Palestra sobre como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce. Saiba como decidir qual plataforma de loja virtual escolher para ter um e-commerce de sucesso.
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
Como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce
1. COMO ESCOLHER
A PLATAFORMA
IDEAL PARA SEU
E-COMMERCE?
ALEXANDRE SONCINI - @ASONCINI
DIRETOR DE VENDAS E MARKETING DA VTEX.COM.BR
ALEXANDRE.SONCINI@VTEX.COM.BR
3. O QUE É UMA
PLATAFORMA?
Loja Virtual (URL)
Admin
Service
Bus
ERP/WMS
Gateway de
pagamentos
Nota Fiscal
Clientes
4. MODELOS DE
NEGÓCIO
• Instalada (on premises)
• Acesso total aos códigos-fonte (propriétário ou open
source)
• Acesso parcial aos códigos-fonte (framework)
• Compilada
• Alugada (SaaS – Software as a Service)
• “1ª geração”: Aplicação e hospedagem
• “2ª geração”: Single Code Base (SCB - Cloud application)
6. MARKETING
Para uma loja virtual vender ela precisa de tráfego, ou seja
de visitantes que acessem, pesquisem e comprem.
O maior gerador de tráfego atualmente é o investimento em
marketing de performance ou CPC (custo por clique).
7. MARKETING
Conceitos importantes:
CPM – custo por milheiro (mídia paga por quantidade de
exposição – viés muito mais de branding do que
performance)
CPC – custo por clique (mídia de performance, pois o custo
está diretamente ligado a quantidade de tráfego gerado –
cada clique é uma visita)
CPA – custo por aquisição (menos comum, mas em
ascensão – mídia paga sobre um % da venda realizada)
8. MARKETING
Mais um conceito MUITO importante:
ROI = Return On Investment (retorno sobre o investimento)
Na prática o ROI representa quanto você fatura em R$ para
cada R$ 1,00 investido.
ROI = Vendido / Investido
Exemplo: se vendemos R$ 100.000,00 por uma campanha em
Google Adwords onde investimos R$ 10.000,00, tivemos ROI
de 10 (= 100.000,00 / 10.000,00)
9. MARKETING
ROI = Vendido / Investido
Exemplo: se vendemos R$ 100.000,00 de uma campanha em
Google Adwords onde investimos R$ 10.000,00, tivemos ROI
de 10 (= 100.000,00 / 10.000,00)
Isso também pode ser visto de outra maneira.
ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
…
10. TAXA DE CONVERSÃO
Mais um conceito importante:
Taxa de conversão =
(Pedidos aprovados / Visitantes) x 100
Exemplo:
Pedidos aprovados = 8.000 e Visitantes = 400.000
Taxa de conversão = 2% (= 8.000 / 400.000 x 100)
12. AUMENTO DO CPC
Avaliando um cenário real
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROI
Ontem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30
Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10
Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6
Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
14. COMO AUMENTAR A
CONVERSÃO?
A plataforma pode influenciar diretamente na taxa de
conversão de loja virtual.
• Conversão média – Tente pesquisar qual a taxa de
conversão média dos clientes que usam a plataforma ou
se existe alguma pesquisa de aumento em casos de
migração.
• Checkout – Como é a usabilidade e facilidade do processo
de compra?
• Search – A ferramenta de busca é o vendedor da sua loja
virtual. Quanto mais inteligente melhor!
• Performance – Quanto mais rápido as páginas
carregarem, maior serão suas vendas.
15. COMO AUMENTAR A
CONVERSÃO?
A plataforma pode influenciar diretamente na taxa de
conversão de loja virtual.
• Merchandising – Quais os possíveis cenários para criação
de promoções?
• Clusterização – Qual a capacidade da plataforma de se
adaptar aos diferentes perfis de usuários?
• Recomendação de produtos – Quais as funcionalidades
de recomendação inteligente de produtos (cross-selling e
upselling)?
• Engajamento – A plataforma possui funcionalidades
voltadas a engajar o cliente?
21. EVOLUÇÃO CONTINUA
É importante avaliar não somente a capacidade de colocar a
plataforma no ar, mas de manter em evolução continua.
• Manutenção corretiva – Qual a agilidade da empresa
contratada para correção de BUGs?
• Manutenção evolutiva (upgrades) – A plataforma deve
sempre estar atualizada com as últimas tecnologias.
23. AVALIANDO A
CONTRATADA
Independente do modelo de negócio é importante avaliar a
empresa que está sendo contratada para fornecer a
plataforma de e-commerce.
• Portfólio e tempo de mercado – Avaliar a quanto tempo a
empresa está no mercado e quantas lojas tem no ar.
• Referências de clientes – Buscar contato com 3 clientes
que utilizam a plataforma e questionar sobre a qualidade,
cumprimento de prazos e resultados.
• Solidez – Avaliar a saúde financeira da empresa
contratada para não ser surpreendido quando precisa.
25. CONCLUSÃO
A escolha da plataforma não garante o sucesso de uma
operação de e-commerce e não deve representar mais que 30%
do investimento inicial para montar a operação.
Para ter sucesso monte um plano de negócios MUITO, MUITO
bem feito.
Conheça MUITO BEM todas as competências de uma operação
de comércio eletrônico.
Monte a equipe certa.
…
Ou seja, depende de MUITO trabalho duro!
26. OBRIGADO
ALEXANDRE SONCINI - @ASONCINI
DIRETOR DE VENDAS E MARKETING DA VTEX.COM.BR
ALEXANDRE.SONCINI@VTEX.COM.BR