE IMAGEM A auditoria de imagem é um atividade que tem como objetivo verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa.
  • 2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A Comunicação Empresarial (organizacional, corporativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas, etc) ou junto à opinião pública.
  • 3. COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL  A Comunicação Governamental compreende todas as atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus órgãos (secretarias, ministérios) e empresas no sentido de colocar-se junto à opinião pública, democratizando as informações de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos.
  • 4. COMUNICAÇÃO INTEGRADA Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
  • 5. DIREITOS GARANTIDOS COMUNICAÇÃO INTERNA Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.
  • 6. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA   A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
  • 7. COMUNICAÇÃO SINDICAL A Comunicaçâo Sindical diz respeito ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas organizações sindicais junto aos trabalhadores que elas representam e também junto à sociedade como um todo. Pode-se incluir, também, sob esta designação a comunicação posta em prática pelas associações de trabalhadores, como, por exemplo, a associação dos docentes ou as que representam os funcionários de uma empresa etc.
  • 8. CRM Customer Relationship Management Embora possa haver algumas distinções (e elas existem, dependendo do autor e das intenções de garantir mercado no universo crescente do atendimento ao cliente), CRM (Customer Relationship Management) compreende o esforço de empresas e organizações em geral para manter um relacionamento personalizado com os clientes (usuários, associados etc), visando promover a sua fidelização, incrementando as vendas, agregando valor a marcas ou buscando a sua adesão a determinadas idéias.
  • 9. CULTURA EMPRESARIAL Cultura empresarial ou organizacional compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão, de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos.
  • 10. DIREITOS GARANTIDOS ENDOMARKETING  Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
  • 11. DIREITOS GARANTIDOS ÉTICA EMPRESARIAL Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento ativo do contexto social (cultural, político, econômico etc) e esse fato remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.
  • 12. DIREITOS GARANTIDOS HOUSE ORGAN House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
  • 13. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO AMBIENTAL O Jornalismo Ambiental, com um desenvolvimento marcante nos últimos anos, em função da inclusão da Ecologia como pauta diária nos veículos de informação, compreende a divulgação de fatos, processos, estudos e pesquisas associadas à preservação do meio ambiente e da diversidade.
  • 14. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO CIENTÍFICO O Jornalismo Científico diz respeito à divulgação da ciência e tecnologia pelos meios de comunicação de massa, segundo os critérios e o sistema de produção jornalísticos
  • 15. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO ECONÔMICO  O Jornalismo Econômico diz respeito à atividade jornalística centrada na cobertura e debate de temas afetos à economia, negócios e finanças e tem uma larga tradição em nosso País.
  • 16. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EMPRESARIAL O Jornalismo Empresarial abrange um amplo elenco de atividades desenvolvidas em empresas e entidades com vistas à divulgação de seus fatos e realizações. Na prática, ele compreende não apenas as ações de relacionameno com a mídia, mas a elaboração de veículos jornalísticos para comunicação com determinados públicos e com a sociedade em geral.
  • 17. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EM AGRIBUSINESS O jornalismo em agribusiness, denominação moderna do jornalismo agrícola, compreende o trabalho jornalístico focado no agribusiness e veiculado em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, newsletters, telejornais, programas específicos de rádio e TV ou mesmo em canais de assinatura, como o competente Canal Rural, da RBS, além da Web. Ele também é praticado por empresas que trabalham no agronegócio, incluindo-se aí não apenas os produtores agropecuários, mas os institutos e empresas de pesquisa.
  • 18. DIREITOS GARANTIDOS JORNALISMO EM SAÚDE  Jornalismo em Saúde é um caso particular (e talvez o mais importante ) do Jornalismo Científico e abrange toda a comunicação jornalística associada à temática da Saúde, entendida aqui no seu sentido mais amplo (incluindo nutrição, segurança alimentar, a pesquisa médica, a odontologia e a Enfermagem, para só citar alguns casos). Ele não só se manifesta na mídia, mas também em veículos de divulgação patrocinados por empresas, universidades e institutos de pesquisa nesta área. Alguns exemplos importantes são a Fiocruz, a Unifesp, o Cremesp, os hospitais Albert Einstein e das Clínicas de São Paulo. e o Laboratório Fleury, dentre muitos outros.
  • 19. DIREITOS GARANTIDOS LOBBY Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas.
  • 20. DIREITOS GARANTIDOS MARCA A marca é, com certeza, o maior patrimônio de uma empresa, porque lhe confere singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras empresas. Ela está relacionada com produtos, mas com eles não se confunde e tem a ver com os valores que o consumidor a ela agrega, por várias razões.
  • 21. DIREITOS GARANTIDOS MKT CULTURAL Entende-se por Marketing Cultural o desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações, estratégias e produtos com o objetivo de estimular a produção e a difusão da cultura, entendida no seu sentido mais amplo.
  • 22. DIREITOS GARANTIDOS MKT DE PERMISSÃO Marketing de Permissão ou E-mail Marketing é a utilização deliberada e autorizada do e-mail como mídia. Com ele, empresas e outras organizações (entidades, partidos políticos etc) têm acesso privilegiado a um grupo seleto de pessoas com o objetivo de difundir idéias, vender produtos e serviços etc.
  • 23. DIREITOS GARANTIDOS MKT DE RELACIONAMENTO O Marketing de Relacionamento representa uma nova postura na interação entre uma empresa ou entidade e seus clientes.
  • 24. DIREITOS GARANTIDOS MKT EDUCACIONAL Marketing Educacional é o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino (colégios, universidades, faculdades, entidades representativas destas instituições etc) junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores ou profissionais) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.
  • 25. DIREITOS GARANTIDOS MKT ESPORTIVO O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc..
  • 26. DIREITOS GARANTIDOS MKT POLÍTICO Marketing Político designa as atividades focadas na promoção de parlamentares (vereadores, deputados, senadores), membros do poder executivo ( presidentes da República, governadores, ministros) e partidos políticos, tendo em vista situá-los positivamente junto aos seus eleitores, comunidades, públicos especiais (como os jornalistas) e à própria opinião pública. O fim último do Marketing Político é garantir a eleição dos seus clientes ou a manutenção de sua imagem, quando eles estão no exercício de seu mandato.
  • 27. DIREITOS GARANTIDOS MKT RURAL O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor. Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso, tendo em vista a importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde o PIB Agropecuário é elevado, respondendo o Setor por parcela majoritária da balança comercial brasileira.
  • 28. DIREITOS GARANTIDOS MKT SOCIAL  O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.
  • 29. DIREITOS GARANTIDOS RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social é, em resumo, uma filosofia e uma prática empresarial voltadas para a viabilização de ações que levem a empresa ou instuição a comprometer-se com a comunidade em que se inserem. Isso significa respeitar seus funcionários, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho favorável, propiciando-lhes treinamento, possibilidade de ascensão profissional e remuneração adequada, valorizando sempre a sua participação no processo de tomada de decisões. Significa, também, preservar o meio ambiente, praticar o consumo sustentável, desenvolver projetos comunitários e mobilizar os seus colaboradores para o trabalho voluntário.
  • 30. DIREITOS GARANTIDOS TERCEIRO SETOR  Chama-se genericamente de Terceiro Setor o conjunto de organizações (fundações, entidades beneficentes, ONGs, entidades sem fins lucrativos , empresas que praticam, efetivamente, a responsabilidade social) e uma legião de voluntários que, independente do Governo, desenvolvem ações sociais.
  • 31. DIREITOS GARANTIDOS WEBMARKETING Webmarketing é a utilização intensiva e adequada dos recursos, ações e estratégias do marketing pela Web. Ele compreende o uso inteligente do e-mail (o E-mail Marketing ou Marketing de Permissão seria um caso particular de Webmarketing), a publicidade envolvida nos websites (os famosos banners e outras alternativas de seduzir o internauta) e também o uso da interatividade para agregar valor aos sites de empresas ou entidades.
  • 32.
  • 33.
  • 34.
  • 35. Variáveis Setoriais: - Relações verticais e horizontais intra-setoriais, situação econômico-financeira do setor, nível de envolvimento e comprometimento dos players e stakeholders etc.
  • 36. Variáveis Organizacionais: - Cultura, políticas, valores/visão organizacionais, relações intersetoriais, resultados econômico-financeiros, clima organizacional.
  • 37.
  • 38.
  • 39. Demonstrativo de Resultados: Lucro ou Prejuízo
  • 40.
  • 41. Definição de Objetivos e Metas alcançáveis e aceitáveis
  • 42. Definição de Estratégias e Ações exeqüíveis
  • 48. Reunir, unificar e harmonizar as atividades e os esforços
  • 50.
  • 51. MOTIVAÇÃO (prover de razões e de sentimentos para a realização das tarefas)
  • 52. ENVOLVIMENTO (obter disposição de participar e de se relacionar com outros na busca de objetivos e metas)
  • 53.
  • 60.
  • 65.
  • 67. Quantidade e freqüência de acidentes de trabalho
  • 72. Quantidade de defeitos e de perdas
  • 73.
  • 74. Grau de avanço tecnológico
  • 76. Grau de otimização devido curva de experiência
  • 77. Quantidade de Reclamações (internas e externas)
  • 78. Freqüência e quantidades de infrações (meio ambiente, trânsito, tributos, defesa do consumidor etc.)
  • 79.
  • 84.
  • 85.
  • 86.
  • 96.
  • 102. Lideranças setoriais (outros setores da economia, cultura, esporte, social, religião etc.)
  • 103.
  • 104. Definição de estratégias e ações para alcançá-los
  • 105. Organização dos recursos necessários: orçamentos, times de relacionamento
  • 106. Coordenação dos recursos humanos envolvidos
  • 107.
  • 108. CONQUISTAR CONFIANÇA E CREDIBILIDADE
  • 109. FORTALECER IMAGEM (percepção da identidade pelos diferentes públicos)
  • 111. GANHAR PODER INSTITUCIONAL, CONQUISTAR REPUTAÇÃO DIFERENCIADA
  • 112.
  • 113. PROMOÇÕES E EVENTOS INSTITUCIONAIS (open company, doações, manutenção de bens públicos, eventos com públicos específicos...)
  • 114. CONSERVAÇÃO DAS PROPRIEDADES (prédios, jardins, veículos...)
  • 115. FEIRAS E EXPOSIÇÕES, FORUNS, SIMPÓSIOS INSTITUCIONAIS
  • 117.
  • 121. COLETIVAS COM A IMPRENSA
  • 122. PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS (folhetos, jornais, revistas, relatórios)
  • 127.
  • 128. ShareofMind (participação na cabeça do consumidor)
  • 130. ShareofVoice (participação no volume total de propaganda veiculada)
  • 131. Valor das Ações da empresa (evolução do valor)
  • 132.
  • 133. Participação e evolução no ranking das melhores empresas para se trabalhar
  • 134. Quantidade de mídia espontânea positiva e sua evolução
  • 135. Índice de demanda por empregos
  • 136.
  • 138. Quantidade de convites ao corpo diretivo para participar em eventos importantes, evolução
  • 139.
  • 140. Quantidade de visitas nos stands da empresa em feiras e exposições institucionais
  • 141. Quantidade de Crises internas e externas, evolução
  • 142. Grau de desdobramentos de Crises internas e externas, evolução
  • 143.
  • 146. CUSTOS COM ASSESSORIA DE IMPRENSA:
  • 147. CUSTOS DE PROMOÇÃO INSTITUCIONAL:
  • 148. CUSTOS DA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL:
  • 150.
  • 151.
  • 152. Demográfico (perfil sócio-econômico-cultural de quem comprar e para quem vender)
  • 153.
  • 154. Compatibilidade em relação às expectativas de remuneração (compra e venda)
  • 155. Abrangência da logística de produção e de distribuição (armazenamento, transporte, canais)
  • 156.
  • 157. Definição de estratégias e ações para alcançá-los
  • 158. Organização dos recursos necessários: orçamentos, equipes de compra e de venda, logística de compra e de vendas
  • 159. Coordenação dos recursos humanos envolvidos
  • 160.
  • 164. LUCRAR COM OS MERCADOS